A percepção de professoras experientes sobre o ensino de dança nas aulas de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13140

Palavras-chave:

Dança, Ensino, Formação Docente, Educação Física

Resumo

Objetivou-se identificar os aspectos pedagógicos sobre o ensino da dança nas escolas a partir da percepção de professoras experientes. Enquanto recurso metodológico, utilizou-se a aplicação de um questionário embasado na “escala Likert” com cinco pontos, visando especificar o nível de concordância de uma afirmação. Participaram deste estudo quatro professoras de educação física da rede municipal de Petrolina/PE, com experiência no ensino de dança. As participantes demonstraram que o ensino da dança não está estritamente relacionado a percepções unilaterais que envolvem a centralidade em uma abordagem ou teoria específica, mas possui uma multiplicidade de sentidos que considera a interlocução entre conhecimentos sobre o corpo, capacidades físicas, ludicidade, autoestima, valores, cultura e arte. A formação docente também se configura como um elemento precípuo para o desenvolvimento da dança na escola, em que os saberes experienciais propiciam dinâmicas metodológicas sensíveis ao gosto e interesse discente.

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Biografia do Autor

Kayssa Brunielly Braga de Souza Targino, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. É professor de Educação Física da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF), membro do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE\UECE) e membro do grupo de estudos em sociologia do esporte (GESOE/ULBRA). Realiza pesquisas sobre os aspectos socioculturais da Educação Física, Sociologia do Esporte e Educação Física escolar

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

 Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Realizou estágio de pós-doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atua no curso de Licenciatura em Educação Física e nos cursos de Mestrado em Educação Física. É líder do LECPEF (Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física). Possui experiência no ensino da educação física na educação básica tendo atuado na Secretaria Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro, ministrando aulas para o ensino infantil, fundamental, médio e EJA. Coordena o projeto de extensão Dialogando sobre o Ensino da Educação Física que desde 2016 promove espaços de formação permanente para professores de educação física da Educação Básica. É revisor dos principais periódicos do campo da educação e da educação física.

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Publicado

2024-08-05

Como Citar

TARGINO, K. B. B. de S.; LIMA, G. A.; MOURA, D. L. A percepção de professoras experientes sobre o ensino de dança nas aulas de educação física. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13140, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13140. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13140. Acesso em: 31 ago. 2024.