Sequência Didática para elaboração de Projetos Tecnopedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12613

Palavras-chave:

Sequência Didática, Projeto Tecnopedagógico, Colaboração, TDIC

Resumo

O presente artigo apresenta e discute o processo de elaboração de uma sequência didática (SD) para a proposição de um projeto tecnopedagógico. Aborda, ainda, os resultados da aplicação desse projeto. Objetiva-se detalhar as fases de elaboração e os contextos em que esse projeto tem viabilidade de ser aplicado. Para tanto, foi realizada uma SD abordando os principais aspectos pedagógicos em diálogo com recursos de Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) existentes no ambiente escolar de diferentes níveis e realidades educacionais. Foi possível concluir que a SD proposta foi capaz de desenvolver nos estudantes de Pós-Graduação do Curso de Especialização em Informática na Educação conhecimentos necessários para realizar melhores práxis pedagógicas no contexto da tecnopedagogia. A proposta de SD apresentada caracteriza-se como flexível, e possibilitou a elaboração de projetos tecnopedagógico para diferentes objetivos, níveis e modalidades de ensino em consonância com a Educação 4.0 e 5.0.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leizer Fernandes Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutorado em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela USC - Espanha. Mestrado em Educação para Ciências e Matemática e Graduação em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Rita Rodrigues de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de São Paulo. Mestrado em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Goiás e Licenciatura em Língua Espanhola pela mesma instituição. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Neto e Augusto Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

COLL, César. TICs y práticas educativas: realidades y expectativas. Madrid: Fundación Santillana, 2007. 22 p.

DA SILVA MONTEIRO, Jean Carlos; RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes; PINHEIRO, Sheila Cristina Birino. Comunicação, educação e tecnologia: reflexões interdisciplinares sobre o kahoot. TRIVIUM, v. 6, n. 3, 2019.

FELCHER, Carla Denize Ott; FOLMER, Vanderlei. EDUCAÇÃO 5.0: Reflexões e perspectivas para sua implementação. Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER), p. e5/01-15, 19 out. 2021.

FELCHER, Carla Denize Ott; BLANCO, Gisele Silveira; FOLMER, Vanderlei. Educação 5.0: uma sistematização a partir de estudos, pesquisas e reflexões. Research, Society and Development, v. 11, n. 13, p. e186111335264, 4 out. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FÜHR, Regina Candida. A Tecnopedagogia na Esteira da Educação 4.0: Aprender a aprender na cultura digital. V CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Educação no Século XXI, 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID5295_08082018120756.pdf. Acesso em 15 de mar. 2024.

GUÀRDIA, Lourdes; MAINA, Marcelo. Módulo de conceptualización del diseño tecnopedagógico. 2012.

LOEPER, Juciele Gemin. CAMARGO, Sérgio. Integração das tecnologias digitais nos projetos políticos pedagógicos. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 1, 12 nov. 2018.

MAROQUIO, Vanusa Stefanon. Sequências didáticas como recurso pedagógico na formação continuada de professores / Didactic sequences as a pedagogical resource in continuing teacher education. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 10, p. 95397–95409, 6 out. 2021.

MORAES, Leizer Fernandes.; SOUZA, Rita Rodrigues; SILVA JUNIOR, Aladir Ferreira. Práticas Pedagógicas Colaborativas a partir de projetos tecnopedagógicos. In: Ivo Dickmann; Ivanio Dickmann. (Org.). Educação Brasil. 1ed.Chapecó: Livrologia, 2019, v. 5, p. 79-95.

NAGUMO, Estevon; TELES, Lúcio França; SILVA, Lucélia de Almeida. A utilização de vídeos do Youtube como suporte ao processo de aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, p. e3757008, 15 jan. 2020.

PAULA, Bruna Braga de; MARTINS, Camila Bertini; OLIVEIRA, Tiago de. Análise da crescente influência da Cultura Maker na Educação: Revisão Sistemática da Literatura no Brasil. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 7, p. e134921–e134921, 7 jun. 2021.

RAMOS, Semíramis Cartonilho de Souza et al.Ensino, monitoria e promoção da saúde em tempos de pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 8, p. e45410817544, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i8.17544. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17544. Acesso em: 26 fev. 2024.

RODRIGUES FONTE, Kamila et al. UTILIZANDO A PLATAFORMA KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO CENTRO EDUCACIONAL JOÃO LOBO NO MUNICÍPIO DE CAREIRO – AM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, v. 4, n. 9, p. e493980, 7 set. 2023.

RODRÍGUEZ DE LOS RÍOS, Luis Alberto et al. El diseño técnico pedagógico: Aspectos conceptuales y metodológicos. Revista EDUCA UMCH, n. 19, p. 204–223, 12 jun. 2022.

SERAFIM, Ruth de Sousa Gondim; GONDIM, Raquel de Sousa; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. O uso da Cultura Maker no ambiente escolar e sua interlocução com o ensino de Língua Portuguesa: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educar Mais, v. 7, p. 683–702, 9 ago. 2023.

SOUSA, Socorro de Maria Rodrigues et al. Estratégias tecnológicas utilizadas no ensino durante a pandemia. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, p. e20911124762, 4 jan. 2022.

TORRES, Tércia Zavaglia; AMARAL, Sérgio Ferreira do. Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. ETD Educação Temática Digital, v. 12, n. 03, p. 49-72, 2011.

UNDERWOOD, Jean. The impact of digital technology: a review of the evidence of the impact of digital technologies on formal education. Coventry, UK: Becta, 2009. 27p. Disponível em: https://dera.ioe.ac.uk/id/eprint/10491/. Acesso em 20 de fev. 2024.

VIEIRA, Márcia de Freitas; SILVA, Carlos Manoel Seco da. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, n. 0, p. 1013–1031, 14 dez. 2020.

ZABALA, António. A Prática Educativa: Como Ensinar. Penso Editora, 2015.

ZEDNIK, Herik. et al. Tecnologias Digitais na Educação: proposta taxonômica para apoio à integração da tecnologia em sala de aula. Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE). Anais... Em: ANAIS DO XX WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA. SBC, 3 nov. 2014. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/16613. Acesso em: 15 fev. 2024.

ZEDNIK, Herik et al. Taxonomia e matriz de decisão das tecnologias digitais na educação: proposta de apoio à incorporação da tecnologia em sala de aula. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 2, n. 1, p. 85–104, 25 nov. 2014.

Publicado

2024-06-18

Como Citar

MORAES, L. F.; SOUZA, R. R. de. Sequência Didática para elaboração de Projetos Tecnopedagógicos. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12613, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12613. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12613. Acesso em: 21 dez. 2024.