O perfil dos (as) docentes de Educação Física que atuam na educação infantil e anos iniciais no litoral sul da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11585Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Educação Infantil., Anos inicias, Litoral sul da BahiaResumo
A presente pesquisa tem como objetivo delinear e conhecer o perfil dos (as) docentes que atuam na Educação Física Escolar dos municípios do Litoral Sul da Bahia. A relevância desta pesquisa está em realizar um mapeamento de como a Educação Física Escolar está sendo organizada e ofertada nas escolas de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental dos municípios. Um estudo de abordagem quali-qualitativa, realizado com 7 Gestores municipais de Educação, utilizando a pesquisa de campo, entrevista semiestruturada. O lócus do estudo foram os 26 municípios do Território Litoral Sul da Bahia, dos quais apenas 23 apresentaram o quadro de docentes licenciados em Educação Física e o número de escolas municipais de Educação Infantil e Anos Inicias. Logo, estudos mostraram pouca oferta da disciplina e dificuldade de efetivação e/ou contratação de profissionais licenciados com formação específica para atuar nos níveis de ensino Educação Infantil e nos Anos Iniciais.
Downloads
Referências
AYOUB, Eliana. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, p. 53-60, 2001.
BAHIA. Resumo técnico do estado da Bahia, censo escolar da educação básica. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BERTINI JUNIOR, Nestor; TASSONI, Elvira Cristina Martins. A Educação Física, o docente e a escola: concepções e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, p. 467-483, 2013.
BRACHT, Valter; CAPARROZ, Francisco Eduardo; FONTE, Sandra Soares Della; FRADE, José Carlos; PAIVA, Fernando; PIRES, Roberto Rocha. Pesquisa em ação: Educação Física na escola. Ijuí: Unijuí, 2003.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 dez. 2022.
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069. Acesso em: 17 nov. 2022.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L9394.htm#art 92. Acesso em: 19 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Parecer CNE/CEB 16/2001. Ministério do Esporte e Turismo/Secretaria Nacional de Esporte e Ministério Público da União/Promotoria de Justiça de Defesa da Educação. Brasília, DF: 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 30 jun. 2020.
BRASIL. Lei n.º 10.793, de 1º de dezembro de 2003. Altera a redação do art. 26, § 3º, e o art. 92 da Lei 9.294, de 20 de dezembro de 1996, que “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”, e dá outras providências., Brasília, DF, Presidência da República, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.793.htm. Acesso em: 18 dez. 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CBE nº 7/2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: MEC, 2010a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 30 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, SEB, 2010b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.
pdf. Acesso em: 30 jun. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.429, de 31 de março de 2017. Altera a redação dada pela Lei nº 6.019 de janeiro de 1974. Dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2017.
BRASIL. Mapeamento da Adequação Docente no Brasil. Brasília: Ministério da Educação, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/programas-e-acoes/MapeamentodaAdequaoDocentenoBrasil_111220221_compressed.pdf Acesso em: 20 dez. 2022.
BRASIL. Portaria Interministerial 73 de 23 de junho de 2001. Institui a Educação Física como componente curricular obrigatório incorporada à proposta pedagógica da escola. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/planejamento-e-orcamento/orcamento/legislacao-sobre-orcamento/portariainterm1632001.pdf
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Constituição dirigente e vinculação do legislador: contributo para a compreensão das normas constitucionais programáticas. 2. ed. Coimbra: Coimbra, 2001.
CAVALARO, Adriana Gentilin; MULLER, Verônica Regina. Educação Física na Educação Infantil: uma realidade almejada. Educar em Revista, p. 241-250, 2009.
FARIA, Ana Lúcia Goulart. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia da educação infantil. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart., PALHARES, Marina Silveira. (Org.). Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores Associados/FE/UNICAMP, 1999. p. 67-97.
FERRAZ, Osvaldo Luiz; MACEDO, Lino de. Reflexões de professores sobre a educação física na educação infantil incluindo o referencial curricular nacional. Revista Paulista de Educação Física, v. 15, n. 1, p. 83-102, 2001.
FONSECA, André Dioney; COLARES, Anselmo Alencar; COSTA, Sinara Almeida da. Educação Infantil: história, formação e desafios. Revista Educação & Formação, v. 4, n. 3, , set./-out., p. 82-103, 2019.
FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. Educação física escolar, legitimidade e escolarização. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 10, p. 24-38, 2020.
GAVA, Diana et al. Educação Física na Educação Infantil: considerações sobre sua importância. Lecturas: Revista Digital EF Deportes, Buenos Aires, v. 15, p. 1-8, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed., 3 reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.
KISHIMOTO, Tizuko. A LDB e as Instituições de Educação Infantil: desafios e perspectivas. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, n. 4, p. 7-14, 2001.
KUNZ, Elenor. Didática da educação física, 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2001.
LIMA, Leonardo Tibo Barbosa. Conceito de legitimidade. Jus Navigandi, Teresina, a, v. 16, 2011.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. A pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Reimpr. São Paulo: EPU, 2018.
MAGALHÃES, Joana S.; KOBAL, Marília Corrêa; GODOY, Regiane Peron de. Educação Física na Educação Infantil: uma parceria necessária. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, n. 3, 2007.
MELLO, M.A. Educação Infantil e educação física: um binômio separado pelo movimento, mas qual o movimento? Artigo da biblioteca digital da Universidade Federal de São Carlos, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de S.; SANCHES, Odécio. Quantitativo e qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./set. 2011.
NEIRA, M.G. Educação física: desenvolvendo competências. São Paulo: Phorte, 2003.
PEREIRA, Adriana Soares et al. Metodologia da pesquisa científica. 1. ed. – Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018.
RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 14. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.
SILVA, Hugo Leonardo Fonseca da. Planejamento escolar e legitimidade da Educação Física após a regulamentação da profissão: profissional–indivíduo ou professor da categoria?. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 3, n. 3, 2004.
SILVA, Thiago Machado da; BRACHT, Valter. O impacto do movimento renovador da Educação Física nas identidades docentes: uma leitura a partir da “teoria do reconhecimento” de Axel Honneth. Movimento (Porto Alegre), v. 22, n. 3, p. 849-860, 2016.
SIMÃO, MárciaBuss. Educação física na educação infantil: refletindo sobre a “hora da educação física”. Revista Motrivivência. n. 25, dez. 2005.
SOUSA, Eustáquia Salvadora; VAGO, Tarcísio Mauro. O ensino de educação física em face da nova LDB. In: Colégio brasileiro de ciências do esporte. Educação física escolar frente à LDB e aos PCNs: profissionais analisam renovações, modismos e interesses. Ijuí: Sedigraf, 1997. p. 121-41.
SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira; DARIDO, Suraya Cristina. Dispensas das aulas de educação física: apontando caminhos para minimizar os efeitos da arcaica legislação. Revista Pensar a Prática, v.12, n. 2, p. 1-12, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciana Pereira Souza, Darlan Pacheco Silva, Mayllena Joanne Fernandes de Carvalho, Cristiano de Sant’anna Bahia (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.