Esporte e família relacionados ao desempenho acadêmico: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13286

Palavras-chave:

Esporte, Família, Desempenho acadêmico

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa relacionada aos contextos esportivo, familiar e acadêmico, utilizando como referência Botelho, Cunha e Macedo (2011). Dos nove estudos selecionados, o maior número concentra-se nos continentes europeu e americano. As pesquisas, em sua maioria, foram quantitativas e, nas variáveis, identificou-se prevalência na análise da influência do esporte no desempenho acadêmico. O elo entre os estudos foi a prática esportiva, mas a análise de outras variáveis tornou cada pesquisa única. Três categorias surgiram: Esporte-Escola, Esporte-Família-Desempenho Acadêmico, e Esporte-Desempenho Acadêmico. Os estudos apontam barreiras, mas sugerem que, por meio do suporte da família e da escola, tais dificuldades podem ser minimizadas. Além disso, recomendam a elaboração de políticas educacionais sobre a importância da atividade física e da prática esportiva para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

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Biografia do Autor

Mariana Trindade Rosa de Souza, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e mestra em Educação UFPR na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e membro Centro de Educação e Pedagogia do Esporte (CEPEPE).

Murilo Gasperin, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela UFPR na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e membro Centro de Educação e Pedagogia do Esporte (CEPEPE).

Vanessa Melina Cotrim Rojas, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e mestra em Educação pela UFPR na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e membro Centro de Educação e Pedagogia do Esporte (CEPEPE).

Gislaine Cristina Vagetti, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação Física pela UFPR e Mestra em Ciências da Saúde, pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Professora Associada da UNESPAR- Curitiba e Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (CAPES 7).

Valdomiro de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Doutor e Mestre em Educação Física pela Unicamp. Professor associado do Departamento de Educação Física e professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (CAPES 7). Líder do Centro de Pesquisa em Educação e Pedagogia do Esporte (CEPEPE) da UFPR.

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

SOUZA, M. T. R. de; GASPERIN, M.; ROJAS, V. M. . C.; VAGETTI, G. C.; OLIVEIRA, V. de. Esporte e família relacionados ao desempenho acadêmico: uma revisão integrativa. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13286, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13286. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13286. Acesso em: 21 dez. 2024.