Formação docente e inclusão: o papel essencial da educação contínua no ensino de Física para surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12602

Palavras-chave:

Educação de estudantes surdos, Formação de professores, Ensino de Física

Resumo

Este estudo investiga a dificuldade na inclusão de alunos surdos, sob a perspectiva das lacunas na formação de professores de física ao ensino para alunos surdos, destacando a insuficiente carga horária dedicada à Libras (Língua Brasileira de Sinais) durante a graduação. Com base em uma revisão bibliográfica e um questionário aplicado a 37 professores de Física do Pará, coletados em outubro de 2022, constatou-se que apenas 37,8% dos docentes tiveram formação em Libras. Muitos enfrentam dificuldades significativas ao ensinar alunos com deficiência auditiva. A maioria dos professores não participou de cursos de Libras após a graduação, sendo que os que buscaram capacitação o fizeram por iniciativa própria. Os resultados sugerem a necessidade de revisão dos currículos de Licenciatura em Física para aumentar o treinamento em Libras, além de investimentos em formação continuada, materiais didáticos especializados e intérpretes, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Vieira Malcher, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Fisica, pela Universidade do Estado do Pará

Emilia Xavier Medeiros, Universidade do Estado do Pará

Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Cássio da Cruz Nogueira, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Física pela UFPA. Bolsista de Iniciação Científica associado ao LCT (Laboratório de Computação e Telecomunicações) do Instituto de Tecnologia (ITEC) 2018-2019-2020. Graduação em andamento em Bacharelado em Física pela UFPA.

Isabela dos Santos Carvalho, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Pará. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI-UFPA).

Yuri Alves Mendes, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Física pela UFPA. Possui experiência de atuação no meio educacional particular.

 

Alcides Inácio Sousa Simião, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação. Especialista em Libras. Especialista em tradução e interpretação de Libras. Especialista em Educação Inclusiva. Licenciatura em Letras / Libras. Graduado em Tecnologia. Professor associado ao Departamento de Educação Especializada – DEES.

Referências

ALVES, F. S. Ensino de Física para pessoas surdas: o processo educacional do surdo no Ensino Médio e suas relações no ambiente escolar. Dissertação para obtenção do título de Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência, área de concentração Ensino de Ciências, da Faculdade de Ciências da UNESP/Campus de Bauru. Bauru, 2012.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União [Internet], Brasília, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 30 jan. 2024.

BRASIL. Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005. regulamenta a lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a língua brasileira de sinais - LIBRAS, e o art. 18 da lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm. Acesso em: 30 jan. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 31 Jan. 2024.

BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 1.690-B/2015. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para tornar obrigatória a presença de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, para viabilizar o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos. 2015. Data de apresentação: 25 de maio de 2015. Acesso em: 31 Jan. 2024.

BRASIL. DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, DF, 17 Nov. 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 25 mai. 2024.

CABRAL, Marcos Vinicius Afonso. A importância da formação continuada dos professores de classes inclusivas de alunos surdos no Ensino Fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 12, v.2, pp. 67-80. 2019.

CRUZ, Ingrid Aparecida; LIBARDI, Helena. Concepções de uma licencianda em física: obstáculos para o ensino- aprendizagem dos estudantes com deficiência auditiva. XXII SNEF. 2017.

DAVIS, Claudia L. F. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. Textos FCC, v. 34, p. 104-104, 2012.

DIAS, Viviane Borges; SILVA, Luciene Maria da. Educação inclusiva e formação de professores: o que revelam os currículos dos cursos de licenciatura?. Práx. Educ., Vitória da Conquista , v. 16, n. 43, p. 406-429, dez. 2020.

DEMO, Pedro. Metodologia Cientifica em Ciências Sociais, p.8,1995.

FELTRINI, Giseli Morisson; GAUCHE, Ricardo. Ensino de ciências a estudantes surdos: pressupostos e desafios. VI ENPEC.2007.

FELTRINI, Giseli Morisson; SALLES, Paulo Sergio Bretas.A; RESENDE, Mônica Maria.P; SÁ, Isabela. Gontijo; SALLES, Heloisa. Maria M.L. Aplicando modelos de raciocínio qualitativo ao ensino de ciências de estudantes surdos. VII ENPEC 2009.

FERREIRA, Priscilia Natália Pereira; PORTO, Klayton Santana. Práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos com deficiência: um estudo de caso em uma escola do campo de Feira de Santana-BA. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 5, p. e7913-e7913, 2020.

FRANCISCÃO, Daniel.; BORUCHOVITCH, Evely. As estratégias de aprendizagem na formação inicial de docentes: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação & Formação, v.8, e10022. Fortaleza. 2023.

GAUQUELIN, E. M. G. de O. Dificuldades docentes para a inclusão escolar de alunos surdos no ensino médio da Escola Pública Estadual no Município de Macapá, Brasil. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 7, p. 153–161, 2023.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 2022.

GHIRARDI, Maria Izabel Garcez. Representações da deficiência e práticas de reabilitação: uma análise do discurso técnico. São Paulo: [s.n.]. 1999.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2017 – Notas estatísticas. Ministério da Educação. Brasília, DF. 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_Censo_Escolar_2017.pdf. Acesso em: 27 mai. 2024.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2019 – Notas estatísticas. Ministério da Educação. Brasília, DF. 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/- /asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6798882. Acesso em: 27 mai. 2024.

KELMAN, Celeste Azuley. A pessoa com surdez na escola. In: Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. 2. ed. Brasília: Editora UnB, 2015. cap. 6, p. 143-156.

MINAYO, Maria Cecilia. de Souza.; DESLANDES, Suely Ferreira.; NETO, Otavio Cruz.; GOMES, Romeu. Teoria, método e criatividade. Editora Vozes. Petrópolis. 2001.

OLIVEIRA, Jordane Lima Dias.; LIMA, Augusto José Savendra.; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins Azevedo. A escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente. Revista Educação & Formação, v.8, e10905. Fortaleza. 2023.

PESSANHA, Marlon Caetano. R; COZENDEY, Sabrina Gomes. Significação e sentido no ensino inclusivo de física mediado por intérpretes de libras: uma perspectiva Bakhtiniana. VIII ENPEC. 2011.

PESSANHA, Marlon Caetano, CODENZEY, Sabrina Gomes., ROCHA, Diogo Marceli. (2015). O compartilhamento de significado na aula de Física e a atuação do interlocutor de Língua Brasileira de Sinais. Ciência & Educação, v. 21, v. 2, p.435-456. http://doi.org/10.1590/1516-731320150020011.

PINHEIRO, Andrea Pestana.; SENA, Lílian de Sousa.; SERRA, Ilka Márcia Ribeiro de Souza. Ensino híbrido na educação de surdos durante a pandemia: desafios da formação. Revista Educação & Formação, v.7, e8312. Fortaleza. 2022.

RAMOS, Ana Cristina C; CARDOSO, Sheila. Pressentin; MONTEIRO, M. S. Ensino de ciências & educação de surdos: primeiras aproximações de um estudo em escolas públicas através dos intérpretes de Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais. VIII ENPEC. 2011.

SILVA, VC da; OLIVEIRA, K.S. de; CARNEIRO, FSV; AMORIM, CMFG. O papel do Professor na Educação Inclusiva de Alunos Surdos no Ensino Médio. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.] , v. 1, pág. e90911480, 2020.

SOUZA, Lucas Thiago Pires de. As dificuldades encontradas na educação de surdos na perspectiva do professor. 2017. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.

STREIECHEN, Eliziane.; KRAUSE-LEMKE, Cibele.; OLIVEIRA, J. P.; CRUZ, G. C. Pedagogia surda e bilinguismo: pontos e contrapontos na perspectiva de uma educação inclusiva. Acta Scientiarum, v. 39, n.1, p. 91-101, jan.-mar. 2017.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas V: fundamentos de defectologia. Tradução Julio Guillermo Blank. A. Machado Libros S. A.; 1ª edição, Madrid. 2012.

Publicado

2024-07-31

Como Citar

MALCHER, L. V.; MEDEIROS, E. X.; NOGUEIRA, C. da C.; CARVALHO, I. dos S.; MENDES, Y. A.; SIMIÃO, A. I. S. Formação docente e inclusão: o papel essencial da educação contínua no ensino de Física para surdos. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12602, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12602. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12602. Acesso em: 21 nov. 2024.