Etnobotânica e o Ensino de Ciências: valorização das comunidades tradicionais em tempos de crise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13428

Palavras-chave:

Etnobotânica, Conhecimento científico, Ensino de Ciências, Botânica.

Resumo

Este artigo visa a apresentação de um recorte de uma Sequência Didática, com atividades, sugestões de interdisciplinaridade e desenvolvimento para a sala de aula. O objetivo principal deste estudo é apresentar um produto pedagógico originado de uma pesquisa etnobotânica, que vincula os saberes tradicionais e científicos, visando enriquecer as práticas dos professores com atividades práticas e contextualizadas. A Sequência Didática (SD) está fundamentada em cinco etapas: escolha do referencial teórico-metodológico, seleção de dois contos tradicionais, seleção do tema, definição dos objetivos de aprendizagem e seleção e elaboração das atividades. A SD compreende quatro aulas, utilizando metodologias adotadas para a realização das atividades incluindo leitura, apresentação de contos etnobotânicos, aulas expositivas dialogadas, debates, e trabalhos em grupo e individuais. Dessa forma, este trabalho destaca a importância de uma abordagem de ensino contextualizada, especialmente no campo da botânica. Esta abordagem pode proporcionar uma compreensão mais aprofundada das interconexões entre cultura, ambiente e ciência.

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Biografia do Autor

Divalnia Maria da Silva Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba - UNIUBE, Mestre em Ensino Profissional de Ciências pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Atualmente, é professora efetiva, lecionando Ciências e Biologia na Secretaria de Educação de Minas Gerais.

Ana Carolina Gomes Miranda, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, mestrado e doutorado em Educação em Ciências (Ensino de Química) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), professora do curso de Química Licenciatura, do Programa de Pós-graduação em Educação e do PPG educação em Ciências da UFOP. Membro do grupo de pesquisa Práticas Científicas e Epistêmicas na Educação em Ciências (UFOP) e coordenadora de do núcleo de Ciências do Programa Residência Pedagógica da CAPES. Possui experiência na área de Química, atuando no ensino da Química/Ciências com ênfase nos seguintes temas: Epistemologia da ciência, questões sociocientíficas (QSC), metodologias de ensino, Modelo e Modelagem e formação de professores.

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

OLIVEIRA, D. M. da S.; MIRANDA, A. C. G. Etnobotânica e o Ensino de Ciências: valorização das comunidades tradicionais em tempos de crise . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13428, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13428. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13428. Acesso em: 25 out. 2024.