Ensino de fı́sica na percepção dos alunos do ensino médio: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11723

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino e Aprendizagem, Estudo de caso

Resumo

A pesquisa buscou compreender o nível de aprendizagem dos conteúdos de Física pelos alunos do Ensino Médio do CETI-Moderna, localizado no município de São Raimundo Nonato – PI, investigando em que medida as práticas experimentais no ensino de Física constituem ferramentas fundamentais para o processo de aprendizagem. A pesquisa de abordagem qualiquantitativa, do tipo estudo de caso, teve como sujeitos os alunos das turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário. Os resultados apontaram as dificuldades enfrentadas pelos alunos na disciplina de Física, principalmente no que concerne a falta de compreensão de termos e fórmulas apresentados pelos professores e a pouca diversidade de aplicação da Física no contexto diário. Portanto, os dados estatísticos evidenciam aspectos a serem melhorados de modo que a Física seja trabalhada não como uma disciplina de cálculos, mas que apresenta uma linha filosófica da natureza que está inteiramente relacionada com o cotidiano dos alunos.

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Biografia do Autor

Nilson Lopes Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus de São Raimundo Nonato – PI.

José Moreira de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus de São Raimundo Nonato – PI, vinculado ao curso de Licenciatura Plena em Física.

Ana Paula Monteiro de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus de São Raimundo Nonato – PI, vinculada aos cursos de Licenciatura em Física e Matemática

Referências

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

SANTOS, N. L.; SOUSA, J. M. de; MOURA, A. P. M. de. Ensino de fı́sica na percepção dos alunos do ensino médio: um estudo de caso. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e11723, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11723. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11723. Acesso em: 6 maio. 2024.