v. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades

					Visualizar v. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
Publicado: 2024-01-29

Artigos

  • Impactos do uso excessivo de tecnologias na Educação

    Claudia Bianchi Progetti, Luís Fernando Ferreira de Araújo, Gabriela Progetti Zanuzzo (Autor)
    e12455
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12455
  • A condição da disciplina de Filosofia com a Implementação do Novo Ensino Médio

    Gustavo Rodrigues Jordão, Alex Sander da Silva (Autor)
    e13178
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13178
  • A elaboração de objetos de aprendizagem em história da arte no Ceará como proposta de ensino em artes visuais

    Marcos Paulo Alves, José Albio Moreira de Sales (Autor)
    e14267
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14267
  • Formação inicial de professores que ensinam matemática: ampliando o processo formativo para além do “ligue os pontos”

    Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais, Paula Tamirys Moya, Edilson de Araújo dos Santos (Autor)
    e11102
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11102
  • Práticas inovadoras em educação: cultura pop e possibilidades didáticas

    Fernanda Castilho Santana, Clarice Greco Alves (Autor)
    e12554
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12554
  • Palco de batalha: formação e intervenção profissional em Educação Física nas décadas 1980 e 1990

    Júlio César Apolinário Maia, Rodrigo Roncato Marques Anes (Autor)
    e13387
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13387
  • Experiência discente com o ensino remoto na pandemia por SARS-COV-2 em um centro universitário

    Gabriel Stanziola de Moraes, Camila Mugnai Vieira, Bianca Pereira Rodrigues Yonemotu, Edinilson Donisete Machado, Ieda Francischetti (Autor)
    e11464
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11464
  • Vozes silenciadas: impacto das ditaduras no continente asiático sobre a comunidade LGBT+

    Kelvi da Silva Oliveira (Autor)
    e12583
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12583
  • A relação de estudantes na graduação com a prática de escrita no gênero Artigo Científico

    Maria do Carmo Carvalho Madureiro , Larissa Naiara Souza de Almeida, Esequias Rodrigues da Silva, Messias Dieb (Autor)
    e13465
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13465
  • Ensino de fı́sica na percepção dos alunos do ensino médio: um estudo de caso

    Nilson Lopes Santos, José Moreira de Sousa, Ana Paula Monteiro de Moura (Autor)
    e11723
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11723
  • Integração de conhecimentos: experimentos científicos em Ciências Naturais em uma escola pública de Altamira-PA

    Ronaldo dos Santos Leonel, Andréia de Oliveira Castro , Antônio dos Santos Leonel (Autor)
    e12634
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12634
  • Residência pedagógica e o ensino de Biologia durante a pandemia da Covid-19 no município de Salvaterra, Marajó, Pará

    Alesson Guedes Costa, Raynon Joel Monteiro-Alves, Luiz Alberto da Silva, Alcindo da Silva Martins-Júnior (Autor)
    e13651
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13651
  • A Formação didático-pedagógica do docente de matemática

    Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos (Autor)
    e10819
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10819
  • Explorando o potencial da ferramenta Plickers para o ensino de Ciências: uma análise da avaliação de conceitos relacionados à água

    Luan Daniel Silva Ferreira, Dábila Carla de Almeida Sobrinho (Autor)
    e11878
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11878
  • Rastros e alcance da memória social através da história oral: pós-memória da hanseníase – Pará/Ceará

    Gisafran Nazareno Mota Juca (Autor)
    e13013
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13013
  • Práticas de acolhimento pedagógico e emocional desenvolvidas na Educação Infantil com crianças em processo de luto

    Brenna Lígia da Rocha Moura, Jeriane da Silva Rabelo, Isis Malheiro, Ada Raquel Teixeira Mourão (Autor)
    e10966
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10966
  • Teoria do conhecimento de Paulo Freire: Aplicação de uma Sequência Didática no Ensino de Ciências

    Andeson de Oliveira Almeida, Natália Parente de Lima Valente, Maria do Socorro Cardoso de Abreu (Autor)
    e12218
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12218
  • Ensino de cuidados básicos sobre saúde animal em escolas municipais de Imperatriz, Maranhão, Brasil

    Elizabeth Fernandes de Sousa Pereira, Nancy Cristina Moraes da Silva, Matheus Bilio Alves, Matheus Ventorin Conceição, Marcos Vinícius da Silva, Diego Carvalho Viana (Autor)
    e13128
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13128
  • Difusão e democratização de conhecimento em tempos de produtivismo acadêmico-científico

    Aline de Carvalho Moura, Fabiana de Oliveira dos Santos, Joyce da Costa Lima (Autor)
    e14260
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14260
  • Arte, memória e acervo cultural

    Francisco das Chagas Amorim de Carvalho (Autor)
    e10980
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10980
  • Conhecimento materno sobre aleitamento: aplicação de questionário piloto elaborado para Unidade de Terapia Neonatal (UTIN)

    Eliesia de Figueredo Paiva, Júlio César Soares Aragão, Ana Paula Cunha Pereira (Autor)
    e12396
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12396
  • 3Cs: A construção de uma metodologia de fortalecimento da gestão democrática escolar

    Cícera Isaany Chaves Batista (Autor)
    e13164
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13164
  • Libros informacionales y epitextos virtuales: propuestas para el aula

    Blanca Florido Zarazaga, Salvador Gutiérrez Molero, Carmen Romero Claudio (Autor)
    e14265
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14265
  • Uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como metodologia complementar no ambiente acadêmico

    Clodoaldo Dias Fernandes, Carine Almeida Miranda Bezerra, Silmara Cristina Silva de Aquino, Diego Carvalho Viana (Autor)
    e11078
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11078
  • Educação Popular e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: as pesquisas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

    Renata Nunes Duarte Dias, Adenilson Souza Cunha Junior (Autor)
    e12541
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12541
  • Práticas docentes de educação de jovens e adultos: as licenciaturas da Universidade Estadual do Maranhão

    Diego Rodrigo Pereira, Alexandre Viana Verde, Francisca das Chagas Silva Lima (Autor)
    e13350
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13350
  • N’rondo (N’sondo) e escola: espaços de salvaguarda de direitos das meninas moçambicanas!?

    Sónia André, Lúcia Isabel da Conceição Silva (Autor)
    e11190
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11190
  • O ensino de ciências para Educação do Campo: analisando os documentos que regem a escola

    Aldefran Aderson da Silva Souza, Leonardo Alcântara Alves (Autor)
    e12563
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12563
  • O perfil dos (as) docentes de Educação Física que atuam na educação infantil e anos iniciais no litoral sul da Bahia

    Luciana Pereira Souza, Darlan Pacheco Silva, Mayllena Joanne Fernandes de Carvalho, Cristiano de Sant’anna Bahia (Autor)
    e11585
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11585
  • O léxico da culinária amazônica em prol do letramento da Educação de Jovens Adultos e Idosos - EJAI

    Klelma Costa Pereira, Carlene Ferreira Nunes Salvador, Cristiano Costa da Silva (Autor)
    e12623
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12623
  • Análise do ensino remoto e presencial envolvendo a satisfação dos estudantes de medicina

    Polyana Maria Cruz Collaço, André Petraglia Sassi (Autor)
    e13525
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13525
  • Integração curricular da extensão no ensino superior: dinâmica pedagógica curricularizada

    Marisa Daniella Oliveira Garcia, Sonia Cristina Ferreira Maia (Autor)
    e10784
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10784
  • Novo Ensino Médio e o projeto de vida: articulações e sentidos na atuação docente

    Clara Wesllyane Morais da Silva, Jean Mac Cole Tavares Santos (Autor)
    e11840
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11840
  • Bionarrativas e valores civilizatórios de matriz africana na educação em Joinville/SC

    Denisia Martins Borba, João Carlos Ferreira de Melo Júnior (Autor)
    e12889
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12889
  • Letramento do professor a partir da Linguística Sistêmico-Funcional: um estudo sobre a escrita acadêmica

    Bruno Gomes Pereira, Diego Moreira (Autor)
    e13694
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13694
  • Eficiência técnica das escolas públicas municipais rurais e urbanas do estado do Ceará com análise das disciplinas de Português e Matemática

    Luan Oliveira dos Santos, José Newton Pires Reis, Ivan de Oliveira Holanda Filho , Marcos Paulo Mesquita da Cruz, Medna N’dami (Autor)
    e10848
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10848
  • Tecnologia Social da Memória: uma contribuição para a preservação da História da Educação Profissional e Tecnológica

    Hildo Ferreira de Almeida Junior, Maria Cristina Lobregat, Josina Maria Pontes Ribeiro (Autor)
    e12155
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12155
  • O uso da arte na Indústria Cultural à luz de Adorno

    Diego de Oliveira da Cunha, Ely Severiano Júnior, Davi José de Souza da Silva (Autor)
    e13074
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13074
  • A extensão universitária no Brasil: concepções e influências

    Adrielle Nara Serra Bezerra, Anselmo Alencar Colares (Autor)
    e14257
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14257
  • Estado da práxis em artigos sobre educação: ensaio sobre o idealismo

    Marcos Dias Mathies, Josimar de Aparecido Vieira (Autor)
    e10975
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10975
  • O Ensino de Arte/Dança na história da educação brasileira

    Dorgival Bezerra da Silva, María Margarita Villegas (Autor)
    e12303
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12303
  • A perspectiva do monitor atuando na inovação pedagógica universitária

    Elainy Cristina Alves Martins Oliveira (Autor)
    e13155
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13155
  • Rompendo os ecos do pensamento crítico: reflexões e conexões inesperadas

    Maria Luiza Salles Ricardo, Maria Vitória Campos Mamede Maia (Autor)
    e14263
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14263
  • O contexto histórico-filosófico e o dualismo transcendental kantiano superado na razão ontológica hegeliana

    Sidney Soares Filho, Luís Távora, Leszek Cichobłaziński (Autor)
    e11052
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11052
  • Como escrever um relato de experiência de forma sistematizada? Contribuições metodológicas

    Jeferson Antunes, Cicero Magerbio Gomes Torres, Francione Charapa Alves, Zuleide Fenandes de Queiroz (Autor)
    e12517
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12517
  • O brincar compreendido e percebido por professoras da Educação Infantil no retorno das atividades presenciais

    Lucas Vargas Bozzato, Kizzy Fernandes Antualpa, Lauryn Nunes de Quadros, Andrize Ramires Costa (Autor)
    e13243
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13243
  • História da Obra Plataforma e do Grupo de Pesquisa de Recursos Didáticos e Produtos Educacionais

    Gabriela Pereira Souza, Lana Priscila Souza, José Gleison Gomes Capistrano, Sandro César Silveira Jucá, Solonildo Almeida da Silva (Autor)
    e11111
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11111
  • O Ensino Médio Integrado: concepções, práticas e possibilidades de formação omnilateral

    Cássia de Sousa Fonseca Meireles , Flávio Manoel Borges Coelho Cardoso , Marcos de Moraes Sousa (Autor)
    e12557
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12557
  • Psicopedagogia aplicada ao ensino de geografia: superando barreiras de aprendizagem overcoming learning barriers

    Ana Gláucia Seccatto (Autor)
    e13398
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13398
  • Constituição histórica do Curso de Pedagogia da UFPI, em Teresina (1973-1984)

    Francisco Gomes Vilanova , José Henrique Plácido dos Santos (Autor)
    e11482
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11482
  • Formação docente e inclusão: o papel essencial da educação contínua no ensino de Física para surdos

    Luciane Vieira Malcher, Emilia Xavier Medeiros, Cássio da Cruz Nogueira, Isabela dos Santos Carvalho, Yuri Alves Mendes, Alcides Inácio Sousa Simião (Autor)
    e12602
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12602
  • Identidade, Representatividade e Ancestralidade na obra Amoras de Emicida

    Flávio Penteado de Souza (Autor)
    e13494
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13494
  • Narrativa de si: a escola do campo enquanto lugar de pertencimento e autoformação de uma professora

    Narla Laurinda Chaves Aquino, Simone Cabral Marinho dos Santos , Iandra Fernandes Caldas (Autor)
    e11757
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11757
  • Formação Omnilateral: contribuições das áreas de matemática e ciências da natureza no ensino médio integrado

    Edmar Ferreira Gomes, Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Marcos de Moraes Sousa (Autor)
    e12783
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12783
  • Percepções dos estudantes do ensino médio sobre a experimentação digital de Química

    Douglas Lopes de Lira, Bruno Silva Leite (Autor)
    e13662
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13662
  • Saberes ancestrales - ecosofía: re-ligajes decoloniales planetario

    Milagros Elena Rodriguez (Autor)
    e10821
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10821
  • Reflexões sobre cibercultura e subjetividade na sociedade tecnológica e na formação de meninas: as contribuições de Deleuze e Guattari

    Maria Janete Lima (Autor)
    e11934
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11934
  • Práticas pedagógicas no TikTok: língua portuguesa e dancinhas de um minuto

    William Silva de Araujo, Douglas Junior Fernandes Assumpção (Autor)
    e13021
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13021
  • Letramento Científico: análise da proficiência de estudantes de uma escola pública cearense

    Francisca Valkiria Gomes de Medeiros, Luciana Medeiros Bertini (Autor)
    e13781
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13781
  • Atuação de nutricionistas no PNAE-CE: análise de relatórios elaborados pelo CECANE/UFC

    Tiago Sampaio Bastos, José Arimatéa Barros Bezerra, Francisco Nunes de Sousa Moura (Autor)
    e10972
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10972
  • Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde em introdução alimentar do lactente: um relato de experiência

    Giovana Fernandes Pinto Barra, Adilson Pereira (Autor)
    e12237
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12237
  • A percepção de professoras experientes sobre o ensino de dança nas aulas de educação física

    Kayssa Brunielly Braga de Souza Targino, George Almeida Lima, Diego Luz Moura (Autor)
    e13140
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13140
  • Narrativas de vida-formação-profissão em sala de aula multisseriada

    Érica Renata Clemente Rodrigues, Elizeu Clementino de Souza (Autor)
    e14261
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14261
  • Alfabetização geográfica na Educação Infantil: ausências na BNCC e suas interferências na aprendizagem da geografia

    Cláudia Pinheiro Nascimento, Francisco Thiago Silva (Autor)
    e10985
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10985
  • Anistia Internacional no Brasil e Portugal: educação em Direitos humanos, engajamento e corporeidade na internet

    Israel Marques Campos, Maria Cecilia de Paula Silva (Autor)
    e12447
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12447
  • Educação profissional e tecnológica sob os circuitos do capital: demarcações analíticas das contribuições dos governos federais

    Ailton Batista de Albuquerque Junior, Maria Célia Borges (Autor); Ana Claudia Uchoa Araújo
    e13174
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13174
  • Instituições educativas de tempo integral: revisão de literatura

    Aparecida Karina Martins Augusto, Alessandra Cristina Furtado (Autor)
    e14266
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14266
  • Afetividade, ensino e esporte: um ensaio teórico

    Arthur William Santos Pinheiro, Lucas Leonardo, Alcides José Scaglia (Autor)
    e11089
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11089
  • A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura

    Luana Cristina Cavalcante Torres, Maria Danielle Araújo Mota, Paulo Meireles Barguil (Autor)
    e12549
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12549
  • O ensino inclusivo na escola pública: estratégias pedagógico-curriculares em narrativas (auto)biográficas de professores

    Larissa Mirelle de Souza Paiva, Emerson Augusto de Medeiros, Simone Maria da Rocha (Autor)
    e13357
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13357
  • Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora

    Alexandre Ferraz da Conceição, Isabel Aparecida Bilhão (Autor)
    e11246
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11246
  • A docência do Ensino Superior no curso de bacharelado em Ciências Contábeis

    Ieda Cristina Lima Feitosa Gutierres (Autor); Eliéte Zanelato
    e12565
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12565
  • Formação Docente na Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura

    Simone de Fátima Soltes, Luiz Alberto Pilatti, Sani de Carvalho Rutz da Silva (Autor)
    e13443
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13443
  • Procrastinação acadêmica: a compreensão de graduandos de pedagogia acerca do adiamento de suas atividades Academic procrastination: the understanding of pedagogy undergraduates about postponing their activities

    Giovanna Barroca de Moura, Maria das Graças de Almeida Baptista (Autor)
    e11650
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11650
  • Cultura de paz: uma experiência na Educação Básica no nordeste paraense

    Aldilene Ferreira Simões Brito, Maria Eliana Soares Soares, Niclécia Maria Neves Amorim Lopes (Autor)
    e12625
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12625
  • Diversidade e direitos humanos no exercício do magistério: percepções do professor da educação básica

    Thiago Luiz Sartori, Cláudia Rosa Acevedo de Abreu Campanário (Autor)
    e13584
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13584
  • Apropriação do conhecimento científico do aluno surdo no ensino superior durante a pandemia da covid-19

    Elisiane Alves Dias, George Pimentel Fernandes, Arlane Markely dos Santos Freire (Autor)
    e10814
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10814
  • Transição do 5º ao 6º Ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético

    Mara Cristina Tavares, Cláudia Tavares Amaral (Autor)
    e11857
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11857
  • Indícios do Desenho Universal para Aprendizagem em uma Proposta Didática na Educação Matemática sobre Bullying

    José Ricardo Dolenga Coelho, Diovana Bzunek, Anderson Roges Teixeira Góes, Tania Teresinha Bruns Zimer, Sérgio Camargo (Autor)
    e12980
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12980
  • FormAÇÃO de professores com foco no ensino por investigação: relatos de prática pedagógica

    Isabela dos Santos Carvalho, João Manoel da Silva Malheiro, Márcia Cristina Palheta Albuquerque, Deyse Danielle Souza da Costa (Autor)
    e13701
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13701
  • Educação Profissional Inclusiva: Proposta de Formação para Estudantes Bolsistas do Campus Apodi do IFRN

    Jordana Tavares de Lira, José Araújo Amaral, Fábio Alexandre Araújo dos Santos (Autor)
    e10959
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10959
  • Narrativa sobre a criação da Escola Estadual Indígena Presidente Kennedy na Comunidade do Caju-Uiramutã-RR

    Denize Pereira da Silva, Karla Colares Vasconcelos, Sérgio Luiz Lopes (Autor)
    e12163
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12163
  • Niveles de estrés percibidos por profesionales de salud de una residencia multiprofesional en Ceará

    Claudio Lucas da Silva Farias , Ana Luisa Batista Santos, Joel de Almeida Siqueira Júnior , Edwin Alexander Canon-Buitrago (Autor)
    e13075
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13075
  • Festejos e luta: dia do Professor e associativismo docente (1946-1958)

    Lígia Silva Pessoa, Olívia Morais de Medeiros Neta (Autor)
    e14258
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14258
  • Os impactos psicológicos do bullying na rede escolar de ensino médio em alunos LGBT+

    Wagner Grizorti, Marcia da Luz Leal, Thiago Benitez Melo (Autor)
    e10977
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10977
  • Da folha em branco à defesa: os desafios da elaboração do TCC na Graduação

    Bruno Mello Souza, Lucianne Carvalho Correia Duque (Autor)
    e12356
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12356
  • Residência Pedagógica em Biologia: uma experiência no ensino médio em uma escola pública de Picuí-PB

    Richard Tarcísio de Lima Alves, Daniela Sotério de Souza, Raiane Azevedo de Oliveira, Nildislene Vitória da Sila Santos, Ludmilla Cavalcanti Antunes Lucena, Márcio Frazão Chaves (Autor)
    e13163
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13163
  • Maria Salete Van Der Poel: formação e atuação na Educação Popular

    Luziel Augusto da Silva, Jean Carlo de Carvalho Costa (Autor)
    e14264
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14264
  • Reforma do Estado e da Educação Profissional nos anos 1990: alinhamento do CEFET-RN às imposições neoliberais

    Francisco das Chagas Silva Souza, Ana Paula Marinho de Lima, Leonardo Leônidas de Brito (Autor)
    e11075
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11075
  • Avaliação educacional: ressignificação e reconstrução da prática

    Géssika Mendes Vieira, Vania Maria de Oliveira Vieira (Autor)
    e12529
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12529
  • Esporte e família relacionados ao desempenho acadêmico: uma revisão integrativa

    Mariana Trindade Rosa de Souza, Murilo Gasperin, Vanessa Melina Cotrim Rojas, Gislaine Cristina Vagetti, Valdomiro de Oliveira (Autor)
    e13286
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13286
  • Estratégias de educação em saúde para promoção do autocuidado com um grupo de usuários hipertensos

    Wagner Pereira dos Santos, Olivia Morais de Medeiros Neta, Erico Gurgel Amorim (Autor)
    e11138
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11138
  • Tornar-se docente em meio aos percursos traçados

    Edmerson dos Santos Reis (Autor)
    e12561
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12561
  • Revisão Sistemática de Literatura acerca da produção do conhecimento na EJA

    Juarez da Silva Paz, Silvar Ferreira Ribeiro (Autor)
    e13415
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13415
  • A produção acadêmica sobre Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN

    Airton Fernandes Guimarães Filho, Rosa Maria de Jesus Brito, Erika do Reis Gusmão Andrade (Autor)
    e11499
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11499
  • Sequência Didática para elaboração de Projetos Tecnopedagógicos

    Leizer Fernandes Moraes, Rita Rodrigues de Souza (Autor)
    e12613
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12613
  • Narrativa de escolarização de uma trans no Noroeste Paulista

    Éder Junio da Silva, Fernando Guimarães Oliveira da Silva (Autor)
    e13520
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13520
  • Educar pela pesquisa: ensaio sobre a articulação das atividades práticas desenvolvidas no laboratório de ciências

    Francisco Karisson Chagas Lima, Josefa Lúcia Morais Silva , Gerardo Xavier de Lima Junior (Autor)
    e10760
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10760
  • Educação de um povo: ruralismo e novas possibilidades de educação

    Teresa Maria Siqueira Nascimento Arrais, Diogo Pereira Bezerra (Autor)
    e11764
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11764
  • Estratégias de inclusão na Educação Básica e a aplicação de uma oficina de Letramento Visual

    Adriane de Melo Ramos, Hilda Rosa de Moraes Freitas Rosário (Autor)
    e12864
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12864
  • Metodologias ativas e a Educação de Jovens e Adultos: um estudo do ensino de ciências e biologia

    Jade Camila de Oliveira Assunção, Sarah Figueiredo da Cruz, Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro (Autor)
    e13671
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13671
  • Fundamentos epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Física Escolar inclusiva

    Tamires Yoshimi Maekawa Yamamoto, Luan Gonçalves Jucá, Daniel Teixeira Maldonado (Autor)
    e10825
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10825
  • Educação médica: produto educacional para melhorar a gestão da lombalgia nos alunos de medicina

    Mauricio Morita Sugiyama, Marcela Charantola Rodrigues, Leandro Bueno Lima (Autor)
    e13073
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13073
  • Ecofeminismo e a formação do sujeito ecológico: revisão da bibliografia recente (2013 a 2023)

    Karoline Moura Alves, Valéria Ghisloti Iared (Autor)
    e13834
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13834
  • Estratégias docentes mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação: uma revisão sistemática de Dossiês Pandêmicos

    Joselia de Jesus da Fonseca, Ana Valéria Figueiredo da Costa (Autor)
    e10973
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10973
  • Comparing synonymous adjectives in Vietnamese and English

    Phuong Vo (Autor)
    e12277
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12277
  • Equipamentos de memórias para democracia no território urbano: Buenos Aires e São Paulo em 2024

    Otávio Dias de Souza Ferreira (Autor)
    e13153
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13153
  • Plano decenal de educação: formação do magistério, qualidade e gestão

    Thiago David da Silva, Leandro Sartori, Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão (Autor)
    e14262
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14262

Produtos pedagógicos

  • Intervenção pedagógica antirracista à Educação Escolar Quilombola: uma proposta teórica para o ensino de Geometria

    André Pereira da Costa (Autor)
    e11013
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11013
  • Lições da monitoria em anatomia vegetal e botânica: desafios na mediação presencial e remota

    Jandson José do Vale Guimarães, Louise Ferreira Rosal (Autor)
    e13736
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13736
  • Etnobotânica e o Ensino de Ciências: valorização das comunidades tradicionais em tempos de crise

    Divalnia Maria da Silva Oliveira, Ana Carolina Gomes Miranda (Autor)
    e13428
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13428
  • Sequência didática à luz da Didática da Pedagogia Histórico-Crítica

    Fabrícia Cristiane Guckert, Alaim Souza Neto (Autor)
    e11953
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11953