Ensino de fı́sica na percepção dos alunos do ensino médio: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11723

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino e Aprendizagem, Estudo de caso

Resumo

A pesquisa buscou compreender o nível de aprendizagem dos conteúdos de Física pelos alunos do Ensino Médio do CETI-Moderna, localizado no município de São Raimundo Nonato – PI, investigando em que medida as práticas experimentais no ensino de Física constituem ferramentas fundamentais para o processo de aprendizagem. A pesquisa de abordagem qualiquantitativa, do tipo estudo de caso, teve como sujeitos os alunos das turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário. Os resultados apontaram as dificuldades enfrentadas pelos alunos na disciplina de Física, principalmente no que concerne a falta de compreensão de termos e fórmulas apresentados pelos professores e a pouca diversidade de aplicação da Física no contexto diário. Portanto, os dados estatísticos evidenciam aspectos a serem melhorados de modo que a Física seja trabalhada não como uma disciplina de cálculos, mas que apresenta uma linha filosófica da natureza que está inteiramente relacionada com o cotidiano dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilson Lopes Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus de São Raimundo Nonato – PI.

José Moreira de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus de São Raimundo Nonato – PI, vinculado ao curso de Licenciatura Plena em Física.

Ana Paula Monteiro de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus de São Raimundo Nonato – PI, vinculada aos cursos de Licenciatura em Física e Matemática

Referências

AGUIAR, Hilquias Ponte. O ensino de Física I na FUP: Um estudo de caso. 2014. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/8304. Acesso em: 20 out. 2023.

ALMEIDA, Hederson Aparecido de; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa. Revista Valore, v. 3, p. 521-532, 2018. DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018140521-532.

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação. Porto Alegre, p. 174-181, 2010. ISSN 1981-2582.

ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de ensino de física, v. 25, p. 176-194, 2003., ISSN: 1806-9126.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PEREZ, Daniel. O saber e o saber fazer do professor. In: Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. 2. ed. Tradução. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

MEES, Alberto Antônio. Implicações das teorias de aprendizagem para o ensino de física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Rio Grande do Sul, 2002.

SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite. Gamificação aplicada no ensino de Física: um estudo de caso no ensino de óptica geométrica. Acta Scientiae, v. 19, n. 5, 2017. ISSN: 2178-7727.

SILVA, Mauricio Nogueira Maciel da; ROCHA FILHO, João Bernardes da. O papel atual da experimentação no ensino de física. SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, XI, p. 903-905, 2010.

Publicado

2024-04-19

Como Citar

SANTOS, N. L.; SOUSA, J. M. de; MOURA, A. P. M. de. Ensino de fı́sica na percepção dos alunos do ensino médio: um estudo de caso. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e11723, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11723. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11723. Acesso em: 21 nov. 2024.