Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo https://revistas.uece.br/index.php/revpemo <p>A revista “Práticas Educativas, Memórias e Oralidades” (<strong>Rev.Pemo</strong>) é um periódico interdisciplinar, na área de humanidades, editado pelo grupo de pesquisa de mesmo nome - PEMO, chancelado pelo CNPQ e vinculado ao Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (CED/UECE). O seu objetivo é publicar artigos científicos e produtos (técnicos/tecnológicos) didáticos nacionais e internacionais na área das ciências humanas, de maneira interdisciplinar, no campo de ensino, que colaborem com a ampliação do conhecimento no que concerne à qualificação das práticas educativas e à valorização das memórias e oralidades de discentes e docentes da educação básica e superior. Valoriza o ensino e a educação ao publicizar o conhecimento na interface das diversas licenciaturas - Pedagogia, História, Letras, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais, Artes Visuais e afins.</p> pt-BR <p>Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:</p> <p>A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..</p> <p>Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.</p> rev.pemo@uece.br (Editora Cristine Brandenburg) redufor@gmail.com (Karla Angélica Silva do Nascimento) Qui, 02 Set 2021 00:00:00 -0300 OJS 3.2.1.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Políticas Públicas, Educação para os Direitos Humanos e Diversidade Sexual https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5484 <p>O objetivo deste estudo foi analisar as Políticas Públicas e a educação para os direitos humanos e diversidade sexual. Diante dos objetivos expostos, pergunta-se: qual o papel das Políticas Públicas no sentido de assegurar o acesso e permanência de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no campo da educação? A metodologia foi a revisão bibliográfica por meio da coleta de informações em livros, revistas científicas, artigos científicos teses e dissertações divulgadas entre 2011 e 2018. Os Estados também devem realizar estudos coletar dados estatísticos sobre educação, desagregados por orientação sexual e identidade de gênero, para informar a política. Finalmente, os Estados devem desenvolver programas de educação sexual que forneçam aos alunos informações abrangentes, precisas e adequadas à idade sobre sexualidade e diversas identidades de gênero.</p> Thiago Luiz Sartori Copyright (c) 2021 Thiago Luiz Sartori http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5484 Ter, 06 Jul 2021 00:00:00 -0300 Educação Musical para quê e para quem? https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5598 <p>Este trabalho é parte da pesquisa que investigou a trajetória profissional dos egressos do curso de Licenciatura em Música de uma universidade de Santa Catarina. No entanto, este artigo especificamente, apresenta um recorte quanto à reflexão sobre a função da educação musical na formação dos alunos de escolas de educação básica e como ocorre o acesso a esse ensino. Também se refletiu sobre os impactos biossociais que a música pode exercer sobre aqueles que estão envoltos nela. Para atender aos objetivos propostos utilizamos pesquisa bibliográfica e a técnica de análise de conteúdo, inspirada nos desenvolvimentos de Laurence Bardin (1997). Nesse recorte, consideramos de maior relevância para a pesquisa as seguintes produções: Bréscia (2011), Loureiro (2003), Fonterrada (2008), Sekeff (2007) e Penna (2010) Concluímos pela necessidade de maior espaço para discussão e efetivação do ensino de música nas escolas, de forma amplamente acessível e promovida por profissionais habilitados na área.</p> Aline Dallazem Copyright (c) 2021 Aline Dallazem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5598 Sex, 18 Jun 2021 00:00:00 -0300 Educação na APAC: uma oportunidade de reintegração social do recuperando https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5344 <p>Este estudo tem como objetivo refletir sobre o direito à educação na dimensão dos direitos humanos que deveriam ser garantidos aos recuperandos que cumprem penas privativas de liberdade em estabelecimentos da APAC, tendo como proscênio os direitos humanos. O tema proposto justifica-se, tendo em vista a realidade do cumprimento da pena no Brasil, além da falta de proteção dos direitos fundamentais. Adotou-se como procedimento a análise e revisão bibliográfica, além da pesquisa documental; e como método de inferência, o dedutivo, o qual orienta a análise da legislação vigente, bem como das normas de funcionamento da APAC. Com relação aos resultados, percebeu-se que a educação ofertada pela APAC vai de encontro às propostas da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Constata-se que a educação pode contribuir para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade, como uma via que conduz ao desenvolvimento humano, propiciando a redução da criminalidade, da pobreza e da exclusão social.</p> Tânia Alves Martins Copyright (c) 2021 Tânia Alves Martins http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5344 Sáb, 03 Jul 2021 00:00:00 -0300 A participação feminina nos Cursos de Graduação da Escola Naval https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5596 <p>A Escola Naval (EN) recebeu, em 2014, a primeira turma de alunas mulheres (Aspirantes) em seu curso de formação de oficiais para a Marinha. O objetivo deste artigo é apresentar a participação histórica da jovem mulher militar oriunda da EN. A abordagem é qualitativa, com pesquisa documental e bibliográfica como técnicas exploratórias e com dados de pesquisa longitudinais, de 2014 a 2021. &nbsp;A participação das mulheres em diversas ocupações profissionais até pouco tempo masculinas está em crescimento. A história de conquistas feminina é, sem dúvidas, marcante na construção de uma oficialidade que representa uma parcela da sociedade brasileira. As futuras oficiais estão a aprender comportamentos desejáveis que surgirão na profissão militar, de dedicação à Marinha, à Nação, sem se esquecerm de que são mulheres cidadãs, integrantes ativas de uma sociedade em busca um país desenvolvidos, forte, livre, igualitário, justo e soberano.</p> Hercules Guimarães Honorato Copyright (c) 2021 Hercules Guimarães Honorato http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5596 Sex, 18 Jun 2021 00:00:00 -0300 Possibilidades da educação em tempos de Covid-19 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5198 <p>Este trabalho aborda as temáticas do ensino a distância, do ensino remoto e do ensino híbrido, aliados aos recursos das tecnologias digitais. Nosso objetivo foi discutir as alternativas educacionais adotadas pelos governos para minimizar os impactos/prejuízos educacionais provocados pela suspensão de aulas presenciais, no período de isolamento social ocorrido durante a pandemia do novo coronavírus – Covid-19. Acreditamos que a presença física de alunos e professores, em sala de aula, é imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem e, portanto, o ensino não presencial deve ser uma opção apenas em contextos específicos e, de maneira excepcional, como neste momento de pandemia por que passa o Brasil e o mundo.</p> Josué Cordovil Medeiros Copyright (c) 2021 Josué Cordovil Medeiros http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5198 Sáb, 19 Jun 2021 00:00:00 -0300 Conectivismo e os desafios da formação docente na era digital https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5592 <p>O presente artigo objetiva questionar e destacar aspectos significativos de definição da função docente e suas exigências para a formação do cidadão da era digital, bem como realizar uma contextualização da aprendizagem e desenvolvimento de competências e habilidades partindo de uma perspectiva conectivista. Para essa análise foi utilizado o método bibliográfico, levantamento&nbsp; de material e pesquisas atualizadas sobre o tema. Constatamos que os obstáculos mais significativos estão mais relacionados&nbsp; às exigências de formação continuada, desenvolvimento e aplicação de tecnologias em sala de aula, devido ao perfil dos educandos oriundos de uma sociedade digital e conectada, como para a escassez de recursos tecnológicos das instituições e comunidade escolar . Para a real implementação de um modelo conectivista necessitamos de mudanças estruturais e organizacionais a fim de nos adequarmos á sociedade da informação e do conhecimento.</p> Maria Eliana Lopes de Souza , Olga Aparecida da Silva Martins, Mathaus Natan Moura Duarte Copyright (c) 2021 Maria Eliana Lopes de Souza , Olga Aparecida da Silva Martins, Mathaus Natan Moura Duarte http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5592 Sex, 18 Jun 2021 00:00:00 -0300 Edição virtual da III Semana da Africanidade: possibilidades e desafios https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5586 <p>O objetivo deste artigo é discutir aspectos do planejamento da prática pedagógica “Semana da Africanidade: a cor mãe de todas as cores” que ocorreu em outubro de 2020, de maneira virtual, em uma escola municipal da periferia de Fortaleza-CE. &nbsp;Apesar dos autores terem conhecimento de que a temática afro-brasileira deve ser abordada durante todo o ano letivo de forma transversal, em virtude da situação de pandemia de Covid-19 e de isolamento social, as atividades relativas a essa temática foram concentradas em um único mês em formato de evento. O evento ocorreu no formato virtual, por meio de Conferências pelo aplicativo <em>Google Meet</em>. Concluiu-se que mesmo na situação de ensino remoto, foi possível fomentar reflexões importantes sobre a temática, com a participação de gestores e professores de diferentes áreas, fortalecendo a perspectiva transdisciplinar da temática.</p> Paulo Ferreira dos Santos Filho, Raquel Sales Miranda Copyright (c) 2021 Paulo Ferreira dos Santos Filho, Raquel Sales Miranda http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5586 Qui, 17 Jun 2021 00:00:00 -0300 Pesquisa e autoria: experiências no ensino remoto https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5580 <p>No contexto educativo, a pandemia provocou muitas transformações, principalmente nas formas de ensinar e de aprender; tivemos a suspensão das aulas presenciais e a adoção das aulas remotas para dar continuidade ao ano letivo. Neste artigo, apresentamos experiências pedagógicas realizadas durante as aulas remotas do componente curricular Pesquisa e Autoria, em escolas estaduais do MS por meio das APCs. As atividades tiveram como objetivo, verificar qual é a ideia de pesquisador que os educandos do Ensino Fundamental Anos Finais têm em seu imaginário, com o intuito de embasar os planejamentos futuros do componente curricular e traçar objetivos que potencializem o protagonismo estudantil. A partir das atividades, constatamos que muitos estudantes não se enxergam enquanto pesquisadores, e que esse profissional é visto por eles com algo distante da sua realidade, isto permitiu refletir sobre novas ações em busca de desconstruir esse ideário e despertar o senso do aluno-pesquisador no espaço escolar.</p> Ana Gláucia Seccatto, Cassia Patrícia Seccatto Copyright (c) 2021 Ana Gláucia Seccatto, Cassia Patrícia Seccatto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5580 Qui, 17 Jun 2021 00:00:00 -0300 Anísio Teixeira, escola pública de tempo integral e educação inclusiva https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5571 <p>Este artigo analisará a proposta da construção de escolas públicas de tempo integral na produção intelectual e atuação como gestor público de Anísio Teixeira. Para o educador, trata-se de uma política pública essencial para a garantia da educação inclusiva baseada na universalização do acesso a um ensino de qualidade capaz de oferecer uma formação integral a todos os indivíduos. Para a realização desta análise, adotar-se-á um estudo qualitativo sobre a vida e obra de Anísio para a compreensão de suas definições de formação integral e educação inclusiva, o entendimento de seu modelo de organização da escola pública de tempo integral e o exame de suas experiências na implantação do Centro de Educação Popular Carneiro Leão em Salvador e das escolas classe e parque em Brasília. Desse modo, espera-se demonstrar a importância da atuação pública e produção intelectual deste educador para os debates atuais sobre os rumos da educação no Brasil.</p> Jorge Eschriqui Vieira Pinto Copyright (c) 2021 Jorge Eschriqui Vieira Pinto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5571 Ter, 15 Jun 2021 00:00:00 -0300 Psicomotricidade na Educação https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5566 <p>Quando se fala em crianças, observa-se a importância do brincar para o desenvolvimento corporal. Pelas atividades escolares se é capaz de melhorar a aptidão física das crianças e seu desenvolvimento psicomotor por meio de estímulos como jogos lúdicos e brincadeiras, estimulando a motricidade e o desenvolvimento cognitivo da criança. Diante disso, este estudo possui como objetivo geral analisar a psicomotricidade aplicada à educação. Para tanto utilizou-se a pesquisa bibliográfica baseada na literatura atinente a temática objeto de estudo. É importante que a psicomotricidade seja aplicada desde a educação infantil, momento de novas aprendizagens e descobertas que serão levadas por toda a vida.&nbsp; Neste contexto de ensino-aprendizagem o professor exerce importante papel no auxílio do desenvolvimento da criança. A psicomotricidade quando trabalhada de forma correta é capaz de contribuir de forma significativa na vida escolar da criança, sendo capaz de minimizar dificuldades e proporcionando aprendizagem a criança.</p> Karin Débora Rodrigues Copyright (c) 2021 Karin Débora Rodrigues http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5566 Seg, 14 Jun 2021 00:00:00 -0300 Uma reflexão sobre educação: currículo https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5491 <p>Este trabalho se propõe a realizar uma reflexão sobre a abordagem do currículo escolar, pensando nos variados debates na esfera educacional no Brasil. Muitas vezes, os alunos são oriundos de vários contextos sociais, e se tratando de educação, o currículo não se abre para discussões como: combate a violência, intolerância étnico-racial, gênero e de orientação sexual; sem contar quando as escolas não têm autonomia para lidarem com esses diferentes enquadramentos sociais. A qualidade da educação em qualquer país está relacionada à existência de instituições, que têm como pilares básicos o que ensinar (cursos), quem ensinar (professores), onde e como ensinar (organização e gestão escolar), avaliação e motivação. Na atualidade, observo que existe uma preocupante “onda de reforma da educação curricular”, que deve ser levada a sério e tratada com cautela, pois, a reforma da educação pode ser iniciada a qualquer momento, mas sua eficácia dependerá do funcionamento de todos os pilares da educação básica, mencionados acima.</p> Gabriella da Silva Mendes Copyright (c) 2021 Gabriella da Silva Mendes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5491 Sex, 25 Jun 2021 00:00:00 -0300 Lutas corporais indígenas: o estado do conhecimento https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5779 <p>Neste trabalho objetivamos apresentar o estado do conhecimento realizado acerca de pesquisas que abordam a temática das lutas corporais indígenas. Assim, a pesquisa se justifica pela necessidade de se entender o que vem sendo publicado acerca desta temática. Para isto, o procedimento utilizado foi o levantamento bibliográfico, sendo realizado por meio de consulta à três bases de pesquisa, quais sejam: <em>Scientific Electronic Library Online</em> (SciELO), Portal de Periódicos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); seguido da leitura e refinamento dos dados. Os resultados apontaram para a escassez de pesquisas com relação ao tema elencado, sendo encontrados apenas 6 trabalhos e que abordavam apenas três lutas: Kapi, Xondaro e Ikindene</p> Arliene Stephanie Menezes Pereira, Symon Tiago Brandão de Souza Copyright (c) 2021 Arliene Stephanie Menezes Pereira, Symon Tiago Brandão de Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5779 Ter, 06 Jul 2021 00:00:00 -0300 Terapia de Acupuntura no manejo da doença de Alzheimer: revisão de literatura https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5465 <p>A Doença de Alzheimer é a principal causa de demência e representa um problema de saúde crescente, de forma que é essencial que os profissionais da saúde estejam preparados para fazer o manejo adequado desses pacientes. Entretanto, inúmeros estudos apontam que as classes farmacológicas mais utilizadas, como os inibidores da colinesterase, apresentam eficácia e segurança limitada, de modo que podemos afirmar que os tratamentos modificadores da doença permanecem desconhecidos. Assim, surgiram novos estudos que propõe a investigação de diferentes intervenções terapêuticas, tais como a acupuntura, que se apresenta como um tratamento emergente e inovador, visto que os achados atuais apontam que ela apresenta um grande potencial de eficácia, além de ter menos efeitos adversos associados.</p> Mariana Martins Dantas Santos, Alice Zanetti Dussin, Aline Porto, Giulia Frantz Silveira, Renata Baumann Simões, Viviane Cardoso de Fraga, Bartira Ercília Pinheiro da Costa, Miriam Viviane Baron Copyright (c) 2021 Mariana Martins Dantas Santos, Alice Zanetti Dussin, Aline Porto, Giulia Frantz Silveira, Renata Baumann Simões, Viviane Cardoso de Fraga, Bartira Ercília Pinheiro da Costa, Miriam Viviane Baron http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5465 Seg, 05 Jul 2021 00:00:00 -0300 O ofício do historiador na Era Digital: entre os desafios e as potencialidades produzidas pelas tecnologias digitais https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5597 <p>O presente trabalho se propõe a discutir como a virada digital traz implicações e possibilidades da aplicação das tecnologias digitais ao ofício do historiador. Se constituem como questões de pesquisa: quais são os desafios produzidos pela utilização das tecnologias digitais no ofício do historiador? Ou ainda, quais são as suas potencialidades? Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Google Acadêmico com o uso dos descritores: “ofício do historiador”, “história digital e global” e “desafios do historiador na era digital”. A pesquisa foi realizada somente em Português, foram encontrados 4 (quatro) artigos, porém, incorporados 2 (dois) textos citados nos artigos mapeados com o uso dos descritores. Conclui-se que o desenvolvimento de pesquisas na área da História Digital e os seus desdobramentos acerca do que a cultura digital conduz aos historiadores, é fundamental para compreender as transformações que a "Era da conexão" possibilitará a esses profissionais.</p> Olivia Morais de Medeiros Neta, Lidemberg Régis Santos Dantas Copyright (c) 2021 Olivia Morais de Medeiros Neta, Lidemberg Régis Santos Dantas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5597 Qua, 28 Jul 2021 00:00:00 -0300 Os meios de comunicação: propostas de atividades na educação para o 4º ano do Ensino Fundamental https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5317 <p>Este artigo tem como objetivo apresentar propostas de atividades interdisciplinares para o 4º ano do Ensino Fundamental, tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em específico a temática a respeito dos meios de comunicação. O texto divide-se em dois momentos: 1) A compreensão da relação entre educação e comunicação, as transformações dos meios de comunicação, em particular o jornal, o rádio e a televisão. Contemplando as exigências da BNCC em relação aos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) que são trabalhados de modo interdisciplinar; 2) As disciplinas selecionadas a essa temática dos meios de comunicação são: História, Matemática e Artes. As propostas de atividades contemplam as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades correspondentes presentes na BNCC. No entanto, consideramos que cada educador possui o seu próprio método de ensino, assim como, cada turma e/ou sala de aula terá as suas particularidades e necessidades.</p> Yohana Taise Hoffmann, Juliana Ramos da Silva Copyright (c) 2021 Yohana Taise Hoffmann, Juliana Ramos da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5317 Sáb, 19 Jun 2021 00:00:00 -0300 Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593 <p>O referido artigo analisa a formação continuada de professores através do documento que realiza a implementação do desenvolvimento docente. Constata-se que a formação docente deve ser orientada por transformações e desafios diante da prática, já tendo início nos cursos de licenciatura, na graduação. A metodologia apresentada é a pesquisa qualitativa, baseada na pesquisa documental. A pesquisa documental foi realizada no Plano de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD) da universidade pública pesquisada. Os resultados alcançados, remetem ser relevantes diante da presente pesquisa, pois a qualidade da formação continuada, deve estar pautada na reflexão e inovação, porque, é diante da formação, que o professor desenvolve sua prática, de forma a encarar os novos desafios, assegurando assim, uma formação integral do docente.</p> Mayara Alves Loiola Pacheco, Fábia Geisa Amaral Silva, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro Copyright (c) 2021 Mayara Alves Loiola Pacheco, Fábia Geisa Amaral Silva, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593 Sex, 18 Jun 2021 00:00:00 -0300 O processo de ensino-aprendizagem: desafios em tempos de isolamento social https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4992 <p>A pandemia da Covid-19 causou não apenas uma crise sanitária mundial, mas impactou fortemente diversos desdobramentos na sociedade. Na educação, milhares de estudantes foram afastados da escola, e o ensino remoto foi a alternativa para continuidade dos estudos. Este trabalho visa relatar os recursos metodológicos utilizados durante o período de isolamento social no novo formato imposto de aulas remotas. Por meio das aulas online estabeleceu-se um diálogo entre discurso escolar e não escolar, descobriu-se as aulas virtuais como espaço educativo, um grande desafio para todos os envolvidos, mas principalmente professores e estudantes. Os dados apresentados propiciam perceber, sentir e compreender como o ensino remoto pode ser útil para a reflexão crítica que permeia o campo da prática pedagógica. Espera–se que possam ser entendidos para integrá-los no âmbito escolar, como auxiliar para uma reflexão sobre a condição do estudante como leitor de informação e do conhecimento que esse meio possibilita.</p> Luís Fernando Ferreira Araújo, Claudia Bianchi Progetti, Robson Alves dos Santos Copyright (c) 2021 Luís Fernando Ferreira Araújo, Claudia Bianchi Progetti, Robson Alves dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4992 Ter, 15 Jun 2021 00:00:00 -0300 Educação X Indústria Cultural: a produção do ressentimento e semiformação https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5588 <p>Este artigo é parte dos resultados de uma dissertação de mestrado acerca do processo de naturalização da barbárie pelo ressentimento que produz sujeitos semiformados. Temos como objetivo analisar a influência dos <em>media</em> na educação de crianças e de adolescentes, como forma de evidenciar as consequências desse processo na reprodução dos sujeitos e no recrudescimento da regressão dos sentidos. De cunho teórico analítico, a pesquisa recorre à Teoria Crítica da Sociedade (ADORNO, 1995). Uma das apostas deste estudo é que a transformação social requer a potencialização da escola como lócus privilegiado de compreensão da realidade social. Concluímos que uma grande parcela da sociedade contemporânea reage de forma bárbara, contra si ou terceiros, por não ter consciência de outras possibilidades. Tal fato pode ser observado em decorrência do processo de <em>semiformação </em>produzido pelos <em>mass media</em>, que impede a elaboração do passado e, assim, promove a perpetuação das subjetividades existentes.</p> Gianni Marcela Boechard, Angela do Nascimento Paranha de Oliveira Copyright (c) 2021 Gianni Marcela Boechard, Angela do Nascimento Paranha de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5588 Qui, 17 Jun 2021 00:00:00 -0300 Programa Residência Pedagógica como experiência de estágio no curso de pedagogia https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5581 <p class="Normal1" style="text-align: justify; line-height: normal; tab-stops: 2.0cm 155.95pt 439.45pt; margin: 0cm 36.7pt .0001pt 42.55pt;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">O escopo central deste trabalho foi investigar o Programa Residência Pedagógica (PRP) como uma experiência de estágio supervisionado na formação inicial dos estudantes do curso de Pedagogia da FECLESC. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo, que teve amparo no levantamento bibliográfico, </span><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: windowtext;">documental e nos questionários aplicados com uma amostra de 12 residentes, entre os meses de agosto e setembro de 2019. </span><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">A pesquisa </span><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: windowtext;">revelou aspectos positivos e negativos do Projeto, com destaque para a experiência em sala de aula, indicada como um elemento importante. Concluímos que este estudo indica a suma relevância de se observar o Programa como uma válida experiência de estágio supervisionado. Há, portanto, que se considerar os limites desta pesquisa, que se apresenta como um estudo inicial sobre a temática.</span></p> Jamilly Ellen Rodrigues Leite, Danusa Mendes Almeida Copyright (c) 2021 Jamilly Ellen Rodrigues Leite, Danusa Mendes Almeida http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5581 Qui, 17 Jun 2021 00:00:00 -0300 Índice de citação: um estudo de caso sobre o periódico Ensino em Perspectivas https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5576 <p>O artigo versa sobre o índice de citação do Google Scholar, adotado como critério principal a ser considerado avaliação para as revistas de humanidades no quadriênio 2017-2020. O objetivo foi analisar os principais artigos que impactaram no índice h5 da revista Ensino em Perspectivas (EnPe).&nbsp; Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que utilizou o perfil público da revista EnPe no Google Scholar como plataforma de coleta de dados.&nbsp; Os resultados demonstraram que índices h5, em 10 de junho de 2021, é igual a 6, pois havia 9 artigos citados 6 ou mais vezes. As análises possibilitam inferir que por ser uma revista com apenas um ano e meio de existência seus índices no Google são relativamente bons, bem como que as temáticas mais citadas eram variadas, versando sobre formação de professor, gênero, inclusão, gestão pública, dentre outras.</p> Lia Machado Fiuza Fialho, Vanusa Nascimento Sabino Neves Copyright (c) 2021 Lia Machado Fiuza Fialho, Vanusa Nascimento Sabino Neves http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5576 Qua, 16 Jun 2021 00:00:00 -0300 A educação bilíngue para surdos https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5570 <p class="Padro" style="line-height: normal; margin: 0cm 36.7pt .0001pt 42.55pt;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">O presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre como está a qualidade do ensino de crianças surdas em nosso país. Inicialmente vamos levantar algumas teorias que nos comprovam como a utilização da língua brasileira de sinais é essencial para que o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos. Feito isso, vamos brevemente, mostrar como algumas constatações históricas nos mostram que os indivíduos surdos precisam dominar os processos de leitura e escrita do português para poder exercer plenamente seus direitos de cidadãos. Entendido isso, passamos a propor a majestosa educação bilíngue para surdos. Conclui-se com uma síntese das principais teorias abordadas e com uma reflexão sobre como é importante que os professores sejam bilíngues para que possam utilizar-se da língua brasileira de sinais para ensinar significativamente seus alunos a dominarem os processos de leitura e escrita e dessa forma torna-los preparados para exercerem sua cidadania. </span></p> Izilda de Carvalho Noleto Silva Copyright (c) 2021 Izilda de Carvalho Noleto Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5570 Ter, 15 Jun 2021 00:00:00 -0300 Coordenador pedagógico: descobrindo o caminho da educação https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5551 <p>O presente artigo valeu-se de uma analogia feita entre o caminho da educação, na visão de um coordenador pedagógico e o imaginário do arco-íris. O objetivo foi descrever o percurso que o coordenador traça no processo de descobrimento da educação, mediante a sua prática, além de defender a ideias de que há caminhos para alcançá-la. Para tanto, foi necessário fazer um levantamento bibliográfico sobre o que é educação, o papel do coordenador pedagógico e a simbologia do arco-íris. Têm-se neste trabalho, discussões sobre o que é educação e qual o caminho até chegar a ela. Em seguida, por meio de uma análise comparativa relacionou-se os sete saberes necessários para a educação do futuro do sociólogo Edgar Morin e as sete cores do arco-íris. Por fim, o pote de ouro foi associado ao conhecimento adquirido pelo indivíduo ao longo de sua trajetória.</p> Edivânia Santos de Carvalho Copyright (c) 2021 Edivânia Santos de Carvalho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5551 Seg, 14 Jun 2021 00:00:00 -0300