Ensino de fı́sica na percepção dos alunos do ensino médio: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11723Palavras-chave:
Ensino de Física, Ensino e Aprendizagem, Estudo de casoResumo
A pesquisa buscou compreender o nível de aprendizagem dos conteúdos de Física pelos alunos do Ensino Médio do CETI-Moderna, localizado no município de São Raimundo Nonato – PI, investigando em que medida as práticas experimentais no ensino de Física constituem ferramentas fundamentais para o processo de aprendizagem. A pesquisa de abordagem qualiquantitativa, do tipo estudo de caso, teve como sujeitos os alunos das turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário. Os resultados apontaram as dificuldades enfrentadas pelos alunos na disciplina de Física, principalmente no que concerne a falta de compreensão de termos e fórmulas apresentados pelos professores e a pouca diversidade de aplicação da Física no contexto diário. Portanto, os dados estatísticos evidenciam aspectos a serem melhorados de modo que a Física seja trabalhada não como uma disciplina de cálculos, mas que apresenta uma linha filosófica da natureza que está inteiramente relacionada com o cotidiano dos alunos.
Downloads
Referências
AGUIAR, Hilquias Ponte. O ensino de Física I na FUP: Um estudo de caso. 2014. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/8304. Acesso em: 20 out. 2023.
ALMEIDA, Hederson Aparecido de; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa. Revista Valore, v. 3, p. 521-532, 2018. DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018140521-532.
ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação. Porto Alegre, p. 174-181, 2010. ISSN 1981-2582.
ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de ensino de física, v. 25, p. 176-194, 2003., ISSN: 1806-9126.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PEREZ, Daniel. O saber e o saber fazer do professor. In: Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. 2. ed. Tradução. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
MEES, Alberto Antônio. Implicações das teorias de aprendizagem para o ensino de física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Rio Grande do Sul, 2002.
SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite. Gamificação aplicada no ensino de Física: um estudo de caso no ensino de óptica geométrica. Acta Scientiae, v. 19, n. 5, 2017. ISSN: 2178-7727.
SILVA, Mauricio Nogueira Maciel da; ROCHA FILHO, João Bernardes da. O papel atual da experimentação no ensino de física. SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, XI, p. 903-905, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nilson Lopes Santos, José Moreira de Sousa, Ana Paula Monteiro de Moura (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.