O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O artigo foi devidamente revisado e normalizado por profissional competente.
  • O resumo foi traduzido por profissional da área de Letras/Inglês e não se utilizou exclusivamente o Google tradutor ou outro programa de tradução.
  • Declaro que estou ciente de que os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo publicado em seus artigos.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
    Não excede 17 páginas em caso de artigos.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível em links ativos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. Ou seja, estão no template disponibilizado no site.
  • O texto está em espaço 1,5 cm; usa uma fonte Arial de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL e referências); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Serão preenchidos os metadados de todos os autores por completo - ORCID, URL do Lattes, Mini Currículom nome completo da Instituição.
  • Concordo com a publicação pré-print e pós-print consoante a decisão do editor

Diretrizes para Autores

Apresentação dos trabalhos

A responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), ou seja, a revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades" não se responsabiliza pelos dados, opiniões e conteúdos encaminhados para publicação.

Ao enviar o artigo para a revista, o autor compromete-se a não encaminhar para outro(s) veículo(s) de publicação pelo prazo de seis meses, a contar da data do envio.

As propostas devem ser submetidas via internet, conforme tutorial, pelo endereço: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo

Antes do envio do artigo, deve-se conferir se todos os autores estão cadastrados na plataforma da revista com seus respectivos metadados inseridos.  Importa esclarecer que é obrigatório o preenchimento dos seguintes campos: nome completo, e-mail, país, URL do com o link do LATTES (em caso de brasileiros), ORCID, afiliação institucional e minicurrículo. O preenchimento dessas informações deve estar tanto no perfil dos autores cadastrado na revista quanto no documento do word.

Os artigos devem ser encaminhados em arquivo Word for Windows, versão 6.0 ou superior, com extensão (.doc), em fonte Arial, tamanho 12, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior e laterais de 2,5 cm. Os artigos devem ter a extensão mínima de 10 e máxima de 17 páginas (salvo exepcionalidades justificadas). Deve-se colocar a identificação e todas as informações solicitadas no template porque realizamos avaliação aberta, sem preservação de anonimato, seja dos autores ou avaliadores.

Os manuscritos poderão possuir no máximo seis autores(as), igualmente responsáveis pelo artigo, salvo excepcionalidades justificadas, sendo preferencialmente  pelo menos um com título de mestre ou doutor. 

A revista não estabele grau mínimo de titulação para autores interessados na submissão de artigos, no entanto, aconselha que sejam orientados por mestres e doutores.

Deve-se respeitar o intervalo de um ano para publicação de mesmo autor ou coautor.

A Revpemo não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão, avaliação ou editoração. No entanto, solicita-se aos autores a uma contribuição voluntária de vinte e cinco reais (R$ 25,00) por autor  para atribuição do DOI  e verificação de similaridade no Simirarity Check - Ithenticate.

Prioriza-se a publicação de artigos de leitores das revistas Práticas Educativas, Memórias e Oralidades e Educação & Formação, logo, sugere-se ler as publicações dessas revistas para dialogar com a discussão dos seus resultados de pesquisa. Visitar a revista na página https://revistas.uece.br/index.php/redufor

título deve vir em português e inglês, com caixa baixa, centralizado, negrito e letra inicial em maiúscula. Ele deve conter, no máximo, 15 palavras (conta-ae artigos, preposições etc.).

Os resumos devem ter no mínimo 100 e no máximo 150 palavras, vir em  português e inglês, acompanhados de  palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco). A fonte será Arial, tamanho 11, com espaçamento entre linhas simples.

OBS: As palavras-chave devem constar no Thesaurus Brasileiro da Educação:

http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1

As referências devem seguir as normas da ABNT e inseridas tanto no sistema da revista, durante a submissão do artigo, quanto no arquivo do Word ou em outro editor de texto. Recomenda-se a utilização de referencial teórico atualizado.

As notas devem ser usadas, somente quando estritamente necessário para algum esclarecimento, no fim do texto. Seus textos devem ser sucintos, corpo 10, alinhados à esquerda com espaçamento simples. Elas devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo.

No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, que seja encaminhado, em documento suplementar, os Termos de Consentimento Livre e Esclarecidos – TCLE, correspondentes aos sujeitos da pesquisa ou o parecer de aprovação do comitê de ética. Em conformidade com as boas práticas da ciência aberta, informamos que é necessário mencionar qualquer conflito de interesse existente, bem como inserir o referenciamento e a disponibilização dos dados utilizados e gerados pela pesquisa, código de programa de processamentos de dados e outros materiais subjacentes ao texto para efeitos de avaliação, reuso e reprodutibilidade.

 

Ilustrações

As tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridas no corpo do texto com títulos e legendas em acordo com a ABNT. As figuras devem ser evitadas.

Citações

As citações no texto devem utilizar o sistema autor-data e seguir as normas da ABNT para esse sistema.

Em citações diretas ou literais o nome do autor fora de parênteses tem apenas a inicial maiúscula e dentro de parênteses, todas as letras maiúsculas (AUTOR, data, página). Para citações até três linhas, usam-se aspas, sem itálico. Citações com mais de três linhas, são recuadas 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 10, espaçamento simples, sem aspas e sem itálico.

Em citações indiretas, se o nome do autor estiver inserido no texto, usa-se apenas a inicial maiúscula com a data entre parênteses. Caso o nome do autor venha entre parênteses, todas as letras em maiúscula e a data, sem a necessidade de colocar a página.

As menções de autores no texto subordinar-se-ão as Normas Técnicas da ABNT  NBR 10520, agosto 2002. Exemplos:

Fialho (2019, p. 15); (FIALHO, 2019) e (FIALHO, 2019, p. 21).

  • As referências no final do texto precisam obedecer às Normas Técnicas da ABNT, NBR 10520, agosto 2002.
  • Não utilizar travessão (______), ao contrário, repetir o nome do autor, quando houver mais de uma referência do mesmo. Exemplos:

Livro

FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues (Org.) . Docência e formação: percursos e narrativas. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2017. v. 1. 198p.

Periódico

VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, v. 3, n. 8 mai./ago., p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278/206 Acesso em: 02 jan. 2020.

Tese e dissertação

MOTA, Maria Danielle Araújo. Laboratórios de Ciências/Biologia nas escola públicas do estado do Ceará (1997-2017): realizações e desafios. Tese (Doutorado em Educação)  Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45994 Acesso em 06 de jan. 2020.

COSTA, Maria Aparecida Alves da. Maria Cinobelina Alves: docência na Escola Normal (1981-1988). Dissertação (Mestrado em Educação)  Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/noticias/dissertacoes/ Acesso em 06 de jan. 2020.

Monografia

OLIVEIRA, Antonio Elinaldo Alves de. A importância pelo ensino de educação à distância pela utilização da plataforma Moodle. Fortaleza, 2018. Monografia (Especialização em Educação à distância: fundamentos e ferramentas) - Universidade Estadual do Ceará, 2018. 

Trabalho apresentado em congresso

MENDES, Marcia Cristiane Ferreira; COSTA, Maria Aparecida Alves da; FIALHO, Lia Machado Fiuza; BRANDENBURG, Cristina. Iolanda dos Santos Mendonça: la participación de las mujeres en los movimientos indígenas (1970-2000). In: VIII Encuentro Internacional de Historia Oral Y Memorias, 2019, Bogotá. Anais do VIII Encuentro Internacional de Historia Oral Y Memorias. Bogotá, 2019. p. 1-12. Disponível em https://www.historiaoral.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=103 Acesso em 06 de jan. 2020.

Entrevista

LÚCIO. Entrevista. Fortaleza, 17 maio. 2015.

Artigo ou matéria de Jornal

OLIVEIRA, Sara. Como os jovens setem os livros e a cidade. O Povo, Fortaleza, 16 de Agosto de 2019. Seção O Povo Educação. Disponível em: https://digital.opovo.com.br/opovoeducacao/. Acesso em: 06 de jan. 2020.

Documentos eclesiásticos

FREGUESIA DA GLORIOSA Sant'Ana do Seridó. Termo de matrimônio de Ana Joaquina do Sacramento e Francisco Correia d'Avila. Vila Nova do Príncipe, 1812. In: MEDEIROS FILHO, Olavo de. Velhas famílias do Seridó. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1981.

FREGUESIA DA GLORIOSA Sant'Ana do Seridó. Assento de óbito de Caetano Barbosa de Araújo. Vila Nova do Príncipe, 1842. In: MEDEIROS FILHO, Olavo de. Velhas famílias do Seridó. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1981.

Testamento

SILVA, Caetano de Souza. Testamento. Caicó/Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana, 1890. (Documento manuscrito de 22 de julho de 1890, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC − Caicó).

Testamentos e autos de contas

NASCIMENTO, Joaquina Maria do. Testamento e autos de contas. Vila do Príncipe /Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana, 1850. (Documento manuscrito de 20 de agosto de 1850, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC - Caicó).

Legislação educacional, Constituição, mensagem governamental

BRASIL. Decreto nº 19.444, de 01 de dezembro de 1930. Dispõe sobre os serviços que ficam a cargo do Ministério da Educação e Saúde Pública, e dá outras providências. Disponível em: Acesso em: 13 fev. 2013.

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (10 de novembro de 1937). Disponível em: Acesso em: 26 mar. 2013.

BRASIL. Decreto-Lei nº 4.958, de 14 de novembro de 1942. Institui o Fundo Nacional do Ensino Primário e dispõe sobre o Convênio Nacional de Ensino Primário. Disponível em: Acesso em: 25 mar. 2013.

BRASIL. Mensagem apresentada ao Congresso Nacional pelo Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira na abertura da sessão legislativa de 1957. A educação nas mensagens presidenciais. Brasília: MEC/INEP, 1987. (v. 2, 1890-1986). 

 
 

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