Letramento do professor a partir da Linguística Sistêmico-Funcional: um estudo sobre a escrita acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13694

Palavras-chave:

Educação, Formação do professor, Letramento acadêmico.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as práticas de letramento acadêmico na escrita científica convencional de professores em formação continuada, devidamente matriculados em um programa stricto sensu em Educação. A fundamentação teórica está alojada no campo indisciplinar da Linguística Aplicada (LA), com ênfase nos estudos sobre letramento acadêmico e na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), sendo esta última o principal aporte teórico-metodológico para a microanálise dos dados. A metodologia utilizada é do tipo documental, com abordagem qualitativa, uma vez que considerando o contexto em que os dados foram coletados. O corpus da investigação é constituído por 12 artigos acadêmicos produzidos no contexto da disciplina “Formação do professor: uma abordagem psicanalítica”. A investigação revela uma escrita pouco reflexiva, predominantemente descritiva e pouco analítica. Somado a isso, problemas de natureza léxico-gramatical também são pontos a serem minimizados pelos participantes de pesquisa.

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Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, Universidade Ibirapuera

Doutor em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos).

Diego Moreira, Universidade Ibirapuera

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Ibirapuera (PPGE-UNIB).

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

PEREIRA, B. G.; MOREIRA, D. Letramento do professor a partir da Linguística Sistêmico-Funcional: um estudo sobre a escrita acadêmica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13694, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13694. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13694. Acesso em: 25 out. 2024.