Novo Ensino Médio e o projeto de vida: articulações e sentidos na atuação docente
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11840Palavras-chave:
Projeto de Vida, Novo Ensino Médio, Teoria da Atuação, Ciclo de PolíticasResumo
O presente artigo visa compreender os sentidos da atuação docente a partir dos Projetos de Vida propostos no NEM, entendendo o processo de atuação política e identificando as estratégias utilizadas pelos atores dessa política. O trabalho é de de cunho qualitativo, documental e bibliográfico. Foram selecionadas pesquisas que abordam o NEM e o Projeto de Vida, que apresentam o desenvolvimento da política. Apresentamos como base teórica os estudos de Ball e Bowe (1992) sobre a movimentação das políticas no ciclo contínuo, e Ball, Maguire e Braun (2016), que abordam sobre a teoria da atuação das políticas. É possível entender alguns dos sentidos percebidos pelos docentes por meio do Projeto de Vida do NEM. Ao analisarmos as produções, percebemos lacunas que afetam esta política, desde a dinâmica da carga horária dos professores até as necessidades estruturais.
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