Metodologias ativas e a Educação de Jovens e Adultos: um estudo do ensino de ciências e biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13671

Palavras-chave:

EJA, Aprendizagem, Educação, Metodologia ativa.

Resumo

Os jovens e adultos que retornam à escola necessitam de metodologias atrativas que possam estimular a busca pelo conhecimento, ao invés da evasão escolar diante de uma escola com modelo tradicional que não observa as particularidades de seus estudantes. Dada a importância do tema, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das metodologias ativas aplicadas ao ensino de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi traçar um perfil das bibliografias e analisar a eficiência das diferentes concepções e abordagens metodológicas sobre o tema. Para isso, foram selecionados 11 artigos dos últimos sete anos, utilizando as plataformas acadêmicas: Google Scholar, Scielo e CAPES. Verificou-se uma heterogeneidade nas metodologias utilizadas, que se mostraram excelentes instrumentos para fomentar um ensino diferenciado e eficiente, além de uma maior socialização tanto estudante - professor, quanto a interação estudante-estudante, fortalecendo a confiança deles como protagonistas.

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Biografia do Autor

Jade Camila de Oliveira Assunção, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Licenciada  em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Pará

Sarah Figueiredo da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Estudante  de Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Pará

Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Pará - IFPA

Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará e Universidade do Estado do Pará. Licenciada em Ciências biológicas e Bacharel em Engenharia Química, especialista em Ecologia e Biodiversidade e em Tecnologia de Alimentos, mestrado e doutorado em Eng. de Alimentos.

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

ASSUNÇÃO, J. C. de O.; CRUZ, S. F. da; RIBEIRO, S. da C. A. Metodologias ativas e a Educação de Jovens e Adultos: um estudo do ensino de ciências e biologia: . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13671, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13671. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13671. Acesso em: 26 dez. 2024.