Da folha em branco à defesa: os desafios da elaboração do TCC na Graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12356

Palavras-chave:

Escrita Acadêmica, Pesquisa, Ciências Humanas, Trabalho de Conclusão de Curso

Resumo

O objetivo geral deste texto é oferecer subsídios para auxiliar alunos de graduação na elaboração do trabalho de conclusão. Deste objetivo geral, são desdobrados os seguintes objetivos específicos: (1) apresentar subsídios para os primeiros passos para a reflexão acerca do interesse por um tema; (2) abordar os elementos básicos para a estruturação de uma monografia; (3) elencar ideias e estratégias para otimizar a escrita do trabalho; (4) apresentar sugestões para o momento da defesa em frente à banca. Este artigo baseia-se na revisão de literatura que aborda a temática e justifica-se a partir da experiência prática dos autores. Tal experiência levou à constatação da existência de carências formativas das graduações, que muitas vezes surgem como entrave tanto para o bom desenvolvimento da monografia final por parte dos estudantes quanto para a possível sequência destes no âmbito da pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Mello Souza, Universidade Federal do Piauí

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Piauí, e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí.

Lucianne Carvalho Correia Duque, Universidade federal do Piauí

Graduada em Ciências Sociais pela universidade estadual do Piauí. Especialista em Ciência Política pela faculdade Focus. Mestrado em andamento pela Universidade Federal do Piauí.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo, 1999.

BAQUERO, M. A pesquisa quantitativa nas Ciências Sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

BRIDA, A. et al. Como redigir resumos, relatórios e apresentar trabalhos científicos. In: LISE, F. et al (Orgs.) Etapas da construção científica: da curiosidade acadêmica à publicação dos resultados. Pelotas: Editora da UFPEL, 2018. pp. 113-123.

DEPRÁ, M.; BALEN, T. R. Como redigir um projeto de pesquisa. In: LISE, F. et al (Orgs.) Etapas da construção científica: da curiosidade acadêmica à publicação dos resultados. Pelotas: Editora da UFPEL, 2018.

DESLANDES, S. A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, M.; DESLANDES, S.; NETO, O.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.

ECO, U. Como se faz uma tese em ciências humanas. Tradução de Ana Falcão Bastos e Luís Leitão. 13. ed. Lisboa: Editorial Presença, 2007.

FERNANDES, F.; MOREIRA, M.; FORTES, P. Subsídios para a construção de projetos em pesquisa social: reflexões epistemológicas e metodológicas. Saúde Debate, v. 41, n. 112, jan./mar. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/sdeb/a/cqZKx7GVwtLzbjwyCg7WqdF/>. Acesso em: 15 ago. 2023

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas; Belo Horizonte: UFMG, 1999.

MARTÍN, E. Ler, escrever e publicar no mundo das Ciências Sociais. Revista Sociedade e Estado, v. 33, n. 3, set./dez. 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/se/a/JYbHYQcqG6kLHKSGmbxhHBG/>. Acesso em: 15 ago. 2023

SEVERINO, A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.

SOUZA, B. M.; LINHARES, B. F. O que é ciência? O que é pesquisa? In: LISE, F. et al (Orgs.) Etapas da construção científica: da curiosidade acadêmica à publicação dos resultados. Pelotas: Editora da UFPEL, 2018.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2013.

TUCKMAN, B. W. Conduct educational research. New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1972.

Publicado

2024-04-22

Como Citar

SOUZA, B. M.; DUQUE, L. C. C. Da folha em branco à defesa: os desafios da elaboração do TCC na Graduação . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12356, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12356. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12356. Acesso em: 21 nov. 2024.