História da Obra Plataforma e do Grupo de Pesquisa de Recursos Didáticos e Produtos Educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11111

Palavras-chave:

Produtos Educacionais., Divulgação Científica., Ensino., Aprendizagem

Resumo

A divulgação científica consiste em um conjunto de atividades que tem por finalidade aproximar a população da produção científica e tornar o conhecimento acessível a todos. Os grupos de pesquisa organizam-se em torno de temáticas específicas e preocupam-se com o desenvolvimento e com a propagação dos avanços da Ciência. Neste contexto, o artigo teve por objetivo evidenciar a divulgação científica por meio da história do surgimento do e-book “Plataforma com acervo progressivo de produtos educacionais e tecnológicos” e do Grupo de Pesquisa em Inovação de Recursos Didáticos, Produtos Educacionais e Tecnológicos (GREPET). Por meio de pesquisa documental, o artigo discorre sobre a obra e sobre as iniciativas do grupo de pesquisa. Como resultado, é importante dar ênfase ao papel do grupo na democratização do conhecimento científico e tecnológico e na interação entre diferentes pesquisadores, professores e instituições, contribuindo para um desenvolvimento sustentável e para o combate às desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Pereira Souza, Instituto Federal de Educação

Graduanda em Administração Pública, graduada em Pedagogia e Letras, pós-graduada em Lingua Portuguesa e Literatura Brasileira, segunda pós-graduação em Gestão Escolar. Professora municipal de Maracanaú, atualmente Coordenadora Escolar do Estado do Ceará.

Lana Priscila Souza, Instituto Federal de Educação

Mestre em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pela Universidade Federal do Ceará e doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Atualmente, é professora de Matemática da Rede Estadual de Educação Básica do Ceará na EEMTI Maria José Santos Ferreira Gomes. Este autor realizou a pesquisa e a escrita do artigo.

José Gleison Gomes Capistrano, Instituto Federal de Educação

Doutorando pelo IFCE / REDE NORDESTE DE ENSINO (RENOEN) - no Doutorado em ensino; Mestre em Nutrição e Saúde (UECE/2015); Especialista em Gestão, Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Escola de Saúde Pública/2012); Espec. em Saúde da Família (UECE/2012); Grad. em NUTRIÇÃO (UECE/2002); Lic. Pleno no Programa Esp. de Formação Pedagógica (UECE/2005). Este autor realizou a pesquisa e a escrita do artigo.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação

Professor titular e pesquisador do IFCE, atuando como docente nos Mestrados ProfEPT (Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional), PPGER (Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis) e no Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) no IFCE.Este coautor orientou a pesquisa e a correção  textual deste artigo. Este autor realizou a pesquisa e a escrita do artigo.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação

Professor do Instituto Federal do Ceará -Reitoria, Professor titular e pesquisador do IFCE, atuante como docente no Mestrado ProfEPT (Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional).  Membro do corpo editorial do Educação Profissional e Tecnológica em Revista. Este autor realizou a pesquisa e a escrita do artigo.

Referências

ALMEIDA, Andréa Chagas Alves et al. Metodologias Ativas à Luz de Comenius: uma Experiência na Pós-Graduação. In: Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. SBC, 2019. p. 60-68.

ALMEIDA, Ednaldo de Ceita Vicente de. Potencialidade da energia solar fotovoltaica no Semiárido Nordestino e sua relação com o desenvolvimento sustentável. 2021. [81 f]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - PPGCF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB.

ARAÚJO, Maria Luiza Barbosaet al.O Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento à Luz da Psicologia Histórico-Cultural: contribuições à formação docente. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4,e48656, 2021.Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.8656

ARRUDA, Robson Lima de; NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo. A Propósito da Metodologia de Projetos: Caminhos para Construção da Autonomia Pedagógica. Editora Realize, CONAPESC 2019. Disponível em: https://editorarealize. com.br/editora/anais/conapesc/2019/TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1390_30062019205554.pdf. Acesso em: 02 de abril de 2023.

ASSIS, Janaína Simone. Afetividade: ferramenta na construção do processo ensino-aprendizagem numa escola municipal de São Mateus/ES. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 7ª ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. CAPES. Documento da Área de Ensino, 2016.

BORBA, Magdala Costa; SALES, Thayná da Silva; SILVA, Givanildo da.O papel social da escola na construção da cultura de paz. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, e48677, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.8677Recebido em 30 de agosto de 2022.Aceito em 05 de novembro de 2022.Publicado em 05 de novembro de 2022.

ESTEBAN, Maria Tereza. Pedagogia de projetos: entrelaçando o ensinar, o aprender e o avaliar à democratização do cotidiano escolar. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo, v. 3, p. 81-92, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa de Lima. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 1992.SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Rev. Bras. de História & Ciências Sociais. n. I, p. 1-15, jul., 2009.UNESC, Criciúma, v. 5, nº1, janeiro/Junho 2016. Criar Educação – PPGE – UNESC

LUJÁN LÓPES, José Luis et al. Ciencia, Tecnología y Sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: TECNOS, 1996.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo et al. Formação docente e novas tecnologias. In: IV Congresso RIBIE, Brasília. 1998.

SILVA, Keila Crystyna Brito e; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de. MEPE: Metodologia para elaboração de produto educacional. 2018. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.

SIMÕES NETO, J. de C.; ROCHA, A. M. Produto Educacional E-book: Educação Física na Prática da Educação Ambiental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–22, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i3.3566. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3566. Acesso em: 24 jul. 2023.

PHILIPPI Júnior, Arlindo; FERNANDES, Valdir. Ciência e tecnologia à luz da interdisciplinaridade. Cleverson V. Andreoli; Patrícia Lupi Torres.(Org.), 2021.

Publicado

2024-02-22

Como Citar

SOUZA, G. P.; SOUZA, L. P.; CAPISTRANO, J. G. G.; JUCÁ, S. C. S.; SILVA, S. A. da. História da Obra Plataforma e do Grupo de Pesquisa de Recursos Didáticos e Produtos Educacionais. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e11111, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11111. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11111. Acesso em: 28 abr. 2024.