Parceria entre escola e família na formação integral da criança
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.3476Palavras-chave:
Família-Escola, Responsabilidade, Formação IntegralResumo
Esta produção objetiva analisar as relações entre família e escola como instituições responsáveis pela formação integral do filho-aluno à luz das produções recentes que trazem a discussão sobre a relação família-escola. Para tanto, utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica como metodologia, para, através da constituição de um mapa teórico, estruturar a reflexão acerca do assunto. A importância da pesquisa deve-se ao fato de compreender a relação família-escola como uma ferramenta necessária para o desenvolvimento integral da criança, e, assim, levar-nos a uma reflexão a respeito de como podemos romper com velhas dificuldades a fim de senão fortalecer os laços entre estas duas instituições, ao menos, estreitá-los na perspectiva de uma melhoria na formação integral do sujeito. Dada às condições de responsabilidade mútua entre família e escola, conclui-se que é de suma importância uma relação entre essas duas instituições.
Downloads
Referências
BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98 Acesso em: 07 jun. 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5/10/1988. Brasília: Senado Federal, 1988. BRASIL, Ministério da Educação, LDB 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 20 de dezembro de 1996. Brasília.
BENATO, D. T. SOARES, S. T. Família e Escola: uma relação de desafios. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola Paranaense na perspectiva do professor PDE, 2014. Curitiba: SEED/PR., 2014. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_ped_artigo_dulcemara_terezinha_benato.pdf. Acesso em: 03 jul. 2018.
BRITO, K. L. S; FREITAS, V. O. Escola e Família: responsabilidade compartilhada. In: VI Colóquio Internacional “Educação e contemporaneidade” 20 a 22 de setembro de 2012.
FONSECA, A. D; COLARES, A. A; COSTA, S. A. Educação infantil: história, formação e desafios. Educação & Formação. Fortaleza, v.4, n.12, p. 82-103, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1270/1305 Acesso em: 03 abr. 2019.
FILHO, L. M. F. Para entender a relação escola-família: uma contribuição da história da educação. São Paulo em perspectiva, 2000, vol.14, n.2, pp.44-50. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9787.pdf. Acesso em: 02 jul. 2018.
LIMA, T. C. S; MIOTO, R. C. T. Procedimentos Metodológicos na Construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál. Florianópolis, 2007, v. 10 n. esp. p. 37-45. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rk/v10nspe/a0410spe.pdf. Acesso em: 28 nov. 2018.
LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educación preescolar y desarrollo moral: concepciones de docentes. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 153-170, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275 Acesso em: 15 dez. 2018.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. Ed. São Paulo, Cortez, 2010.
MARTINS, G. A.; PINTO, R. L. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. São Paulo: Atlas, 2001. OLIVEIRA, Z. de M. R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PASCHOAL, J. D. MACHADO, M. C. G. A História da Educação Infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.33, p.78-95, mar.2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639555/7124. Acesso em 28 out. 2018.
PEREIRA, A.; RIBEIRO, C. S. A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 95-110, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138 Acesso em: 13 nov. 2018.
SANTOS, L. R. S; TONISSO, J. P. A importância da relação família-escola. Cadernos de Educação: ensino e sociedade, Bebedouro – SP, 2014, vol. 1, n. 1, pp122-134. Disponível em: http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/31/04042014074149.pdf. Acesso em: 18 dez. 2018.
SILVEIRA, L. M. de O. B; WAGNER, A; Relação família-escola: práticas educativas utilizadas por pais e professores. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), 2009, vol.13, n.2, pp.283-291. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v13n2/v13n2a11.pdf. 18 dez. 2018. Acesso em: 15 dez. 2018.
SOUZA, Maria Ester do Prado. Família/Escola: a importância dessa relação no desempenho escolar. Santo Antônio da Platina, 2009.
VASCONCELOS, J. G.; FIALHO, L.; LOPES, T. M. Educación y libertad en Rousseau. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278 Acesso em: 18 dez. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maria Aparecida Alves da Costa, MAAC, Francisco Mário Carneiro da Silva, FMC, Davison Da Silva Souza, DSS (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.