Tecnologia Social da Memória: uma contribuição para a preservação da História da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12155

Palavras-chave:

Memória, História oral, História de vida, Tecnologia Social da Memória, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

A Tecnologia Social da Memória é um conjunto de referenciais e instrumentos para se criar, organizar e socializar memórias de pessoas, grupos, organizações e comunidades, contadas através de histórias de vida. Este artigo objetivou analisar os referenciais teórico-metodológicos que embasam essa tecnologia, visando a identificar se ela pode apoiar o desenvolvimento de projetos de memória coletiva e contribuir com a preservação da memória institucional da educação profissional no Brasil. Assim, este estudo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, recorre à pesquisa bibliográfica para levantar e analisar publicações sobre os temas norteadores dessa tecnologia, que inclui a história oral, histórias de vida, memória individual e coletiva e memória institucional. Com os dados levantados e discutidos, observa-se o potencial da Tecnologia Social da Memória para a implementação de projetos de memória na Educação Profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hildo Ferreira de Almeida Junior, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Bacharel em Turismo e Hotelaria, pela Universidade do Vale do Itajaí. Funcionário do Senac AC desde 2010, atualmente Gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional. Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, pelo Ifac.

Maria Cristina Lobregat, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, especialista em Pesquisa e Literatura e Mestre em Linguagem e Identidade, com experiência em docência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.

Josina Maria Pontes Ribeiro, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Doutora em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Ciência Política, com experiência em docência e coordenação de programas educacionais. Atualmente, coordenadora de Extensão no Instituto Federal do Acre.

Referências

ALBERTI, V. História Oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1990. 196p.

ALMEIDA, J. R.; FONSECA, V. L. História Oral: dimensões públicas no tempo presente. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 74, p. 445-449, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2178-149420210301. Acesso em: 03 abr. 2023.

ASSMANN, J. Memória comunicativa e memória cultural. História Oral na Era Digital, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 115-128, 2016. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/642. Acesso em: 03 abr. 2023.

BAEDESKI, C. M. B.; COSTA, D.; PUPO, M. D. M. Perfil de Egressos do Programa Aprendiz da Fundação Weiss Scarpa: compreender o impacto socioeconômico da formação profissional. Caderno Humanidades em Perspectivas, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 476-488, Edição Especial, 2018. Disponível em: https://www.cadernosuninter.com/index.php/humanidades/article/view/799/716. Acesso em: 03 abr. 2023.

BARBOSA, X. C.; SILVA, T. F. Reflexões sobre as memórias da EPT: apontamentos teóricos-metodológicos e panorama das pesquisas desenvolvidas no ProfEPT (2019-2021). In: SILVA, C. N. N.; ROSA, D. S.; PEREIRA, M. R. G. A Metodologia da pesquisa em EPT. Brasília - DF: Nova Paideia, 2022.

BAZZI, L.; SILVA, M. S. Projeto de Vida e Tecnologia Social da Memória: o Núcleo do Museu da Pessoa na Escola. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29., 2021, Cuiabá. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, p. 588-600. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/semiedu/article/view/20196. Acesso em: 03 abr. 2023.

BERTAUX, D. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Florianópolis: Ed. UFSC, 2010. 168p.

BITTENCOURT, C. C.; MARCONATTO, D. A. B.; CRUZ, L. B.; RAUFFLET, E. Introdução à edição especial inovação social: pesquisa, definição e teorização de inovação social. Revista de Administração Mackenzie, v. 17, n. 6, p. 14-19, 2016. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/9259/6260. Acesso em: 14 jan. 2023.

BOSI, E. Memória e Sociedade: lembrança de velhos. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 488p.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 12 dez. 2022.

CANDAU, J. Memória e Identidade. Maria Leicia Ferreira (Trad.) - São Paulo: Contexto, 2018. 224p.

CARVALHO, M. L. M. Conexões, Rupturas e Permanências: memórias e história da educação profissional. Maria Lucia Mendes de Carvalho (Org.) – São Paulo: Centro Paula Souza, 2021. 540p.

CARVALHO, M. L. M.; RIBEIRO, S. L. História Oral na Educação: memórias e identidades. Maria Lucia Mendes de Carvalho e Suzana Lopes Salgado Ribeiro (Org.) – São Paulo: Centro Paula Souza, 2014. 289p.

CATTANI, A. D.; HOLZMANN, L. Dicionário de trabalho e tecnologia. Porto Alegre: Zouk, 2011. 494p.

CONIF - Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 110 anos. Brasília – DF: CONIF, 2018. Disponível em: https://portal.conif.org.br/images/Docs/estudos/livreto-web-110anos.pdf. Acesso em: 03 abr. 2023.

COSTA, A. B. Tecnologia social e políticas públicas. São Paulo: Instituto Pólis; Brasília: Fundação Banco do Brasil, 2013. 284p.

COSTA, R. M.; COSTA, M. A. A.; CARVALHO, S. O. C. Maria Lucilda Nunes Barbosa: memórias de sua trajetória formativa e docência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 4, p. 1-11, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.9128. Acesso em: 14 jun. 2023.

DAGNINO, R.; BRANDÃO, F. C.; NOVAES, H. T. Sobre o marco analítico-conceitual da tecnologia social. In: SEIDL, D.; CABRAL, S. S. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Fundação Banco do Brasil: Rio de Janeiro, 2004. p. 15-64.

FIALHO, L. M. F. et al. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505. Acesso em: 17 dez. 2022.

FRIGOTTO, G. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. 322p.

GARCIA, B. S. História e Memória: uma discussão teórica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 7., 2015, Maringá. Anais... Maringá, 2015. p. 1361-1371. Disponível em: http://www.cih.uem.br/anais/2015/trabalhos/1508.pdf. Acesso em: 03 abr. 2023.

HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. Beatriz Cidou (Trad.) - São Paulo: Centauro, 2003. 191p.

LE GOFF, J. História e memória. Bernardo Leitão et al. (Trad.) - Campinas, SP: UNICAMP, 2013. 492p.

LOPEZ, I. Memória social: uma metodologia que conta histórias de vida e o desenvolvimento local. São Paulo: Museu da Pessoa: Senac São Paulo, 2008. 104p.

MEIHY, J. C. S. B. Manual de história oral. 5 ed. São Paulo: Loyola, 2005. 284p.

MUSEU DA PESSOA. Centros de Memória do Museu da Pessoa. Disponível em: https://museudapessoa.org/sobre/o-que-fazemos/linha/centros-de-memoria/. Acesso em 05 dez. 2023.

MUSEU DA PESSOA. Memória dos brasileiros. Cantadori: São Paulo, 2012. 32p.

MUSEU DA PESSOA. Tecnologia Social da Memória: para comunidades, movimentos sociais e instituições registrarem suas histórias. São Paulo: Fundação Banco do Brasil, 2009. 100p.

NERY, P. H. F.; RIBEIRO, J. M. P. O Projeto Político Pedagógico: uma discussão sobre

identidade e identidades na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Revista Conexão na Amazônia, v. 2, Edição especial VI Conc&t, p. 188-210, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/88. Acesso em: 14 jan. 2023.

NEVES, L. M. W.; PRONKO, M. A. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado: Da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. 204p.

NORA, P. Entre memória e histórias: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101/8763. Acesso em: 15 out. 2023.

PACHECO, E. Institutos Federais uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna. 2011. 120p.

PAULINO, P. M.; SILVA, D. A. Patrimônio Histórico Escolar: o Centro de Memória, Pesquisa e Documentação da Paulistinha. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v.4, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.9129. Acesso em: 13 jun. 2023.

PEREIRA, J. V.; WORCMAN, K. História Falada: Memória, Rede e Mudança São Paulo: Social. Intercidades Editores; Museu da Pessoa; Sesc SP, 2005. 283p.

RODRIGUES, J. O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas: Autores Associados, 1998. 145p.

SANTHIAGO, R.; PATAI, D. Uma história oral em três tempos: relações, construções narrativas, usos práticos da memória. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 74, p. 450-471, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2178-149420210302. Acesso em: 14 mai. 2023.

SANTOS, J. C.; VALENTIM, M. L. P Memória institucional e memória organizacional: faces de uma mesma moeda. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 26, n. 3, p. 208-235, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/4315. Acesso em: 27 mar. 2023.

SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Departamento Nacional. Diretrizes Nacionais dos Programas de Aprendizagem Profissional Comercial do Senac. Rio de Janeiro: Senac, 2015. 35p. Disponível em: https://extranet.senac.br/diretrizesnacionais/docs/dir-nac-prog-aprendizagem_29maio.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.

SILVA, E. C. A. 10 anos do Instituto Federal do Acre (Ifac): Histórias de vida e trabalho no Campus Rio Branco. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) – Instituto Federal de Educação, Científica e Tecnológica do Acre, Rio Branco, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11013193. Acesso em: 25 mar. 2023.

SILVA, E. C. A.; RIBEIRO, J. M. P.; PEREIRA, R. S. Memória, identidade e cultura: relações necessárias para pensar a Educação Profissional e Tecnológica. Revista Conexão na Amazônia, Rio Branco, v. 2, n. 2, p. 6-28, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/51/31. Acesso em: 25 set. 2022.

SILVA, M. M. Q. A.; TEMER, A. C. R. P. Tecnologia social da memória e história de vida para pesquisas na área da comunicação. New Trends in Qualitative Research, v. 14, p. 1-8, 2022. Disponível em: https://www.publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/download/575/536. Acesso em: 13 abr. 2023.

THOMPSON, P. A voz do Passado: história oral. Lólio Lourenço de Oliveira (Trad.) - São Paulo: Paz e Terra, 1996. 386p.

VENERA, R. A. L. S.; NART, G.; MEDINA, B. Diálogo entre a tecnologia social da memória, a história oral e a função da história. Revista Brasileira de Tecnologias Sociais, Itajaí, v. 7, n. 2, p. 102-114, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14210/rbts.v7n2.p102-114. Acesso em: 04 jan. 2023.

VIEIRA, A. M. D. P.; SOUZA JUNIOR, A. A Educação Profissional no Brasil. Interacções, n. 40, p. 152-169, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.25755/int.10691. Acesso em: 27 jan. 2023.

WORCMAN, K. Quem sou eu? Memória e Narrativa no Museu da Pessoa. 2021. 299 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-04072022-165147. Acesso em: 17 dez. 2022.

XAVIER, A. R. et al. História oral: abordagem teórico-metodológica, conceitual e contextual. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3802. Acesso em: 04 mar. 2023.

Publicado

2024-06-02

Como Citar

ALMEIDA JUNIOR, H. F. de; LOBREGAT, M. C.; RIBEIRO, J. M. P. Tecnologia Social da Memória: uma contribuição para a preservação da História da Educação Profissional e Tecnológica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12155, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12155. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12155. Acesso em: 21 nov. 2024.