Tecnologia Social da Memória: uma contribuição para a preservação da História da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12155

Palavras-chave:

Memória, História oral, História de vida, Tecnologia Social da Memória, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

A Tecnologia Social da Memória é um conjunto de referenciais e instrumentos para se criar, organizar e socializar memórias de pessoas, grupos, organizações e comunidades, contadas através de histórias de vida. Este artigo objetivou analisar os referenciais teórico-metodológicos que embasam essa tecnologia, visando a identificar se ela pode apoiar o desenvolvimento de projetos de memória coletiva e contribuir com a preservação da memória institucional da educação profissional no Brasil. Assim, este estudo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, recorre à pesquisa bibliográfica para levantar e analisar publicações sobre os temas norteadores dessa tecnologia, que inclui a história oral, histórias de vida, memória individual e coletiva e memória institucional. Com os dados levantados e discutidos, observa-se o potencial da Tecnologia Social da Memória para a implementação de projetos de memória na Educação Profissional.

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Biografia do Autor

Hildo Ferreira de Almeida Junior, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Bacharel em Turismo e Hotelaria, pela Universidade do Vale do Itajaí. Funcionário do Senac AC desde 2010, atualmente Gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional. Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, pelo Ifac.

Maria Cristina Lobregat, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, especialista em Pesquisa e Literatura e Mestre em Linguagem e Identidade, com experiência em docência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.

Josina Maria Pontes Ribeiro, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Doutora em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Ciência Política, com experiência em docência e coordenação de programas educacionais. Atualmente, coordenadora de Extensão no Instituto Federal do Acre.

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Publicado

2024-06-02

Como Citar

ALMEIDA JUNIOR, H. F. de; LOBREGAT, M. C.; RIBEIRO, J. M. P. Tecnologia Social da Memória: uma contribuição para a preservação da História da Educação Profissional e Tecnológica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12155, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12155. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12155. Acesso em: 24 jul. 2024.