A docência do Ensino Superior no curso de bacharelado em Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12565

Palavras-chave:

Exame de Proficiência, Docência no Ensino Superior, Ciências Contábeis.

Resumo

O artigo examina os resultados dos exames de proficiência de 2020 a 2023 e analisa a relevância da atuação docente nos cursos de Ciências Contábeis. A pesquisa, de natureza bibliográfica e documental, destaca os altos índices de reprovação dos acadêmicos como um indicativo dos desafios no processo de ensino e aprendizagem. Um dos principais desafios identificados é a formação pedagógica dos professores de Ciências Contábeis. O estudo argumenta que, além de uma sólida formação teórica e prática profissional, é crucial que os docentes recebam formação pedagógica adequada. Essa formação deve incluir conhecimentos didáticos para garantir que os futuros contadores adquiram os conhecimentos necessários de forma crítica e integrada. A conclusão do artigo é que as instituições de ensino devem investir na formação pedagógica dos professores como uma estratégia para melhorar os índices de aprovação nos exames de proficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ieda Cristina Lima Feitosa Gutierres, Universidade Federal de Rondônia

Pós graduanda em Docência no Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia.

Eliéte Zanelato, Universidade Federal de Rondônia

Professora do programa de Pós Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia.

Referências

BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resolução CFC nº 1.486, de 15 de maio de 2015. Regulamenta o Exame de Suficiência com requisito para obtenção de Registro Profissional em Conselho de Contabilidade (CRC). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 maio 2015. Disponível em: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucao-cfc-1486-2015.htm. Acesso em: 6 jul. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 out. 2023.

BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Relatórios estatísticos do Exame de Suficiência. Disponível em: https://cfc.org.br/registro/exame-de-suficiencia/relatorios-estatisticos-do-exame-de-suficiencia/. Acesso em: 10 set. 2023.

DAVÍDOV, V. V. A escola e o desenvolvimento psíquico: investigação teórica e experimental. Moscou: Editorial Progreso, 1988.

IUDÍCIBUS, S. de M.; JUCÁ, C. Introdução à Teoria da Contabilidade. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

LIBÂNEO, J. C. O ensino de graduação na universidade: a aula universitária. 2000. Disponível em: www.ucg.br/site_docente/edu/libaneo/pdf/ensino/pdf. Acesso em: 12 set. 2023.

MARSIGLIA, A. C. G.; SACCOMANI, M. C. Contribuições da periodização histórico-cultural do desenvolvimento para o trabalho pedagógico histórico-crítico. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Orgs.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 343-368.

OLIVEIRA, Luís Martins de; NAGATSUKA, Divane A. S. Introdução à Contabilidade. São Paulo: Futura, 2000.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. São Paulo: Autores Associados, 2011.

VIGOTSKI, L. S. A construção do Pensamento e da linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2001.

Publicado

2024-09-05

Como Citar

GUTIERRES, I. C. L. F.; ZANELATO, E. A docência do Ensino Superior no curso de bacharelado em Ciências Contábeis. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12565, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12565. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12565. Acesso em: 21 nov. 2024.