Da folha em branco à defesa: os desafios da elaboração do TCC na Graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12356

Palavras-chave:

Escrita Acadêmica, Pesquisa, Ciências Humanas, Trabalho de Conclusão de Curso

Resumo

O objetivo geral deste texto é oferecer subsídios para auxiliar alunos de graduação na elaboração do trabalho de conclusão. Deste objetivo geral, são desdobrados os seguintes objetivos específicos: (1) apresentar subsídios para os primeiros passos para a reflexão acerca do interesse por um tema; (2) abordar os elementos básicos para a estruturação de uma monografia; (3) elencar ideias e estratégias para otimizar a escrita do trabalho; (4) apresentar sugestões para o momento da defesa em frente à banca. Este artigo baseia-se na revisão de literatura que aborda a temática e justifica-se a partir da experiência prática dos autores. Tal experiência levou à constatação da existência de carências formativas das graduações, que muitas vezes surgem como entrave tanto para o bom desenvolvimento da monografia final por parte dos estudantes quanto para a possível sequência destes no âmbito da pós-graduação.

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Biografia do Autor

Bruno Mello Souza, Universidade Federal do Piauí

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Piauí, e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí.

Lucianne Carvalho Correia Duque, Universidade federal do Piauí

Graduada em Ciências Sociais pela universidade estadual do Piauí. Especialista em Ciência Política pela faculdade Focus. Mestrado em andamento pela Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2024-04-22

Como Citar

SOUZA, B. M.; DUQUE, L. C. C. Da folha em branco à defesa: os desafios da elaboração do TCC na Graduação . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12356, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12356. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12356. Acesso em: 25 jul. 2024.