Práticas docentes de educação de jovens e adultos: as licenciaturas da Universidade Estadual do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13350

Palavras-chave:

Formação Docente, Cursos de Licenciatura. , Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a dimensão da formação inicial para lecionar nessa área de formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, que tem como material de análise as estruturas curriculares, os programas e os planos de ensino de disciplinas dos cursos de licenciatura da UEMA. No processo de análise, com exceção ao curso de Pedagogia, observa-se que as demais licenciaturas não possuem componentes curriculares específicos voltados para a EJA. Esta modalidade exige da escola e do professor uma reconfiguração de suas práticas, portanto, a formação inicial docente é compreendida como fundamental para atender às especificidades escolares dos estudantes da EJA, apontando para a necessidade de reestruturação dos currículos dos cursos de licenciatura pesquisados.

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Biografia do Autor

Diego Rodrigo Pereira, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Maranhão.

Alexandre Viana Verde, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Educação pelo programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão. Professor da Educação Básica. Membro do grupo de pesquisa: Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana.

Francisca das Chagas Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós Graduação/Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

2024-08-08

Como Citar

PEREIRA, D. R.; VERDE, A. V.; LIMA, F. das C. S. Práticas docentes de educação de jovens e adultos: as licenciaturas da Universidade Estadual do Maranhão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13350, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13350. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13350. Acesso em: 10 out. 2024.