Residência Pedagógica em Biologia: uma experiência no ensino médio em uma escola pública de Picuí-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13163

Palavras-chave:

Magistério de ensino básico, Docência, Formação inicial

Resumo

O Programa Residência Pedagógica foi lançado com a finalidade de inserir estudantes de cursos de licenciatura no ensino básico, oportunizando formação inicial. O objetivo deste estudo foi descrever as experiências vivenciadas por um grupo de residentes do curso de licenciatura em Biologia. Para tal, apresentamos aqui um estudo de caráter descritivo. As atividades descritas foram realizadas em uma escola pública de ensino médio da cidade de Picuí-PB, no período de agosto a dezembro de 2023. Os residentes foram inseridos em uma ampla diversidade de atividades, como regência de aulas teóricas e práticas, elaboração e correção de exercícios, participação em eventos técnico-científicos e acompanhamento em aulas de campo. Nesse sentido, consideramos que essas atividades oportunizaram uma série de vivências, além do desenvolvimento de competências e habilidades técnicas próprias da licenciatura e da Biologia, fomentando recursos humanos capacitados para a profissão docente.

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Biografia do Autor

Richard Tarcísio de Lima Alves, Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES)

Licenciado em Ciências Biológicas (UFCG-CES) e mestrando em Biodiversidade (UFPB). Durante a graduação atuou como residente no PRP, como monitor das disciplinas sistemática de fanerógamas e genética geral, além de ter atuado como estagiário no laboratório didático de botânica.

Daniela Sotério de Souza, Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES)

Licenciada em Ciências Biológicas (UFCG-CES). Atuou como residente no PRP, monitora da disciplina História da Biologia, como também é estagiária do laboratório de pesquisa em invertebrados marinhos (LAPEIMAR). Também faz parte do projeto de extensão de divulgação científica da UEPB.

Raiane Azevedo de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES)

Licenciada em Ciências Biológicas (UFCG-CES). Pós graduada em Ensino de Ciências (FAVENI). Atuou como residente no PRP, fez parte do laboratório Multidisciplinar voltado a pesquisa, ensino e extensão nos estudos de Herpetofauna na Caatinga (LABAN).

Nildislene Vitória da Sila Santos, Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES)

Licencianda em Ciências Biológicas (UFCG-CES). Atuou como bolsista no Programa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, residente no PRP, e como monitora nas disciplinas sistemática de fanerógamas e morfologia e anatomia vegetal, além de ter estagiado no laboratório de biologia de anuros (LABAN).

Ludmilla Cavalcanti Antunes Lucena, ECIT Professor Lordão

Possui mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela mesma instituição. É professora de Ciências e Biologia da ECIT Professor Lordão e preceptora do PRP.

Márcio Frazão Chaves, Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES)

É mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UFPB e doutor em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE). É docente do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFCG – CES, onde coordena o núcleo local do PRP em Biologia.

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

ALVES, R. T. de L.; SOUZA, D. S. de; OLIVEIRA, R. A. de; SANTOS, N. V. da S.; LUCENA, L. C. A.; CHAVES, M. F. Residência Pedagógica em Biologia: uma experiência no ensino médio em uma escola pública de Picuí-PB. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13163, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13163. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13163. Acesso em: 21 dez. 2024.