Uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como metodologia complementar no ambiente acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11078

Palavras-chave:

Professor, Educação, Informática

Resumo

O crescimento do uso das tecnologias nos mais diversos setores da sociedade tem fortalecido o debate na área educacional do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O objetivo principal deste trabalho é mostrar as vantagens das Tecnologias da Informação e Comunicação como apoio complementar da metodologia do docente no ambiente acadêmico. Para uma melhor compreensão do tema, foi realizado um estudo do tipo pesquisa bibliográfica. Aponta-se que tais inovações anunciam novos caminhos, sem prejuízo para o planejamento docente ou para o percurso do discente em sua jornada acadêmica. O estudo concluiu que o uso das TICs como auxiliar do trabalho docente traz vantagens na formação acadêmica, permitindo uma educação de autoria e coautoria de forma mais flexível, em um ambiente virtual gerado pelo uso das tecnologias. 

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Biografia do Autor

Clodoaldo Dias Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Possui graduação pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Tem experiência na área de Física.

Carine Almeida Miranda Bezerra, Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, MA

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Espialista em Biologia Molecular pela AVM EDUCACIONAL, São Luís, MA. Mestre em Ciências Animal pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e atualmente doutoranda em Ciência Animal pela UEMA.

Silmara Cristina Silva de Aquino, Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, MA

Formou-se em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em 2021. Mestranda em Ciência Animal, pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CCA), campus São Luís.

Diego Carvalho Viana, Universidade Estadual do Maranhão

Médico veterinário pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Pedagogo (Centro Paula Souza), mestre em Ciência Animal pela UEMA e Doutor em ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP). É professor de Anatomia animal do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da UEMA.

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

FERNANDES, C. D.; BEZERRA, C. A. M.; AQUINO, S. C. S. de; VIANA, D. C. Uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como metodologia complementar no ambiente acadêmico. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e11078, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11078. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11078. Acesso em: 21 dez. 2024.