Parceria entre escola e família na formação integral da criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.3476

Palavras-chave:

Família-Escola, Responsabilidade, Formação Integral

Resumo

Esta produção objetiva analisar as relações entre família e escola como instituições responsáveis pela formação integral do filho-aluno à luz das produções recentes que trazem a discussão sobre a relação família-escola. Para tanto, utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica como metodologia, para, através da constituição de um mapa teórico, estruturar a reflexão acerca do assunto. A importância da pesquisa deve-se ao fato de compreender a relação família-escola como uma ferramenta necessária para o desenvolvimento integral da criança, e, assim, levar-nos a uma reflexão a respeito de como podemos romper com velhas dificuldades a fim de senão fortalecer os laços entre estas duas instituições, ao menos, estreitá-los na perspectiva de uma melhoria na formação integral do sujeito. Dada às condições de responsabilidade mútua entre família e escola, conclui-se que é de suma importância uma relação entre essas duas instituições.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Alves da Costa, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará, Mestra em Educação pelo mesmo programa (2019). Especialista em Psicopedagogia (ISSJT)(2017), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2013).

Francisco Mário Carneiro da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduando de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Foi integrante do Programa de Ensino Tutorial vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, de Maio de 2018 a Dezembro de 2018, desempenhando atividades de Ensino.

Davison da Silva Souza, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Pedagogia pela universidade estadual do Ceará. Ex-Integrante do programa de Educação tutorial (PET) de maio até dezembro de 2018. Com enfoques em estudos antirracistas e de Educação popular.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

COSTA, M. A. A. da; SILVA, F. M. C. da; SOUZA, D. da S. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i1.3476. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 24 set. 2021.