Atuação de nutricionistas no PNAE-CE: análise de relatórios elaborados pelo CECANE/UFC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10972

Palavras-chave:

Programa nacional de alimentação escolar, Nutricionistas, Educação alimentar e nutricional, Análise documental

Resumo

Este estudo trata da atuação de nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar no estado do Ceará. O objetivo é investigar até que ponto as atividades desenvolvidas pelos nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar, entre 2018 e 2022, pactuaram com as Resoluções do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação nº 06/2020 e do Conselho Federal de Nutricionistas nº 465/2010, e a Lei nº. 11.947/2009. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que propõe realizar uma análise documental dos relatórios de monitoramento e assessoria a entidades executoras, elaborados pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Ceará. Os dados indicam que as gestões municipais devem mobilizar esforços para a execução legal do programa, tendo em vista corrigir deficiências, melhorando a alimentação escolar e seguindo as diretrizes estabelecidas nos dispositivos legais.

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Biografia do Autor

Tiago Sampaio Bastos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Servidor público efetivo do estado do Ceará.

José Arimatéa Barros Bezerra, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação Brasileira -Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutor em História-Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente Associado-Universidade Federal do Ceará (UFC).

Francisco Nunes de Sousa Moura, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Servidor efetivo no município de Ipaporanga.

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Publicado

2024-09-04

Como Citar

BASTOS, T. S.; BEZERRA, J. A. B.; MOURA, F. N. de S. Atuação de nutricionistas no PNAE-CE: análise de relatórios elaborados pelo CECANE/UFC. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e10972, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e10972. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10972. Acesso em: 25 out. 2024.