Estratégias de inclusão na Educação Básica e a aplicação de uma oficina de Letramento Visual
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12864Palavras-chave:
Estratégias Docente, Letramento Visual, Pedagogia Visual, Aluno Surdo.Resumo
O objetivo deste estudo é identificar as estratégias docentes ao narrarem suas experiências com alunos surdos a partir de uma oficina de letramento visual. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo. Os dados foram coletados através das experiências compartilhadas por professores que participaram de uma oficina realizada durante dois dias no município de Benevides, no estado do Pará. O método de análise utilizado foi a Teoria Fundamenta no Dados – TFD, que, de modo indutivo, resultou em 3 macrocategorias, dentre elas, a ‘Estratégias de inclusão’, que teve subcategorias classificadas como da escola, da oficina e dos professores. As estratégias realizadas pelos professores com seus alunos surdos, a partir da oficina, demonstraram que essa prática é interessante não somente para o aluno surdo, mas para todos os alunos da classe regular, podendo ser aplicada em outros níveis de modalidade.
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