https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/issue/feed Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo 2020-08-04T09:15:28-03:00 Editora Cristine Brandenburg rev.pemo@uece.br Open Journal Systems <p>A revista “Práticas Educativas, Memórias e Oralidades” (Revpemo) é um priódico interdisciplinar, na área de humanidades, editado pelo grupo de pesquisa de mesmo nome - PEMO, chancelado pelo CNPQ e vinculado ao Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (CED/UECE). O seu objetivo é publicar artigos científicos e produtos didáticos nacionais e internacionais&nbsp;no campo das ciências humanas, de maneira interdisciplinar, que colaborem com a ampliação do conhecimento no que concerne a qualificação das práticas educativas e a valorização das memórias e oralidades de discentes e docentes da educação básica e superior.&nbsp; Valoriza a educação e o ensino&nbsp; ao publicizar o conhecimento&nbsp; na interface das diversas licenciaturas - Pedagogia, História, Letras, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais, Artes Visuais e afins.</p> https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3601 Conteúdo da educação física no ensino médio no estado do Ceará: uma análise documental 2020-07-30T15:55:56-03:00 Wesley Cosmo Martins wesleymartins01@gmail.com Janiele Santos de Sousa jani080899@gmail.com <p>O objetivo desta pesquisa foi analisar as propostas curriculares de escolas de ensino médio dos sertões de Canindé-CE. Os questionamentos iniciais partem para compreensão dos conteúdos contidos nas propostas. Para tanto, realizamos uma análise documental das propostas curriculares de 16 escolas de Ensino Médio. Com auxílio do <em>software iramuteq</em>. Com isso, foi possível descrever de modo quantitativo os conteúdos, e ainda uma análise qualitativa de como se constituem as propostas curriculares. Os resultados apontam que conteúdos relacionados a aptidão física e saúde, bem como os relacionados as práticas esportivas prevalecem no currículo dessas escolas. Por outro, lado outros conteúdos como lutas e danças estão menos presentes nas propostas.</p> 2020-09-01T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3629 Reminiscência educacional: experiências Escolar dos idosos residentes em Jordão, Sobral – CE 2020-07-30T15:56:20-03:00 Marcos Adriano Barbosa de Novaes marcos.educare@hotmail.com Johnantan Santiago Moura sjohnantan@yahoo.com.br Amélia Soares André amelimemel@yahoo.com.br <p>Esse estudo intenciona analisar aspectos como educação, trabalho, lazer e arte, a partir dos relatos de histórias de vida feitos pelos idosos da localidade Jordão situado a 17 km do Município de Sobral no estado do Ceará. Nesta perspectiva, foram utilizados como referencial teórico Sousa; Lima, 2016, Pena (2017), Fialho et al (2020) entre outros. A investigação foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica e aplicação de entrevista semiestruturada. Por fim, as assertivas analisadas, segundo os relatos fornecidos nas entrevistas, afirmaram que as novas metodologias educacionais têm prejudicado o aprendizado no ambiente escolar. Para os anciãos, o principal motivo apontado é o desaparecimento do caráter punitivo na educação, comum no método tradicional. Todavia, mesmo considerando o conhecimento e os aspectos culturais identificáveis nos discursos dos idosos, é importante que sejam valorizadas a participação e a produtividade do aluno no decorrer do processo educacional, levando em conta aspectos individuais e coletivos.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação. História. Memória.</p> 2020-09-01T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3622 O projeto de avaliação diagnóstica da rede pública estadual do Ceará: Análise dos descritores críticos em Matemática 2020-07-30T11:38:21-03:00 Luciano Nery Ferreira Filho lucianonery74@hotmail.com <p>A rede pública de ensino estadual do Ceará desenvolve desde o ano de 2017 o projeto de avaliação diagnóstica que objetiva mensurar o grau de desenvolvimento cognitivo dos alunos das três séries do ensino médio seriado regular. Esse artigo objetiva a análise dos descritores de Matemática que, na edição de 2018 da avaliação diagnóstica, na 3ª série do ensino médio, figuravam no grupo dos cinco com menores quantidades de acertos do estado e como eles se comportavam em cada modalidade de escolas da rede, bem como em cada regional geográfica que a compõe. Com isso essa pesquisa objetiva servir de instrumento aos professores e gestores para orientar ações estratégicas de melhoria do ensino e da aprendizagem. Os resultados demonstram que os conteúdos mais críticos são muito semelhantes entre as diversas modalidades de escolas, bem como nas regionais geográficas do estado, com algumas especificidades, demonstrando haver necessidade de focar ações equânimes de ensino.</p> 2020-07-27T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3664 Práticas educativas e sociais realizadas pelo NUAFRO 2020-07-30T11:38:20-03:00 Maria Aparecida Alves da Costa mariapedagoga99@gmail.com Davison da Silva Souza davisonsouzza20@gmail.com Francisco Mário Carneiro da Silva silvxmario.jc@gmail.com <p>Sabemos que a luta pelos direitos iguais, é uma luta não só de hoje, mas possui um contexto histórico por trás. O movimento Negro é uma das principais lutas por igualdades presentes no Brasil. Partindo dessa base, nosso estudo tem como objetivo principal identificar e reconhecer as práticas educativas que são realizadas no NUAFRO (Laboratório de estudos e pesquisas em afro brasilidades, gênero e família) na cidade de Fortaleza -Ce. Diante desse contexto, questionasse como surgiu o Nuafro e quais as práticas educativas desenvolvidas por esse laboratório. Como procedimento metodológico, utilizamos uma pesquisa bibliográfica baseada em autores como SOARES (2015), (DOMINGUES, 2007), (LIBANEO, 2010), entre outros. Além da pesquisa de campo realizada no Laboratório. Para a obtenção de possíveis resultados, dividimos o estudo em quatro partes, quais sejam: Introdução, metodologia, resultados e discussões e por fim, as considerações finais.</p> 2020-07-29T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3696 Representações das professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a discriminação racial na escola 2020-07-30T11:38:21-03:00 Rafaela da Silva Santos lalinhaa_2012@hotmail.com Alfrancio Ferreira Dias diasalfrancio@gmail.com <p>Neste trabalho, realizamos uma análise acerca de como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da “Escola Estadual Eliezer Porto” trabalham as situações de discriminação racial. A opção metodológica recaiu sobre a abordagem qualitativa. A estratégia de coleta de dados seria com a entrevista semiestruturada com cinco docentes. Conclui-se que a falta de informação e as questões culturais que são as principais causas da discriminação. A abordagem da discriminação racial é de grande importância para que os alunos tenham mais informações sobre as questões étnicos-raciais e diminua o preconceito.</p> 2020-05-01T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3666 Educação Física na Educação de Jovens e Adultos 2020-08-04T09:15:28-03:00 Sabrina Souza Augusto sabrina.souza@urca.br Leandro Alencar de Andrade leandro.andrade@urca.br João Paulo Holanda da Silva joao.holanda@urca.br Alessandra de Oliveira Maciel alessandragomaciel@gmail.com Nárgila Mara da Silva Bento nargilabento@gmail.com <p>O estágio supervisionado é um componente fundante na formação docente que oportuniza reflexão acerca da ação educativa. Portanto, esse estudo possui abordagem qualitativa e é caracterizada como relato de experiência, sendo desenvolvido no quarto estágio como componente curricular obrigatório, que corresponde a fase do Ensino Médio, do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA), no campus de Iguatu-CE. Assim, os seguintes resultados foram obtidos: 1) Devido discrepância de idade dentro das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o planejamento das aulas pode vir a ser um processo complexo, e 2) Durante a educação acadêmica inicial, os futuros professores não são devidamente preparados para trabalhar com esse público. Contudo, concluiu-se que ainda são necessárias alterações no sistema educativo, pois é preciso que o professor veja formas de adaptações e reflexões voltadas para o público da EJA.</p> 2020-07-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3706 Fátima Correia: educadora aposentada e cordelista 2020-08-02T09:50:15-03:00 Celia Camelo de Sousa celitapedagoga@hotmail.com Deiziane Lima Cavalcante deiziane.lima@gmail.com <p>A presente pesquisa tem o objetivo relatar a história de Maria Correia de Almeida, mais conhecida como Fátima Correia, uma professora aposentada e cordelista, nascida no município de Caririaçu (CE), cidade localizada na região Sul do Ceará, região do Cariri. A biografada boa parte de sua vida morou no Crato, mais especificamente, no distrito de Dom Quintino. Por muitos é conhecida como Fátima de Dom Quintino. A educadora aposentada lecionou 31 anos de sua vida. Indagamos: Como Fátima se tornou professora? E qual sua contribuição para o desenvolvimento educacional na região? A pesquisa é de cunho oral e bibliográfico, em que utilizamos Machado, Nunes e Bezerra (2009); Xavier (2014); Fialho (2017), e ainda, pesquisa de campo. Podemos constatar que a educadora e cordelista deixa uma contribuição importantíssima para o local de sua residência, pois exerceu também a função de coordenadora e hoje como cordelista propaga em seus versos o que aprendeu.</p> 2020-08-01T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3724 História da formação de professores no Ceará: da escola normal aos ambientes virtuais de aprendizagem 2020-08-02T09:50:15-03:00 Tania Maria Rodrigues Lopes tania.lopes@uece.br Maria Nahir Batista Ferreira Torres nahir701@hotmail.com Iany Bessa Silva Menezes iany.menezes@uece.br <p>A preservação da memória e da história da formação de professores no Brasil e Ceará vem se constituindo pela multiplicidade de experiências de pesquisas. Este estudo objetivou discutir as estratégias adotadas no cenário de expansão da demanda por escolarização no sistema público, com ênfase sobre os programas de formação direcionados para os professores. A tessitura do trabalho foi pautada na abordagem qualidade e ancorou-se nos escritos de Nóvoa (1992), Vilella (2008) e Hernandes (2017). Nos resultados apresentados na investigação percebe-se que a formação docente passou por transformações e adequações, seja do ponto de vista das políticas educacionais, do marco regulatório, das necessidades sociais e educacionais, para atender às demandas socioeconômicas. Conclui-se que a formação de professores desde a Escola Normal aos ambientes virtuais de aprendizagem revelou e denuncia as lacunas em relação a escola pública, laica, gratuita e de qualidade.</p> 2020-08-01T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3726 Manifestações da cultura popular local na aprendizagem das séries iniciais e na formação dos professores 2020-08-02T09:50:15-03:00 Nadja Rinelle Oliveira de Almeida nadjarinelle_234@hotmail.com Damares Oliveira Moreira damares.abu@gmail.com <p>Este artigo tem o propósito de refletir sobre a relevância das manifestações da cultura popular local para a aprendizagem dos educandos inseridos nas séries iniciais, apontando caminhos para se pensar em como colocamos em cena essas discussões partindo da formação docente e da prática do professor em sala de aula. Fundamentamos teoricamente nossas discussões com os seguintes autores e documentos oficiais: Brandão (2002), Candau e Moreira (2007), (BRASIL, 2006), (BRASIL, 2013), (BRASIL, 2017), Bego (2016), Silva (2008), dentre outros. Para o percurso metodológico optamos pela pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, alinhado as experiências docentes das autoras. Com este percurso foi possível apontar possíveis possibilidades de encontros entre a cultura popular e os saberes constituídos na escola, desde que esses saberes sejam colocados em evidência a partir do ensino de história e de geografia alinhado ao cotidiano dos alunos e dos espaços que ele ocupa em sua cidade.</p> 2020-08-01T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3731 O protagonismo do professor Pasquale Vigliante no Bairro Icuí –Guajará: o legado e o papel social de um educador social 2020-08-02T09:50:15-03:00 Ana Maria Leite Lobato leao.jr@uol.com.br Cintia Rejane Cunha de Souza cintiarejane29@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo investigar o legado educacional do professor Pasquale Vigliante na localidade de Icuí – Guajará, na cidade de Ananindeua no estado do Pará (1970-1990). É uma pesquisa com abordagem qualitativa, com centralidade em estudos sobre memória, com o uso de fotografias, jornais e oralidades, em que o esforço foi narrar as contribuições deste educador social para as melhorias nas estruturas sociais e, por conseguinte nas condições de vidas na referida localidade.</p> 2020-08-01T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement##