Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O artigo foi devidamente revisado e normalizado por profissional competente.
  • O resumo foi traduzido por profissional da área de Letras/Inglês/Espanhol e não se utilizou exclusivamente o Google tradutor ou outro programa de tradução.
  • Declaro que estou ciente de que os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo publicado em seus artigos.
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
    Não excede 25 páginas em caso de artigos.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível em links ativos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. Ou seja, estão no template disponibilizado no site.
  • O texto está em espaço 1,5 cm; usa uma fonte Arial de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL e referências); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Serão preenchidos os metadados de todos os autores por completo - ORCID, URL do Lattes, Mini Currículo nome completo da Instituição.
  • Concordo com a publicação pré-print e pós-print consoante a decisão do editor

Diretrizes para Autores

O fluxo de artigos para Rev.Pemo está aberto para demanda espontanea, bem como para a proposição de dossiês. Todavia, com o mote de evitar endogenia, não estamos aceitando artigos de autores da Universidade Estadual do Ceará.

Apresentação dos trabalhos

As propostas devem ser submetidas via internet, conforme tutorial, pelo endereço: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo

Antes do envio do artigo, deve-se conferir se todos os autores estão cadastrados na plataforma da revista com seus respectivos metadados inseridos.  Importa esclarecer que é obrigatório o preenchimento dos seguintes campos: nome completo, e-mail, país, URL do link do LATTES (em caso de brasileiros), ORCID, afiliação institucional e minicurrículo. 

Os artigos devem ser encaminhados em arquivo Word for Windows, versão 6.0 ou superior, com extensão (.doc), em fonte Arial, tamanho 12, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior 2,5 cm e erquerda, direita de 2,1 cm. Os artigos devem ter a extensão mínima de 12 e máxima de 25 páginas (salvo exepcionalidades justificadas). No caso de produtos pedagógicos, a extensão máxima pode ser de até 40 páginas. Deve-se colocar a identificação e todas as informações solicitadas no template porque realizamos avaliação aberta, sem preservação de anonimato, seja dos autores ou dos avaliadores.

Os manuscritos poderão conter, no máximo, seis autores(as), igualmente responsáveis pelo artigo, salvo excepcionalidades justificadas, sendo, preferencialmente, pelo menos um com título de doutor. A contribuição de cada autor será indicada em campo específico ao final do texto, indicando expressamente sua contribuição.

Deve-se respeitar o intervalo de um volume/ano para a publicação de mesmo autor ou coautor, ou seja, um autor não poderá ter dois artigos de sua autoria ou coautoria publivados no mesmo ano.

título deve vir em português e inglês, com caixa baixa, centralizado, negrito e letra inicial em maiúscula, fonte Arial 12. Deve conter, no máximo, 15 palavras (conta-se artigos, preposições etc.).

Os resumos devem ter, no mínimo, 100 e, no máximo, 150 palavras. Vir em  português e inglês, acompanhados de  palavras-chave (no mínimo, três e, no máximo, cinco). Fonte Arial, tamanho 11, com espaçamento simples entre linhas.

OBS: As palavras-chave devem constar no Thesaurus Brasileiro da Educação:

http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1

As referências devem seguir as normas da ABNT e estar inseridas tanto no sistema da revista, durante a submissão do artigo, quanto no arquivo do Word ao final do texto, em ordem alfabética, com espaçamento simples entre linhas,  um “enter” separando cada referência e alinhadas à esquerda. Recomenda-se a utilização de referencial teórico atualizado.

As notas devem ser usadas somente quando estritamente necessário, para algum esclarecimento, em rodapé. Devem ser sucintas, corpo 10, alinhados à esquerda, com espaçamento simples. Elas devem ser apresentadas em algarismos cardinais, com numeração única e consecutiva para todo o artigo.

No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, deve-se encaminhar, em documento suplementar, os Termos de Consentimento Livre e Esclarecidos – TCLE correspondentes aos sujeitos da pesquisa ou o parecer de aprovação do comitê de ética.

É necessário mencionar qualquer conflito de interesse existente, no campo comentários ao editor. Nessa mesma caixa de texto, inserir o referenciamento e a disponibilização dos dados utilizados e gerados pela pesquisa, código de programa de processamentos de dados e outros materiais subjacentes ao texto para efeitos de avaliação, reuso e reprodutibilidade.

A responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), ou seja, a revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades" (Rev.Pemo) não se responsabiliza pelos dados, opiniões e conteúdos encaminhados para publicação.

Ao enviar o artigo para a revista, o autor compromete-se a não encaminhar para outro(s) veículo(s) de publicação pelo prazo de seis meses, a contar da data do envio.

A Rev.Pemo não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão, avaliação ou editoração. A avaliação, a correção do português, a normalização, a diagramação, a conferência de similaridade no Ithenticat, a marcação XML com Amelica e a atribuição de DOI é responsabilidade da equipe técnica da revista , sem custo aos autores. No entanto, a tradução ao segundo idioma é de responsabilidade dos autores, sendo realizada por profissionais indicados pela revista.

Propostas de dossiê/número temático

A Revista Rev.Pemo recebe proposta de dossiê/número temático, compostos de 10 (dez) a 18 (dezoito) artigos que respeitem as normas supracitadas e se adequem as seguintes orientações:

- Todos os artigos devem possuir estreita relação com o título/temática proposta;

- O dossiê/número temático deve apresentar representação de autores de diversas regiões, sendo considerado um máximo de 2 (dois) textos de uma mesma instituição;

- A proposta deve incluir um mínimo de 1 (um) artigo internacional para cada 6 (cinco) artigos nacionais.

Ilustrações

As tabelas, quadros, figuras e gráficos devem ser inseridos no corpo do texto com títulos e legendas em acordo com a ABNT. 

Citações

As citações no texto devem utilizar o sistema autor-data e seguir as normas da ABNT-NBR 10520, julho 2023 para esse sistema.

Em citações diretas ou literais o nome do autor fora e dentro de parênteses tem apenas a inicial maiúscula (Autor, data, página). Para citações até três linhas, usam-se aspas, sem itálico. Citações com mais de três linhas, são recuadas 4 cm da margem esquerda, fonte menor, espaçamento simples, sem aspas e sem itálico.

Em citações indiretas, se o nome do autor estiver inserido no texto, usa-se apenas a inicial maiúscula com a data entre parênteses. Caso o nome do autor venha entre parênteses, todas as letras em maiúscula e a data, sem a necessidade de colocar a página. O ponto final deve ser usado para encerrar a frase e não a citação.

As menções de autores no texto subordinar-se-ão as Normas Técnicas da ABNT  NBR 10520, julho 2023. Exemplos:

Nessa escola, fundada pelo próprio Paulo Freire:

[...] se problematizava tudo! Desde fatos corriqueiros, envolvendo as relações escolares e familiares, até a concepção de mundo e de homem, prevalecendo a ideia de que não existe uma separação entre o que vivenciávamos na escola e o mundo fora de seus muros (Clara, 2014).

Fialho (2023, p. 15); (Fialho, 2023) e (Fialho, 2023, p. 21).

  • As referências no final do texto precisam obedecer às Normas Técnicas da ABNT, NBR 10520, julho de 2023.
  • Não utilizar travessão (______), ao contrário, repetir o nome do autor, quando houver mais de uma referência do mesmo. Exemplos:

Livro

FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues (Org.) . Docência e formação: percursos e narrativas. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2017. v. 1. 198p.

Periódico

VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, v. 3, n. 8 mai./ago., p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278/206 Acesso em: 02 jan. 2020.

Tese e dissertação

LIMA, Ana Michele da Silva. Formação e atuação docente de Aída Balaio: biografia de uma educadora negra em Fortaleza-CE (1908-1970). Tese (Doutorado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.uece.br/wp-content/uploads/sites/29/2020/04/Tese_ANA-MICHELE-DA-SILVA-LIMA.pdf Acesso em: 06  jan. 2020.

COSTA, Maria Aparecida Alves da. Maria Cinobelina Alves: docência na Escola Normal (1981-1988). Dissertação (Mestrado em Educação)  Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/noticias/dissertacoes/ Acesso em: 06  jan. 2020.

Monografia

FREIRE, Vitória Chérida Costa Freire. Educação Salesiana: Mitos e ritos na Semana Mariana do Colégio Juvenal de Carvalho. 58f. Monografia (Curso de Pedagogia) – Centro de Educação – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.

Trabalho apresentado em congresso

MENDES, Marcia Cristiane Ferreira; COSTA, Maria Aparecida Alves da; FIALHO, Lia Machado Fiuza; BRANDENBURG, Cristina. Iolanda dos Santos Mendonça: la participación de las mujeres en los movimientos indígenas (1970-2000). In: VIII Encuentro Internacional de Historia Oral Y Memorias, 2019, Bogotá. Anais do VIII Encuentro Internacional de Historia Oral Y Memorias. Bogotá, 2019. p. 1-12. Disponível em https://www.historiaoral.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=103 Acesso em 06 de jan. 2020.

Entrevista

LÚCIO. Entrevista. Fortaleza, 17 maio. 2015.

Artigo ou matéria de Jornal

OLIVEIRA, Sara. Como os jovens setem os livros e a cidade. O Povo, Fortaleza, 16 de Agosto de 2019. Seção O Povo Educação. Disponível em: https://digital.opovo.com.br/opovoeducacao/. Acesso em: 06 jan. 2020.

Documentos eclesiásticos

FREGUESIA DA GLORIOSA Sant'Ana do Seridó. Termo de matrimônio de Ana Joaquina do Sacramento e Francisco Correia d'Avila. Vila Nova do Príncipe, 1812. In: MEDEIROS FILHO, Olavo de. Velhas famílias do Seridó. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1981.

FREGUESIA DA GLORIOSA Sant'Ana do Seridó. Assento de óbito de Caetano Barbosa de Araújo. Vila Nova do Príncipe, 1842. In: MEDEIROS FILHO, Olavo de. Velhas famílias do Seridó. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1981.

Testamento

SILVA, Caetano de Souza. Testamento. Caicó/Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana, 1890. (Documento manuscrito de 22 de julho de 1890, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC − Caicó).

Testamentos e autos de contas

NASCIMENTO, Joaquina Maria do. Testamento e autos de contas. Vila do Príncipe /Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana, 1850. (Documento manuscrito de 20 de agosto de 1850, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC - Caicó).

Legislação educacional, Constituição, mensagem governamental

BRASIL. Decreto nº 19.444, de 01 de dezembro de 1930. Dispõe sobre os serviços que ficam a cargo do Ministério da Educação e Saúde Pública, e dá outras providências. Disponível em: Acesso em: 13 fev. 2013.

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (10 de novembro de 1937). Disponível em: Acesso em: 26 mar. 2013.

BRASIL. Decreto-Lei nº 4.958, de 14 de novembro de 1942. Institui o Fundo Nacional do Ensino Primário e dispõe sobre o Convênio Nacional de Ensino Primário. Disponível em: Acesso em: 25 mar. 2013.

BRASIL. Mensagem apresentada ao Congresso Nacional pelo Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira na abertura da sessão legislativa de 1957. A educação nas mensagens presidenciais. Brasília: MEC/INEP, 1987. (v. 2, 1890-1986). 

 

Artigos

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