Diversidade e direitos humanos no exercício do magistério: percepções do professor da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13584

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Direitos Humanos, Inclusão

Resumo

A pesquisa investiga as percepções e práticas de professores da Educação Básica em relação a temas de gênero, sexualidade e direitos humanos. O objetivo geral é investigar como esses professores percebem, interpretam e incorporam esses temas em suas práticas pedagógicas, visando contribuir para o desenvolvimento de estratégias educacionais mais inclusivas e eficazes. Focando em uma amostra de quatro docentes formados em Ciências Humanas, o estudo utilizou um questionário estruturado para explorar a abordagem desses temas em suas disciplinas. Os resultados indicam que todos os participantes reconhecem a importância de incluir tais questões, mesmo quando não exigidas pela ementa. Metade dos professores acredita que as políticas curriculares necessitam de ajustes significativos para melhor integrar esses temas. Esses resultados destacam a necessidade de mais discussões e ações para promover uma educação mais inclusiva e sensível às diversidades de gênero e sexualidade, reforçando a importância dos direitos humanos no contexto educacional.

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Biografia do Autor

Thiago Luiz Sartori, Universidade Anhanguera de São Paulo

Doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Educação: Política e gestão da educação, pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - (2020). Professor do curso de Direito da Universidade Anhanguera Educacional. Analista Jurídico do Ministério Público do Estado de São Paulo, com atribuição na Procuradoria de Justiça Criminal. Membro Associado da Anpae - Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Membro Associado da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Membro do GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Membro Associado do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos - INPPDH. Membro Associado do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM. Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção - São Paulo. Professor/coordenador convidado da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção - São Paulo. TLSARTORI@HOTMAIL.COM. Atualmente, dedica-se a pesquisas na área de Direitos Humanos, educação, subjetividades, gênero, sexualidade e políticas públicas.

 

 

Cláudia Rosa Acevedo de Abreu Campanário, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Docente Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo (USP – EACH).

 

 

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

SARTORI, T. L.; CAMPANÁRIO, C. R. A. de A. Diversidade e direitos humanos no exercício do magistério: percepções do professor da educação básica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13584, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13584. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13584. Acesso em: 21 dez. 2024.