Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48178Palavras-chave:
Educação Física, Educação Inclusiva, Pessoa com DeficiênciaResumo
A Lei 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD) e menciona a educação como direito e garantido sistemas educacionais inclusivos. Na perspectiva da Educação Inclusiva não é o(a) aluno(a) que tem que se adaptar, mas cabe a escola promover o acesso ao conhecimento/aprendizado. Assim, objetivamos narrar um relato da experiência educativa de um professor-pesquisador com alunos(as) com Necessidades Educacionais Especiais. O interesse no estudo surgiu frente à história de vida do primeiro autor como docente e diante dos desafios com a educação na perspectiva inclusiva. A abordagem qualitativa nos permitiu tecer narrativas geradas na educação básica e analisadas com duas professoras-pesquisadoras, com o intuito de desvelar os enredos pertinentes à inclusão na experiência com a Educação Física. Dessa forma, concluiu-se provisoriamente que o processo de inclusão nas aulas de Educação Física vai além das necessidades dos(as) alunos(as) partindo de uma vivência afetiva e experiencial dos(as) professores(as).
Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, A. J. O método nas ciências sociais. In: ALVESMAZZOTTI, J. A.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1999. Parte II, p.107-188.
BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A. S. M.; FIALHO, L. M. F. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Revista Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 5 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3527
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 25 mar. 2021.
BRASIL. Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: SEESP/MEC, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.
CAMISÃO, I. F. F. Percepção dos professores do ensino básico acerca da inclusão educativa de alunos com necessidades educativas especiais. 159p. Mestrado em Psicologia (Dissertação). Braga, Portugal: Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia; 2004.
CAPARROZ, F. E.; BRACHT, V. O tempo e o lugar de uma didática da educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan., 2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/53. Acesso em: 03 jul. 2017.
CONCEIÇÃO, Willian L. da. Histórias de vidas que se unem: a professora, o professor e os [elos com os] jovens infratores. 2017. 136f. Tese (Doutorado em Educação). Campinas - SP: Universidade Estadual de Campinas, 2017.
DARIDO, S. C. et al. A Educação Física, a formação do cidadão e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, 15(1): 17-32, jan/jun 2001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139482/134810. Acesso em: 23 ago. 2018.
DUEK, V. P. Docência e inclusão: reflexões sobre a experiência de ser professor no contexto da escola inclusiva. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2006.
FORTALEZA (PREFEITURA MUNICIPAL). Educação Especial. 2021. Disponível em: http://educacao.fortaleza.ce.gov.br/index.php/rede-de-ensino/educacao-especial. Acesso em: 25 mar. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 25ª ed., Paz e Terra, São Paulo, 1996.
LACERDA, Lúcia Loreto; MORAIS, Cristina Richter Costa. o ensino da língua de sinais para crianças ouvintes: uma proposta de biliguismo às avessas. Anais do XI Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2013.
LANUTI, J. E. O. E; MANTOAN, M. T. E. Como os estudantes considerados com deficiência atrapalham “os demais”? Revista ENSIN@ UFMS, Três Lagoas, v. 2, n. 6, pp. 57-67. 2021. DOI: https://doi.org/10.55028/revens.v2i6.14708
LAZZARETTI, B.; FREITAS, A. S. Família e escola: contribuindo para o processo de inclusão escolar de crianças com deficiências. Caderno Intersaberes, vol. 5, n. 6, p. 1-13, jan.dez., 2006.
LOPES, Silmara Aparecida. Considerações sobre a terminologia Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Revista Educação Especial, v. 27 | n. 50 | p. 737-750 | set./dez. Santa Maria, 2014. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X13355
MAGALHÃES, R. B. P. (org). Reflexões sobre a diferença: uma introdução à educação especial. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2003.
MATTHIESEN, S. Q.; DARIDO, S. C.; LORENZZETO, L. A.; IORIO, L. S.; RANGEL, I. C. A.; RODRIGUES, L. H.; NETO, L. S. Linguagem, corpo e educação física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 7, n. 2, 2008. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/588/373. Acesso em: 28 ago. 2020.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: que é? por quê? como fazer? 1. Reimpressão – São Paulo: Summus, 2015.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
OLIVEIRA, F. F. Dialogando sobre educação, educação física e inclusão escolar. Revista Digital – Buenos Aires – Ano 8 – n. 51, ago., 2002. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd51/educa.htm. Acesso em: 08 ago. 2018.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; VENÂNCIO, Luciana. African and Indigenous games and activities: a pilot study on their legitimacy and complexity in Brazilian physical education teaching, Sport, education and society, 2021, pp. 718-732 . https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13573322.2021.1902298. Acesso em: 28 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2021.1902298
SANCHES NETO, L. A brincadeira e o jogo no contexto da educação física na escola. In: SCARPATO, M.; CAMPOS, M. Z. (Orgs.). Educação física: como planejar as aulas na educação básica. 2ª ed. São Paulo: Avercamp, 2017. p. 115-136.
TRINCA, J. R.; VIANNA, P. B. M. O lúdico como estratégia de inclusão. Revista Pós-graduação: Desafios Contemporâneos. v.1, n.1, jun., 2014. Disponível em: http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/revposgraduacao/article/view/616. Acesso em: 20 ago. 2018.
VENÂNCIO, L. O que nós sabemos? Da relação com o saber na e com a educação física em um processo educacional-escolar. Tese (Doutorado). Unesp-Presidente Prudente-SP, 2014.
VENÂNCIO, L.; BETTI, M.; FREIRE, E. S.; NETO, L. S. Modos de abordar a aprendizagem na Educação Física Escolar: sujeitos-interlocutores na relação com o saber. Rev. Bras. Educ. Fís. Escolar – REBESCOLAR, Ano II, V3 – Mar. 2016. Disponível em: https://www.rebescolar.com/Conpefe/MODOS-DE-ABORDAR-A-APRENDIZAGEM-NA-EDUCA%C3%87%C3%83O-F%C3%8DSICA-ESCOLAR%3A-SUJEITOS-INTERLOCUTORES-NA-RELA%C3%87%C3%83O-COM-O-SABER. Acesso em: 24 mar. 2021.
VENÂNCIO, L. As relações com os saberes e narrativas: achados preliminares a partir da Educação Física. 2017. In: FERNANDES, O. C.; COSTA JR, M. K.;VENÂNCIO, L. XXXVI Encontro de Iniciação Cientifica. Encontros Universitários da UFC 2017. Disponível em: www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/25853/51776. Acesso em: 08 set 2018.
VOIGT, Rafaela Dybas; PAULA, Adriana Inês de. Atividades inclusivas nas aulas de educação física: atitudes de Estudantes sobre Inclusão. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v.27, n.53, p.119-137, jan./jun. 2021. Disponível em: https://intermeio.ufms.br/index.php/intm/article/view/13604/9304. Acesso em: 28 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.55028/intermeio.v27i53.13604
WILSON, J. Doing justice to inclusion. European Journal of Special Needs Education, 15, 3, 297-304, 2000. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/088562500750017907. Acesso em: 23 ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/088562500750017907
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Symon Tiago Brandão de Souza, Arliene Stephanie Menezes Pereira, Luciana Venâncio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.