Estratégias de inclusão na Educação Básica e a aplicação de uma oficina de Letramento Visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12864

Palavras-chave:

Estratégias Docente, Letramento Visual, Pedagogia Visual, Aluno Surdo.

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar as estratégias docentes ao narrarem suas experiências com alunos surdos a partir de uma oficina de letramento visual. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo. Os dados foram coletados através das experiências compartilhadas por professores que participaram de uma oficina realizada durante dois dias no município de Benevides, no estado do Pará. O método de análise utilizado foi a Teoria Fundamenta no Dados – TFD, que, de modo indutivo, resultou em 3 macrocategorias, dentre elas, a ‘Estratégias de inclusão’, que teve subcategorias classificadas como da escola, da oficina e dos professores. As estratégias realizadas pelos professores com seus alunos surdos, a partir da oficina, demonstraram que essa prática é interessante não somente para o aluno surdo, mas para todos os alunos da classe regular, podendo ser aplicada em outros níveis de modalidade.

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Biografia do Autor

Adriane de Melo Ramos, Universidade Federal Rural da Amazônia

Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV). Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciada em Letras Libras pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Hilda Rosa de Moraes Freitas Rosário, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professora Adjunto IV da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Coordenadora do Grupo de Estudos em Pedagogia Visual (GEPV) com experiência nas áreas de Inclusão Educacional, Educação de Surdos e Psicologia da Educação e do Desenvolvimento.

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Publicado

2024-09-26

Como Citar

RAMOS, A. de M.; ROSÁRIO, H. R. de M. F. Estratégias de inclusão na Educação Básica e a aplicação de uma oficina de Letramento Visual. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12864, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12864. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12864. Acesso em: 25 out. 2024.