https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/issue/feed Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo 2020-10-22T10:13:27-03:00 Editora Cristine Brandenburg rev.pemo@uece.br Open Journal Systems <p>A revista “Práticas Educativas, Memórias e Oralidades” (Revpemo) é um priódico interdisciplinar, na área de humanidades, editado pelo grupo de pesquisa de mesmo nome - PEMO, chancelado pelo CNPQ e vinculado ao Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (CED/UECE). O seu objetivo é publicar artigos científicos e produtos didáticos nacionais e internacionais&nbsp;na área das ciências humanas, de maneira interdisciplinar, no campo de ensino, que colaborem com a ampliação do conhecimento no que concerne a qualificação das práticas educativas e a valorização das memórias e oralidades de discentes e docentes da educação básica e superior.&nbsp; Valoriza o ensino&nbsp; e a educação ao publicizar o conhecimento&nbsp; na interface das diversas licenciaturas - Pedagogia, História, Letras, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais, Artes Visuais e afins.</p> https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3757 A importância da monitoria acadêmica no ensino superior 2020-09-15T16:16:12-03:00 Mariana Fiuza Gonçalves marianafiuzag@gmail.com Alberto Magno Gonçalves dralbertomagno@yahoo.com.br Beatriz Fiuza Fialho beatrizfiuzafialho@gmail.com Ilda Machado Fiuza Gonçalves ildafiuza@yahoo.com.br <p>As Instituições de Ensino Superior (IES) têm tido a preocupação de organizar projetos educativos e pedagógicos, que desenvolvam uma aprendizagem ativa, construtiva, mediada e autorregulada. As matrizes curriculares são colocadas em prática ampliando o trabalho com diferentes propostas pedagógicas, investindo na ciência e na docência. Dentro desse contexto têm-se os programas de monitoria (FRISON,2016). A monitoria acadêmica define-se como um serviço de apoio pedagógico que visa oportunizar o desenvolvimento de habilidades técnicas e aprofundamento teórico, proporcionando o aperfeiçoamento acadêmico (HAAG,2009). É considerada uma modalidade de ensino aprendizagem que atende às necessidades de formação universitária porque envolve o graduando nas atividades de organização, planejamento e execução do trabalho docente. Os programas de monitoria são importantes no ensino superior de formação de professores por se constituir em mais uma oportunidade de aprendizagem do exercício docente.</p> 2020-09-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3798 Memória: abordagem teórico-conceitual 2020-09-16T07:30:11-03:00 Antonio Roberto Xavier roberto@unilab.edu.br Karla Renata de Aguiar Muniz karla.renata@hotmail.com José Gerardo Vasconcelos gerardovasconcelos1964@gmail.com Francisco Ricardo Miranda Pinto ricardomiranda195@gmail.com <p>Em vários espaços encontram-se marcas, registros, objetos que levam a reflexivos pensamentos, revelam lembranças profundas que podem acalentar a alma, afugentar, angustiar o espírito, dependendo das reminiscências indeléveis e atemporais presentes no intelecto humano. Isto é memória. Este artigo suscita o debate teórico-conceitual e epistemológico sobre memória, sua relação construtora e até simbiótica com o processo histórico. Inegável a fecundidade desse debate hodiernamente, sobretudo entre historiadores, memorialistas e arquivistas que examinam as diversas fontes materiais e imateriais dos mais variados sujeitos sociais e suas estadas e produções no percurso histórico de suas existências. Esta produção se dá no âmbito teórico através da consulta bibliográfica tipologicamente descritiva com abordagem qualitativa a partir de fontes secundárias. A técnica de análise conteudal é a do discurso sociohistórico. Como resultado apresenta-se alguns conceitos e significados reelaborados a partir de teorias e epistemologias múltiplas no campo semântico do vocábulo memória em diferentes contextos históricos.</p> 2020-09-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3816 Escritos e representações de Jandira Pinto: a reformuladora de Pindobal na Paraíba do século XX 2020-09-15T16:10:29-03:00 Gabriel Alves do Nascimento gabrielalves.educ@gmail.com Charliton José dos Santos Machado charlitonlara@yahoo.com.br Aline Rodrigues de Almeida aline.ralmeidas2@gmail.com <p>O objetivo desse artigo é apresentar a educadora e assistente social Jandira Pinto no contexto dos anos de 1950, focalizando os discursos vinculados no jornal O Norte relacionado a sua atuação na Escola Profissional Presidente João Pessoa (Pindobal). Utilizamos a abordagem teórico-metodológica da Nova História Cultural, bem como da História da Impressa, focalizando os escritos e as representações sobre Jandira Pinto nas páginas do O Norte. Os resultados estão imersos na afirmação de que Jandira Pinto é apresentada no jornal O Norte, como a <em>reformuladora modelo</em> dos métodos correcionais em Pindobal, suas posições pedagógicas e assistenciais para com os chamados “menores desajustados” da sociedade paraibana são baseadas no humanismo e no sincretismo religioso, desenvolvendo relações de confiança, amorosidade e respeito com os jovens internos de Pindobal.</p> 2020-09-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3864 Políticas públicas para o atendimento educacional especializado em Fortaleza durante a pandemia 2020-10-13T11:38:01-03:00 Francisca Janaina Dantas Galvão Ozório jana.ozorio@hotmail.com Petrônio Cavalcante petronioprofessor3@gmail.com Querem Hapuque Monteiro Muniz queremhapuque@yahoo.com.br Robéria Vieira Barreto Gomes aee.roberia@gmail.com Igor de Moraes Paim igormoraes@ifce.edu.br <p>Atualmente, a população mundial vivencia um momento ímpar na história da humanidade, em virtude dos impactos causados pela pandemia da COVID-19. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar, de forma reflexiva, as orientações elaboradas pela SME para a oferta do AEE em tempo de distanciamento social, em virtude da pandemia. Trata-se de um estudo bibliográfico, de natureza descritiva, que contemplou pesquisas, artigos da literatura vigente acerca das políticas públicas que norteiam o AEE e uma análise documental, fazendo parte desse apanhado teórico algumas leis, portarias, orientações e regulamentos. Os resultados evidenciaram que as recentes orientações disponibilizadas pela SME/Fortaleza e pelo CNE, elaboradas em virtude da pandemia, não contemplam na totalidade as necessidades dos alunos da Educação Especial, ou seja, não são suficientes para melhorar as condições do processo de aprendizagem dos alunos do AEE no que se refere à oferta de uma educação inclusiva.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Políticas Públicas. Atendimento Educacional Especializado. COVID-19.</p> 2020-09-24T08:38:27-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3892 Educação e ensino na província do Rio Grande do Sul no século XIX 2020-10-13T11:38:00-03:00 Moacyr Flores moacyrflores@gmail.com <p>O autor propõe investigar a ideia de educação e de ensino que legitimaram os conceitos liberais no século XIX, quando não havia no Rio Grande do Sul uma instituição que estabelecesse regras de ortografia ou que preparasse professores. A Câmara Municipal era encarregada de fiscalizar o ensino muitas vezes com vereador analfabeto. O texto é construído a partir de anúncios de jornais de Porto Alegre e de Rio Grande, os dois maiores centros urbanos da época. Os anúncios selecionados são transcritos com a ortografia e com erros de quem escreve conforme a pronúncia das palavras.&nbsp;</p> 2020-10-08T18:25:10-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4046 A iniciação à docência na formação de professores de Química: um olhar sobre o PIBID a partir de alunos bolsistas 2020-10-13T11:38:00-03:00 Francisco Karisson Chagas Lima karissonlima@hotmail.com Francisco Nunes de Sousa Moura nunes.moura@alu.ufc.br Wanderson Diogo Andrade da Silva wandersondiogo@hotmail.com <p>Este estudo se debruça sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no contexto da formação de professores de Química. Ainda que não contemple todos os alunos dos cursos de licenciatura, o programa tem seu valor ao fomentar a aproximação das instituições de ensino superior às escolas de educação básica. Nesse sentido, objetivamos analisar as percepções de bolsistas de um subprojeto de Química de uma Instituição Federal de Ensino Superior, localizada no interior do Ceará, quanto às contribuições do programa para sua formação inicial. Os dados foram gerados com a aplicação de questionário semiestruturado, analisados com base na significação das respostas. São revelados os impactos do programa para a formação dos futuros professores de Química à medida em que são inseridos no espaço escolar que requer deles o desenvolvimento de habilidades para lidar com a dinâmica do trabalho docente.</p> 2020-10-09T15:46:41-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3944 O estágio supervisionado de alunos com deficiência em uma perspectiva inclusiva 2020-10-13T11:38:00-03:00 Cicera Maria Mamede Santos cicera.mamede@ufca.edu.br Ana Paula de Oliveira Ribeiro Leite anapaulapedagoga7@gmail.com Fabrícia Gomes da Silva fabriciagomess@hotmail.com Juliana Oliveira de Malta Juliana.oliveiramalta@ifpi.edu.br Lídia Karla Rodrigues Araújo lidia.karla@ufca.edu.br Maria Socorro Lucena Lima socorro_lucena@uol.com.br <p>As políticas do ensino superior para a formação de professores que lecionam e acompanham o estágio supervisionado ainda são incipientes e ineficazes quando se percebe a dificuldade de inserção do Público Alvo da Educação Especial (PAEE). Este estudo teve como objetivo discutir sobre as relações que permeiam a prática do estágio supervisionado com estagiários que possuem deficiência. O caminho metodológico percorrido se deu através da pesquisa bibliográfica, com base notadamente em autores como Pimenta e Lima (2017), Candau (2014) e Bego (2016). Os resultados indicaram a necessidade de uma revisão dos instrumentos de gestão para o atendimento ao PAEE e que os professores orientadores encontrem no PEI (Plano Educacional Individualizado) uma ferramenta a serviço de uma prática inclusiva. Conclui-se que assim procedendo pode-se chegar a novas configurações e percepções que ampliem a participação e acolhimento da pessoa com deficiência no campo de estágio.</p> 2020-10-13T09:31:33-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4204 Índice h5 e i10 do Google Scholar: um estudo de caso 2020-10-16T14:28:03-03:00 Karla Angelica Silva do Nascimento karla.asn@gmail.com Lia Machado Fiuza Fialho lia_fialho@yahoo.com.br Cristine Brandenburg crisfisio13@gmail.com <p>O artigo trata acerca do índice de citação do Google Scholar, implementado como critério de avaliação para as revistas de humanidades no quadriênio 2017-2020. O objetivo é identificar os índices h5 e i10 da revista Educação &amp; Formação, bem como estratégias para ampliar essas métricas. Para alcançar esse escopo realizou uma pesquisa quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso, que utilizou o perfil da revista Educação &amp; Formação no Google Scholar como plataforma de coleta de dados. Os resultados demonstraram que índices h5 e i10, em 08 de outubro de 2020, foram 17 e 23, respectivamente, tendo a revista recebido 1.082 citações entre os anos de 2016 a 2020. &nbsp;As análises permitem inferir que para ser uma revista jovem seus índices no Google são relativamente bons e que para aumentar essas métricas seria necessário não apenas investir na divulgação da revista de uma maneira geral, mas, especialmente, nos artigos que já possuem maior número de citação.</p> 2020-10-16T14:28:02-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3893 Corimbo: mulher e educação 2020-10-22T10:13:27-03:00 Hilda Agnes Hübner Flores hilda@ihgrgs.com <p>Este artigo estuda a Mulher e sua Educação através de leitura de <em>Corimbo</em>, jornal que por 60 anos circulou na cidade portuária de Rio Grande, sob propriedade e direção de duas mulheres. O Corimbo disponibilizou aos leitores desde ocorrências triviais a fatos importantes como: abolição, mudança de regime político, guerra civil e guerras mundiais, mão de obra tombada, Feminismo, Positivismo, o binômio Educação &amp; Instrução à luz de conceitos oriundos da França. No Brasil o Positivismo se estendeu ao estado do Rio Grande do Sul e ao Rio de Janeiro militar, na década de 1980 e início da República, sob doutrinamento do positivista radical de Júlio Prates de Castilhos.</p> 2020-10-22T10:13:26-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3672 Uma sequência didática sobre o Modernismo, a Geração de 98 e orações coordenadas 2020-09-15T16:19:46-03:00 Carmen Romero Claudio carmen.romeroclaudio@gmail.com Hugo Heredia Ponce hugo.heredia@uca.es <p>Seqüência didática para o quarto ano da Educação Secundária Obrigatória para trabalhar no Modernismo, a Geração de 98 e orações coordenadas.</p> 2020-09-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4048 Proposta didática para a promoção da escrita criativa em sala de aula do Ensino Fundamental 2020-10-13T11:38:00-03:00 Rocío Maraver Landero rocioml1997@gmail.com <pre id="tw-target-text" class="tw-data-text tw-text-large XcVN5d tw-ta" dir="ltr" data-placeholder="Tradução"><span lang="pt">Neste artigo, é feito um breve passeio por vários dos autores mais proeminentes da escrita criativa ao longo da história. Com base neles e com os nossos próprios contributos, desenvolvemos uma proposta de intervenção educativa com o objectivo de promover a criatividade e a escrita em todos os momentos. Ao mesmo tempo, o objetivo é melhorar a comunicação, tanto oral como escrita, e o aprimoramento progressivo da ortografia. O workshop, que consiste em nove sessões, é dirigido a alunos do 1.º ciclo da Educação Básica, especificamente do 2.º ano. Após uma primeira análise teórica, mostraremos esta proposta didática e concluiremos com uma reflexão sobre ela.</span></pre> 2020-10-13T09:09:52-03:00 ##submission.copyrightStatement##