Uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como metodologia complementar no ambiente acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11078Palavras-chave:
Professor, Educação, InformáticaResumo
O crescimento do uso das tecnologias nos mais diversos setores da sociedade tem fortalecido o debate na área educacional do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O objetivo principal deste trabalho é mostrar as vantagens das Tecnologias da Informação e Comunicação como apoio complementar da metodologia do docente no ambiente acadêmico. Para uma melhor compreensão do tema, foi realizado um estudo do tipo pesquisa bibliográfica. Aponta-se que tais inovações anunciam novos caminhos, sem prejuízo para o planejamento docente ou para o percurso do discente em sua jornada acadêmica. O estudo concluiu que o uso das TICs como auxiliar do trabalho docente traz vantagens na formação acadêmica, permitindo uma educação de autoria e coautoria de forma mais flexível, em um ambiente virtual gerado pelo uso das tecnologias.
Downloads
Referências
ABDALA, E. A. Recursos da Tecnologia da Informática no ensino e aprendizagem: a visão dos professores das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Porto Alegre. 1999. 154f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Programa de Pós-graduação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/3083. Acesso em: 21 abr. 2023.
ARAÚJO, L. F. F.; PROGETTI, C. B.; SANTOS, R. A. DOS. O processo de ensino-aprendizagem. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 3, p. e334992, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4992/4496. Acesso em: 25 fev. 2023.
BAHIENSE, V. A.; MOURA, M.A.; SILVA, E. F. Tecnologias, Códigos e Linguagens Aplicados à Educação. Editora Faibra: Terezina, 2011.
BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, v. 23, n. 78, p. 117–142, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/yvpWm7vFNqhpZYMtjn8kHZD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 mar. 2023.
BELLONI, M. L. O que é mídia – educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2011. Disponível em: https://docentes.ifrn.edu.br/julianaschivani/disciplinas/midias-educacionais/o-que-e-midia-educacao-por-maria-luiza-belloni/view. Acesso em: 25 mar. 2023.
BRANDÃO, L. M.; SILVA, I.; SILVA ACIOLY, T. M. A.; VIANA, D. C. Informática no aperfeiçoamento comunitário: avaliação técnica e científica. Cadernos da Pedagogia, v. 15, n. 33, p. 74-80, 2021. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1655. Acesso em: 07 mar. 2024.
BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 09 mar. 2023.
Costa, C. F. S.; Bezerra, C. A. M.; Souza, A. C. F.; Viana, D. C. Reflections regarding anatomy teaching with the use of digital tools. TICs & EaD em Foco, v. 7, n. 1, p. 47-57, 2021. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/489. Acesso em: 07 mar. 2024.
FILHO, A. C.; SALES, V. M. B.; ALVES, F. C. Tutoria e identidade docente na educação a distância. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 1, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3632/4052. Acesso em: 07 mar. 2024.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Editora Atlas: São Paulo, 2002.
LORDUY, D. J.; NARANJO, C. P. Tecnologías de la información y la comunicación aplicadas a la educación en ciencias. Praxis & Saber, v. 11, n. 27, p. e11177, 2020. Disponível em: https://revistas.uptc.edu.co/index.php/praxis_saber/article/view/11177. Acesso em: 12 jun. 2023.
MEYER, A. I. S.; ALVERNE, C. R. S. A. M. Os acontecimentos que marcaram a evolução da Educação a Distância no Mundo e no Brasil. ID on line. Revista de psicologia, v.14, n. 51, p. 380-392, 2020. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2593. Acesso em: 03 maio 2023.
MEZZARI, A. O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 1, p. 114–121, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/BLMXqL3Zp8JLmhdRRCn6QCJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 mar. 2023.
MORAES, M. Informática educativa no brasil: um pouco de história. Em Aberto, v. 12, n. 57, 1993. Disponível em: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/bitstream/123456789/7727/1/Inform%C3%A1tica%20Educativa%20no%20Brasil%20um%20Pouco%20de%20Hist%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 07 maio 2023.
NEVES, C. M. C. Educar com TICs: o caminho entre a excepcionalidade e a invisibilidade. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 35, n. 3, 2009. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/234/217. Acesso: 01 jul. 2023.
SANTIAGO, L. B. M. História de memória da informática educativa no Ceará. 2017. 354f. – Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2017. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22907. Acesso em: 24 mar. 2023.
SILVA, A, C. A informática inserida na educação: metodologia diferenciada para o ensino fundamental. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade Rancheirense, Rancharia, 2012. Disponível em: http://www.class.com.br/documentos/tcc/andressa.pdf. Acesso em: 02 abr. 2023.
SILVA, E. A.; AQUINO, S. C. S.; BEZERRA, C. A. M.; VIANA, D. C. Tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem. Revista Científica Sigma, v. 4, n. 4, p. 154-164-164, 2023. Disponível em: https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/87/52. Acesso em: 07 mar. 2024.
VARELA-ORDORICA, S. A.; VALENZUELA-GONZÁLEZ, J. R. Uso de las tecnologías de la información y la comunicación como competencia transversal en la formación inicial de docentes. Revista Electrónica Educare, v. 24, n. 1, p. 1–20, 2020. Dispnível em: https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1409-42582020000100172&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: 26 fev. 2023.
WERNER, H. M. L. O processo da Construção do Número, o Lúdico e TICs como recurso metodológico. Caderno Pedagógico, Ministério da Educação, Paraná 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2443-6.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Clodoaldo Dias Fernandes, Carine Almeida Miranda Bezerra, Silmara Cristina Silva de Aquino, Diego Carvalho Viana (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.