Narrativa de si: a escola do campo enquanto lugar de pertencimento e autoformação de uma professora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11757

Palavras-chave:

Narrativa de si, Docência, Escola do campo.

Resumo

Em consonância com o processo de autoformação da identidade docente, refletimos sobre a trajetória de uma professora em formação, trazendo à tona lembranças e memórias que a permitiram olhar o território do campo como lugar de pertencimento e de construção pessoal, social e profissional. Para tanto, utilizaremos da narrativa de si de uma das autoras para contextualizar acontecimentos que marcaram sua vida desde a infância, a partir das vivências no campo e do seu processo formativo escolar até a chegada na universidade. Nesse processo de revisitação das suas memórias, podemos dizer que seu encontro com a docência, foi se constituindo na relação familiar, alcançando um novo patamar no curso de licenciatura em Pedagogia, na disciplina de Educação do Campo, quando teve a oportunidade de se compreender enquanto sujeito do campo e como tal, pertencente a este território identitário.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Narla Laurinda Chaves Aquino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – Campus Pau dos Ferros. Especialista em Psicopedagogia. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGE), da UERN/CAPF. Professora da Educação Básica.

Simone Cabral Marinho dos Santos , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestra em Sociologia pela Universidade Federa da Paraíba. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da UERN/CAPF

Iandra Fernandes Caldas , Universidade do Estado do Rio Grande do Nortes

Doutora em Letras pelo Programa  de  Pós-Graduação  em  Letras -PPGL/UERN. Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - POSEDUC/UERN. Professora do Departamento de Educação, do Campus Avançado de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Referências

ARROYO, Miguel. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica (Orgs.). Por uma Educação do Campo. 5. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2017, p. 65-86.

BEM, Geralda Maria; SILVA, Cícero. Nilton Moreira. Um olhar sobre o ensino nas classes multianos. Rev. Bras. Educ. Campo. Tocantinópolis, v. 4, e5242, 2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n..9394/1996).

BRASIL. Política Nacional de Educação infantil. Brasília, DF: Ministério de Educação e Desporto/Secretaria de Educação Fundamental, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal/ Centro Gráfico, 1988.

BUENO, Belmira Oliveira. Pesquisa em colaboração na formação continuada de professores. In: BUENO, Belmira Oliveira; CATANI, Denice Barbara; SOUSA, Cyntia Pereira de (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. 2. ed. São Paulo: Escrituras, 2000, p. 7-20

CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica (Orgs.). Por uma Educação do Campo. 5. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2017.

DI PIERRO, Maria Clara; JOIA Orlando, RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, p. 58-77, novembro/2001.

GERMANO, Marcelo Gomes. Uma nova Ciência para um novo senso comum. Campina Grande-PB: EDUEP, 2011.

GOODSON, Ivor. A ascensão da narrativa de vida. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs.). Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria-RS: Ed. UFSM, 2017, p. 25-47.

HAGE, Salomão Mufarrej. Educação do campo, legislação e implicações na gestão e nas condições de trabalho das multisseriadas. In: AZEVEDO, Márcio Adriano de;

SILVA, Lenina Lopes Soares Azevedo; ARRUDA, Eloisa Varela Cardoso de (Orgs.). Educação do campo, educação de jovens e adultos e diversidade: contextos, fundamentos e práticas /organizadores João Pessoa: IFPB, 2019.

HERNÁNDEZ, Rosa María Torres. Olhar a experiência estética na escrita de si. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs.) Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria-RS: Ed. UFSM, 2017, p. 187-207

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2013, p. 31-61.

JOSSO, Marie-Christine. Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 13, p. 40-54, jan./abr. 2020.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, ano XXX, n.3, p. 413-438, set./dez. 2007.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1998.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Des)arquivar narrativas para construir histórias de vida ouvindo o chão da experiência. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs). Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria-RS: Ed. UFSM, 2017, p. 143-165.

MOITA, Maria da conceição. Percurso de Formação e de Transformação. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 2013, p.111-139.

NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2013

PASSEGGI, Maria da Conceição; VICENTINE, Paula Perin; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs). Pesquisa (auto) biográfica: Narrativas de si e formação. Curitiba, PR: CRV, 2013.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Tendências da pesquisa (auto) biográfica. São Paulo; Natal: Paulus; EDUFRN, 2008.

PORTUGAL, Jussara Fraga; SOUZA, Elizeu Clementino de. Geo(bio)grafias: Narrativas de professores de escolas Rurais. In: PASSEGI, Maria da Conceição; VICENTINE, Paula Perin; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs). Pesquisa (auto) biográfica: Narrativas de si e formação. Curitiba, PR: CRV, 2013.

SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Território e educação: desconstruindo a invisibilidade dos sujeitos do campo. Curitiba-PR: Appris; Mossoró-RN: Edições UERN, 2020.

Publicado

2024-05-08

Como Citar

AQUINO, N. L. C.; SANTOS , S. C. M. dos; CALDAS , I. F. Narrativa de si: a escola do campo enquanto lugar de pertencimento e autoformação de uma professora . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e11757, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11757. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11757. Acesso em: 21 nov. 2024.