O uso da arte na Indústria Cultural à luz de Adorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13074

Palavras-chave:

Indústria Cultural, Alienação de Massa, Uso da Arte

Resumo

O papel da arte na história da humanidade sempre foi proeminente e permanece assim até hoje. Theodor Adorno, da Escola de Frankfurt, cunhou o termo "indústria cultural" para criticar o uso da arte pelos economicamente dominantes. Este artigo analisa os princípios e mecanismos de massificação e alienação através do uso da arte pela indústria cultural. Adorno questiona a perda de subjetividade por meio do uso da tecnologia para controlar a população. O estudo revela o objetivo da indústria cultural de promover bens de consumo sob o sistema capitalista. Sugere-se que estudos futuros explorem a originalidade das massas e as comparem com os efeitos da indústria cultural, pois a massa é um fator importante na execução de seus mecanismos. A arte tem um impacto fascinante no ser humano, mas a indústria cultural a explora para servir a seus propósitos, levando à perda da autonomia humana e ao controle total da população. 

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Biografia do Autor

Diego de Oliveira da Cunha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutorando e Mestre em Administração (Unigranrio), Especialista em Informática na Educação (IFMA), Tecnólogo em Processos Gerenciais - Gestão Empresarial (UCB), Bacharel em Administração (UniFatecie/Celso Lisboa), Técnico em Administração (CIEMS). Também cursando Curso Superior de Tecnologia em Tecnologia da Informação (EaD) pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Ely Severiano Júnior, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutorando e Mestre em Administração na linha de pesquisa de Estratégia e Governança, Especialização em Gestão e Governança de TI, graduado em Sistema de Informação pela Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ.

Davi José de Souza da Silva, Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO | Afya

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012-2017) com Estágio de Pesquisa no Justitia Amplificata - Advanced Centre, na Goethe Universität, Frankfurt am Main, Alemanha (2014); Mestre em Direito com ênfase em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2006-2008); Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia - UNAMA, com habilitação em Direito das Organizações Internacionais e Direito Internacional Privado (2001-2005). Também tem formação na área da gestão: MBA em Gestão Educacional pelo IBMEC - SP; Especialista pela PUC-PR: Saúde 4.0 - Gestão, Tecnologia e Inovação; e Gestão Estratégica de Negócios pela Conquer Busines School.

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

CUNHA, D. de O. da; SEVERIANO JÚNIOR, E.; SILVA, D. J. de S. da. O uso da arte na Indústria Cultural à luz de Adorno. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13074, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13074. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13074. Acesso em: 25 out. 2024.