Integração de conhecimentos: experimentos científicos em Ciências Naturais em uma escola pública de Altamira-PA
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12634Palavras-chave:
Atividades práticas, Ensino do campo, Fontes diferentes de recursosResumo
Este estudo investigou a eficácia de experimentos interdisciplinares de Ciências da Natureza no ensino fundamental. Realizado na escola Sol Nascente, PA/ASSURINI, Altamira-PA, a pesquisa envolveu 25 alunos do 9º ano, utilizando materiais de baixo custo para experimentos de Biologia, Física e Química. A coleta de dados foi feita por pré e pós-testes. Todos os alunos assinaram o Termo de Consentimento, cientes do uso de suas respostas na análise. Os resultados evidenciaram a importância de práticas pedagógicas adaptadas ao contexto rural para uma educação eficaz, destacando a valorização da cultura local e a formação de indivíduos conscientes e politizados. A pesquisa destaca a importância da assimilação dos conteúdos, da conscientização da realidade educacional e da valorização do método utilizado.
Downloads
Referências
ANDRADE, Rosivânia da Silva; VIANA, Kilma da Silva Lima. Atividades experimentais no ensino da Química: distanciamentos e aproximações da avaliação de quarta geração. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 2, p. 507-522, 2017.Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SW4j3nYTyKTTGtbqJdrRDCw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 26 fev. 2024.
ANTUNES, Jeferson; PORTO, Bernadete de Souza; QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. Análise do desenvolvimento temático de estudos relacionando educação e covid-19. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, p. 1-19, 2022.Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/6NfLcVzLYVDVrz769stztVx/. Acesso em: 02 fev. 2024.
BARBOSA, Alexandre Lucas de Araújo; ANJOS, Ana Beatriz Leite dos; AZONY, Cíntia Alves Salgado. Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19. Codas, v. 34, p.1-7, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/dx3cPQjhMH4kWm4yB3yrtgp/?lang=pt. Acesso em: 02 fev. 2024.
BOVO, Marcos Clair. Interdisciplinaridade e transversalidade como dimensões da ação pedagógica. Revista Urutágua, v. 7, p. 1-12, 2004. Disponível em: http://www.urutagua.uem.br/007/07bovo.htm. Acesso em: 02 fev. 2024.
CARVALHO, Francisco de Assis da Silva; MEDEIROS, Maria Jaislanny Lacerda e. Interdisciplinaridade no ensino de Ciências da Natureza com o uso da experimentação: Interdisciplinarity in the teaching of Natural Sciences with the use of experimentation. Revista Cocar, n. 22, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6829. Acesso em: 11 abr. 2024.
DOURADO, Luís. Concepções e práticas dos professores de Ciências Naturais relativas à implementação integrada do trabalho laboratorial e do trabalho de campo. Revista Electrónica de Enseñanza de lãs Ciencias, v. 5, n. 1,p. 192-212, 2012. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ART11_Vol5_N1.pdf. Acesso em: 02 fev. 2024.
FERREIRA, Maiara Aparecida; MÜNCHEN, Sinara. A contextualização no ensino de ciências: reflexões a partir da Educação do Campo. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 3, n. 4, p. 380-399, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11825/7563. Acesso em: 02 fev. 2024.
GUIMARÃES, Cleidson Carneiro. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química nova na escola, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009. Disponível em: https://cabecadepapel.com/sites/colecaoaiq2011/QNEsc31_3/08-RSA-4107.pdf. Acesso em: 02 fev. 2024.
KEMMIS, Stephen; MCTAGGART, Robin. The action research planner: Doing critical participatory action research. Springer, 2014.
LACERDA, Caroline Côrtes. Problemas de aprendizagem no contexto escolar: dúvidas ou desafios?. São Paulo: [s. n.], 2011. Disponível em: https://groups.google.com/g/contatoseducacionais/c/U-HWJ73yN6g. Acesso em: 02 fev. 2024.
MINELLO, Roberto Domingos. Práticas Educativas: A Interdisciplinaridade como Estratégia para a Aprendizagem no Ensino Fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 1, p. 220-239, 2017. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/artigo-cientifico/pdf/praticas-educativas.pdf. Acesso em: 02 fev. 2024.
MOREIRA, Marco Antonio. O que é afinal aprendizagem significativa? Revista Qurriculum, v. 25, p. 29-56, mar. 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 02 fev. 2024.
PIAGET, Jean. The Grasp of Consciousness: Action and Concept in the Young Child: Translated by Susan Wedgwood. Harvard University Press, 1976.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo, ed. Cortez, v. 3, 2005.
RONQUI, Ludimilla; SOUZA, Marco Rodrigo de; FREITAS, Fernando Jorge Coreia de.A importância das atividades práticas na área de Biologia. Revista Cientifica da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal–FACIMED, v. 1, p. 1-9, 2009. Disponível em: https://www.uninassau.edu.brsite/revista/pdfs/8ffe7dd07b3dd05b4628519d0e554f12.pdf. Acesso em: 02 fev. 2024.
ROSA, Mirna Sales Loiola et al. Uso de experimentação com recursos alternativos no ensino de química para a educação do campo. In: SILVA, Fabrícia de Castro; SILVA, Maurício Fernandes da; SANTOS, Michelli Ferreira dos (orgs.). Educação do Campo: Perspectivas Plurais e Emergentes. Teresina-PI: EDUFPI, v. 1, p. 37-45, 2022.
ROSITO, Berenice Alves. O ensino de ciências e a experimentação. In: MORAES, Roque (Org.). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 2. ed. Porto Alegre-RS: EDIPUCRS, p. 195-208, 2003.
SILVA, Marcelo Luis. O uso de materiais de baixo custo para experimentação nas aulas de densidade e pressão hidrostática. Revista Prática Docente, v. 2, n. 1, p. 62-70, jan./jun., 2017. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/47/23. Acesso em: 20 fev. 2024.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. Ed. Atlas, São Paulo, v. 3, 2000.
VON LINSINGEN, Luana. Ciências biológicas e os PCNs. Centro Universitário Leonardo da Vinci–Indaial, Grupo Uniasselvi, 2010.
WISNIEWSKI, Gerônimo. Utilização de Materiais de Baixo Custo no Ensino de Química Conjugados aos Recursos Locais Disponíveis.1990.209f. Dissertação (Mestrado)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ronaldo dos Santos Leonel, Andréia de Oliveira Castro , Antônio dos Santos Leonel (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.