A docência do Ensino Superior no curso de bacharelado em Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12565Palavras-chave:
Exame de Proficiência, Docência no Ensino Superior, Ciências Contábeis.Resumo
O artigo examina os resultados dos exames de proficiência de 2020 a 2023 e analisa a relevância da atuação docente nos cursos de Ciências Contábeis. A pesquisa, de natureza bibliográfica e documental, destaca os altos índices de reprovação dos acadêmicos como um indicativo dos desafios no processo de ensino e aprendizagem. Um dos principais desafios identificados é a formação pedagógica dos professores de Ciências Contábeis. O estudo argumenta que, além de uma sólida formação teórica e prática profissional, é crucial que os docentes recebam formação pedagógica adequada. Essa formação deve incluir conhecimentos didáticos para garantir que os futuros contadores adquiram os conhecimentos necessários de forma crítica e integrada. A conclusão do artigo é que as instituições de ensino devem investir na formação pedagógica dos professores como uma estratégia para melhorar os índices de aprovação nos exames de proficiência.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resolução CFC nº 1.486, de 15 de maio de 2015. Regulamenta o Exame de Suficiência com requisito para obtenção de Registro Profissional em Conselho de Contabilidade (CRC). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 maio 2015. Disponível em: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucao-cfc-1486-2015.htm. Acesso em: 6 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 out. 2023.
BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Relatórios estatísticos do Exame de Suficiência. Disponível em: https://cfc.org.br/registro/exame-de-suficiencia/relatorios-estatisticos-do-exame-de-suficiencia/. Acesso em: 10 set. 2023.
DAVÍDOV, V. V. A escola e o desenvolvimento psíquico: investigação teórica e experimental. Moscou: Editorial Progreso, 1988.
IUDÍCIBUS, S. de M.; JUCÁ, C. Introdução à Teoria da Contabilidade. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
LIBÂNEO, J. C. O ensino de graduação na universidade: a aula universitária. 2000. Disponível em: www.ucg.br/site_docente/edu/libaneo/pdf/ensino/pdf. Acesso em: 12 set. 2023.
MARSIGLIA, A. C. G.; SACCOMANI, M. C. Contribuições da periodização histórico-cultural do desenvolvimento para o trabalho pedagógico histórico-crítico. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Orgs.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 343-368.
OLIVEIRA, Luís Martins de; NAGATSUKA, Divane A. S. Introdução à Contabilidade. São Paulo: Futura, 2000.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. São Paulo: Autores Associados, 2011.
VIGOTSKI, L. S. A construção do Pensamento e da linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ieda Cristina Lima Feitosa Gutierres (Autor); Eliéte Zanelato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.