https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/issue/feed Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo 2024-06-18T12:31:17-03:00 Lia Fialho rev.pemo@uece.br Open Journal Systems <p>A revista <strong>Práticas Educativas, Memórias e Oralidades</strong> (<strong>Rev.Pemo</strong>) é uma revista interdisciplinar, na área de humanidades, dirigida pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE), vinculada ao grupo de pesquisa de mesmo nome - PEMO, certificado pelo CNPQ e vinculado ao programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).</p> <p>O objetivo <strong>Rev.Pemo </strong>é publicar artigos e produtos pedagógicos originais, nacionais e internacionais, derivados de resultados de pesquisas acadêmicas, que contribuam para o avanço do conhecimento ou para a melhoria da vida em sociedade. </p> <p>Artigos científicos derivados de pesquisas empíricas ou revisões de literatura, bem como produtos pedagógicos (técnicos/tecnológicos) têm ênfase nas ciências humanas, de forma interdisciplinar, considerando o ensino e a aprendizagem, que colaboram com a ampliação do conhecimento que diz respeito à qualificação das práticas educativas e valorização de memórias e oralidades de alunos e professores do ensino básico e superior ou em contexto de educação não-formal. Valoriza a educação e o ensino divulgando conhecimentos na interface de diversas licenciaturas – Pedagogia, História, Letras, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais, Artes Visuais e afins.</p> <p>O público-alvo da Práticas Educativas, Memórias e Oralidades são pesquisadores da área de humanidades, professores do ensino básico e superior, estudantes e demais profissionais interessados ​​nos temas citados.</p> <p>Práticas Educativas, Memórias e Oralidades é publicada em bilíngue, em <em>versão online,</em> e recebe submissões, em <strong>fluxo contínuo</strong>, nos idiomas português, inglês, francês e espanhol. A partir de 2023, prioriza o inglês como segunda língua.</p> <p>Qualis Capes 2017-2020: A3 Educação<br />Prefixo DOI: 10.47149<br />e-ISSN: 2675-519X</p> https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11013 Intervenção pedagógica antirracista à Educação Escolar Quilombola: uma proposta teórica para o ensino de Geometria 2024-02-06T14:13:09-03:00 André Pereira da Costa andre.pcosta@outlook.com <p>Este trabalho teve por objetivo construir uma proposta teórica de intervenção pedagógica antirracista para comunidades de escolas com currículo voltado para Educação Escolar Quilombola. Baseando-se na Pedagogia Engajada de Bell Hooks e na Etnomatemática de Ubiraran D’Ambrosio como referencial teórico, a proposta ficou organizada em dois ciclos. No primeiro, a reflexão foi sobre as implicações das comunidades quilombolas na formação do povo brasileiro, bem como no reconhecimento e no respeito das pessoas quilombolas como sujeitos históricos e culturais que devem ser valorizados. No segundo ciclo, apresentamos uma proposta de formação continuada para professores que ensinam Matemática com foco no combate ao racismo. Entre os resultados, destaca-se a proposição de cinco tarefas matemáticas que articulam Geometria e Antirracismo. Conclui-se que esta proposta promoverá entre a comunidade escolar uma redução das atitudes e comportamentos racistas na escola, em que a diversidade é um elemento de constituição do povo brasileiro.</p> 2024-04-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 André Pereira da Costa (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12554 Práticas inovadoras em educação: cultura pop e possibilidades didáticas 2024-05-09T07:32:18-03:00 Fernanda Castilho Santana fernandacasty@gmail.com Clarice Greco Alves claricegreco@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é descrever e analisar um conjunto de práticas didáticas realizadas por docentes do ensino superior, a partir do estudo de caso de uma faculdade pública de São Paulo. Os principais conceitos teóricos envolvem <em>saberes docentes</em> (Tardif, 2014), <em>mídias e educação</em> (Orozco-Gómez, 1997) e <em>pedagogias da cultura pop</em> (Maudlin e Sandlin, 2015). Partimos do pressuposto de que docentes utilizam conteúdos da cultura pop com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia teve caráter exploratório e qualitativo, com aplicação de questionário e grupo focal junto a professores de diferentes cursos de uma instituição de ensino superior tecnológico, com objetivo de entender se e/ou como conteúdos de cultura pop são utilizados em sala de aula. Os resultados indicaram diversas possibilidades didáticas, incluindo o uso de jogos como RPG, filmes, séries e músicas. No entanto, também foram apontadas dificuldades ao nível do planejamento e da aceitação de certos conteúdos pelo corpo discente.</p> 2024-05-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fernanda Castilho Santana, Clarice Greco Alves (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11102 Formação inicial de professores que ensinam matemática: ampliando o processo formativo para além do “ligue os pontos” 2024-04-19T09:12:19-03:00 Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais lflacanallo@uem.br Paula Tamirys Moya paula.moya@unespar.edu.br Edilson de Araújo dos Santos edilson.araujo@usp.br <p>Neste trabalho, objetiva-se apontar proposições sobre a prática pedagógica a partir de estudos desenvolvidos na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado na educação infantil com conceitos matemáticos, diante do cenário atípico da pandemia de Covid-19, que assolou o mundo. Discute-se o papel atribuído à educação nesse contexto e se reafirma a indispensabilidade da escola e do ensino à apropriação dos conhecimentos elaborados pela humanidade e sua função essencial à constituição das novas gerações. A metodologia consiste em uma intervenção realizada com uma turma com crianças de 3 a 4 anos de um Centro de Educação Infantil, com base no conteúdo de medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento, massa e capacidade através de ações de ensino pautadas na Teoria Histórico-Cultural e na Atividade Orientadora de Ensino, as quais objetivam explorar o conteúdo além do “ligue os pontos”.</p> 2024-05-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais, Paula Tamirys Moya, Edilson de Araújo dos Santos (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12625 Cultura de paz: uma experiência na Educação Básica no nordeste paraense 2024-04-26T11:54:19-03:00 Aldilene Ferreira Simões Brito aldibrito71@gmail.com Maria Eliana Soares Soares marianaile2011@hotmail.com Niclécia Maria Neves Amorim Lopes nicleciamorim@gmail.com <p>Com a finalidade da propagação de ideias e valores que sustentam as relações humanas, sob influência da realidade do contexto pós-pandêmico permeado de conflitos, indagou-se: que ações podem refletir positivamente nas relações interpessoais no ambiente escolar? A proposta objetivou promover uma aproximação mais harmônica entre professores, estudantes e direção escolar em um contexto escolar de violência e de conflitos pessoais presentes em instituições de ensino de alguns municípios do nordeste paraense. Trata-se de uma pesquisa explicativa, de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de palestras e dinâmicas sobre temáticas reflexivas a respeito de divergências ocorridas no dia a dia escolar, tomando como base López (2007), Reeve (2019), Diskin e Roizman (2021), dentre outros, que conduzem a reflexão sobre o tema. Para a coleta de informações utilizou-se vídeos, slides, dinâmicas, músicas e relatos. Como reflexo das ações, destacaram-se o autorreconhecimento, mudança de atitude, aceitação das diferenças, diálogo e melhorias na convivência.</p> 2024-06-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Aldilene Ferreira Simões Brito, Maria Eliana Soares Soares, Niclécia Maria Neves Amorim Lopes (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11482 Constituição histórica do Curso de Pedagogia da UFPI, em Teresina (1973-1984) 2023-11-20T11:08:35-03:00 Francisco Gomes Vilanova vilanova@ufpi.edu.br José Henrique Plácido dos Santos zehenriqueplacido@ufpi.edu.br <p>Este trabalho tem por objetivo analisar aspectos do processo de implantação e funcionamento do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí entre 1973 e 1984. O problema da pesquisa traduz-se na seguinte interrogação: como ocorreu o processo de implantação e funcionamento do Curso de Pedagogia da UFPI no período em questão? A pesquisa vincula-se ao campo da história da educação, amparada em autores como Silva (2006), Cruz (2011), Bello (2021), Scheibe (2007), ‘ (2013), Brzezinski (1996), Martilli (2004), entre outros. Trata-se de uma pesquisa documental realizada nos acervos de setores administrativos da UFPI, a qual analisou atas, decretos, pareceres, matrizes curriculares etc. O estudo permitiu olhar a trajetória do Curso a partir do movimento em torno da criação da instituição, além de discutir aspectos de sua organização e funcionamento. Acredita-se que a pesquisa contribui para a história do Curso e ampliação das discussões do campo da história da educação.</p> 2023-02-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Francisco Gomes Vilanova , José Henrique Plácido dos Santos (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11757 Narrativa de si: a escola do campo enquanto lugar de pertencimento e autoformação de uma professora 2024-05-09T07:32:21-03:00 Narla Laurinda Chaves Aquino narlaquino.ped@gmail.com Simone Cabral Marinho dos Santos simonecabral@uern.br Iandra Fernandes Caldas iandrafernandes@uern.br <p>Em consonância com o processo de autoformação da identidade docente, refletimos sobre a trajetória de uma professora em formação, trazendo à tona lembranças e memórias que a permitiram olhar o território do campo como lugar de pertencimento e de construção pessoal, social e profissional. Para tanto, utilizaremos da narrativa de si de uma das autoras para contextualizar acontecimentos que marcaram sua vida desde a infância, a partir das vivências no campo e do seu processo formativo escolar até a chegada na universidade. Nesse processo de revisitação das suas memórias, podemos dizer que seu encontro com a docência, foi se constituindo na relação familiar, alcançando um novo patamar no curso de licenciatura em Pedagogia, na disciplina de Educação do Campo, quando teve a oportunidade de se compreender enquanto sujeito do campo e como tal, pertencente a este território identitário.</p> <p> </p> 2024-05-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Narla Laurinda Chaves Aquino, Simone Cabral Marinho dos Santos , Iandra Fernandes Caldas (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10784 Integração curricular da extensão no ensino superior: dinâmica pedagógica curricularizada 2023-12-22T13:35:30-03:00 Marisa Daniella Oliveira Garcia marisadaniella@yahoo.com.br Sonia Cristina Ferreira Maia maiasonia32@gmail.com <p>O Princípio da Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, expresso na Constituição Federal, é uma diretriz para o funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES). Entretanto, a Extensão ainda precisa avançar administrativa e academicamente nas instituições de educação, seja por dificuldades na conquista de espaço em suas estruturas administrativas ou pelo lugar frágil que encontram nas diversas trajetórias acadêmicas. No contexto desse debate acerca da necessidade de valorização da Extensão nas IES, bem como da necessária conexão das Instituições com a sociedade, foi previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) a obrigatoriedade da integração de ações extensionistas no currículo dos cursos de graduação. Posto isto, este estudo pretende apresentar uma dinâmica pedagógica da curricularização da extensão no ensino superior que possibilite desenvolver a interatividade, a conectividade, a interdependência existente entre todos os fenômenos da cultura, sendo compreendido e apresentado como diálogo permanente com o mundo do trabalho.</p> 2024-05-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Marisa Daniella Oliveira Garcia, Sonia Cristina Ferreira Maia (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12155 Tecnologia Social da Memória: uma contribuição para a preservação da História da Educação Profissional e Tecnológica 2024-06-02T16:40:52-03:00 Hildo Ferreira de Almeida Junior hildomail@gmail.com Maria Cristina Lobregat cristina.lobregat@ifac.edu.br Josina Maria Pontes Ribeiro josina.ribeiro@ifac.edu.br <p>A Tecnologia Social da Memória é um conjunto de referenciais e instrumentos para se criar, organizar e socializar memórias de pessoas, grupos, organizações e comunidades, contadas através de histórias de vida. Este artigo objetivou analisar os referenciais teórico-metodológicos que embasam essa tecnologia, visando a identificar se ela pode apoiar o desenvolvimento de projetos de memória coletiva e contribuir com a preservação da memória institucional da educação profissional no Brasil. Assim, este estudo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, recorre à pesquisa bibliográfica para levantar e analisar publicações sobre os temas norteadores dessa tecnologia, que inclui a história oral, histórias de vida, memória individual e coletiva e memória institucional. Com os dados levantados e discutidos, observa-se o potencial da Tecnologia Social da Memória para a implementação de projetos de memória na Educação Profissional.</p> 2024-06-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Hildo Ferreira de Almeida Junior, Maria Cristina Lobregat, Josina Maria Pontes Ribeiro (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10848 Eficiência técnica das escolas públicas municipais rurais e urbanas do estado do Ceará com análise das disciplinas de Português e Matemática 2024-03-15T15:16:10-03:00 Luan Oliveira dos Santos lods.luan@alu.ufc.br José Newton Pires Reis newton@ufc.br Ivan de Oliveira Holanda Filho ivanfilho@ymail.com Marcos Paulo Mesquita da Cruz marcos_paulo_mesquita@hotmail.com Medna N’dami mednaveira@gmail.com <p>A educação é fundamental para o progresso individual e coletivo, proporcionando oportunidades de crescimento e mobilidade social, além de influenciar diretamente a economia de um país através dos investimentos em seus cidadãos. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a eficiência das escolas urbanas e rurais no ensino fundamental no estado do Ceará. Ao analisar os resultados, observa-se que poucos municípios alcançaram o máximo nível de eficiência em cada modelo especificado, representando uma pequena porcentagem das localidades estudadas. Foi constatada uma diferença na eficiência entre as zonas rural e urbana, com o ambiente rural apresentando geralmente menor eficiência, contudo, os anos finais apresentam os maiores valores médios de eficiência, tanto na zona rural quanto urbana.</p> 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Luan Oliveira dos Santos, José Newton Pires Reis, Ivan de Oliveira Holanda Filho , Marcos Paulo Mesquita da Cruz, Medna N’dami (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12303 O Ensino de Arte/Dança na história da educação brasileira 2024-02-27T09:54:28-03:00 Dorgival Bezerra da Silva dorgsilva@hotmail.com María Margarita Villegas margarita.ufersa@gmail.com <p>Este trabalho objetiva compreender o processo constitutivo da Dança enquanto linguagem artística na escola, desde a constituição das ideias pedagógicas do ensino de Dança no Brasil até seu reconhecimento como área de conhecimento. Teoricamente, o trabalho se constitui de um percurso temporal, com marco inicial na institucionalização da educação brasileira pela ação jesuítica, em meados do século XVI, perpassando discussões acerca dos aspectos que influenciaram o ensino de arte/dança na escola, conduzindo-nos ao contexto educacional brasileiro do século XX. A metodologia assenta-se na Pesquisa Bibliográfica como ferramenta de revisão e reflexão crítica da teoria, possibilitando interpretações sobre os objetos de estudo enquanto elementos de pesquisa educacional. Quanto à sobrevivência das artes e suas linguagens na história da educação brasileira, consideram-se os contextos e tendências influenciadores dos parâmetros educacionais, entre eles, os ideais capitalistas que continuam a influenciar a educação através do currículo e das políticas direcionadas a ela.</p> 2024-04-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Dorgival Bezerra da Silva, María Margarita Villegas (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10977 Os impactos psicológicos do bullying na rede escolar de ensino médio em alunos LGBT+ 2024-03-15T15:15:56-03:00 Wagner Grizorti wagnergrizorti@gmail.com Marcia da Luz Leal marcia_lleal@yahoo.com.br Thiago Benitez Melo thiago_benitez@hotmail.com <p>Este artigo é uma pesquisa bibliográfica baseada em quatro autores que abordam a importância da temática dos impactos psicológicos do <em>bullying</em> na rede escolar de ensino médio, com foco nos alunos LGBT+. O <em>bullying</em> pode desencadear uma série de efeitos psicológicos adversos, incluindo ansiedade, depressão, baixa autoestima, isolamento social, pensamentos suicidas e problemas de saúde mental. O ambiente hostil criado pela discriminação e assédio prejudica o bem-estar emocional dos alunos, comprometendo seu desempenho escolar. A educação sobre o impacto do <em>bullying</em> e a promoção da empatia são ferramentas essenciais. É fundamental criar um ambiente escolar inclusivo e respeitoso, em que os alunos LGBT+ sintam-se aceitos e valorizados, reduzindo os riscos de discriminação e assédio. Isso inclui a capacitação e formação de professores e funcionários, políticas de inclusão e envolvimento da comunidade escolar.</p> 2024-02-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Wagner Grizorti, Marcia da Luz Leal, Thiago Benitez Melo (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12529 Avaliação educacional: ressignificação e reconstrução da prática 2024-03-22T09:02:09-03:00 Géssika Mendes Vieira gessikavieira@live.com Vania Maria de Oliveira Vieira vania.vieira@uniube.br <p>Apesar de a avaliação ser uma parte significativa do processo de ensino-aprendizagem, ainda são encontradas fragilidades em torno da sua prática. Historicamente, os exames se consolidaram, a partir de práticas classificatórias que permearam a vida escolar dos atuais professores e são reproduzidas por eles. Discutimos a história da avaliação, funções, objetivos, pressupostos e critérios, a partir dos estudos de Luckesi (2011), Fernandes (2006) e outros. Objetivamos contribuir para a compreensão do significado da avaliação no processo educacional. São apresentados também dados de um estudo realizado com 35 graduandos de uma IES mineira, coletados a partir de um questionário que buscou compreender o processo avaliativo na perspectiva destes estudantes. Os resultados mostram que a avaliação da aprendizagem é uma prática em construção, em razão disso a formação pedagógica docente é fundamental para a construção de uma nova perspectiva em torno da avaliação.</p> 2024-05-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Géssika Mendes Vieira, Vania Maria de Oliveira Vieira (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11078 Uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como metodologia complementar no ambiente acadêmico 2024-02-24T09:13:56-03:00 Clodoaldo Dias Fernandes Jesus-cdf@hotmail.com Carine Almeida Miranda Bezerra caribio.uema@gmail.com Silmara Cristina Silva de Aquino silmara180190@gmail.com Diego Carvalho Viana diego_carvalho_@hotmail.com <p>O crescimento do uso das tecnologias nos mais diversos setores da sociedade tem fortalecido o debate na área educacional do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O objetivo principal deste trabalho é mostrar as vantagens das Tecnologias da Informação e Comunicação como apoio complementar da metodologia do docente no ambiente acadêmico. Para uma melhor compreensão do tema, foi realizado um estudo do tipo pesquisa bibliográfica. Aponta-se que tais inovações anunciam novos caminhos, sem prejuízo para o planejamento docente ou para o percurso do discente em sua jornada acadêmica. O estudo concluiu que o uso das TICs como auxiliar do trabalho docente traz vantagens na formação acadêmica, permitindo uma educação de autoria e coautoria de forma mais flexível, em um ambiente virtual gerado pelo uso das tecnologias. </p> 2024-04-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Clodoaldo Dias Fernandes, Carine Almeida Miranda Bezerra, Silmara Cristina Silva de Aquino, Diego Carvalho Viana (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12613 Sequência Didática para elaboração de Projetos Tecnopedagógicos 2024-03-12T14:46:56-03:00 Leizer Fernandes Moraes leizer.moraes@ifg.edu.br Rita Rodrigues de Souza rita.souza@ifg.edu.br <p>O presente artigo apresenta e discute o processo de elaboração de uma sequência didática (SD) para a proposição de um projeto tecnopedagógico. Aborda, ainda, os resultados da aplicação desse projeto. Objetiva-se detalhar as fases de elaboração e os contextos em que esse projeto tem viabilidade de ser aplicado. Para tanto, foi realizada uma SD abordando os principais aspectos pedagógicos em diálogo com recursos de Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) existentes no ambiente escolar de diferentes níveis e realidades educacionais. Foi possível concluir que a SD proposta foi capaz de desenvolver nos estudantes de Pós-Graduação do Curso de Especialização em Informática na Educação conhecimentos necessários para realizar melhores práxis pedagógicas no contexto da tecnopedagogia. A proposta de SD apresentada caracteriza-se como flexível, e possibilitou a elaboração de projetos tecnopedagógico para diferentes objetivos, níveis e modalidades de ensino em consonância com a Educação 4.0 e 5.0.</p> 2024-06-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Leizer Fernandes Moraes, Rita Rodrigues de Souza (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11190 N’rondo (N’sondo) e escola: espaços de salvaguarda de direitos das meninas moçambicanas!? 2024-05-09T07:32:28-03:00 Sónia André soniatriz.musica@gmail.com Lúcia Isabel da Conceição Silva luciaisabel@ufpa.br <p>No presente trabalho, objetivamos refletir sobre as possíveis violências que podem ser cometidos em escolas moçambicanas e dentro dos espaços em que se realizam o <em>unyago</em> feminino. Desse modo, tem-se como função intrínseca analisar os direitos de proteção para o desenvolvimento físico, educacional psíquico e social das jovens meninas. Não obstante, encontramos estudos que apontam o<em> unyago</em> como uma das causas do não cumprimento de algumas leis para com as meninas. Os ritos de iniciação são apontados como a causa principal da desistência escolar das meninas e potencial contribuinte para os casamentos prematuros naquelas comunidades. Assim sendo, a partir da reflexão sobre algumas possíveis violências sofridas por elas, tentamos apontar caminhos para que elas possam exercer suas cidadanias nesses espaços formativos e emancipadores.</p> <p> </p> <p> </p> 2024-05-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Sónia André, Lúcia Isabel da Conceição Silva (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11650 Procrastinação acadêmica: a compreensão de graduandos de pedagogia acerca do adiamento de suas atividades 2024-04-15T14:11:29-03:00 Giovanna Barroca de Moura giovannabm@hotmail.com Maria das Graças de Almeida Baptista mgabaptista@yahoo.com <p>Procrastinação acadêmica é um fenômeno comum entre os alunos universitários, que se refere ao atraso ou adiamento voluntário de atividades, mesmo que tal atitude cause dificuldades maiores a longo prazo. O presente estudo objetiva investigar como os estudantes de Pedagogia compreendem o conceito de procrastinação acadêmica, considerando o processo deste fenômeno sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético. Trata-se de um estudo qualitativo, envolvendo quatro alunos do curso de Pedagogia de uma universidade pública da capital paraibana. Os resultados mostram que os alunos investigados compreendem a procrastinação acadêmica como um adiamento proposital da gestão de tempo de suas atividades, com as consequências negativas que ação proporciona. Concluiu-se que a pesquisa sobre a temática ainda é incipiente na perspectiva do materialismo histórico-dialético no contexto brasileiro necessitando de maior exploração por parte dos pesquisadores, com possíveis impactos para a compreensão do fenômeno e desenvolvimento de intervenções com estudantes do ensino superior.</p> 2024-06-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Giovanna Barroca de Moura, Maria das Graças de Almeida Baptista (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11878 Explorando o potencial da ferramenta Plickers para o ensino de Ciências: uma análise da avaliação de conceitos relacionados à água 2024-02-16T15:12:14-03:00 Luan Daniel Silva Ferreira luan.ferreirabio@gmail.com Dábila Carla de Almeida Sobrinho dabilacarla@gmail.com <p>O objetivo do trabalho foi usar a ferramenta Plickers no ensino de Ciências e promover uma análise avaliativa da aprendizagem. O estudo envolveu 32 alunos de pós-graduação do curso de Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino Básico, divididos em quatro equipes. Os alunos participaram de aulas teóricas e práticas sobre a importância da água, sendo aplicadas atividades com o Plickers para avaliar a compreensão dos conceitos. Foram elaboradas cinco questões e respondidas pelas equipes, utilizando os cartões de resposta gerados pela ferramenta. As respostas das equipes foram categorizadas levando em conta a aderência aos conceitos e o nível de participação. O desempenho das equipes foi satisfatório, pois houve uma média geral de acertos de 90% para as cinco questões aplicadas. O Plickers é uma ferramenta avaliativa eficiente e proporcionou feedback imediato aos educadores, promoveu a participação ativa dos alunos e estimulou o pensamento crítico.</p> 2024-06-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Luan Daniel Silva Ferreira, Dábila Carla de Almeida Sobrinho (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10821 Saberes ancestrales - ecosofía: re-ligajes decoloniales planetario 2024-05-02T17:00:42-03:00 Milagros Elena Rodriguez melenamate@hotmail.com <p>Se cumple con el objetivo analizar los saberes ancestrales – ecosofía como re-ligajes decoloniales planetarios que coadyuvan a la concepción compleja del ser humano. Desde el transparadigma complejo y el transmétodo la hermenéutica comprensiva ecosófica y diatópica en los momentos: analítico, empírico y propositivo. En el momento propositivo, la ecosofía en los saberes ancestrales como una sabiduría con alta espiritualidad de la tierra misma que se manifiesta al ser humano cuando sabe escucharla con amor, más allá de una simple ecología, que ha caducada en la conquista - masacre de la naturaleza. Urge superar una cierta actitud ecológica, en la que la ética del género humano se haga habitual para profundizar mucho más en la investigación de un nuevo equilibrio entre materia y espíritu. Pensando en los saberes ancestrales-ecosofía que somos naturaleza nos erige en nuestra afectividad cognitivo-afectivo-espiritual a la sensibilidad por nuestras limitaciones de crear la naturaleza. </p> 2024-05-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Milagros Elena Rodriguez (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12237 Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde em introdução alimentar do lactente: um relato de experiência 2024-04-11T11:05:54-03:00 Giovana Fernandes Pinto Barra giovanabarra_91@hotmail.com Adilson Pereira adilsonfaetec@gmail.com <p>De acordo com o Boletim Epidemiológico 001/2019 do Rio de Janeiro, uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso. Nesse sentido, uma maneira de alcançar os responsáveis por essas crianças e compartilhar o conhecimento necessário é mediante o treinamento dos agentes comunitários de saúde (ACS). O presente artigo buscou relatar a execução de uma capacitação elaborada para ACS’s sobre a introdução alimentar do lactente. Baseando-se na metodologia de uma Sequência Didática, foi realizada uma capacitação em introdução alimentar com agentes comunitários de saúde de uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) na cidade de Volta Redonda, no Rio de Janeiro. As respostas dos participantes revelam o bom índice de aproveitamento da capacitação para o aprimoramento do trabalho dos agentes, os quais relataram se sentir mais seguros para conversar sobre o tema com as famílias que acompanham. Investir na formação contínua dos agentes nesse contexto é, não apenas uma estratégia eficaz para melhorar a saúde infantil, mas também um passo crucial em direção a comunidades mais saudáveis e bem-informadas.</p> 2024-06-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Giovana Fernandes Pinto Barra, Adilson Pereira (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10973 Estratégias docentes mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação: uma revisão sistemática de Dossiês Pandêmicos 2024-06-18T12:31:17-03:00 Joselia de Jesus da Fonseca joselia.fonseca38@gmail.com Ana Valéria Figueiredo da Costa anavaleria.figueiredo@yahoo.com.br <p>Este artigo foi gerado a partir da dissertação <em>Estratégias docentes mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação: uma Revisão Sistemática de Dossiês Pandêmicos</em>, que analisou pesquisas educativas realizadas durante a pandemia de COVID-19, quando docentes e discentes precisaram recorrer ao Ensino Remoto Emergencial para continuarem os estudos. Assim, o estudo identificou e analisou estratégias docentes mediadas pelas TIC. Foram utilizados dossiês temáticos para a investigação, com suporte teórico em autores da área. A metodologia constou de Revisão Sistemática para explorar os dados gerados, sistematizados em categorias, baseada em Bardin. Os resultados e discussões levaram à conclusão de que as TIC são importantes para o ensino-aprendizagem como ferramentas auxiliares e não um fim em si mesmas.</p> 2024-06-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Joselia de Jesus da Fonseca, Ana Valéria Figueiredo da Costa (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12447 Anistia Internacional no Brasil e Portugal: educação em Direitos humanos, engajamento e corporeidade na internet 2024-04-24T11:36:06-03:00 Israel Marques Campos isracamposedh@gmail.com Maria Cecilia de Paula Silva ceciliadepaula.ufba@gmail.com <p>Este artigo objetiva contribuir com o avanço no diálogo acerca da Educação em Direitos Humanos (EDH) no Brasil e em Portugal, dois países falantes da língua portuguesa, especialmente nos âmbitos não-formais e informais, através do estudo de caso da Anistia Internacional. O engajamento e a corporeidade nos sites da Anistia Internacional ganham destaques na discussão do presente trabalho a partir de três previsões feitas para a Internet em interlocução com os sites da Anistia Internacional Brasil e Portugal. O trabalho utiliza uma abordagem qualitativa com análise dos dados obtidos a partir da pesquisa bibliográfica, da observação direta nos sites da Anistia Internacional Brasil e Portugal e das entrevistas semiestruturadas com profissional e ativistas da Anistia Internacional. Considera-se que a representação imagética, que passa de “corpo-vítima” para “corpo-emancipado”, educa de forma direta, e em conformidade com os pressupostos da EDH, para as pessoas que visitam os sites da Anistia, promovendo maior possibilidade de engajamento nas ações da organização e nos seus processos educativos.</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Israel Marques Campos, Maria Cecilia de Paula Silva (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11052 O contexto histórico-filosófico e o dualismo transcendental kantiano superado na razão ontológica hegeliana 2024-03-15T15:16:15-03:00 Sidney Soares Filho sid_filho@hotmail.com Luís Távora Furtado Ribeiro luistavora@uol.com.br Leszek Cichobłaziński leszek.cichoblazinski@pcz.pl <p>O presente artigo, através de uma metodologia descritiva e explicativa, com procedimento de pesquisa bibliográfica, aborda a contraposição da ontologia hegeliana à teoria transcendental de Kant e contextualiza as principais características histórico-filosóficas de ambos os Filósofos. O trabalho possui os seguintes objetivos: 1. Relacionar os períodos da história da Filosofia com o contexto histórico-filosófico em que viveram Kant e Hegel; 2. Explicar a epistemologia transcendental kantiana; 3. Elucidar a contraposição da razão ontológica hegeliana ao dualismo transcendental de Kant. Como resultados, tem-se que (1) houve a projeção superestimada do homem, típica do período Moderno, em que Kant viveu e a desconfiança à racionalidade humana, percebida no período Contemporâneo, contexto mais próximo da realidade de Hegel; (2) observou-se que Kant cria uma solução intermediária entre os empiristas e os racionalistas, propondo o juízo sintético <em>a priori; </em>(3) pode-se dizer que, para Hegel, o caminho da crítica à razão (juízo) se dá pela via ontológica, vez que a autoconsciência dos indivíduos não os permite os conceber como separados do mundo exterior.</p> 2024-01-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Sidney Soares Filho, Luís Távora, Leszek Cichobłaziński (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12557 O Ensino Médio Integrado: concepções, práticas e possibilidades de formação omnilateral 2024-03-02T11:31:39-03:00 Cássia de Sousa Fonseca Meireles cassia.meireles@seduc.go.gov.br Flávio Manoel Borges Coelho Cardoso flavio.cardoso@ifgoiano.edu.br Marcos de Moraes Sousa marcos.moraes@ifgoiano.edu.br <p>Este texto discute o Ensino Médio Integrado enquanto modalidade de ensino que busca proporcionar uma formação omnilateral aos estudantes. Trata-se de uma revisão da literatura sobre a concepção do Ensino Médio Integrado, Práticas Pedagógicas integradoras e a possibilidade de Formação Omnilateral. A seleção foi realizada em quatro plataformas (<em>Scielo, ScienceDirect, Scopus</em> e Periódicos Capes), compreendendo o período de 2013 a 2023. Após os critérios de exclusão, foram selecionados 28 artigos científicos. Os resultados apontam que há uma compreensão acadêmica sobre a concepção de Ensino Médio Integrado, porém sua implementação prática ainda é incipiente, fato que aponta uma lacuna de pesquisa sobre o posicionamento de Instituições Educacionais na busca pela superação desse problema. Acerca de práticas pedagógicas integradoras, percebeu-se que essas não são prioridade. o que fortalece a tradição da disciplinaridade e mantém a pouca integração entre os eixos trabalho, ciência e cultura. Destarte, a formação omnilateral no EMI apresentou-se como uma possibilidade, porém no horizonte. </p> 2024-04-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cássia de Sousa Fonseca Meireles , Flávio Manoel Borges Coelho Cardoso , Marcos de Moraes Sousa (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11111 História da Obra Plataforma e do Grupo de Pesquisa de Recursos Didáticos e Produtos Educacionais 2024-03-15T15:16:03-03:00 Gabriela Pereira Souza profgaby@hotmail.com Lana Priscila Souza lanapriscilasouza@yahoo.com.br José Gleison Gomes Capistrano gleisoncapis@gmail.com Sandro César Silveira Jucá sandrojuca@ifce.edu.br Solonildo Almeida da Silva solonildo@ifce.edu.br <p>A divulgação científica consiste em um conjunto de atividades que tem por finalidade aproximar a população da produção científica e tornar o conhecimento acessível a todos. Os grupos de pesquisa organizam-se em torno de temáticas específicas e preocupam-se com o desenvolvimento e com a propagação dos avanços da Ciência. Neste contexto, o artigo teve por objetivo evidenciar a divulgação científica por meio da história do surgimento do e-book “Plataforma com acervo progressivo de produtos educacionais e tecnológicos” e do Grupo de Pesquisa em Inovação de Recursos Didáticos, Produtos Educacionais e Tecnológicos (GREPET). Por meio de pesquisa documental, o artigo discorre sobre a obra e sobre as iniciativas do grupo de pesquisa. Como resultado, é importante dar ênfase ao papel do grupo na democratização do conhecimento científico e tecnológico e na interação entre diferentes pesquisadores, professores e instituições, contribuindo para um desenvolvimento sustentável e para o combate às desigualdades.</p> 2024-02-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Gabriela Pereira Souza, Lana Priscila Souza, José Gleison Gomes Capistrano, Sandro César Silveira Jucá, Solonildo Almeida da Silva (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12634 Integração de conhecimentos: experimentos científicos em Ciências Naturais em uma escola pública de Altamira-PA 2024-04-26T11:08:40-03:00 Ronaldo dos Santos Leonel ronaldo.dsleonel@aluno.uepa.br Andréia de Oliveira Castro andreia.dolcastro@aluno.uepa.br Antônio dos Santos Leonel leonel.lima_filho@hotmail.com <p>Este estudo investigou a eficácia de experimentos interdisciplinares de Ciências da Natureza no ensino fundamental. Realizado na escola Sol Nascente, PA/ASSURINI, Altamira-PA, a pesquisa envolveu 25 alunos do 9º ano, utilizando materiais de baixo custo para experimentos de Biologia, Física e Química. A coleta de dados foi feita por pré e pós-testes. Todos os alunos assinaram o Termo de Consentimento, cientes do uso de suas respostas na análise. Os resultados evidenciaram a importância de práticas pedagógicas adaptadas ao contexto rural para uma educação eficaz, destacando a valorização da cultura local e a formação de indivíduos conscientes e politizados. A pesquisa destaca a importância da assimilação dos conteúdos, da conscientização da realidade educacional e da valorização do método utilizado.</p> 2024-06-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ronaldo dos Santos Leonel, Andréia de Oliveira Castro , Antônio dos Santos Leonel (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11499 A produção acadêmica sobre Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN 2024-03-15T15:15:53-03:00 Airton Fernandes Guimarães Filho airtoncbxa@gmail.com Rosa Maria de Jesus Brito rosa.brito.043@ufrn.edu.br Erika do Reis Gusmão Andrade ergandrade@gmail.com <p>O presente artigo teve como objetivo mapear a produção do conhecimento sobre as Representações Sociais (RS) no âmbito da Educação e do Currículo no Repositório Institucional (RI) e na Revista Educação em Questão (REQ), ambos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN). Como procedimento metodológico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte, feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas nos dois acervos, pelo método de busca simples por assunto a partir dos descritores “educação” e “representações sociais”. Os dados foram coletados nos meses de novembro e dezembro de 2022. Como resultado, o conjunto da produção indica uma demanda significativa de pesquisas desenvolvidas sobre as RS no Programa, abordando a temática de modo crescente, como é possível constatar nos resultados apresentados no presente texto. </p> 2024-02-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Airton Fernandes Guimarães Filho, Rosa Maria de Jesus Brito, Erika do Reis Gusmão Andrade (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11764 Educação de um povo: ruralismo e novas possibilidades de educação 2024-06-18T12:31:14-03:00 Teresa Maria Siqueira Nascimento Arrais teresasiqueira.ts@gmail.com Diogo Pereira Bezerra diogo.bezerra@ifrn.edu.br <p>Busca-se compreender a trajetória do ruralismo pedagógico no Brasil, entender como ocorreu o desenvolvimento histórico e social do ruralismo pedagógico, contribuir para preservação da história do ruralismo pedagógico no Brasil e analisar a importância de uma escola primária no meio rural, já que as condições de vida no campo exigem uma educação diferenciada. O trabalho se fundamenta no método de pesquisa documental. Referindo-se ao ruralismo pedagógico, este desenvolveu e estabeleceu uma proposta de formação do trabalhador rural a partir da ideia de reassentar o homem do campo por meio da pedagogia. Assim, as propostas apoiadas pelo movimento rural giravam em torno de três componentes fundamentais de diferentes formações: professores, métodos de ensino e currículo. A ideia de criar, no meio rural, uma escola primária diferente da escola urbana significava delimitar os conteúdos que até então eram disponibilizados a todas as crianças brasileiras.</p> 2024-06-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Teresa Maria Siqueira Nascimento Arrais, Diogo Pereira Bezerra (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10814 Apropriação do conhecimento científico do aluno surdo no ensino superior durante a pandemia da covid-19 2024-05-02T17:00:39-03:00 Elisiane Alves Dias elisianealves64@gmail.com George Pimentel Fernandes pimentelcrato@gmail.com Arlane Markely dos Santos Freire arlanemarkely@yahoo.com.br <p>A presente pesquisa é um recorte de um trabalho de mestrado desenvolvido na Universidade Regional do Cariri, que se propôs a investigar o processo de inclusão e apropriação de conhecimentos por um aluno surdo na IES. Entrevistamos professores, tradutores-intérpretes de Libras e um aluno surdo. Como objetivo geral, buscamos compreender o processo de apropriação do conhecimento científico de um aluno surdo durante a pandemia. A pesquisa se caracterizou um estudo de caso, no qual foi possível conhecer a rotina vivenciada na pandemia e como ocorreram as aulas, especificamente para o aluno surdo e seu processo de apropriação dos conhecimentos científicos. Como resultados, verificamos que as aulas, por terem acontecido de forma remota, causaram determinados bloqueios no processo de ensino e aprendizagem, e o não domínio da Libras pelos docentes e alunos ouvintes mostrou-se como um impedimento na comunicação. Portanto, o processo de apropriação dos conhecimentos científicos pelo aluno surdo apresentou fragilidades.</p> 2024-05-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Elisiane Alves Dias, George Pimentel Fernandes, Arlane Markely dos Santos Freire (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12163 Narrativa sobre a criação da Escola Estadual Indígena Presidente Kennedy na Comunidade do Caju-Uiramutã-RR 2024-03-15T15:16:13-03:00 Denize Pereira da Silva denizepereiradasilva@gmail.com Karla Colares Vasconcelos karla.colaresufrr@gmail.com Sérgio Luiz Lopes sergio.lopes@ufrr.br <p>O objetivo deste estudo é descrever os resultados obtidos a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo na Escola Estadual Indígena Presidente Kennedy, situada na Comunidade do Caju-Uiramutã-RR. Realizou-se entrevista semiestruturada com dois membros da comunidade como técnica de coleta de dados, fazendo uso da História Oral. Desse modo, os próprios indígenas narraram e documentaram a sua história. A justificativa é a compreensão do contexto educacional da Comunidade Indígena do Caju, visando obter conhecimento histórico e sociológico sobre o povo Macuxi. As categorias de análises foram: educação indígena e história da educação. Logo, o estudo realizado na escola pesquisada mostra um espaço privilegiado que contribui para a formação da Comunidade do Caju, a partir da experiência dos discentes e dos docentes. Conclui-se que o estudo é relevante no que diz respeito ao reconhecimento e à valorização das escolas indígenas, à autonomia e à construção do conhecimento, além de contribuir para o processo de construção coletiva da comunidade.</p> 2024-01-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Denize Pereira da Silva, Karla Colares Vasconcelos, Sérgio Luiz Lopes (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10959 Educação Profissional Inclusiva: Proposta de Formação para Estudantes Bolsistas do Campus Apodi do IFRN 2024-03-15T15:16:07-03:00 Jordana Tavares de Lira jordana.lira@ifrn.edu.br José Araújo Amaral jose.amaral@ifrn.edu.br Fábio Alexandre Araújo dos Santos alexandre.araujo@ifrn.edu.br <p>Este estudo objetivou avaliar as contribuições pedagógicas de um curso de formação para estudantes bolsistas vinculados a programas institucionais do <em>Campus</em> Apodi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com vistas à melhoria do processo inclusivo de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O referido curso, descrito por Lira e Amaral (2023), enquadra-se na categoria de produto educacional. A abordagem metodológica configurou-se como qualitativa, de natureza aplicada, adotando a intervenção pedagógica como método, fundamentado em Damiani <em>et al</em> (2013). Verificamos que o curso contribuiu com a disseminação de conhecimentos atitudinais a partir do fortalecimento de valores que promoveram uma reflexão crítica acerca das normas que regem as relações sociais. Concluímos que a educação profissional, na sua concepção de formação integral, cumpre com duplo papel de preparar os indivíduos com e sem NEE para a inserção na vida produtiva e para construção de uma sociedade inclusiva.</p> 2024-02-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Jordana Tavares de Lira, José Araújo Amaral, Fábio Alexandre Araújo dos Santos (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12356 Da folha em branco à defesa: os desafios da elaboração do TCC na Graduação 2024-02-29T16:18:35-03:00 Bruno Mello Souza brunosouza@cchl.uespi.br Lucianne Carvalho Correia Duque carvalholucianne7@gmail.com <p>O objetivo geral deste texto é oferecer subsídios para auxiliar alunos de graduação na elaboração do trabalho de conclusão. Deste objetivo geral, são desdobrados os seguintes objetivos específicos: (1) apresentar subsídios para os primeiros passos para a reflexão acerca do interesse por um tema; (2) abordar os elementos básicos para a estruturação de uma monografia; (3) elencar ideias e estratégias para otimizar a escrita do trabalho; (4) apresentar sugestões para o momento da defesa em frente à banca. Este artigo baseia-se na revisão de literatura que aborda a temática e justifica-se a partir da experiência prática dos autores. Tal experiência levou à constatação da existência de carências formativas das graduações, que muitas vezes surgem como entrave tanto para o bom desenvolvimento da monografia final por parte dos estudantes quanto para a possível sequência destes no âmbito da pós-graduação.</p> 2024-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Bruno Mello Souza, Lucianne Carvalho Correia Duque (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10985 Alfabetização geográfica na Educação Infantil: ausências na BNCC e suas interferências na aprendizagem da geografia 2024-04-30T15:07:30-03:00 Cláudia Pinheiro Nascimento nascimento.cp@gmail.com Francisco Thiago Silva francisco.thiago@unb.br <p>A Geografia, bem como as demais ciências, devem ser trabalhadas desde a educação infantil, na busca da construção integral dos alunos. Dentro desta perspectiva surge a necessidade de se investigar como acontece o processo de alfabetização geográfica na educação infantil a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no intuito de responder a seguinte questão principal: as ausências na BNCC referente ao processo de alfabetização geográfica interferem no processo de ensino aprendizagem da Geografia no ensino fundamental? E para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base no estudo da BNCC que demonstrou, preliminarmente, que a mesma não preconiza nenhum processo de alfabetização de forma direta, nem tão pouco a geográfica, e que essa ausência traz consequências no processo de ensino-aprendizagem da Geografia no ensino fundamental.</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cláudia Pinheiro Nascimento, Francisco Thiago Silva (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12549 A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura 2024-03-05T09:02:48-03:00 Luana Cristina Cavalcante Torres luanatorres.ufal@gmail.com Maria Danielle Araújo Mota danielle.araujom@ufrpe.br Paulo Meireles Barguil paulobarguil@ufc.br <p>Este trabalho tem como objetivo investigar de que maneira os professores em formação inicial têm utilizado os recursos didáticos, as práticas científicas e enfrentado os desafios na perspectiva da Natureza da Biologia no âmbito do Estágio Supervisionado. Para alcançar tal intento, aplicamos a Revisão Sistemática de Literatura nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e do Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Os resultados obtidos apontam que os trabalhos analisados têm tratado o Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia de forma geral, sem considerar a Natureza da Biologia durante as atividades de regência. Esse aspecto contribui com a concepção de ensino memorístico, descontextualizado e conteudista.</p> 2024-04-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Luana Cristina Cavalcante Torres, Maria Danielle Araújo Mota, Paulo Meireles Barguil (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11089 Afetividade, ensino e esporte: um ensaio teórico 2024-03-02T11:42:16-03:00 Arthur William Santos Pinheiro arthurwsp08@gmail.com Lucas Leonardo lucasleonardo@ufam.edu.br Alcides José Scaglia alcides.scaglia@fca.unicamp.br <p>A afetividade pode ser evidenciada em diversas situações da prática esportiva, inclusive nas de ensino. Com base neste pressuposto, podemos dizer que, mediado pela afetividade, o processo de ensino-aprendizagem dos esportes passa pelas relações que existem entre os sujeitos, o professor/treinador, o aluno/atleta e o objeto, o esporte. A qualidade dessas relações pode dizer se os processos de ensino, formação e aprendizagem nos esportes estão no caminho e na direção corretos para o desenvolvimento integral do ser humano. Este ensaio teve por objetivo discutir o papel da afetividade na prática docente e na aprendizagem dos esportes. Foi realizada uma discussão sobre a afetividade e sua influência no processo de ensino-aprendizagem na área esportiva. Por fim, este ensaio pontua as implicações e consequências concernentes à relação entre o fator afetividade e a qualidade da mediação pedagógica na aproximação ou no afastamento do aluno/atleta em relação ao esporte.</p> 2024-04-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Arthur William Santos Pinheiro, Lucas Leonardo, Alcides José Scaglia (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12623 O léxico da culinária amazônica em prol do letramento da Educação de Jovens Adultos e Idosos - EJAI 2024-03-29T09:36:52-03:00 Klelma Costa Pereira klelmacosta.kc@gmail.com Carlene Ferreira Nunes Salvador carlene.salvador@ufra.edu.br Cristiano Costa da Silva cristianodsilva13@gmail.com <p>A culinária regional paraense apresenta traços da identidade tradicional amazônica que se revelam no léxico. Neste sentido, o objetivo do presente estudo é extrair e catalogar o léxico da culinária paraense presente no Caderno do EJAI (Picanço; Pantoja, 2023), com vistas a analisar o princípio pedagógico da linguagem utilizada em sua confecção. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva de Antunes (2012) e Biderman (2019). Além dessas autoras, Fusa, Ohuschi e Menegassi (2011) e Freire (1989, 2002) no que tange ao ensino. A investigação é de natureza documental e segue a abordagem qualitativa. O <em>corpus</em> da investigação foi extraído do volume I do livro eletrônico da coleção <em>Sabores e Saberes da EJAI</em> (Picanço; Pantoja, 2023). Os resultados analisados evidenciam o uso do léxico como ferramenta que viabiliza a apropriação do código de leitura e escrita a partir das práticas de leitura de mundo e do contexto social, cultural e identitário. </p> 2024-05-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Klelma Costa Pereira, Carlene Ferreira Nunes Salvador, Cristiano Costa da Silva (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11246 Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora 2024-02-25T09:20:36-03:00 Alexandre Ferraz da Conceição alexandreferrazconceicao@gmail.com Isabel Aparecida Bilhão ibilhao@unisinos.br <p>O artigo analisa práticas pedagógicas voltadas à promoção da cidadania desenvolvidas em uma instituição escolar de ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, situada na cidade de Montenegro, RS. O objetivo específico é compreender o impacto da atuação de uma professora, entre os anos de 1968 e 1997, nas concepções educacionais dessa instituição que contribuíram para que estas práticas ocorressem. Para tanto, como procedimento investigativo, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, orientadas metodologicamente pela História Oral. Como resultados, o presente estudo contribui para o aprofundamento da discussão sobre cultura escolar, pensada com base nas transformações coletivas em interface com os processos identitários individuais, e também para o conhecimento de propostas pedagógicas democráticas e inclusivas que podem ser consideradas inovadoras no contexto em que ocorreram. </p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Alexandre Ferraz da Conceição, Isabel Aparecida Bilhão (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11723 Ensino de fı́sica na percepção dos alunos do ensino médio: um estudo de caso 2024-02-24T09:39:16-03:00 Nilson Lopes Santos casrn.20181lfis0335@aluno.ifpi.edu.br José Moreira de Sousa josemoreiradesousa@ifpi.edu.br Ana Paula Monteiro de Moura anapaula.moura@ifpi.edu.br <p>A pesquisa buscou compreender o nível de aprendizagem dos conteúdos de Física pelos alunos do Ensino Médio do CETI-Moderna, localizado no município de São Raimundo Nonato – PI, investigando em que medida as práticas experimentais no ensino de Física constituem ferramentas fundamentais para o processo de aprendizagem. A pesquisa de abordagem qualiquantitativa, do tipo estudo de caso, teve como sujeitos os alunos das turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário. Os resultados apontaram as dificuldades enfrentadas pelos alunos na disciplina de Física, principalmente no que concerne a falta de compreensão de termos e fórmulas apresentados pelos professores e a pouca diversidade de aplicação da Física no contexto diário. Portanto, os dados estatísticos evidenciam aspectos a serem melhorados de modo que a Física seja trabalhada não como uma disciplina de cálculos, mas que apresenta uma linha filosófica da natureza que está inteiramente relacionada com o cotidiano dos alunos.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Nilson Lopes Santos, José Moreira de Sousa, Ana Paula Monteiro de Moura (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10760 Educar pela pesquisa: ensaio sobre a articulação das atividades práticas desenvolvidas no laboratório de ciências 2024-03-18T12:11:50-03:00 Francisco Karisson Chagas Lima karissonlima@hotmail.com Josefa Lúcia Morais Silva luiguatu01@gmail.com Gerardo Xavier de Lima Junior gerardo.junior@prof.ce.gov.br <p>A produção apresenta um breve ensaio da experiência da utilização das habilidades de pesquisa e a importância das práticas científicas no contexto das atividades pedagógicas e de aprendizagens utilizadas na EEMTI Josefa Alves Bezerra e em especial nas atividades adotadas no Laboratório educacional de ciências. Para a construção do relato, foram utilizadas as ferramentas de pesquisa acadêmica adequadas aos objetivos do trabalho. O objetivo é estudar como o ensino pela pesquisa se reflete na prática educativa da EEMTI Josefa Alves Bezerra. O estudo se construiu por meio de uma investigação do estado da arte sobre a prática pedagógica buscando refletir acerca da sua importância como método de aprendizagem. Para a apresentação dos resultados, utilizou-se da pesquisa qualitativa por meio da investigação da qualidade dos resultados observados e da construção da trajetória cientifica dos alunos nas produções desenvolvidas na escola e apresentadas nos eventos científicos. A partir das constatações é possível refletir sobre as necessidades de fortalecimento das práticas investigativas com apoio financeiro e de pessoal, produzir conhecimento científico para debater o ensino-aprendizagem, fortalecer a prática e o conhecimento tecnológico, além de reconhecer habilidades e competências já desenvolvidas e que justificam a presença da pesquisa cientifica na vida escolar da instituição.</p> 2024-03-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Francisco Karisson Chagas Lima, Josefa Lúcia Morais Silva , Gerardo Xavier de Lima Junior (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11934 Reflexões sobre cibercultura e subjetividade na sociedade tecnológica e na formação de meninas: as contribuições de Deleuze e Guattari 2024-06-02T16:41:08-03:00 Maria Janete Lima limamariajanete@gmail.com <p>Trata-se aqui da reflexão das relações entre cibercultura e subjetividade na perspectiva social, cultural e intelectual das meninas e da escola. O objetivo é problematizar a atualidade das tecnologias, os impactos na vida dos indivíduos e o poder de controle no contexto da educação e da escola brasileira. A partir das teorias de Lévy (1999), de Han (2017) e de Adichie (2009), as reflexões conceituais de Deleuze e Guattari (1995, 1996, 1998) pelo viés da cartografia, apresentamos as falas de meninas entrevistadas sobre a convivência e uso das redes sociais e a contribuição destas para a educação. Na contramão, surgem as formas de resistência, como diz Deleuze, o devir não permite identidades estáticas, mas sim linhas de fuga, movimentos intensos, na multiplicidade que permitem novas conexões e transformações. Acredita-se que, para o grupo pesquisado, a problematização proposta pode reverberar em uma compreensão ampliada das meninas sobre as mídias digitais que perpassam a vida em sociedade, sobre os modelos de aprendizagem e sobre a formação dos indivíduos.</p> 2024-06-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Maria Janete Lima (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10825 Fundamentos epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Física Escolar inclusiva 2024-03-15T15:15:50-03:00 Tamires Yoshimi Maekawa Yamamoto tamires.yoshime@aluno.ifsp.edu.br Luan Gonçalves Jucá luanjucaedf@gmail.com Daniel Teixeira Maldonado danieltmaldonado@yahoo.com.br <p>Este trabalho apresenta reflexões e análises sobre o processo de formação de uma estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Jacareí, sobre a sistematização de uma prática político-pedagógica inclusiva da Educação Física Escolar. Ao pensar nas aulas desse componente curricular, a licencianda entendia a sua função social como aulas de “educação corporal”. Desta maneira, justamente por este pensamento, foram realizadas reflexões ao decorrer da graduação relacionadas ao motivo dessas aulas serem vistas com este propósito de corpo produtivo, ocasionando a exclusão de alunos e alunas com necessidades educacionais específicas. Tendo em vista o contexto apresentado, a estudante de Pedagogia e dois docentes de Educação Física, após um processo reflexivo e dialógico, problematizaram sobre os fundamentos epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Física Escolar inclusiva.</p> 2024-03-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Tamires Yoshimi Maekawa Yamamoto, Luan Gonçalves Jucá, Daniel Teixeira Maldonado (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12277 Comparing synonymous adjectives in Vietnamese and English 2024-04-04T14:48:35-03:00 Phuong Vo votuphuong@ukh.edu.vn <p>Vietnamese and English have many similarities and differences in using synonyms to express comparisons. The goal of the research is to analyze semantic similarities between Vietnamese and English. Researching this topic is done to clarify the expressions of the two languages to make the study of specialized terminology more convenient. The article will focus on clarifying theoretical basis issues, research methods, and research questions. It will also aim to elucidate the similarities in describing human qualities and the similarities and differences between synonyms of absolute characteristics between Vietnamese and English, drawing upon the corpus of idioms and proverbs in Oxford Advanced Learner's Dictionary of Diana Lea.</p> 2024-04-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Phuong Vo (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10975 Estado da práxis em artigos sobre educação: ensaio sobre o idealismo 2024-02-20T16:11:56-03:00 Marcos Dias Mathies marcos.mathies@poa.ifrs.edu.br Josimar de Aparecido Vieira josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br <p>Trata-se de um estudo produzido a partir da análise das conclusões presentes em trabalhos acadêmicos que foram utilizados no componente curricular “Juventude, Trabalho e Escola”, disponibilizado no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) com a finalidade de validá-las (ou não) à luz da práxis dialética em Marx. Constitui-se de uma investigação identificada como pesquisa exploratória e descritiva, produzida por meio de pesquisa bibliográfica, seguindo uma abordagem qualitativa e dialética. Por meio de revisão argumentativa, analisamos seis trabalhos que apresentaram propostas de intervenção em suas conclusões. Encontra-se sistematizado, apresentando uma análise crítica dos dados, auferindo a ausência de proposições concretas de intervenção à luz da práxis materialista-dialética nos trabalhos acadêmicos investigados. </p> 2024-04-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Marcos Dias Mathies, Josimar de Aparecido Vieira (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12455 Impactos do uso excessivo de tecnologias na Educação 2024-05-02T09:01:56-03:00 Claudia Bianchi Progetti claudiaprogetti@hotmail.com Luís Fernando Ferreira de Araújo lusfernandoaraujo40@gmail.com Gabriela Progetti Zanuzzo progettigabriela@outlook.com <p>O crescente uso de tecnologia nas escolas é algo que preocupa os órgãos responsáveis pela educação e educadores. De acordo com o Programme for International Student Assessment (PISA), programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o percentual de estudantes brasileiros distraídos chega a 80% (Brasil, 2022). Estudos na área da saúde mental, como os de Andrade (2023) e Cereja (2018), associam o uso demasiado das tecnologias ao surgimento e agravamento de sintomas ansiosos. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo abordar os problemas de aprendizagem associados ao uso excessivo de tecnologias na educação. São apresentadas as vantagens da tecnologia na educação e discutidos os impactos negativos do uso demasiado de dispositivos eletrônicos e ferramentas digitais nas habilidades cognitivas, na saúde mental dos estudantes e na dinâmica das salas de aula. Espera-se contribuir para a promoção do uso mais consciente e equilibrado das tecnologias em ambientes educacionais.</p> 2024-06-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Claudia Bianchi Progetti, Luís Fernando Ferreira de Araújo, Gabriela Progetti Zanuzzo (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11075 Reforma do Estado e da Educação Profissional nos anos 1990: alinhamento do CEFET-RN às imposições neoliberais 2023-09-30T11:30:55-03:00 Francisco das Chagas Silva Souza chagas.souza@ifrn.edu.br Ana Paula Marinho de Lima marinho.p@escolar.ifrn.edu.br Leonardo Leônidas de Brito leonardo.brito.1@cp2.edu.br <p>Na década de 1990, o aprofundamento do ideário neoliberal no Brasil trouxe, como efeito, a Reforma do Estado e da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Neste artigo, analisamos a aderência do currículo do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN) às orientações do projeto neoliberal imposto pelos organizamos internacionais. A metodologia constou de pesquisa documental tendo como fontes a legislação produzida à época e o Projeto de Reestruturação Curricular do CEFET-RN, criado em 1999. Conclui-se que a instituição seguiu as determinações das diretrizes criadas pelo Ministério da Educação e pelos organismos financiadores da Reforma, a exemplo do Programa de Reforma da Educação Profissional. </p> 2024-05-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Francisco das Chagas Silva Souza, Ana Paula Marinho de Lima, Leonardo Leônidas de Brito (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12583 Vozes silenciadas: impacto das ditaduras no continente asiático sobre a comunidade LGBT+ 2024-05-02T17:00:35-03:00 Kelvi da Silva Oliveira kelvi.oliveira@discente.univasf.edu.br <p>A construção dos direitos da comunidade LGBT+ enfrenta obstáculos complexos que refletem um processo contínuo de invisibilidade imposta sobre seus membros. Em meio a fraturas sociais e jurídicas, os indivíduos LGBT+ se encontram em desvantagem diante do padrão heteronormativo imposto pela sociedade. Este artigo se propõe a investigar de maneira abrangente como regimes autoritários influenciaram e suprimiram as vozes da comunidade LGBT+, gerando consequências profundas e de longo alcance. Adotando uma análise detalhada de contextos históricos específicos em diversos países asiáticos, o estudo evidencia de maneira inequívoca como tais regimes silenciaram e reprimiram as vozes LGBT+, resultando em repercussões significativas e duradouras. São exploradas amplamente as políticas discriminatórias implementadas por essas ditaduras, ressaltando as múltiplas violações dos direitos humanos e as restrições severas à liberdade de expressão e identidade. O artigo destaca também a resiliência da comunidade LGBT+ e seus esforços de resistência contra os desafios enfrentados, visando o reconhecimento.</p> 2024-05-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kelvi da Silva Oliveira (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11138 Estratégias de educação em saúde para promoção do autocuidado com um grupo de usuários hipertensos 2024-03-02T11:44:05-03:00 Wagner Pereira dos Santos wagnerfisiologista@gmail.com Olivia Morais de Medeiros Neta olivianeta@gmail.com Erico Gurgel Amorim ericogur@gmail.com <p>A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um importante problema de saúde pública, reconhecida como fator de risco para complicações cardíacas e cerebrovasculares. Este relato descreve as ações decorrentes da participação de um Residente da Residência Multiprofissional em Atenção Básica na condução de um grupo de usuários hipertensos em uma unidade de saúde da família. A metodologia foi baseada na realização de intervenções educativas com estratégias de saúde no município de Caicó, no estado do Rio Grande do Norte. Os participantes demonstraram participação ativa, favorecendo a construção coletiva de conhecimento. Os resultados indicaram que as atividades foram benéficas para a conscientização dos usuários sobre o autocuidado, a promoção de hábitos saudáveis e a importância do acompanhamento adequado. Nesse sentido, a presente experiência mostra-se relevante para promover a conscientização dos hipertensos quanto à adoção de hábitos saudáveis e à necessidade de monitoramento adequado.</p> 2024-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Wagner Pereira dos Santos, Olivia Morais de Medeiros Neta, Erico Gurgel Amorim (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13013 Rastros e alcance da memória social através da história oral: pós-memória da hanseníase – Pará/Ceará 2024-05-09T11:05:01-03:00 Gisafran Nazareno Mota Juca gisafranjuca@gmail.com <p>O presente artigo trata de um problema social, ainda presente atualmente: o estigma da Hanseníase. O conteúdo trata da apresentação de um projeto de pesquisa elaborado para um estágio de pós-doutorado de nossa autoria. Nossa discussão destaca em especial a transdisciplinaridade, a história cultural e a história oral como opções metodológicas. Debruçamo-nos sobre o imaginário e a história cotidiana em busca do valor da memória social acerca da problemática da hanseníase nos descendentes daqueles acometidos por esta doença no Ceará e no Pará. Esperamos como resultados desta pesquisa conseguir formular uma melhor compreensão acerca das contradições sociais que atingem não apenas os hansenianos, como também os seus descendentes.</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Gisafran Nazareno Mota Juca (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11585 O perfil dos (as) docentes de Educação Física que atuam na educação infantil e anos iniciais no litoral sul da Bahia 2024-05-09T07:32:25-03:00 Luciana Pereira Souza lucyanna.ps2@gmail.com Darlan Pacheco Silva darlan.pacheco@ifba.edu.br Mayllena Joanne Fernandes de Carvalho may.edfisica@gmail.com Cristiano de Sant’anna Bahia csbahia@uesc.br <p>A presente pesquisa tem como objetivo delinear e conhecer o perfil dos (as) docentes que atuam na Educação Física Escolar dos municípios do Litoral Sul da Bahia. A relevância desta pesquisa está em realizar um mapeamento de como a Educação Física Escolar está sendo organizada e ofertada nas escolas de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental dos municípios. Um estudo de abordagem quali-qualitativa, realizado com 7 Gestores municipais de Educação, utilizando a pesquisa de campo, entrevista semiestruturada. O lócus do estudo foram os 26 municípios do Território Litoral Sul da Bahia, dos quais apenas 23 apresentaram o quadro de docentes licenciados em Educação Física e o número de escolas municipais de Educação Infantil e Anos Inicias. Logo, estudos mostraram pouca oferta da disciplina e dificuldade de efetivação e/ou contratação de profissionais licenciados com formação específica para atuar nos níveis de ensino Educação Infantil e nos Anos Iniciais.</p> 2024-05-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Luciana Pereira Souza, Darlan Pacheco Silva, Mayllena Joanne Fernandes de Carvalho, Cristiano de Sant’anna Bahia (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11857 Transição do 5º ao 6º Ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético 2024-03-15T15:15:48-03:00 Mara Cristina Tavares maracristinata@gmail.com Cláudia Tavares Amaral claudia.amaral@ufcat.edu.br <p>Apresenta-se uma discussão bibliográfica sobre a transição crítica do 5º para o 6º ano no Ensino Fundamental, sob a ótica do Materialismo Histórico-Dialético. Tem como objetivo discutir as contribuições do Materialismo Histórico-Dialético para as práticas pedagógicas dos professores dos alunos que vivenciam o processo de transição do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental. Fundamentado em autores como Marx, Leontiev e Duarte, o Materialismo Histórico-Dialético contribui para a compreensão da educação e a prática educativa dos docentes que devem estar preparados para lidarem com a complexa transição para o Ensino Fundamental II e promoverem um ambiente educacional que considera as diversas mudanças que ocorrem nessa fase escolar. Conclui-se que entender o Materialismo Histórico-Dialético é essencial para elaboração e aplicação de práticas pedagógicas flexíveis e adaptáveis, capazes de considerar as diversas transformações sociais e emocionais que os alunos experimentam nessa transição.</p> 2024-03-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Mara Cristina Tavares, Cláudia Tavares Amaral (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10819 A Formação didático-pedagógica do docente de matemática 2024-03-18T12:11:44-03:00 Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos douglaspesquisador@gmail.com <p>Este artigo aborda a formação didático-pedagógica de futuros professores de Matemática através de uma perspectiva descritiva exploratória, destacando a relevância das disciplinas específicas e pedagógicas independentemente do método de ensino. Considera-se que as recentes mudanças na Educação Básica no Brasil trazem desafios significativos, como a necessidade de uma compreensão aprimorada sobre o aluno, o próprio papel do educador e novas abordagens de ensino e avaliação. Tais mudanças demandam uma reavaliação dos conceitos e procedimentos matemáticos tradicionais, visando uma compreensão crítica e contextualizada da Matemática como prática social. O artigo argumenta que o atual cenário educacional exige dos professores competências que não estão sendo suficientemente desenvolvidas em sua formação, apontando para a importância de uma base teórica e prática que atenda às necessidades do conhecimento profissional na área de Educação Matemática.</p> 2024-03-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12218 Teoria do conhecimento de Paulo Freire: Aplicação de uma Sequência Didática no Ensino de Ciências 2024-03-18T12:11:46-03:00 Andeson de Oliveira Almeida andesonoliveira.ifce@gmail.com Natália Parente de Lima Valente natalia.parente@ifce.edu.br Maria do Socorro Cardoso de Abreu mariadosocorro@ifce.edu.br <p>Essa pesquisa configura-se como um estudo de caso que tem como objetivo desenvolver e analisar a aplicação de uma sequência didática fundamentada na teoria de conhecimento de Paulo Freire na disciplina de Ciências em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública situada em Fortaleza/Ceará. Os dados foram obtidos por meio da análise de questionários semiestruturados, aplicados de forma online, de modo que os alunos apresentassem seus conhecimentos sobre a importância e os impactos da química na sociedade e em suas vidas, e os conceitos de propriedades e transformações da matéria. Os resultados apontam que a sequência didática desenvolvida proporcionou um ambiente de reflexões críticas do contexto social do aluno, contribuindo para a sua formação e estimulando o pensamento crítico sobre a papel da Química para o desenvolvimento da sociedade.</p> 2024-03-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Andeson de Oliveira Almeida, Natália Parente de Lima Valente, Maria do Socorro Cardoso de Abreu (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10966 Práticas de acolhimento pedagógico e emocional desenvolvidas na Educação Infantil com crianças em processo de luto 2024-03-15T15:16:01-03:00 Brenna Lígia da Rocha Moura brennaligya3@gmail.com Jeriane da Silva Rabelo jerianerabelo@uece.br Isis Malheiro isismalheiro@ufpi.edu.br Ada Raquel Teixeira Mourão ada@hotmail.com <p>A experiência do luto faz parte da vida, no entanto, é pouco discutida nas práticas educacionais. O presente trabalho teve como objetivo compreender a vivência do luto na escola, em especial, em turmas de Educação Infantil. Do mesmo modo, discute-se sobre a elaboração de possíveis medidas para a implementação de ações pedagógicas de acolhimento emocional, a fim de encaminhar-se à qualidade do desenvolvimento integral da criança. Fundamentado a partir de documentos legais da área da Educação Infantil (Brasil, 1996; 2010) e autores como Fujisaka (2022) e Lustosa (2016) que pesquisam sobre o luto. Utilizou-se como metodologia uma revisão da literatura sobre o luto na educação infantil e um estudo de caso em uma instituição pública do Piauí. Conclui-se que o luto, no momento de pós-pandemia, ocasionou diversos problemas enfrentados pelas crianças e demais profissionais da Educação Infantil, de modo que muitas dessas complicações ainda não são possíveis de serem mensuradas com exatidão. A escola e seus profissionais devem articular ações a serem trabalhadas nesse contexto, considerando as possibilidades da instituição, com o intuito de cuidar das emoções das crianças nesse aspecto.</p> 2024-02-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Brenna Lígia da Rocha Moura, Jeriane da Silva Rabelo, Isis Malheiro, Ada Raquel Teixeira Mourão (Autor) https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12396 Conhecimento materno sobre aleitamento: aplicação de questionário piloto elaborado para Unidade de Terapia Neonatal (UTIN) 2024-01-17T12:39:24-03:00 Eliesia de Figueredo Paiva eliesia.paiva@gmail.com Júlio César Soares Aragão julio.aragao@foa.org.br Ana Paula Cunha Pereira ana.paula@foa.org.br <p>Este artigo aborda discussões que envolvem Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e suas inter-relações com os cuidados destinados aos bebês prematuros. Os sujeitos foram mães de bebês internados em UTIN e a coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado, aplicado de forma presencial e remota (impresso e eletrônico). O objetivo foi capturar o conhecimento das mães sobre o aleitamento materno. A análise dos dados valeu-se do <em>software</em> Iramuteq, utilizando a teoria dos grafos, o dendrograma, a nuvem de palavras e a análise de similitude. Identificamos que, embora haja um entendimento geral das mães em relação aos aspectos fundamentais sobre o aleitamento, há uma necessidade de fortalecer o conhecimento sobre a 'pega correta', o manejo do 'ingurgitamento mamário' e o tratamento de 'fissuras'. Os resultados apresentam temas para que profissionais da saúde aprimorem estratégias a fim de capacitar mães diante de desafios relativos à amamentação.</p> 2024-04-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Eliesia de Figueredo Paiva, Júlio César Soares Aragão, Ana Paula Cunha Pereira (Autor)