A docência do Ensino Superior no curso de bacharelado em Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12565

Palavras-chave:

Exame de Proficiência, Docência no Ensino Superior, Ciências Contábeis.

Resumo

O artigo examina os resultados dos exames de proficiência de 2020 a 2023 e analisa a relevância da atuação docente nos cursos de Ciências Contábeis. A pesquisa, de natureza bibliográfica e documental, destaca os altos índices de reprovação dos acadêmicos como um indicativo dos desafios no processo de ensino e aprendizagem. Um dos principais desafios identificados é a formação pedagógica dos professores de Ciências Contábeis. O estudo argumenta que, além de uma sólida formação teórica e prática profissional, é crucial que os docentes recebam formação pedagógica adequada. Essa formação deve incluir conhecimentos didáticos para garantir que os futuros contadores adquiram os conhecimentos necessários de forma crítica e integrada. A conclusão do artigo é que as instituições de ensino devem investir na formação pedagógica dos professores como uma estratégia para melhorar os índices de aprovação nos exames de proficiência.

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Biografia do Autor

Ieda Cristina Lima Feitosa Gutierres, Universidade Federal de Rondônia

Pós graduanda em Docência no Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia.

Eliéte Zanelato, Universidade Federal de Rondônia

Professora do programa de Pós Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia.

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Publicado

2024-09-05

Como Citar

GUTIERRES, I. C. L. F.; ZANELATO, E. A docência do Ensino Superior no curso de bacharelado em Ciências Contábeis. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12565, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12565. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12565. Acesso em: 10 out. 2024.