Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo https://revistas.uece.br/index.php/revpemo <p>A revista “Práticas Educativas, Memórias e Oralidades” (<strong>Rev.Pemo</strong>) é um periódico interdisciplinar, na área de humanidades, editado pelo grupo de pesquisa de mesmo nome - PEMO, chancelado pelo CNPQ e vinculado ao Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (CED/UECE). O seu objetivo é publicar artigos científicos e produtos pedagógicos (técnicos/tecnológicos), nacionais e internacionais, na área das ciências humanas, de maneira interdisciplinar com o campo de ensino, que colaborem com a ampliação do conhecimento no que concerne à qualificação das práticas educativas e à valorização das memórias e oralidades de discentes e docentes da educação básica e superior. Valoriza o ensino e a educação ao publicizar o conhecimento na interface das diversas licenciaturas - Pedagogia, História, Letras, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais, Artes Visuais e afins. </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: A3 Educação<br />Prefixo DOI: 10.47149<br />e-ISSN: <span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;2675-519X&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:14337,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0,&quot;3&quot;:1},&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1},&quot;15&quot;:&quot;Arial&quot;,&quot;16&quot;:10}">2675-519X</span></span></p> pt-BR <p>Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:</p> <p>A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..</p> <p>Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.</p> rev.pemo@uece.br (Editora Cristine Brandenburg) redufor@gmail.com (Karla Angélica Silva do Nascimento) Fri, 20 Jan 2023 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10577 <p>Considerando que a constituição de saberes necessários à formação docente relaciona-se diretamente ao contexto de formação dos professores, este trabalho constitui-se como um panorama atual do contexto de formação inicial de professores no âmbito dos cursos relacionados ao ensino de ciências. Assim, objetivou-se identificar os diferentes contextos dos cursos de formação docente inicial da referida área de ensino, partindo do seguinte questionamento: quais contextos formativos constituem a formação inicial de professores nos cursos de ensino de ciências? Em relação a metodologia, estamos diante de um estudo com abordagem qualitativa do tipo revisão narrativa da literatura. Os resultados observados estão relacionados especificamente com o currículo, estágios supervisionados, programas de formação inicial à docência e contexto de inserção do futuro profissional, as práticas pedagógicas dos docentes-formadores que potencializam a interdisciplinaridade e os conhecimentos epistemológicos que influenciam de modo indireto. &nbsp;&nbsp;</p> Grasiany Sousa de Almeida, Paula Trajano de Araújo Alves, Natália Parente de Lima Valente, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá (Autor) Copyright (c) 2023 Grasiany Sousa de Almeida, Paula Trajano de Araújo Alves, Natália Parente de Lima Valente, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10577 Thu, 21 Sep 2023 00:00:00 -0300 Reflexões sobre a empatia e a escuta ativa no contexto escolar https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11420 <p>Este estudo objetivou refletir sobre a necessidade da empatia e da escuta ativa no contexto escolar à luz de pressupostos e considerações da Disciplina Positiva (DP) e da Comunicação Não Violenta(CNV). Fundamentando essa reflexão teoricamente, foram consideradas contribuições de Rogers (1980) sobre a escuta ativa, Nelsen (2016), com reflexões sobre a Disciplina Positiva, Rosemberg (2006), acerca da Comunicação Não Violenta, entre outros, bem como de aportes da BNCC (2018). Este trabalho se pauta em pesquisa qualitativa, de modo que o enfoque privilegiou a interpretação do objeto, dada a relevância deste para a compreensão do trabalho. Optou-se metodologicamente por uma revisão bibliográfica, a saber, uma revisão narrativa não sistemática com viés exploratório em busca de tecer considerações. Por fim, percebeu-se que a empatia e a escuta ativa podem contribuir para a construção de uma cultura de acolhimento para superação dos sofrimentos a que estão submetidos os adolescentes da escola pública.</p> Camila Maria Ferreira dos Santos Monteiro, Luciana Martins Quixadá (Autor) Copyright (c) 2023 Camila Maria Ferreira dos Santos Monteiro, Luciana Martins Quixadá (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11420 Wed, 11 Oct 2023 00:00:00 -0300 Autorregulação Emocional e Estados Afetivos de alunos de pós-graduação Stricto Sensu https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10621 <p>Objetivou-se identificar os níveis de adaptação das estratégias de regulação emocional e as probabilidades de associação entre a autorregulação emocional para tristeza, alegria e raiva, e estados afetivos de alunos de pós-graduação. Para isto, participaram 58 alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado, de dois programas de uma Universidade Federal, os quais preencheram um questionário de caracterização e as escalas de Satisfação com a vida, de Afeto Positivo e de Avaliação das Estratégias de Regulação Emocional de Adultos. Os dados foram analisados quantitativamente, por meio de estatística descritiva com medida de tendência central, com o auxílio do <em>software</em> SPSS 20. Os resultados apontam que, apesar da diferença entre o número de participantes por programa, os alunos têm utilizado estratégias satisfatórias, visto que não houve pontuação mínima em nenhuma das subescalas – tristeza, raiva e medo. Quando associadas às categorias de estudo, verificou-se que a Satisfação com a Vida apresenta correlação positiva alta com a Alegria e com o Afeto positivo. Além disso, percebe-se que os discentes que apresentaram baixo sentimento de satisfação com a vida, não demonstram animação e engajamento em atividades do cotidiano. A ausência de estratégias adaptativas para emoções negativas tende a afetar diretamente no afeto positivo e no sentimento de bem-estar dos sujeitos. Sugere-se o desenvolvimento de novos estudos, com amostra ampliada e que acompanhe o processo formativo dos alunos, a fim de compreender as influências das estratégias utilizadas no desempenho acadêmico.</p> Jamille Gabriela da Silva Torquato , Maria Roberta Miranda Furtado, Emmanuelle Pantoja Silva Silva, Edson Marcos Leal Soares Ramos, Maély Ferreira Holanda Ramos (Autor) Copyright (c) 2023 Jamille Gabriela da Silva Torquato , Maria Roberta Miranda Furtado, Emmanuelle Pantoja Silva Silva, Edson Marcos Leal Soares Ramos, Maély Ferreira Holanda Ramos (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10621 Fri, 22 Sep 2023 00:00:00 -0300 XIV Marcha do povo Tremembé: ritual de afirmação e reivindicação cultural https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11654 <p>Apresentamos uma interpretação etnográfica, uma perspectiva decolonial, da XIV Marcha do povo <em>Tremembé</em>. Ritual de afirmação e reivindicação cultural realizado no dia 7 de setembro de 2017 em Almofala (Itarema-Ceará). Descrevemos os elementos simbólicos por nós identificados durante a Marcha <em>Tremembé</em>. Pretendemos demonstrar que a Marcha não corresponde apenas a um ritual, mas a um conjunto deles, todos envolvidos em uma dimensão política, social e psicológica, que traz em pauta a reivindicação dos direitos ancestrais do povo <em>Tremembé</em>. A Marcha <em>Tremembé</em>, além de um “ritual político”, deve ser compreendida também como um “ritual sagrado”, envolvendo a espiritualidade e as crenças nos mitos <em>Tremembé</em>. No local foi celebrado um <em>Torém</em> puxado pelo maracá do Pajé, bem como, de muitas falas reivindicatória dos seus direitos e exposição de faixas e cartazes. O <em>Torém</em> é conhecido como brincadeira dos velhos <em>Tremembé</em>, representa o símbolo cultural de identidade e luta do povo local.</p> Franderlan Campos Pereira , João Batista de Albuquerque Figueiredo (Autor) Copyright (c) 2023 Franderlan Campos Pereira , João Batista de Albuquerque Figueiredo (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11654 Wed, 11 Oct 2023 00:00:00 -0300 Os Biomas Brasileiros à luz da Base Nacional Comum Curricular https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10167 <p>A temática “biomas brasileiros” foi analisada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nesta pesquisa a fim de verificar a presença da palavra Ecossistema no atual documento educacional orientador em vigência, destacando os fragmentos dos textos, a fim de problematizar questões da importância do trabalho de preservação ambiental na educação básica. Observou-se que os assuntos com maior afinidade no componente curricular de Ciências, principalmente para o segundo ciclo do Ensino Fundamental (EF). No Ensino Médio (EM), a temática não é abordada, embora a BNCC traga a necessidade da formação de estudantes com uma visão científica mais aguçada sobre os ecossistemas regionais. A temática está isolada para o Ensino de Ciências e sem projeção para o EM. Considera-se, necessário que as escolas discutam e incrementem seus currículos com esse tópico, trazendo a importância dos ecossistemas locais. Nesse contexto, o apoio das universidades torna-se indispensável, seja na produção de material didático-cientifico, na formação inicial e continuada de professores a fim de contribuir com estratégias educacionais para a expansão do tema e, principalmente, para que os cidadãos tenham conhecimento e sintam-se pertencidos ao meio ambiente em que vivem.</p> Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Fernando Icaro Jorge Cunha, Camila Pereira Burchard, Andrielli Vilanova de Carvalho, Ailton Jesus Dinardi, Edward Frederico Castro Pessano (Autor) Copyright (c) 2023 Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Fernando Icaro Jorge Cunha, Camila Pereira Burchard, Andrielli Vilanova de Carvalho, Ailton Jesus Dinardi, Edward Frederico Castro Pessano (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10167 Tue, 20 Jun 2023 00:00:00 -0300 Semelhanças e diferenças de duplicidade em inglês e vietnamita https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10875 <p>A duplicidade é um fenômeno que ocorre quando duas ou mais palavras têm o mesmo tom ou a mesma estrutura gramatical. A mesma linguagem é usada em muitos idiomas diferentes, inclusive em inglês e vietnamita. Neste artigo, o autor se concentra na pesquisa das semelhanças e diferenças da duplicidade em inglês e vietnamita. Como em outros idiomas, além das regras universais, no inglês há muitos fenômenos "anormais" que fazem os usuários se sentirem "absurdos", "contraditórios", inclusive o fenômeno da coincidência. Mostrar a validade e o valor dessas estruturas "incomuns" é um problema difícil, mas extremamente interessante, que exige pesquisa e esclarecimento. Neste artigo, o autor se concentrará em esclarecer as seguintes questões: pesquisa sobre a base teórica; apontar as semelhanças e diferenças do fenômeno da duplicidade em inglês e vietnamita; aplicação da duplicidade no aprendizado e no ensino de inglês e vietnamita.</p> Phuong Vo (Autor) Copyright (c) 2023 Phuong Vo (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10875 Sun, 17 Sep 2023 00:00:00 -0300 Contribuições da indissociabilidade ensino-extensão-pesquisa com grupos ECOSOL para a formação dos estudantes do ETIM https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10412 <p>Os Institutos Federais (IFs) oferecem o chamado Ensino Técnico Integrado ao Médio – ETIM, como educação profissional ampla, integral, para a formação cidadã (MACHADO, 2008). A construção e organização desta modalidade de ensino perpassa pela práxis do conjunto ensino-extensão-pesquisa, sendo a extensão capaz de romper os muros da instituição e atingir a comunidade, como por exemplo, os trabalhadores da Economia Solidária – ES. Grupos produtivos das classes populares que encontram na ES uma forma de produzir com base em princípios específicos. Os projetos desenvolvidos com eles constituem-se como espaços de construção do saber também para os discentes envolvidos. Buscou-se, a partir do olhar dos egressos dos cursos ETIM e ex participantes de um núcleo de extensão em ES, dialogar sobre essa experiência para a formação profissional deles. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e foi possível perceber a importância da efetiva práxis da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão para a formação profissional de caráter emancipatório.</p> Tatiana Losano de Abreu, Wiliane Viriato Rolim (Autor) Copyright (c) 2023 Tatiana Losano de Abreu, Wiliane Viriato Rolim (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10412 Tue, 25 Apr 2023 00:00:00 -0300 Trajetórias de coordenadoras pedagógicas em face da formação continuada de professores na escola https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11236 <p>Este artigo apresenta reflexões acerca da formação continuada de professores a partir da narrativa da trajetória de atuação de coordenadoras pedagógicas cearenses. A análise objetiva discutir como a trajetória formativa de duas coordenadoras pedagógicas reverberou nas suas atuações na formação continuada de professores na escola. Sustenta-se teoricamente nos estudos de Placco e Souza (2017), García (2013), Imbernón (2010), Alarcão (2011) e Vieira (2011); e, do ponto de vista metodológico, encontra suporte na abordagem qualitativa de pesquisa na perspectiva postulada por Lüdke e André (1986), na observância dos aspectos dialéticos e das subjetividades dos sujeitos tal como proposto por Ghedin e Franco (2011), bem como na entrevista narrativa com duas coordenadoras cearenses que vivenciaram a função em períodos distintos, referenciadas em Passeggi (2011), Delory-Momberger (2012) e Falcão e Farias (2020). A partir da análise das narrativas conclui-se que as coordenadoras pedagógicas desempenham importante papel na formação dos seus pares no contexto escolar, ainda que esta seja uma atuação perpassada por inúmeras dificuldades. A práxis dessas coordenadoras, conforme evidenciam as narrativas examinadas, tem tecido caminhos de enfrentamento dos desafios encontrados para dar conta dos seus fazeres pedagógicos.</p> Maria Aparecida Alves da Costa, Francinalda Machado Stascxak, Iris Martins de Souza Castro (Autor) Copyright (c) 2023 Maria Aparecida Alves da Costa, Francinalda Machado Stascxak, Iris Martins de Souza Castro (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11236 Wed, 20 Sep 2023 00:00:00 -0300 Concepções de infância sob o olhar docente da educação infantil: uma aproximação ao estado do conhecimento https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10427 <p>O estudo analisa sete pesquisas sobre concepções de infância na Educação Infantil. Como fundamento teórico, apresentamos Ferreira (2002) e Romanowski e Ens (2006) a partir da possibilidade de o pesquisador apropriar-se de discussões acerca do tema. A metodologia de pesquisa deu-se pelo mapeamento de produções da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Essa delimitação justifica-se pelo grande aporte de produções sobre a temática da infância. Quanto às concepções estudadas, foram parâmetros de inclusão: a) estudos relevantes sobre concepções de infância; b) produções feitas entre 2008 e 2020, devido à homologação, nesse período, da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e da Base Nacional Comum e Curricular (BNCC). Os resultados apontam para sujeitos entendidos como: a) dependentes e passivos; b) protagonistas e ativos; c) produtores de cultura e criatividade; d) necessitados de escolarização ou alfabetização (PINHEIRO, 2008; RUIZ, 2015; CALDERAN, 20017; MOTA, 2017; BIDINOTTO, 2019; MATOS, 2020; BARBOSA, 2020).</p> Rita Neirijane dos Reis Silva, Maria Margarita Villegas (Autor) Copyright (c) 2023 Rita Neirijane dos Reis Silva, Maria Margarita Villegas (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10427 Thu, 01 Jun 2023 00:00:00 -0300 Estado da Arte: didática de Paulo Freire nos cursos de licenciatura https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11409 <p>Este estudo analisa o estado da arte da aplicação da didática de Paulo Freire nos cursos de licenciatura, explorando sua relevância, desafios, tendências e impactos. Através de uma abordagem de revisão bibliográfica, examinou-se uma variedade de estudos que abordam a interseção entre os princípios freireanos e a formação de professores. A análise destaca a diversidade de práticas pedagógicas que incorporam a abordagem de Freire, enfatizando o diálogo, a conscientização crítica e a transformação social. Ao mesmo tempo, identificou-se desafios como resistência institucional e falta de capacitação docente na implementação da pedagogia freireana. Os resultados ressaltam os impactos positivos na formação de professores e práticas docentes, bem como a aplicação internacional dos princípios freireanos. O estudo conclui que a pedagogia de Paulo Freire permanece relevante e adaptável, capacitando educadores a construir um ambiente educacional reflexivo, participativo e socialmente consciente.</p> Nikaelly Aline Maia, Ranielly Miranda do Nascimento, Maria Marina Dias Cavalcante (Autor) Copyright (c) 2023 Nikaelly Aline Maia, Ranielly Miranda do Nascimento, Maria Marina Dias Cavalcante (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11409 Wed, 11 Oct 2023 00:00:00 -0300 Protagonismo juvenil na política do Novo Ensino Médio https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10535 <p>O artigo tem como objetivo identificar de que forma o protagonismo juvenil vem sendo referenciado nos textos oficiais da política do Novo Ensino Médio, como também, perceber a contribuição desse protagonismo para o ensino médio. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e, para construção dos dados, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, além de um questionário estruturado. No referencial teórico empregamos Lopes (2013) para tratar o pós-estruturalismo e Lopes e Macedo (2011) para embasar o currículo. Com Ball (1992) e Mainardes (2006) apresentamos o ciclo de políticas. As considerações finais apontam que a referência ao protagonismo juvenil nos textos oficiais é voltada para o entendimento de jovem como sujeito de direitos, capaz de tomar decisões e atuar em esferas como a do trabalho.</p> Fernanda Sheila Medeiros da Silva, Jean Mac Cole Tavares Santos, Maria Kelia da Silva (Autor) Copyright (c) 2023 Fernanda Sheila Medeiros da Silva, Jean Mac Cole Tavares Santos, Maria Kelia da Silva (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10535 Thu, 20 Apr 2023 00:00:00 -0300 Gestão escolar: práticas e repercussões no sucesso escolar https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11418 <p>Esta discussão reporta-se ao trabalho de gestores escolares e à repercussão de suas ações pedagógicas nos resultados de instituições escolares de Fortaleza-CE, a partir de relatórios de pesquisa desenvolvidos por discentes do componente curricular Fundamentos da Gestão, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Ceará. De natureza qualitativa, o estudo apoia-se em referenciais da pesquisa bibliográfica e documental, abordando a formação de professores para o desenvolvimento das práticas de gestão escolar. Os resultados apontam que as definições fundamentais para o sucesso escolar em seu contexto geral precisam dialogar com as principais demandas e necessidades do público-alvo de sua atuação – professores, estudantes e familiares. E ainda que diante da recorrente pressão e da busca pela eficiência, o trabalho do gestor é maximizado para o alcance dos resultados, omitindo-se, muitas vezes, os condicionantes histórico-sociais, políticos e pedagógicos da situação escolar.</p> Evanila Abreu de Oliveira, Tania Maria Rodrigues Lopes, Silvina Pimentel Silva (Autor) Copyright (c) 2023 Evanila Abreu de Oliveira, Tania Maria Rodrigues Lopes, Silvina Pimentel Silva (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11418 Wed, 11 Oct 2023 00:00:00 -0300 Representações sociais de docentes da educação profissional https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10618 <p>O presente artigo é fruto de uma investigação de estado de conhecimento que teve como escopo mapear pesquisas de mestrado e de doutorado, no campo da educação, acerca de representações sociais de professores da modalidade de educação profissional. Para tanto, nos amparamos no percurso metodológico do estado do conhecimento (MOROSINI; FERNANDES, 2014; MOROSINI, 2015). A pesquisa elegeu como base de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e tomou como <em>corpus</em> de análise teses e dissertações, de programas pós-graduação em educação no Brasil. Após aplicação de critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados cinco trabalhos para serem analisados com maior profundidade. Os resultados revelam que há poucos trabalhos de teses e dissertações na área de estudos da educação profissional que adotam como aporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS) proposta por Serge Moscovici (1961), sobretudo no que se refere à docência na modalidade.</p> Luciane Soares Almeida, Erika dos Reis Gusmão Andrade (Autor) Copyright (c) 2023 Luciane Soares Almeida, Erika dos Reis Gusmão Andrade (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10618 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 Processo formativo de uma artista-docente: diálogos com uma vida em dança https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11461 <p>A pesquisa trata do processo formativo de uma artista-docente pontuando a (auto)biografia como um processo constituinte no percurso da(o) artista-educadora(o)-pesquisadora(o) em Arte. Neste estudo o objetivo é analisar a formação de uma artista-docente, da área de dança atravessada por marcas de sua história de vida inscritas no seu corpo. Diante disso, caracteriza-se por uma discussão no campo da Arte e Educação atravessada pelos elementos das experiências de vida e formação. Como aspectos conclusivos da narração/reflexão destacamos como conclusão, que a arte deflagra dispositivos/conhecimentos que são operacionalizados em gestos, passos e palavras que em nossa experiencia resultaram numa composição (auto) biográfica capaz de compor e recompor concepções teóricas e metodológicas na formação em Arte e Educação, que embora reportem experiencias pessoas traduzem modos do formar-se que podem ser apropriado coletivamente.</p> Jacqueline Rodrigues Peixoto, José Albio Moreira de Sales (Autor) Copyright (c) 2023 Jacqueline Rodrigues Peixoto, José Albio Moreira de Sales (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11461 Wed, 11 Oct 2023 00:00:00 -0300 Cartografando o meu lugar: relato de experiência sobre uma viagem formativa pelo rio Riacho, Aracruz/ES https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10794 <p>O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar os momentos que constituem uma viagem formativa desenvolvida com alunos da Escola Estadual Caboclo Bernardo pelo Rio Riacho, localizado no distrito de Barra do Riacho, cidade de Aracruz/ES. Para isso, valemo-nos da abordagem qualitativa, com o procedimento metodológico da descrição crítica. O intuito pedagógico da proposta foi o de possibilitar aos estudantes outros olhares para o lugar em que vivem, no contexto do desenvolvimento da disciplina eletiva denominada “Cartografando o meu lugar”. Os resultados foram satisfatórios, tendo em vista a mobilização dos estudantes no decorrer do percurso realizado com os pescadores locais.</p> João Alberto Miranda de Souza, Israel David de Oliveira Frois (Autor) Copyright (c) 2023 João Alberto Miranda de Souza, Israel David de Oliveira Frois (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10794 Mon, 18 Sep 2023 00:00:00 -0300 Formação de professores para a promoção da saúde no Ensino Básico por meio de manual didático https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10083 <p>O estudo tem como objetivo analisar as contribuições de um manual didático acerca das ações de prevenção e cuidado com a saúde na formação inicial de professores. A pesquisa foi conduzida em três fases: i) levantamento: aplicação do questionário online com os alunos do curso de Pedagogia e elaboração do manual; ii) implementação do manual mediante minicurso híbrido; iii) descrição, organização dos dados e análise sobre a validação do manual pelos acadêmicos de Pedagogia. O conhecimento dos participantes acerca da saúde na escola era mínimo antes de conhecerem o manual e vivenciarem as atividades no minicurso. Após o minicurso, os alunos reconheceram a importância do estudo sobre saúde – higiene corporal, bucal, mental e práticas corporais. Apesar disso, a maioria pensava que o tema saúde deveria ser tratado somente por especialistas, mas entendeu que os professores e as escolas desempenham um papel importante na promoção da saúde. Os resultados revelam que o manual utilizado ampliou o conhecimento e as habilidades dos alunos a respeito da saúde para sua promoção na escola. Portanto, a preocupação com o tema saúde deve superar a forma reducionista como é vista e ser incorporada no currículo dos estudantes de graduação para que, dessa forma, o tema Saúde na Educação possa ser desenvolvido de forma clara e com propriedade.</p> Antonia Janieiry Ribeiro da Silva Brito, Karla Angélica Silva do Nascimento (Autor) Copyright (c) 2023 Antonia Janieiry Ribeiro da Silva Brito, Karla Angélica Silva do Nascimento (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10083 Wed, 05 Apr 2023 00:00:00 -0300 Corporeidade e práticas corporais: (des)encontros na produção científica brasileira https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10321 <p>O trabalho investiga a suposta indefinição existente entre “práticas corporais” e “corporeidade” em textos acadêmicos nacionais. Indagamos se e como ambas estão relacionadas na produção disponibilizada pelo Portal de Periódicos Capes. Objetivamos averiguar os nexos entre esses termos em nossa produção científica. Realizamos uma busca de documentos revisados por pares com os descritores corporeidade AND “práticas corporais” OR “prática corporal”, resultando 28 artigos. O tratamento dado à expressão “práticas corporais” está em conformidade às definições de Lazzarotti Filho <em>et al</em>., (2010) e Gozalez e Fensterseifer (2014); já a corporeidade segue a definição de Csordas (2009). Tanto corporeidade quanto práticas corporais aparecem como vivências, experiências e práticas de um corpo culturalmente referenciado. Concluímos que ambos os termos ligam-se a aspectos socioculturais, fazendo-se necessário aprofundar a delimitação dessas noções.</p> Letícia Rodrigues Teixeira e Silva, Nargila Mara da Silva Bento, Natália Heringer Mendonça, Ester Geraldo Torres, Dulce Maria Filgueira de Almeida (Autor) Copyright (c) 2023 Letícia Rodrigues Teixeira e Silva, Nargila Mara da Silva Bento, Natália Heringer Mendonça, Ester Geraldo Torres, Dulce Maria Filgueira de Almeida (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10321 Fri, 09 Jun 2023 00:00:00 -0300 Sequência didática sobre mutações: proposta para o estudo de genética no Ensino Médio https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10425 <p>A genética é um dos temas centrais da Biologia e a compreensão dos seus conceitos são essenciais para a análise crítica de situações do cotidiano. Dentro dessa grande área de conhecimento, o entendimento sobre o que são mutações, é de significativa importância, quando, se aborda esse conteúdo no Ensino Médio. Compreender como as mutações ocorrem, bem como as implicações destas é fundamental para a compreensão dos processos evolutivos. Neste sentido, o presente estudo objetivou trabalhar o conteúdo de mutações através de sequências didáticas com a participação ativa dos alunos da primeira série do Ensino Médio. A sequência didática foi desenvolvida em cinco aulas de cinquenta minutos com a participação de 38 alunos. Observou-se que as estratégias utilizadas facilitaram à compreensão dos conceitos do tema abordado, bem como estimulou a participação e o engajamento dos alunos nas atividades propostas.</p> Francisca Érica da Silva Maia, Andreza Gama de Menezes Cardoso, Maria da Conceição Vieira de Almeida Menezes (Autor) Copyright (c) 2023 Francisca Érica da Silva Maia, Andreza Gama de Menezes Cardoso, Maria da Conceição Vieira de Almeida Menezes (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10425 Sat, 27 May 2023 00:00:00 -0300 Colégio Santa Clara: contribuições para a educação no município de Santarém - PA https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11407 <p>Este estudo<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a> busca, a partir da historiografia, analisar aspectos que se constituíram como elementos fundamentais na organização do processo formativo de mulheres e as contribuições para a educação no município de Santarém -PA, a concepção social da mulher e seu acesso à educação, assim como a influência do modelo de educação feminina proposto a partir da instalação do Colégio Santa Clara, uma instituição confessional católica. A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica e análise documental. Utiliza-se o materialismo histórico dialético como método de interpretação. A partir dos dados preliminares, conclui-se que a instituição escolar em estudo foi de grande relevância para o desenvolvimento da educação, pois possibilitou oportunidade de estudo, formação intelectual e foi pioneiro na formação de mulheres para a docência na região Oeste do Pará.</p> <p>&nbsp;</p> Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa, Anselmo Alencar Colares (Autor) Copyright (c) 2023 Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa, Anselmo Alencar Colares (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11407 Wed, 11 Oct 2023 00:00:00 -0300 BNCC e atuação docente: uma política em cena https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10457 <p>O presente artigo compreende parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, a qual investiga a atuação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Mossoró/RN. Busca entender como essa política é interpretada e traduzida pelos docentes problematizando a possibilidade de homogeneização do currículo, dada a imprevisibilidade do “chão da escola”, considerando que outros sentidos e demandas vão sendo reconfiguradas nos múltiplos cenários. A pesquisa se caracteriza como de natureza qualitativa e assume o Ciclo de Políticas articulado a teoria da atuação, para análise e interpretação dos dados. Os resultados iniciais possibilitam inferir que as políticas são interpretadas de forma única em diferentes instituições escolares e, que resultam em novas significações no contexto da prática, onde outras disputas por hegemonia, entram em cena.</p> Eliane Araújo Xavier da Costa, Meyre-Ester Barbosa de Oliveira (Autor) Copyright (c) 2023 Eliane Araújo Xavier da Costa, Meyre-Ester Barbosa de Oliveira (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10457 Mon, 12 Jun 2023 00:00:00 -0300 A masculinização pelo ensino: educação escolar para adolescentes no estado Paraná em meio a ditadura (1977-1984) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11416 <p>Este trabalho tem como objetivo analisar as reverberações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 5.692, de 11 de agosto de 1971 (LDB nº.&nbsp; 5.692/1971) nas atividades desenvolvidas pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), na Escola Tiradentes, localizada em Curitiba, entre os anos de 1977-1984). A partir da LDB nº.&nbsp; 5.692/1971 a formação para o trabalho tornou o ensino técnico como compulsório. A “sondagem de aptidão” foi a forma encontrada para supostamente orientar os/as estudantes para a escolha profissional, mas também serviu com forte reforço das distinções de gênero construídas historicamente junto de um discurso moral na formação dos/as estudantes. Por meio dos estudos da interseccionalidade levantados por Creshaw (2004) e de pânico moral desenvolvidos por Giddens e Sitton (2016) investigo os documentos da referida instituição. Acredito que junto dessas observações podem serem compreendidas a proposta de ensino da época e os reflexos na história da educação.</p> Jorge Luiz Zaluski (Autor) Copyright (c) 2023 Jorge Luiz Zaluski (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11416 Wed, 11 Oct 2023 00:00:00 -0300 O incentivo à leitura por meio das TICs: uma análise do vídeo da turma da Mônica https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10607 <p>Este trabalho pretende discutir a temática das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como um suporte capaz de influenciar crianças e adolescentes, incentivando o gosto pela leitura de textos literários. Nesta análise, ao discutir possíveis usos dessas ferramentas no incentivo à leitura, foi analisado um vídeo da Turma da Mônica (Maurício de Sousa), disponível no <em>YouTube</em>. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica sobre o tema e na perspectiva de taxonomia de vídeos para a análise. Assim, os resultados demonstraram que a utilização das TICs pode despertar o interesse pela leitura, ampliando as possibilidades de formar leitores.</p> Naiara Porto da Silva Coqueiro, Erivan Coqueiro Sousa, Handherson Leyltton Costa Damasceno (Autor) Copyright (c) 2023 Naiara Porto da Silva Coqueiro, Erivan Coqueiro Sousa, Handherson Leyltton Costa Damasceno (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10607 Wed, 11 Oct 2023 00:00:00 -0300 Impacto do capitalismo financeiro na formação docente: o gerencialismo e seus efeitos na educação https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11429 <p>A presente reflexão tem o propósito de discutir o capitalismo financeiro, o processo de formação docente e os efeitos do gerencialismo no processo educacional. Este trabalho possui como metodologia a pesquisa de caráter qualitativo de abordagem bibliográfica, na qual as reflexões e a análise apresentadas ao longo deste estudo foram baseadas nos princípios do Materialismo Histórico-Dialético, bem como em autores que se apoiaram nesta perspectiva, tais como: Silva (1999); Hooks (2020); Primo e Fernandes (2020) e outros. Concluirmos por fim, que a função social da educação é a reprodução social através da consciência de classe. Nesse sentido, a luta por uma educação que almeje a formação humana é a luta pela emancipação humana, é a luta pela superação da sociedade de classes.</p> Maria de Fatima Oliveira Santos, José Pereira de Sousa Sobrinho, Antônia Solange Pinheiro Xerez (Autor) Copyright (c) 2023 Maria de Fatima Oliveira Santos, José Pereira de Sousa Sobrinho, Antônia Solange Pinheiro Xerez (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11429 Wed, 11 Oct 2023 00:00:00 -0300 Comparação do nível de satisfação nas aulas de Educação Física de alunos participantes e não participantes do Programa de Residência Pedagógica https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10025 <p>Objetivamos comparar o nível de satisfação nas aulas de Educação Física de alunos participantes e não participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Realizamos uma pesquisa quali-quantitativa em duas escolas públicas de ensino fundamental do município de Petrolina/PE. Uma das escolas não contemplava o Programa (escola A), a outra abrangia esse programa (escola B). Foram incluídos 274 alunos de ambos os sexos. Aplicamos um questionário validado do ISEF (Índice de Satisfação em Educação Física), posteriormente analisamos os dados de forma estatística descritiva simples através do <em>Microsoft Excel</em>. Houve diferença significativa entre as escolas em relação ao índice de satisfação nas aulas de Educação Física. Os alunos com acesso ao PRP possuem maior compreensão sobre a importância da Educação Física e participam ativamente das aulas. A efetivação do PRP acarretou impactos positivos no desenvolvimento dessa disciplina no currículo escolar, contribuindo para a ampliação da satisfação dos alunos. </p> George Almeida Lima, Luan Gonçalves Jucá, Ramon da Silva Ferreira, Carlos Henrique Nascimento de Cristo Júnior, Diego Luz Moura (Autor) Copyright (c) 2023 George Almeida Lima, Luan Gonçalves Jucá, Ramon da Silva Ferreira, Carlos Henrique Nascimento de Cristo Júnior, Diego Luz Moura (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10025 Tue, 25 Apr 2023 00:00:00 -0300 Programa de Residência Pedagógica: da revisão de literatura as vivências na escola pública https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10172 <p>O objetivo deste trabalho é analisar os aspectos favoráveis e desfavoráveis a respeito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), com base na produção científica e na experiência dos autores como residentes do programa em escolas públicas. De natureza qualitativa, a pesquisa caracteriza-se como uma revisão de literatura. Na perspectiva dos aspectos favoráveis, observou-se que o PRP proporcionou a formação e o aperfeiçoamento dos novos professores, bem como o estreitamento dos laços entre universidade e escola pública. Em contraponto, as críticas sugerem que o PRP tem uma visão pragmática da formação de professores; falta-lhe compreensão da formação docente em sua totalidade e maior articulação com as demandas da comunidade. Diante das análises críticas dos estudos, nota-se que as propostas trazidas no PRP são relevantes para uma formação inicial, entretanto, alguns pontos no programa devem ser revistos para possibilitar a formação de professores críticos em sua totalidade.</p> Bruno Macedo Souza, Kalinca Pena Gomes, Anderson Gonçalves Costa (Autor) Copyright (c) 2023 Bruno Macedo Souza, Kalinca Pena Gomes, Anderson Gonçalves Costa (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10172 Tue, 29 Aug 2023 00:00:00 -0300 A Educação Profissional no início do século XX e a influência americana no ensino industrial brasileiro https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10878 <p>Este artigo tem por base uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de discutir acerca da influência do americanismo na constituição do Ensino Industrial no Brasil, ao passo que o país avançava rumo à industrialização. Dessa forma, evidenciamos alguns aspectos que remetem à conjuntura da Educação Profissional no início do século XX, bem como às relações que se estabeleciam com a industrialização e as mudanças no âmbito internacional, dentre elas, a política externa dos Estados Unidos na América Latina e no Brasil, como forma de ampliar e difundir a ideologia do American <em>Way of life</em> e o contexto pós-guerra que resultou no programa de cooperação educacional entre Brasil e Estados Unidos, na década de 1940. A partir da revisão da literatura, compreendemos que a Comissão Brasileiro- Americana (CBAI) atuou como principal mecanismo ideológico do americanismo, através da difusão de métodos e de práticas no que concerne à formação para o trabalho no âmbito do Ensino Industrial no Brasil.</p> Cléia Maria Alves Alves, Luiz Antonio da Silva dos Santos, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Fábio Alexandre Araújo dos Santos (Autor) Copyright (c) 2023 Cléia Maria Alves Alves, Luiz Antonio da Silva dos Santos, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Fábio Alexandre Araújo dos Santos (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10878 Wed, 25 Oct 2023 00:00:00 -0300 Literatura e argumentação: a escrita da redação do Enem sob um olhar interdisciplinar https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10421 <p>A elaboração da escrita envolve habilidades que perpassam a formação escolar, da aquisição da linguagem à materialização da palavra escrita pelos diferentes gêneros textuais. Ao final do Ensino Médio, o estudante é demandado à escrita de um texto dissertativo-argumentativo em prosa, na modalidade culta do português, a partir de uma temática de relevância social (essa é uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem). Os professores se deparam, assim, com a necessidade de aperfeiçoar a capacidade argumentativa dos discentes por meio de uma enunciação escrita que envolva uma seleção adequada do repertório sociocultural. Este trabalho apresenta a experiência de um projeto que visa saber de que maneira o letramento literário pode auxiliar na escrita da redação do Enem. Por meio da participação em um clube de leitura e em oficinas de redação, os estudantes vivenciam o processo de escrita mediado pela leitura literária.</p> Alex Sander Luiz Campos, Daiane Silva de Andrade, Luana Aparecida Matos Leal Fernandes, Erick Marlon Pereira (Autor) Copyright (c) 2023 Alex Sander Luiz Campos, Daiane Silva de Andrade, Luana Aparecida Matos Leal Fernandes, Erick Marlon Pereira (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10421 Thu, 25 May 2023 00:00:00 -0300 Representação de famílias e educação dos filhos em amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade (1944) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11261 <p>O presente artigo tem por finalidade realizar uma análise da obra modernista <em>Amar, verbo intransitivo</em>, de Mário de Andrade (1944), buscando evidenciar, a partir do romance, como as famílias ricas paulistanas da República Velha foram nele abordadas, bem como o que tal texto pode revelar acerca da educação dos filhos. Utilizou-se nesse empreendimento, sobretudo, a noção de representação, considerando que tal categoria não se confunde com imitação do real, mas edificação feita a partir dele, bem como que a literatura é artefato cultural apta a revelar sentidos atribuídos ao mundo, e que esses sentidos se manifestam em palavras, imagens, discursos, práticas e coisas. Quanto ao método, foi utilizada a noção de operação historiográfica (Certeau, [1975]/2020), que consiste em análise crítica de vestígios do passado transformados em fonte.</p> Marco Antonio de Santana (Autor) Copyright (c) 2023 Marco Antonio de Santana (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11261 Sun, 01 Oct 2023 00:00:00 -0300 A educação politécnica no Brasil expressa na Educação Profissional https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10428 <p>O artigo analisa a Educação Politécnica, na perspectiva marxiana aplicada na revolução da União Soviética, em seus pontos positivos e negativos, em paralelo à realidade do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional brasileira. É uma pesquisa de natureza bibliográfica, com o método dialético e tem como aporte teórico o pensamento de Marx, Pistrak, e outros autores que se apoiam na teoria marxiana. Constatamos que o duplo aspecto do trabalho no capitalismo leva aos duplos aspectos da educação e do conceito de politecnia. No seu aspecto negativo, essa educação perpetua a divisão de classes quando ocorre para atender aos interesses do capital. No seu aspecto positivo, propõe a superação da formação unilateral nos moldes do capital. Concluimos que o que tem se pulverizado na Educação Profissional no Brasil é a polivalência - o sujeito deve ser capaz de aplicar novas tecnologias para atender à qualidade da produção e realizar tarefas diferentes.</p> Ana Paula Lima Azevedo, Fátima Maria Nobre Lopes, Adauto Lopes da Silva Filho (Autor) Copyright (c) 2023 Ana Paula Lima Azevedo, Fátima Maria Nobre Lopes, Adauto Lopes da Silva Filho (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10428 Mon, 29 May 2023 00:00:00 -0300 Prática pedagógica: concepções de integrantes de um grupo de estudo https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11410 <p>Por intermédio de reflexões sobre práticas pedagógicas e educação, surgiu o seguinte problema de pesquisa: Que compreensões são constituídas por integrantes do Grupo de Estudos de Pesquisas em Educação, Saberes e Aprendizagens da Docência (GEPESAD) sobre a prática pedagógica? O estudo tem como principal objetivo: Analisar que compreensões são constituídas por integrantes do Grupo de Estudos de Pesquisas em Educação, Saberes e Aprendizagens da Docência (GEPESAD) sobre a prática pedagógica. A metodologia utilizada desenvolveu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, realizada em 2023, onde foi realizada uma produção de dados em um grupo de estudos na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI). Com isso, é perceptível por meio das respostas dos sujeitos as características da prática pedagógica, onde tem destaque no diálogo em ações intencionais e participativas e que geram e tem sua finalidade/objetivo em obtenção de conhecimento para os estudantes que nela participam</p> Maria Graciane Rocha Sousa, Edson Carneiro de Sousa, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro (Autor) Copyright (c) 2023 Maria Graciane Rocha Sousa, Edson Carneiro de Sousa, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11410 Wed, 11 Oct 2023 00:00:00 -0300 Produções cientificas sobre formação de professores no curso de pedagogia da UNEB, Campus XII (2012-2022) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10565 <p>O objetivo deste estudo foi apresentar a produção cientifica sobre formação de professores produzida por docentes do curso de pedagogia do Campus XII, da UNEB de Guanambi, que resultou em publicação em periódicos científicos entre 2012 e 2022. Tratou-se de um trabalho documental por meio de um levantamento bibliográfico que seguiu quatro procedimentos: a) levantamento do número de professores que atuam no curso de Pedagogia e suas respectivas qualificações; b) consulta ao Currículo Lattes dos professores para identificação de artigos completos publicados em periódicos dentro de um recorte temporal de 2012 a 2022; c) classificação das produções em seis categorias e d) análise do conteúdo dos artigos em torno da formação de professores. Foram identificados 18 artigos, os quais são apresentados e analisados em seis categorias, assim agrupadas: a) formação docente em educação do campo; b) formação continuada; c) formação de professores no campo da matemática; d) formação compartilhada; e) formação lúdica e f) formação de professores no campo de Letras.</p> Áurea Silva Moura, Claudio Pinto Nunes, José Aparecido Alves Pereira (Autor) Copyright (c) 2023 Áurea Silva Moura, Claudio Pinto Nunes, José Aparecido Alves Pereira (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10565 Fri, 22 Sep 2023 00:00:00 -0300 Paradigma da educação sexual: diálogos com a psicanálise https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11419 <p>A educação sexual tem sido atravessada por diferentes modelos que compõem perspectivas acerca de gênero. Desses, destaca-se o modelo biológico e higienista, que naturaliza as diferenças sociais entre os gêneros, e o modelo queer, que busca questionar essencialismos tomando como base uma não-normatividade. A distinção entre pênis e falo proposta pela psicanálise pode auxiliar essa última percepção, no sentido em que há um foco em uma questão imaginária, distanciando-se de uma primazia dos órgãos genitais. Dessa forma, esse trabalho de delineamento qualitativo, exploratório-descritivo, busca explorar quais têm sido as abordagens acerca de gênero na educação sexual formal escolar através de uma revisão de literatura e a categorização de sintagmas identificados nos artigos selecionados, em função dos modelos propostos por Furlani. Assim, percebeu-se que ainda há uma hegemonia do modelo biológico e higienista, enquanto o modelo queer ainda não aparece nas práticas educativas escolares.</p> Leonardo Silveira Rodrigues, Gabriel Câmara Branco, Andre Gellis (Autor) Copyright (c) 2023 Leonardo Silveira Rodrigues, Gabriel Câmara Branco, Andre Gellis (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11419 Wed, 11 Oct 2023 00:00:00 -0300 Diários da pandemia: a saúde mental de estudantes universitários em 2021 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10619 <p>Na pandemia da Covid-19, além da saúde física, nossa saúde mental também ficou em risco. Essa pesquisa objetivou, em geral, verificar o quadro de saúde mental dos alunos do curso de Pedagogia de uma Instituição Federal de Ensino Superior da Rede Pública, em Fortaleza-Ceará, em 2021. Especificamente, visou descrever o quadro de saúde mental discente; averiguar o impacto da realidade de uma pandemia na aprendizagem e coletar sugestões para promover saúde mental. Procedeu-se a uma investigação qualitativa, com 51 sujeitos, através de diários e questionários mistos. Os dados obtidos, após análise de conteúdo, revelaram um quadro de sofrimento mental composto principalmente por: medo; luto; ansiedade e prejuízo da capacidade de aprendizagem.</p> Victória Mercya Sousa Guerreiro, Joyce Duarte de Carvalho, Carina Araújo Dias, Igor de Moraes Paim, Tania Vicente Viana Viana (Autor) Copyright (c) 2023 Victória Mercya Sousa Guerreiro, Joyce Duarte de Carvalho, Carina Araújo Dias, Igor de Moraes Paim, Tania Vicente Viana Viana (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10619 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 Ensino remoto emergencial em Fortaleza (CE):desempenho e ambiente de estudos de alunos do nível médio https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11566 <p>A pandemia de COVID-19, deflagrada em 2020, impôs, no Brasil, o fechamento de escolas e a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para dar continuidade às atividades escolares, no meio do semestre letivo, professores e alunos encontraram muitas dificuldades de acesso à internet e manuseio de equipamentos, técnicas e materiais didáticos. O presente artigo analisa resultados de <em>survey</em> respondido por 397 alunos do Ensino Médio da Região Metropolitana da cidade de Fortaleza (capital do estado do Ceará, Brasil), no segundo semestre de 2021, que passaram pelo referido momento de isolamento social, quando se detectaram: impacto negativo no aprendizado, dificuldades para acompanhar as aulas remotas, isolamento e menos motivação para estudar. O estudo, que faz a segmentação por renda mensal média familiar, é do tipo descritivo e quantitativo, e analisa aspectos do ambiente de estudos e do desempenho escolar dos aprendizes.</p> Felipe dos Reis Barroso, Lucas Souza Silva, Tatiana Maria Ribeiro Silva, José Airton de Freitas Pontes Júnior (Autor) Copyright (c) 2023 Felipe dos Reis Barroso, Lucas Souza Silva, Tatiana Maria Ribeiro Silva, José Airton de Freitas Pontes Júnior (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11566 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 Políticas públicas na formação do professor: análises de pesquisas sobre identidades de gênero na educação https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10805 <p>Esse artigo tem como objetivo analisar questões de identidades de gênero em pesquisas acadêmicas que discutem Políticas Públicas sobre sexualidade inserção de pessoas homoafetivas no contexto educacional brasileiro. A Fundamentação Teórica está alojada no campo dos estudos aplicados da linguagem, com interface entre o letramento do professor e dos direitos humanos. A Metodologia é do tipo documental com abordagem qualitativa, considerando o teor subjetivo no tratamento dos dados. Os resultados revelam a representação da figura da pessoa homoafetiva como um ator social resistente a uma cultura de opressão e preconceito, diferenciando a ideia de acesso da percepção de permanência no âmbito educacional.</p> Bruno Gomes Pereira, Thiago Luiz Sartori (Autor) Copyright (c) 2023 Bruno Gomes Pereira, Thiago Luiz Sartori (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10805 Mon, 25 Sep 2023 00:00:00 -0300 Saberes de experiência e ensino de língua materna: relatos de docentes em formação inicial https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10109 <p>O objetivo do artigo é apreender saberes, representações e pressupostos sobre ensino de língua materna, aprendizagem do sistema de escrita alfabética em relatos biográficos de estudantes de Pedagogia matriculados na disciplina de Ensino de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada foi amparada na Pesquisa Biográfica em Educação: A partir dos relatos (auto)biográficos, que compreendemos como uma encenação de si, buscamos localizar pistas que apontam para saberes sobre aprender e ensinar língua materna para que, partindo destes saberes, pudéssemos ampliá-los e/ou problematiza-los. O material aqui analisado é constituído de 30 relatos coletados em 2021.1. Concluímos que os estudantes, de modo geral, trazem noções bastante tradicionais sobre ensino de língua, ainda compreendendo que ensinar língua é ensinar gramática normativa, e aprender a escrever é quase sempre tido como um ato mecânico, ainda que haja a percepção de que a maneira cuja aprendizagem se deu não foi prazerosa.</p> Sahmaroni Rodrigues de Olinda (Autor) Copyright (c) 2023 Sahmaroni Rodrigues de Olinda (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10109 Fri, 28 Apr 2023 00:00:00 -0300 Reflexões sobre a história do ensino de Psicologia nos cursos de licenciatura https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10352 <p>Este estudo objetiva mapear o percurso histórico do ensino de Psicologia no âmbito dos cursos de formação docente no período entre 1827 até os dias atuais, partindo da premissa de que foi neste período que foram manifestadas preocupações explícitas com a formação docente no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de publicações nacionais nas bases de dados SciELO, CAPES e Google Acadêmico. Os resultados apontam para um ensino de Psicologia Educacional marcado historicamente por concepções racistas e higienistas com vistas à classificação e seleção de estudantes, além de um ensino pautado nos conteúdos programáticos e nos aspectos teóricos da disciplina, sendo recente a influência de concepções críticas e progressistas neste ensino. As conclusões permitem compreender a diversidade de perspectivas assumidas pela Psicologia Educacional bem como seus possíveis efeitos na formação inicial de professores.</p> Nadiane Maria da Silva Tibúrcio, Cynara Teixeira Ribeiro (Autor) Copyright (c) 2023 Nadiane Maria da Silva Tibúrcio, Cynara Teixeira Ribeiro (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10352 Tue, 30 May 2023 00:00:00 -0300 Ainda é Preciso Enegrecer o Feminismo: Contra o Genocídio da População Negra https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10970 <p>O objetivo desse artigo é resgatar as principais críticas de Sueli Carneiro ao Movimento Feminista hegemônico, destacando-se a ênfase da autora sobre a necessidade de enegrecer o feminismo para demarcar e instituir na agenda do movimento de mulheres o peso da questão racial. Busca-se demonstrar a relevância de tal proposta, colocando-se em evidência tanto a manutenção das desigualdades intragênero quanto a persistência do genocídio contra a população negra. Em termos metodológicos, recorreu-se a uma revisão bibliográfica de textos publicados pela autora e a dados estatísticos sobre a situação sócio econômica da mulher negra para sustentar o argumento de que ainda é preciso enegrecer o feminismo, pois está em curso um genocídio da população negra, destacando-se o caso das mulheres, que se materializa por meio da submissão a condições de vida subumanas e pelo extermínio físico desse grupo.</p> Luciana Garcia de Mello (Autor) Copyright (c) 2023 Luciana Garcia de Mello (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10970 Mon, 18 Sep 2023 00:00:00 -0300 Teoria da objetivação e a gestão democrática: contribuições para a formação https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10426 <p>Esta pesquisa almeja analisar os contributos da Teoria da Objetivação para a formação de gestores escolares na perspectiva da gestão democrática, e com base histórico-cultural. É uma pesquisa de ordem qualitativa, envolvendo aspectos exploratórios e descritivos, com método de investigação bibliográfica, pois se fundamenta em referências pertinentes à formação de gestores escolares e nos elementos teóricos oriundos da Teoria da Objetivação. A leitura de análise e avaliação das informações aconteceu de forma crítica ou reflexiva, com aporte teórico fundamentado nos estudos de Radford (2011, 2015, 2020a, 2020b), Lück (2009), Lück <em>et al</em> (2010), Bizol e Dutra (2018). Evidencia-se, diante do aprofundamento no arcabouço da investigação bibliográfica, que a Teoria da Objetivação potencializa o processo formativo de gestores escolares, possibilitando a criação dialética de indivíduos críticos, reflexivos e éticos, considerando novas estruturas de ação e pensamento, frente a uma série de aspectos relativos à cultura e às práticas sociais.</p> Edney Araújo Lima, Claudianny Amorim Noronha (Autor) Copyright (c) 2023 Edney Araújo Lima, Claudianny Amorim Noronha (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10426 Tue, 25 Apr 2023 00:00:00 -0300 “Disciplinas de expressão” nos programas para as escolas primárias (Distrito Federal, 1929) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11408 <p>Analisar as propostas para as “disciplinas de expressão” presentes nos <em>Programmas para os Jardins de Infância e para as Escolas Primárias</em> é o objetivo deste estudo. O documento publicado em 1929 e assinado pela comissão composta por Fernando de Azevedo e outros seis educadores organizou as temáticas que deveriam ser trabalhadas no ensino público da capital brasileira. Dentre elas, interessa investigar o conteúdo programático do ensino de linguagem, desenho e trabalhos manuais que tinha por finalidade cultivar, nas crianças, meios de expressarem seus pensamentos e sentimentos. Para tanto, a discussão fundamenta-se teórica e metodologicamente na literatura que elege o impresso em questão como fonte de estudo (VIDAL, 1996; CAMARA, 2004; PAULILO, 2015). Destarte, perscrutar esse manuscrito possibilita o aprofundamento das iniciativas implementadas pela Reforma da Instrução Pública do Distrito Federal.</p> Raquel Lopes Pires (Autor) Copyright (c) 2023 Raquel Lopes Pires (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11408 Wed, 11 Oct 2023 00:00:00 -0300 Perspectiva didática para auxiliar no fortalecimento da identidade indígena do povo Mendonça Potiguara https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10464 <p>Objetivou-se relatar as contribuições de uma sequência de ensino, que discutiu as implicações do marco temporal de terras indígenas, que contribuiu na elaboração de fábulas indígenas, de modo, a descrever como essa literatura pode auxiliar no fortalecimento da identidade étnica do povo Mendonça Potiguara. A sequência de ensino foi desenvolvida em 2021 com, aproximadamente, 150 estudantes da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Silva do Nascimento. Adotou-se à abordagem metodológica de Questões Sociocientíficas para o tratamento das implicações do marco temporal de terras indígenas, sob a perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos. Os alunos foram divididos em cinco grupos e tiveram que planejar e constituir uma fábula indígena, cada um. As fábulas produzidas foram escritas em duas versões, uma na língua portuguesa e outra versão traduzida para a língua materna (Tupi Antigo).</p> Aleson da Silva Fonseca, Paulo Brilhante da Silva (Autor) Copyright (c) 2023 Aleson da Silva Fonseca, Paulo Brilhante da Silva (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10464 Wed, 10 May 2023 00:00:00 -0300 Espaços de memória e pessoas com deficiência https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11417 <p><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">Na cidade de São Paulo existem muitos equipamentos culturais e atualmente um dos desafios é torná-los espaços compatíveis às pessoas com deficiência. Ademais, a captação deste público depende de vários fatores, tais como a organização da instituição, acessibilidade, entre outros. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi apresentar uma reflexão sobre museus e espaços de memória que, por natureza, guardam construções de </span><span style="font-family: 'Arial',sans-serif;">importância cultural e social na cidade de São Paulo e que contemplam pessoas com deficiência. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Por meio do estudo verificamos que São Paulo possui poucos espaços que compreendem narrativas de pessoas com deficiência em seu material expositivo e salvaguarda de suas memórias.</span></p> Silvia Madjarof Sertorio, Cassia Geciauskas Sofiato (Autor) Copyright (c) 2023 Silvia Madjarof Sertorio, Cassia Geciauskas Sofiato (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11417 Wed, 11 Oct 2023 00:00:00 -0300 Poesia para Nossa Senhora da Conceição: a escrita e a vivida https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10609 <p>Este texto, de caráter autobiográfico, se estrutura, basicamente, nas memórias do percurso de escritor literário-memorialista do primeiro autor, evocadas para este fim, ou mesmo na forma de autorreferenciação. O autor parte da devoção à Padroeira de sua cidade natal, Macaúbas – Bahia, Nossa Senhora da Conceição, cuja relação, quase simbiótica entre população/devotos-religioso/histórico, desperta e encaminha o seu interesse pelas coisas e fatos de sua comunidade até tornar-se um escritor local, cuja obra oferece subsídios para a história regional e estadual. O método (auto)biográfico quebra a hegemonia do uso da terceira pessoa no texto científico e, ao produzir uma narrativa, entrelaça os fatos narrados com teóricos afins, produzindo uma reflexão ampla sobre o tema estudado. Dessa forma, o resultado é um texto poético-narrativo que fixa elementos da cultura religiosa da cidade de Macaúbas e fornece subsídios para estudiosos da história regional.</p> Alan Jose Alcantara de Figueiredo, Célia Tanajura Machado (Autor) Copyright (c) 2023 Alan Jose Alcantara de Figueiredo, Célia Tanajura Machado (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10609 Mon, 25 Sep 2023 00:00:00 -0300 Formação inicial e continuada sob as lentes dos professores da educação básica https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11453 <p>O estudo se desenvolveu a partir de um conjunto de concepções sobre os processos de formação inicial e continuada, sob a ótica de docentes da Educação Básica. O objetivo desse trabalho é compreender as concepções de formação inicial e continuada dos professores da educação básica. A pesquisa de cunho qualitativo está assentada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, idealizada por Vygotsky. A seleção dos professores para a participação na pesquisa considerou a experiência no magistério, em escolas da rede pública, estadual e municipal. A pesquisa nos permitiu identificar que os professores estão submetidos a um modelo de formação continuada prescritiva, em detrimento de uma formação que favoreça um espaço de diálogo e de trocas entre seus pares. Uma formação que seja promotora de reflexões que reverberem na sua ação cotidiana junto aos alunos.</p> Genira Fonseca de Oliveira, Giovana Maria Belém Falcão (Autor) Copyright (c) 2023 Genira Fonseca de Oliveira, Giovana Maria Belém Falcão (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11453 Wed, 11 Oct 2023 00:00:00 -0300 Construção e validação preliminar de um teste de conhecimento sobre os efeitos da atividade física na qualidade de vida para alunos do 9º ano do ensino fundamental https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10741 <p class="western"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;">A pesquisa teve como objetivo construir e validar de forma preliminar um teste de conhecimento sobre os efeitos da atividade física na qualidade de vida para alunos do 9° ano do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório. Foi construído um teste de conhecimento com 12 itens de múltipla escolha. Professores de Educação Física da Educação Básica e Superior realizaram a avaliação de conteúdo dos itens a partir de um protocolo de avaliação de conteúdo. Foi realizado um pré-teste com 10 alunos do mesmo nível de ensino para fins de avaliação qualitativa dos itens. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;">Inicialmente o teste conteve 12 itens dos quais quatro foram descartados por não atingirem o índice de discriminação</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;">. O teste se mostrou eficaz para ser utilizado pelos professores como ferramenta de planejamento pedagógico. A validação desse instrumento precisa ser realizada em amostras maiores, para validade de construto, e assim colaborar cientificamente em outras pesquisas.</span></span></span></span></p> Bruna Sousa Araújo, Daiane Araujo de Sousa, Leandro Araujo de Sousa (Autor) Copyright (c) 2023 Bruna Sousa Araújo, Daiane Araujo de Sousa, Leandro Araujo de Sousa (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10741 Mon, 18 Sep 2023 00:00:00 -0300 Narrativas de um professor pesquisador na prevenção ao uso de drogas por estudantes https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10039 <p>Os objetivos deste texto são apresentar, discutir e aprofundar algumas questões trazidas por um memorial acadêmico de uma tese de doutorado que buscou contribuir com a prevenção ao uso de drogas entre escolares. Por meio da narrativa autobiográfica, apresenta como o tema das drogas integrou, indiretamente, a vida pessoal e acadêmica do autor principal do texto e discute de que maneira essa temática atravessou sua atuação profissional, levando-o a realizar um estudo de doutorado que o ajudasse a compreender melhor esse fenômeno. Propõe que os cursos de formação inicial incorporem, em seus currículos, conteúdos e disciplinas que tratem da questão do uso de drogas precocemente entre os escolares. Conclui com a proposta de encaminhamentos que professores, responsáveis pelos alunos e sistemas de ensino podem seguir para (re)pensar a prevenção realizada nas escolas.</p> Walk Loureiro, Paulo Pires de Queiroz (Autor) Copyright (c) 2023 Walk Loureiro, Paulo Pires de Queiroz (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10039 Thu, 20 Jul 2023 00:00:00 -0300 Aspectos subjetivos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de enfermagem na perspectiva de docentes https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10223 <p>O presente estudo tem por objetivo identificar aspectos subjetivos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de enfermagem na perspectiva de docentes. Utilizou-se a abordagem qualitativa, sendo tal trabalho realizado em uma universidade privada do município de Fortaleza-CE. Participaram do estudo 57 professores do curso de Enfermagem dessa instituição e que responderam ao questionário, que é do tipo Teste de Associação Livre de Palavras – TALP. Os resultados indicaram que a ideia central da representação da palavra professor foi <em>facilitador/mestre/orientador</em> e <em>responsabilidade/dedicação </em>observando-se que os professores percebem-se como facilitadores do processo de aprendizagem. Nessa perspectiva docente, observar o aluno, ensinar e entender o que é aprendizagem, o professor traz a questão de ser humano como algo forte, assim como a dedicação, a dúvida em relação ao que representa o aluno. Traz essas palavras com a mesma raiz, que são: aprendiz, aprendizagem e aprendizado, mas não tem uma imagem que se concretize.</p> Débora Rodrigues Guerra Probo, Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu Abreu, Samira Valentim Gama Lira de Alencar, Francisca Nimara Inacio da Cruz, José Airton de Freitas Pontes Junior, Karla Corrêa Lima Miranda (Autor) Copyright (c) 2023 Débora Rodrigues Guerra Probo, Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu Abreu, Samira Valentim Gama Lira de Alencar, Francisca Nimara Inacio da Cruz, José Airton de Freitas Pontes Junior, Karla Corrêa Lima Miranda (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10223 Fri, 20 Jan 2023 00:00:00 -0300 Matemática e astronomia: uma proposta interdisciplinar voltada para a alfabetização científica https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10422 <p>Este trabalho propôs um roteiro pedagógico interdisciplinar entre as disciplinas de geografia e matemática, juntando conceitos de astronomia – forma da Terra e movimentos da Terra em relação ao Sol – e de geometria – elipses e superfícies de revolução. O referencial teórico utilizado leva em consideração autores como Silva (2006), Honorato (2017) e Boczko (1984) para conceitos de astronomia, e Fazenda (2003; 1991), José (2008) e Trindade (2008), para estudos em interdisciplinaridade, assim como Chassot (2003), Hazen e Trefil (2009) e Sasseron e Carvalho (2011) para balizar sobre alfabetização científica. A construção do roteiro mostrou-se positiva, levando em consideração aspectos pedagógicos, base social e cultural e uma evolução gradual da aprendizagem dos alunos.</p> Sabrina Loiola de Morais, Débora Dantas Silva, Marcelo Bezerra de Morais, Rafaela Correia Rodrigues (Autor) Copyright (c) 2023 Sabrina Loiola de Morais, Débora Dantas Silva, Marcelo Bezerra de Morais, Rafaela Correia Rodrigues (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10422 Fri, 28 Apr 2023 00:00:00 -0300 Barreras que inhiben el empoderamiento de las mujeres en proceso de formación universitária https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11315 <p>A partir das mobilizações feministas ocorridas em 2018, em consequência do assédio sexual dentro dos espaços universitários, somadas ao Surto Social de 2019, começam a se tornar visíveis um conjunto de situações de carência e abuso, que se resumem na expressão “Não é trinta pesos, são trinta anos", mudando significativamente a percepção e o trabalho cultural, principalmente nas novas gerações, porém, ainda não é suficiente para que as mulheres consigam se posicionar, de forma mais empoderada, mesmo quando se declaram patrimoniais princípios.</p> Susana Loreto Gavilanes Bravo (Autor) Copyright (c) 2023 Susana Loreto Gavilanes Bravo (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11315 Sun, 17 Sep 2023 00:00:00 -0300 O deslocamento da concepção de Ensino Médio Integrado: caso do estado do Ceará https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10439 <p>O ensino médio, como a última etapa da educação básica, compreende uma fase fundamental para a formação dos discentes, por isso, nesta etapa há a integração com a Educação Profissional. Essa integração passa a ser pauta de disputas entre dois projetos societários distintos: um projeto hegemônico e um contra-hegemônico. O escopo deste artigo é refletir e problematizar o deslocamento de sentido, fruto de um campo de disputas, existente em torno da concepção de ensino médio integrado utilizada no estado do Ceará, com a criação das Escolas Estaduais de Educação Profissional, em 2008. Este artigo resulta de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental. A conclusão é de que o Ensino Médio Integrado presente no estado do Ceará se configura em um deslocamento da concepção de integração defendida por um projeto contra-hegemônico, que foi apropriada pelo projeto hegemônico como sinônimo de qualificação para a empregabilidade.</p> Joice Mara Cesar Bizerro, Dante Henrique Moura (Autor) Copyright (c) 2023 Joice Mara Cesar Bizerro, Dante Henrique Moura (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10439 Tue, 30 May 2023 00:00:00 -0300 Capoeira e terreiros: desmistificando relações entre culturas afro-brasileiras na escola https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11413 <p>O objetivo do presente estudo é identificar os aspectos e relações entre capoeira e terreiros que colaboram para uma educação antirracista na escola. A pergunta central do artigo é: Como as africanidades podem ser trabalhadas na escola? Como resultados iniciais é possível perceber as relações entre as manifestações culturais afro-brasileiras tendo em vista que são produções culturais afro-diaspóricas, atravessadas por africanidades e que disseminam os valores civilizatórios. Por fim, é apresentada uma proposta questionadora da realidade que trabalha a relação entre capoeira e terreiros na escola. Como conclusão, é notório que a escola pode e deve albergar a cultura afro-brasileira, pois a capoeira, terreiros e outros patrimônios culturais fomentam uma formação emancipatória e uma educação antirracista.</p> José Olímpio Ferreira Neto (Autor) Copyright (c) 2023 José Olímpio Ferreira Neto (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11413 Wed, 11 Oct 2023 00:00:00 -0300 Aleluia: canto infinito do Tincoã filme que conta o canto ético em tempo de distopia https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10843 <p>O presente artigo demonstra uma realização cinematográfica que busca apontar a ética na emergente epistemologia miscigênica do canto de Mateus Aleluia, que é evidenciado em uma umbanda musical da africanidade. A realização da cineastaTenille Bezerratem uma característica do cinema negro, considerando que a realizadora cria na imagem musical da africanidade como sujeito histórico, o filmetraz o protagonismo negro em uma realização do triunfo do saber sagrado da circularidade africana, que ganha reconhecimento na universidade. Com a conquista histórica do título de Doutor Honoris Causa, para um pensamento de utopia onírica em respeito ao outro, que se dá em um mercado musical de distopia eurocaucasiana.</p> Celso Luiz Prudente, Anderson Fabrício Andrade Brasil (Autor) Copyright (c) 2023 Celso Luiz Prudente, Anderson Brasil (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10843 Tue, 03 Oct 2023 00:00:00 -0300 Cinema negro e educação antirracista https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10862 <p style="text-align: justify; background: white;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">Este artigo tem como objetivo principal pensar o cinema negro na construção de uma educação antirracista. Para tanto, consideramos necessário realizar uma breve contextualização acerca das relações raciais na sociedade (CARNEIRO; 2005; GONZALEZ, 1983; NASCIMENTO, 1978; SOUZA, 1983) e da educação antirracista numa perspectiva decolonial (MIGNOLO, 2003; OLIVEIRA; CANDAU, 2010; WALSH, 2005). Ademais, produzimos uma síntese da trajetória do cinema no que concerne às questões raciais (CARVALHO, 2022; SOARES, 2009), dando enfoque às discussões referentes ao cinema negro (PRUDENTE, 2018, 2019; SOUZA, 2013, 2020). Posto isso, levantamos reflexões sobre o papel pedagógico do cinema (BENATTI; TERUYA, 2022; FREITAS; COUTINHO, 2013) e as potencialidades do cinema negro na construção de um currículo antirracista no cotidiano escolar. Por fim, como contribuição para se pensar uma história a contrapelo (BENJAMIN, 2012) na escola, apresentamos uma proposta didática para a abordagem de uma epistemologia Afro-Brasileira através do filme “Ewé de Òsányìn: o segredo das folhas”. </span></p> Emanuele de Souza Pacheco, Âni Medeiros Alves de Queiroz, Luis Antônio da Silva Soares, Renato Ponzetto Aymberé, Hugo César Bueno Nunes (Autor) Copyright (c) 2023 Emanuele de Souza Pacheco, Âni Medeiros Alves de Queiroz, Luis Antônio da Silva Soares, Renato Ponzetto Aymberé, Hugo César Bueno Nunes (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10862 Mon, 25 Sep 2023 00:00:00 -0300 Experimentar o Cinema Negro: um intercessor para outras trajetividades éticas? https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10914 <p>A globalização se impõe como uma produção intensa de perversidades, entendimento que se relaciona com o histórico colonial que é transversal a “nova globalização” em que o Estado facilita a necropolítica, que vulgariza o assassinato de crianças negras. Na tentativa de não permitir que diferenças se normalizem enquanto justificativa para a desigualdade, o Cinema Negro reconhece o potencial do audiovisual para deflagrar possibilidades de confronto dos conhecimentos, viabilizando a emersão de outros saberes e outras subjetividades que não sejam hegemônicos. Partindo de outras trajetividades que abram novos fluxos político de coabitação e circulação cultural, religiosa e simbólica, o presente artigo considera a animação “O Magrelo” de Prudente, como intercessor para se avançar nos enfrentamentos dessa necropolítica que, inclusive, situa-se no apagamento da negritude no cinema. Investigamos se na dimensão pedagógica do cinema negro há um dialogismo em construir uma outra globalização, mais ética, amparada na solidariedade como práxis.</p> Ana Vitória Luiz e Silva Prudente, Alexandre Filordi de Carvalho (Autor) Copyright (c) 2023 Ana Vitória Luiz e Silva Prudente, Alexandre Filordi de Carvalho (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10914 Tue, 12 Sep 2023 00:00:00 -0300 Café com canela pela perspectiva do cinema negro e da história da cultura https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10637 <p>Este artigo objetiva, a partir da obra cinematográfica “Café com Canela”, de 2017, dirigida por Ary Rosa e Glenda Nicácio, tecer sob as lentes do Cinema Negro, com direção, roteirização e interpretação de pessoas negras e do Novíssimo Cinema Brasileiro, com foco em aspectos realistas sociais regionais, o caráter pedagógico dessa produção envolve aspectos geracionais e de gênero, em múltiplas temporalidades, o enredo oferece percepções sobre a vida cotidiana da região do Recôncavo Baiano e sensibilidades sobre a morte, luto, afetos e desafetos. Sob a metodologia de análise da História Cultural, o filme foi subdividido em partes: a primeira, exibição para 10 espectadores selecionados para o estudo, a segunda, decupagem ou decomposição das cenas para a descrição e a terceira, a reconstrução para a compreensão das relações entre os elementos e interpretação dos pesquisadores e coparticipantes. O contributo foi a compreensão do cinema como registro/documento da história e a comprovação do seu cunho educativo para as discussões sobre a humanização das pessoas negras. </p> Sheila Cristina Silva Aragão Caetano, Rosana Maria Barbato Schwartz, João Clemente de Souza Neto (Autor) Copyright (c) 2023 Sheila Cristina Silva Aragão Caetano, Rosana Maria Barbato Schwartz, João Clemente de Souza Neto (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10637 Tue, 29 Aug 2023 00:00:00 -0300 Cinema Negro na escola: enquadramentos e possibilidades https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10854 <p>Esta pesquisa investiga o potencial pedagógico do Cinema Negro (Prudente, 2014, 2016, 2018a, 2018b, 2019a, 2019b, 2019c, 2019d, 2019e, 2019f, 2020, 2021) para o enriquecimento do debate sobre História da África e culturas africanas e afro-brasileiras. Buscamos analisar como a elaboração de um Catálogo Colaborativo do Cinema Negro, a implantação do Laboratório de Estudos do Cinema Negro e Práticas Antirracistas e sua inclusão no Projeto Político-Pedagógico de uma escola de Referência em Ensino Fundamental no estado de Pernambuco podem contribuir na implementação da Lei 10.639/2003, para uma educação das relações étnico-raciais. Realizamos uma pesquisa-ação (Thiollent, 2018), pela qual foi possível sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para a promoção do Cinema Negro na escola. Deste modo, os resultados dessa pesquisa podem ser relevantes para instituições escolares que tenham interesse em transformar suas práticas através do Cinema Negro, na promoção de uma escola antirracista e na efetivação da lei 10.639/2003.</p> José Correia de Amorim Júnior, Doriele Andrade Duvernoy (Autor) Copyright (c) 2023 José Correia de Amorim Júnior, Doriele Andrade Duvernoy (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10854 Wed, 11 Oct 2023 00:00:00 -0300 Os cuidados ético e moral sobre o cinema e a televisão no Brasil https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10864 <p>Neste artigo, apreende-se reflexão sobre como os conceitos de ética e moral ao longo de décadas, no Brasil, foram utilizados em nome de uma pretensa qualidade no Cinema e na Televisão, durante o regime militar, de 1964 a 1985, e pós-redemocratização, quando sucessivas portarias de classificação prévia/indicativa foram emitidas pelo Ministério da Justiça, após o fim da Censura Federal.&nbsp; São fontes de análise deste artigo, matérias de jornais, além dos Relatórios Anuais da Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP), de 1972 a 1987, entre outros documentos, do período da ditadura militar, sob a guarda do Arquivo Nacional. Embasam as reflexões a teoria dos afetos de Spinoza e os escritos de Deleuze</p> Ana Cláudia da Cruz Melo, Carmen Lucia Souza da Silva (Autor) Copyright (c) 2023 Ana Cláudia da Cruz Melo, Carmen Lucia Souza da Silva (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10864 Wed, 25 Oct 2023 00:00:00 -0300 Os ingredientes do Cinema Negro https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10857 <p>Diante das opressões que marcam a sociedade brasileira e que se reproduzem, como em tantas outras instâncias, no meio da produção criativa audiovisual o Cinema Negro é uma proposta potencialmente transformadora, que se dirige para a abertura de olhares, para a educação dos públicos e para a reconfiguração das estruturas que dão suporte a uma cadeia de injustiças sistêmicas. Reconhece-se aqui a importância da comunicação, sua relação com a cultura e, sobretudo, a natureza do compromisso pedagógico antirracista para que se repense o cinema brasileiro. Impõe-se para tal, o desafio de enfrentar as formas globalizantes e hegemônicas do cinema de massa e a responsabilidade com as imagens que dispõem a visibilizar e a criatividade para capturar a atenção do expectador e estabelecer com ele um diálogo de cumplicidade, afetuoso e consequente.</p> <p> </p> Benedito Dielcio Moreira, Maristela Carneiro (Autor) Copyright (c) 2023 Benedito Dielcio Moreira, Maristela Carneiro (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10857 Mon, 18 Sep 2023 00:00:00 -0300 Possibilidades pedagógicas para uma educação antirracista a partir do filme Medida Provisória https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10883 <p>Este trabalho apresenta o cinema negro como importante ferramenta pedagógica para o resgate e a valorização da História e da Cultura Afro, de acordo com a Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Apresenta o filme <em>Medida Provisória</em> (2022), escrito e dirigido por Lázaro Ramos, como possibilidade didática. Faz uma revisão bibliográfica a partir dos pressupostos teóricos de Abdias Nascimento (1840) e Frantz Fanon (2008), além de pautar-se em três artigos recentes publicados pelas Revistas Educação &amp; Formação e Práticas Educativas, Memórias e Oralidade da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Discute a necessidade de ruptura do pensamento colonizador predominante nas escolas brasileiras e incentiva a educação antirracista.</p> Beatriz Moraes de Abreu, Orivaldo Rocha da Silva (Autor) Copyright (c) 2023 Beatriz Moraes de Abreu, Orivaldo Rocha da Silva (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10883 Sun, 01 Oct 2023 00:00:00 -0300