Reflexões sobre a empatia e a escuta ativa no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11420

Palavras-chave:

Empatia, Escuta, Adodescência, Contexto Escolar

Resumo

Este estudo objetivou refletir sobre a necessidade da empatia e da escuta ativa no contexto escolar à luz de pressupostos e considerações da Disciplina Positiva (DP) e da Comunicação Não Violenta(CNV). Fundamentando essa reflexão teoricamente, foram consideradas contribuições de Rogers (1980) sobre a escuta ativa, Nelsen (2016), com reflexões sobre a Disciplina Positiva, Rosemberg (2006), acerca da Comunicação Não Violenta, entre outros, bem como de aportes da BNCC (2018). Este trabalho se pauta em pesquisa qualitativa, de modo que o enfoque privilegiou a interpretação do objeto, dada a relevância deste para a compreensão do trabalho. Optou-se metodologicamente por uma revisão bibliográfica, a saber, uma revisão narrativa não sistemática com viés exploratório em busca de tecer considerações. Por fim, percebeu-se que a empatia e a escuta ativa podem contribuir para a construção de uma cultura de acolhimento para superação dos sofrimentos a que estão submetidos os adolescentes da escola pública.

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Biografia do Autor

Camila Maria Ferreira dos Santos Monteiro, Governo do Estado do Ceará

Professora da rede pública do Governo do Estado do Ceará, coordenadora escolar, mestranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS UECE), psicopedagoga pela Universidade Estadual do Ceará, graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará.

Luciana Martins Quixadá, Universidade Estadual do Ceará

Psicóloga, Pós-Doutora em Psicologia pela UFPE, Doutora em Educação pela UFC. Professora do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde/UECE e do Curso de Psicologia/UECE.

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

MONTEIRO, C. M. F. dos S.; QUIXADÁ, L. M. Reflexões sobre a empatia e a escuta ativa no contexto escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11420, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11420. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11420. Acesso em: 21 dez. 2024.