Formação inicial de professores que ensinam matemática: ampliando o processo formativo para além do “ligue os pontos”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11102

Palavras-chave:

Formação de professores, Estágio Supervisionado, Educação Infantil, Ensino da Matemática

Resumo

Neste trabalho, objetiva-se apontar proposições sobre a prática pedagógica a partir de estudos desenvolvidos na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado na educação infantil com conceitos matemáticos, diante do cenário atípico da pandemia de Covid-19, que assolou o mundo. Discute-se o papel atribuído à educação nesse contexto e se reafirma a indispensabilidade da escola e do ensino à apropriação dos conhecimentos elaborados pela humanidade e sua função essencial à constituição das novas gerações. A metodologia consiste em uma intervenção realizada com uma turma com crianças de 3 a 4 anos de um Centro de Educação Infantil, com base no conteúdo de medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento, massa e capacidade através de ações de ensino pautadas na Teoria Histórico-Cultural e na Atividade Orientadora de Ensino, as quais objetivam explorar o conteúdo além do “ligue os pontos”.

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Biografia do Autor

Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Paula Tamirys Moya, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Apucarana).

Edilson de Araújo dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

2024-05-27

Como Citar

LACANALLO-ARRAIS, L. F.; MOYA, P. T.; SANTOS, E. de A. dos. Formação inicial de professores que ensinam matemática: ampliando o processo formativo para além do “ligue os pontos”. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e11102, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11102. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11102. Acesso em: 14 out. 2024.