Os impactos psicológicos do bullying na rede escolar de ensino médio em alunos LGBT+
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10977Palavras-chave:
Escola. , Violência, Gênero, SexualidadeResumo
Este artigo é uma pesquisa bibliográfica baseada em quatro autores que abordam a importância da temática dos impactos psicológicos do bullying na rede escolar de ensino médio, com foco nos alunos LGBT+. O bullying pode desencadear uma série de efeitos psicológicos adversos, incluindo ansiedade, depressão, baixa autoestima, isolamento social, pensamentos suicidas e problemas de saúde mental. O ambiente hostil criado pela discriminação e assédio prejudica o bem-estar emocional dos alunos, comprometendo seu desempenho escolar. A educação sobre o impacto do bullying e a promoção da empatia são ferramentas essenciais. É fundamental criar um ambiente escolar inclusivo e respeitoso, em que os alunos LGBT+ sintam-se aceitos e valorizados, reduzindo os riscos de discriminação e assédio. Isso inclui a capacitação e formação de professores e funcionários, políticas de inclusão e envolvimento da comunidade escolar.
Downloads
Referências
ABGLT - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Secretaria de Educação. Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2015: as experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos. Paris, 2017.
CALHAU, L. B. Bullying: O que você precisa saber. São Paulo: Impetus, 2005.
COLOVINI, C. E; COSTA, MARA R. N. O Fenômeno Bullying na Percepção dos Professores, 2007. Disponível em: https://docplayer.com.br/14657552-O-fenomeno-bullying-na-percepcao-dos-professores.html. Acesso em: 10 maio 2023.
FANTE, C. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. São Paulo: Verus, 2005.
FANTE, C; PEDRA, J. A. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.
GADOTTI, M. Escola cidadã. São Paulo: Cortez, 1995.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: ATLAS, 2002.
LIBÂNEO, J. C. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
LOPES NETO, A. A. Bullying - comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, v. 81, n. 5, p. 164-172, 2005.
ROLIM, M. Bullying pesadelo na escola. São Paulo: Dom Quixote, 2010.
SOUZA, J. S.; ARAÚJO, R. Trabalho, Educação e Sociabilidade. Maringá: Práxis, 2010.
MOLINA, C.; ANTIQUINO, L. Sexo sentido, sexo vivido. Lisboa: Editorial Planeta, 2017.
GENERELO, J. Sem Complexos, guia jovem. Barcelona: Editorial Egales S. L., 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wagner Grizorti, Marcia da Luz Leal, Thiago Benitez Melo (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.