Impactos do uso excessivo de tecnologias na Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12455

Palavras-chave:

Aprendizagem, Tecnologia da Informação e Comunicação, Saúde Mental

Resumo

O crescente uso de tecnologia nas escolas é algo que preocupa os órgãos responsáveis pela educação e educadores. De acordo com o Programme for International Student Assessment (PISA), programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o percentual de estudantes brasileiros distraídos chega a 80% (Brasil, 2022). Estudos na área da saúde mental, como os de Andrade (2023) e Cereja (2018), associam o uso demasiado das tecnologias ao surgimento e agravamento de sintomas ansiosos. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo abordar os problemas de aprendizagem associados ao uso excessivo de tecnologias na educação. São apresentadas as vantagens da tecnologia na educação e discutidos os impactos negativos do uso demasiado de dispositivos eletrônicos e ferramentas digitais nas habilidades cognitivas, na saúde mental dos estudantes e na dinâmica das salas de aula. Espera-se contribuir para a promoção do uso mais consciente e equilibrado das tecnologias em ambientes educacionais.

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Biografia do Autor

Claudia Bianchi Progetti, Centro Universitário Senac

Doutora em Ciências na área de Engenharia da Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Docente e membro do Comitê de Pesquisa do Centro Universitário SENAC.

Luís Fernando Ferreira de Araújo, Centro Universitário Senac

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Docente no Centro Universitário SENAC.

Gabriela Progetti Zanuzzo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduanda em Psicologia e pesquisadora no Programa Institucional de Iniciação Científica pela Universidade Mackenzie, com intercâmbio acadêmico no Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Évora (PT).  Pós-graduada em Gestão de Pessoas (PUC MINAS). Graduada em Gestão de Recursos Humanos (SENAC).

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Publicado

2024-06-18

Como Citar

PROGETTI, C. B.; ARAÚJO, L. F. F. de; ZANUZZO, G. P. Impactos do uso excessivo de tecnologias na Educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12455, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12455. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12455. Acesso em: 30 dez. 2024.