A produção acadêmica sobre Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11499

Palavras-chave:

Representações sociais, Educação, Publicações PPGED/UFRN

Resumo

O presente artigo teve como objetivo mapear a produção do conhecimento sobre as Representações Sociais (RS) no âmbito da Educação e do Currículo no Repositório Institucional (RI) e na Revista Educação em Questão (REQ), ambos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN). Como procedimento metodológico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte, feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas nos dois acervos, pelo método de busca simples por assunto a partir dos descritores “educação” e “representações sociais”. Os dados foram coletados nos meses de novembro e dezembro de 2022. Como resultado, o conjunto da produção indica uma demanda significativa de pesquisas desenvolvidas sobre as RS no Programa, abordando a temática de modo crescente, como é possível constatar nos resultados apresentados no presente texto.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airton Fernandes Guimarães Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Docente da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Música (PPGMUS/UFRN). Doutorando em Educação (PPGED/UFRN). Bacharel em Música (UFPB).

Rosa Maria de Jesus Brito, Universidade Federal do Piauí

Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Educação (PPGED/UFRN). Mestre (PPGE/UFPB). Licenciatura em Pedagogia (UFPB).

Erika do Reis Gusmão Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas Educacionais do Centro Educação da UFRN. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, na Linha de Pesquisa: Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo.

Referências

ACCIOLY, Denise Cortez. A televisão refletida na escola: a compreensão de mães/educadoras. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.

ALBINO, Giovana Gomes. Da representação social do ser professor da EJA à descoberta de seu aluno como referente. 2010. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

ALBUQUERQUE, Lia Matos. Habitus, representações sociais e construção identitária dos professores de Maracanaú. 2005. 142 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.

ANDRADE, Erika dos Reis. O olhar das Representações Sociais sobre a identidade docente em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 20, n. 06, out./dez. 2004. (p. 94-106).

ANDRADE, Erika dos Reis. O fazer e o saber docente: a representação social do processo de ensino-aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45488 Acesso em: 10 nov. 2022.

ARRUDA, Angela. Despertando do Pesadelo: a Interpretação: Perspectivas Teórico-Metodológicas em Representações Sociais. João Pessoa: Ed. Universitária UFPB, 2005. p. 117-145.

ARRUDA, A. Dimensões do imaginário. In: JOVICHELOVITCH, Sandra; GUARESCH, Pedrinho (org.). Angela Arruda e as representações sociais: estudos selecionados. Curitiba: Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2014. p. 195-208.

BEZERRA, Marcelo dos Santos. As representações sociais da robótica educacional para professores do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade do Natal-RN. 2020. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

BRITO, Suerde Miranda. O concreto e o simbólico no cotidiano da educação em saúde: práticas, representações e processo identitário dos agentes comunitários de saúde de João Pessoa-PB. 2004. 356 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004.

CARDOSO, Cícera Romana. Obstáculos materiais e simbólicos da desistência de estudantes/PROEJA/IFRN: um estudo à luz da teoria das representações sociais e da praxiologia de Pierre Bourdieu. 2018. 132f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

DURKHEIM, E. Les formes élémentaires de la vie religieuse. Paris: ALcan, 1912.

FARR, Robert M. Representações sociais: a teoria e sua história. In: JOVICHELOVITCH, S. Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 31-59.

FREIRE, Francisca Daise. Processos educacionais no cárcere: um estudo sobre as representações sociais de jovens e adultos nas prisões. 2016. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREITAS, Vera Lúcia Chalegre. Dimensões e universo das representações sociais de educação ambiental por discentes em Garanhuns-PE. 2008. 193 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

GONÇALVES, Josiane Peres.; EGGERT, Edla. Estruturas x desestruturas: percepções de família entre profissionais da educação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 54, out./dez. 2019. (p. 1-25).

JODELET, Denise; ULUP, Lilian. As representações sociais. Organização de Denise Jodelet e tradução de Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

LIMA, Maria Aldecy Rodrigues. Formação e vivências: a representação social do ser professor em comunidades ribeirinhas do Vale do Juruá Acre. 2012. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

LOPES, Maria Emilia. Praxiologia, representação social de menopausa e práticas educativas de enfermeiras na estratégia saúde da família. 2010. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

LUSTOSA, Fernanda Lourdes. Representações sociais de professor partilhadas por licenciados a partir de imagens de professor. 2008. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

MELO, E. S. DO N.; SOBRINHO, M. D. A formação docente no contexto atual e a representação social dos professores tecida no campo educacional. Revista Educação em Questão, Natal, v. 24, n. 10, set./dez. 2005. (p. 110-136).

MORAIS, Erivânia Melo. Representação social e docência: um estudo sobre a formação de licenciandos da UFRN (Campus Central) a partir do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID). 2017. 220f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

MOROSINI, Marilia Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015.

NASCIMENTO JÚNIOR, Reinaldo Tamandaré. Avaliação institucional via SINAES: um estudo sobre representações sociais dos Técnicos em Assuntos Educacionais da UFRN. 2020. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

NÓBREGA, Danielle Oliveira. Representações sociais de psicólogo: imagens em movimento na formação profissional. 2017. 441f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

OLIVEIRA, Maria Francinete. Representações sociais, relações de gênero e programas de assistência e educação à saúde da mulher no climatério em Natal/RN. 2002. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2002.

OLIVEIRA, F. O. de; WERBA, G. C. Representações Sociais. In: STREY, M. N. Psicologia social contemporânea. 4. Ed. Petrópolis: Vozes, 2000. (p. 104-117).

QUEIROZ, Nilza Maria Cury. Praxiologia e representação social sobre formação de professores nas licenciaturas da UFPI. 2011. 393 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

RODRIGUES, Fillipe Azevedo. Formação de docentes da magistratura formadores de um juiz de novo tipo e suas representações. 2021. 189f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SÁ, Celso Pereira. A identificação dos fenômenos de representação social. In: ______. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. p. 110.

SANTOS, T. A. A Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica e o Estado do Conhecimento sobre o uso da Educação Comparada como metodologia de pesquisa. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 1-12, maio 2022.

SANTOS, Veridiano Maia. O "engodo" e a rede de sentidos: representações sociais de professores sobre o currículo da EJA. 2018. 461f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

SILVA, Cleania de Sales. Construtivismo de marco teórico-pedagógico a grife: um estudo a partir das mensagens veiculadas na internet. 2012. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

SILVA, Jéssica Lira. Alfabetização de jovens e adultos: representações sociais de professores da EJA. 2020. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

SOUZA, Anna Katyanne. Representações sociais de professores da educação profissional em saúde sobre o ser professor. 2018. 255f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

SOUZA, Evaldo Roberto. A representação social de educação tecnológica de docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: CEFETs do Rio Grande do Norte. 2011. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

SANTOS, V. L. da C.; XAVIER, M. das D. D.; ANDRADE, E. dos R. G. Formação docente à luz da Teoria da Representações Sociais: análises dos trabalhos apresentações na VII JIRS. Organização de Erika dos Reis Gusmão Andrade e Elda Silva do Nascimento Melo. Curitiba: CRV, 2016.

XAVIER, Maria das Dores. Representações sociais de licenciandos do curso de Pedagogia da UFRN acerca da prática educativa. 2016. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

Publicado

2024-02-26

Como Citar

GUIMARÃES FILHO, A. F.; BRITO, R. M. de J.; ANDRADE, E. do R. G. A produção acadêmica sobre Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e11499, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11499. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11499. Acesso em: 27 abr. 2024.