Afetividade, ensino e esporte: um ensaio teórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11089

Palavras-chave:

Afetividade, Ensino-aprendizagem, Esportes

Resumo

A afetividade pode ser evidenciada em diversas situações da prática esportiva, inclusive nas de ensino. Com base neste pressuposto, podemos dizer que, mediado pela afetividade, o processo de ensino-aprendizagem dos esportes passa pelas relações que existem entre os sujeitos, o professor/treinador, o aluno/atleta e o objeto, o esporte. A qualidade dessas relações pode dizer se os processos de ensino, formação e aprendizagem nos esportes estão no caminho e na direção corretos para o desenvolvimento integral do ser humano. Este ensaio teve por objetivo discutir o papel da afetividade na prática docente e na aprendizagem dos esportes. Foi realizada uma discussão sobre a afetividade e sua influência no processo de ensino-aprendizagem na área esportiva. Por fim, este ensaio pontua as implicações e consequências concernentes à relação entre o fator afetividade e a qualidade da mediação pedagógica na aproximação ou no afastamento do aluno/atleta em relação ao esporte.

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Biografia do Autor

Arthur William Santos Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Professor de Educação Física, licenciado e bacharel, mestre em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Unicamp na área de concentração Educação Física e Sociedade. Doutorando em Educação Física na área de Biodinâmica e Esporte pela mesma Universidade.

Lucas Leonardo, Universidade Federal do Amazonas

Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2007).Tem mestrado em Educação Física e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (2018) e doutorado em Educação Física e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (2022). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, esporte de jovens, competições de jovens, esportes coletivos, handebol, pedagogia do jogo e moral e ética do treinador.

Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente em Pedagogia do Esporte e Pedagogia do Jogo pela Universidade Estadual de Campinas (2019), doutor em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestre em Pedagogia do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Tem experiência na área de Educação Física e Esportes, desenvolvendo estudos, projetos e pesquisas nas áreas da: Educação Física escolar, Jogo e Pedagogia do Esporte, com ênfase em metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento dos jogos coletivos de invasão, futebol da iniciação ao treinamento e pedagogia do jogo. Atualmente é professor associado (M.S.5.1) na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-UNICAMP) no curso de Ciências do Esporte da UNICAMP, corresponsável pelas pesquisas do LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte), líder do grupo de pesquisa LEPE-FUT. Docente pleno no programa de pós-graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP.

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Publicado

2024-04-13

Como Citar

PINHEIRO, A. W. S.; LEONARDO, L.; SCAGLIA, A. J. Afetividade, ensino e esporte: um ensaio teórico. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e11089, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11089. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11089. Acesso em: 29 abr. 2024.