Novo Ensino Médio e o projeto de vida: articulações e sentidos na atuação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11840

Palavras-chave:

Projeto de Vida, Novo Ensino Médio, Teoria da Atuação, Ciclo de Políticas

Resumo

O presente artigo visa compreender os sentidos da atuação docente a partir dos Projetos de Vida propostos no NEM, entendendo o processo de atuação política e identificando as estratégias utilizadas pelos atores dessa política. O trabalho é de de cunho qualitativo, documental e bibliográfico. Foram selecionadas pesquisas que abordam o NEM e o Projeto de Vida, que apresentam o desenvolvimento da política. Apresentamos como base teórica os estudos de Ball e Bowe (1992) sobre a movimentação das políticas no ciclo contínuo, e Ball, Maguire e Braun (2016), que abordam sobre a teoria da atuação das políticas. É possível entender alguns dos sentidos percebidos pelos docentes por meio do Projeto de Vida do NEM. Ao analisarmos as produções, percebemos lacunas que afetam esta política, desde a dinâmica da carga horária dos professores até as necessidades estruturais.  

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Biografia do Autor

Clara Wesllyane Morais da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Bolsista na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq). Pedagoga pela UERN.

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da Faculdade de Educação (FE/UERN). Líder do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq).

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Publicado

2024-07-20

Como Citar

SILVA, C. W. M. da; SANTOS, J. M. C. T. Novo Ensino Médio e o projeto de vida: articulações e sentidos na atuação docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e11840, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11840. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11840. Acesso em: 14 out. 2024.