Meio ambiente e tecnologias: uma sequência didática desenvolvida com práticas docentes para o Ensino Médio Integral
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13814Palavras-chave:
Ensino Médio Integral, Língua Portuguesa, Tecnologia da Informação, Desenvolvimento sustentável, Sequência didáticaResumo
O presente trabalho buscou desenvolver uma ferramenta pedagógica, por meio de uma sequência didática, com a finalidade de contribuir ao conhecimento da Competência 9 nas aulas de Língua Portuguesa e suas Literaturas dos terceiros anos do Ensino Médio Integral da Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, (PA). A proposta visa não só a explorar as temáticas do meio ambiente, mas também a reconhecer a Competência 9 nas questões propostas, por meio da intertextualidade da temática do lixo, que apresenta uma reflexão sobre fatos e assuntos que se mantêm atualizados nos dias de hoje. Desse modo, ao pensar a questão da problemática, montou-se essa sequência didática, dividida em módulos de estudos sequenciais, para aplicar conhecimentos da referida competência e contribuir com repertórios para a Redação do Enem a respeito da temática do Desenvolvimento sustentável e como ela interfere na tecnologia da informação.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Unesco, 2007.
DIANA, D. Vik Muniz: biografia e obras. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/vik-muniz/. Acesso em: 11 jun. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GERALDI, J. W. et al. (org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 1999.
NÓVOA, A. Professores: imagens de um futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.
ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Trad. Ernani. F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariana de Jesus Monteiro, Leila Telma Lopes Sodré (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.