https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/issue/feedPráticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo2025-01-02T17:38:59-03:00Lia Fialhorev.pemo@uece.brOpen Journal Systems<p>A revista <strong>Práticas Educativas, Memórias e Oralidades</strong> (<strong>Rev.Pemo</strong>) é uma revista interdisciplinar, na área de humanidades, dirigida pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE), vinculada ao grupo de pesquisa de mesmo nome - PEMO, certificado pelo CNPQ e vinculado ao programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).</p> <p>O objetivo <strong>Rev.Pemo </strong>é publicar artigos e produtos pedagógicos originais, nacionais e internacionais, derivados de resultados de pesquisas acadêmicas, que contribuam para o avanço do conhecimento ou para a melhoria da vida em sociedade. </p> <p>Artigos científicos derivados de pesquisas empíricas ou revisões de literatura, bem como produtos pedagógicos (técnicos/tecnológicos) têm ênfase nas ciências humanas, de forma interdisciplinar, considerando o ensino e a aprendizagem, que colaboram com a ampliação do conhecimento que diz respeito à qualificação das práticas educativas e valorização de memórias e oralidades de alunos e professores do ensino básico e superior ou em contexto de educação não-formal. Valoriza a educação e o ensino divulgando conhecimentos na interface de diversas licenciaturas – Pedagogia, História, Letras, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais, Artes Visuais e afins.</p> <p>O público-alvo da Práticas Educativas, Memórias e Oralidades são pesquisadores da área de humanidades, professores do ensino básico e superior, estudantes e demais profissionais interessados nos temas citados.</p> <p>Práticas Educativas, Memórias e Oralidades é publicada em bilíngue, em <em>versão online,</em> e recebe submissões, em <strong>fluxo contínuo</strong>, nos idiomas português, inglês, francês e espanhol. A partir de 2023, prioriza o inglês como segunda língua.</p> <p>Qualis Capes 2017-2020: A3 Educação<br />Prefixo DOI: 10.47149<br />e-ISSN: 2675-519X</p>https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12665O papel socioeducativo do currículo escolar na educação preventiva2024-07-13T09:24:54-03:00Maria Eliana Soaresmarianaile2011@hotmail.com<p>Este artigo versa sobre resultados do projeto Escola: Academia de Vida (março/2017 a janeiro/2018), cujo objetivo foi colaborar com a prevenção ao risco de uso e abuso de drogas em crianças, adolescentes e jovens, estabelecendo atitudes de apoio e orientação a estudantes do Ensino Fundamental II, por meio de atividades interdisciplinares no currículo escolar. Trata-se de um projeto de voluntariado da Associação Papa João XXIII no Brasil e consiste em uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados com a aplicação de questionários, observações diárias e depoimentos em uma escola da rede pública municipal em Castanhal (PA). Para a discussão temática, utilizou-se a técnica da análise do discurso (Bardin, 2016). Os achados indicaram que educar para prevenção envolve muito mais que ensinar conteúdos. Os resultados reforçam o papel social da escola, que é ir além do currículo oficial (Faleiros; Faleiros, 2008), é preparar a vida, é fortalecer contra a marginalidade.</p>2025-01-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Maria Eliana Soares (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13601A História Oral e suas representações sociais: entrevista com o professor Gisafran Nazareno Mota Jucá2024-08-24T17:20:48-03:00Regiane Rodrigues Araújoregiane.faced@gmail.comAdalucami Menezes Pereira Gonçalves dalumenezes@gmail.comGisafran Nazareno Mota Jucágisafranjuca@gmail.com<p>Este texto trata-se de um diálogo acerca das representações sociais e conceituais que compõem a História Oral. O objetivo foi aprofundar o debate em torno da História Oral, bem como das questões teórico-metodológicas circundantes a essa metodologia de pesquisa. Sendo assim, entrevistamos o Professor Doutor Gisafran Jucá e adotamos como método a entrevista associada à narrativa autobiográfica, a partir das contribuições de Clandinin e Connelly (2015). O estudo concluiu que a História Oral é uma metodologia de pesquisa transdisciplinar, inovadora, não exclusiva de historiadores, que nos ensina a dar voz e vez àqueles silenciados pela história oficial e pela elite dominante, tendo o cotidiano como um conceito fundamental na História Oral, pois é ele que transforma o ordinário em memória, em experiências extraordinárias e reveladoras.</p>2025-01-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Regiane Rodrigues Araújo, Adalucami Menezes Pereira Gonçalves , Gisafran Nazareno Mota Jucá (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12886Narrativas (auto)biográficas e formação de professores: análise das dissertações e teses produzidas no Brasil2024-04-26T10:34:40-03:00Natália Parente de Lima Valentenatalia.parente@ifce.edu.brSolonildo Almeida da Silvasolonildo@ifce.edu.brSandro Silveira Jucásandrojuca@ifce.edu.br<p>Este estudo do tipo revisão de literatura pretende apresentar o estado do conhecimento das pesquisas desenvolvidas nos programas de Pós-Graduação do Brasil em nível <em>stricto sensu</em> sobre narrativas (auto)biográficas e formação de professores. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes no mês de março de 2024. Com os critérios preestabelecidos, foi encontrado um total de 108 trabalhos, entre teses e dissertações, sendo 30 no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e 78 na BDTD. Os resultados indicam a diversidade de trabalhos que buscam compreender o processo de formação docente através da valorização das subjetividades, prática esta atendida nas narrativas enquanto abordagem da pesquisa biográfica. Revela também que ainda há uma carência de estudos voltados principalmente para pesquisas de doutorado que envolvam a temática, evidenciando, portanto, um importante caminho a ser trilhado.</p>2025-01-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Natália Parente de Lima Valente, Solonildo Almeida da Silva, Sandro Silveira Jucá (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12367Materiais de baixo custo para experimentação no ensino de física em São Raimundo Nonato-PI2025-01-02T17:38:59-03:00Flávia Soares Nascimentocasrn.20181lfis0335@aluno.ifpi.edu.brLeia Soares da Silvaleia.silva@ifpi.edu.brJosé Moreira de Sousajosemoreiradesousa@ifpi.edu.brAna Paula Monteiro de Mouraanapaula.moura@ifpi.edu.br<p>A Física, como uma linha filosófica da natureza, formalizada matematicamente e associada ao cotidiano, tem apresentado desinteresse e falta de afinidade por parte dos discentes que cursam a disciplina. Logo, este trabalho de pesquisa tem como meta o processo de ensino-aprendizagem aplicado aos alunos do ensino médio em relação ao ensino de Física a partir da experimentação com materiais de baixo custo para auxiliá-los nesse processo. Objetivando aprimorar o ensino de Física, foi desenvolvida uma pesquisa em uma escola pública do município de São Raimundo Nonato-PI, através de uma ação docente que utilizou materiais de baixo custo para experimentação. Assim, foi possível analisar as habilidades e competências relacionadas à disciplina de Física e diagnosticar a opinião dos alunos. Os resultados apresentam que práticas experimentais são um fator motivacional para os alunos que cursam a disciplina de Física.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Flávia Soares Nascimento, Leia Soares da Silva, José Moreira de Sousa, Ana Paula Monteiro de Moura (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13279Financiamento e matrícula na Educação de Jovens e Adultos em Goiás: evolução ou desmonte?2024-07-02T14:28:55-03:00Lívia Aparecida Oliveira de Moraes Sousaliviamoraes@gmail.comMaria Esperança Fernandes Carneiroesperancacarneiro@outlook.comJenerton Arlan Schützjenerton.schutz@p.ucb.brMarcos de Moraes Sousamarcos.moraes@ifgoiano.edu.br<p>O Brasil tem vivenciado, na história recente, um período de desmonte e negligência das políticas públicas sociais, da ciência e da educação. Neste contexto, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) também pode ter sido impactada. O objetivo deste estudo é avaliar a evolução recente do valor por educando e do número de matrículas da EJA no ensino básico e no ensino técnico integrado em Goiás. A pesquisa, de caráter descritivo, foi realizada por meio de coleta de dados secundários e avaliou as seguintes variáveis relacionadas à EJA: valor anual por educando nominal e ajustado pela inflação; matrículas no ensino básico; matrículas no técnico integrado ao Ensino Médio; e percentual de matrículas de EJA na educação profissional. Os resultados indicam que o valor por educando se manteve próximo da inflação, todavia não implicando necessariamente em aumento no investimento. É sensível a diminuição de matrículas na educação básica e na educação técnica integrada ao Ensino Médio.</p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Lívia Aparecida Oliveira de Moraes Sousa, Maria Esperança Fernandes Carneiro, Jenerton Arlan Schütz, Marcos de Moraes Sousa (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13099As marcas da educação na obra O Diário de Vovô Pedro (1912-1986)2024-07-12T15:37:04-03:00Charliton José dos Santos Machadocharlitonlara@yahoo.com.brMaria Lúcia da Silva Nunesmlsnunesml@gmail.comVanusa Nascimento Sabino Nevespbvanusa@gmail.com<p>O objetivo deste estudo foi compreender as marcas da educação presentes na <em>escrita autobiográfica </em>do diário pessoal do ex-prefeito cuiteense Pedro Simões Pimenta, escrito entre os anos de 1912 e 1986. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica, amparada na nova história cultural. Os dados foram obtidos no diário pessoal do autobiografado, publicado sob o título de <em>O Diário de Vovô Pedro. </em>O estudo se concentrou em três perspectivas principais: quem escreve, o que escreve e a relação da escrita com a educação. Evidenciou-se que Pedro Simões Pimenta, nascido em 1896 e falecido em 1989, embora estivesse inserido em um contexto privilegiado para a sua época, experienciou uma alfabetização difícil. Como prefeito de Cuité, na Paraíba, priorizou a educação de seus munícipes, construiu escolas e nomeou professoras. Conclui-se que o diário pessoal, como egodocumento, é uma fonte profícua para a elucidação da trajetória de vida, formação, profissionalização, portando de importância histórica e educacional.</p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Charliton José dos Santos Machado, Maria Lúcia da Silva Nunes, Vanusa Nascimento Sabino Neves (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13145Proposta de produto educacional sobre equilíbrio químico para estudantes cegos 2024-06-30T00:24:02-03:00Letícia Samara da Silvaleticiasamara64@gmail.comSandra de Oliveira Franco Patrocíniosandraquimica3@yahoo.com.br<p>Com o número crescente de estudantes cegos matriculados em turmas regulares da Educação Básica, surge a necessidade de pensarmos em mecanismos que favoreçam a inclusão efetiva desse alunado. Este texto traz uma proposta de Produto Educacional elaborado para estudantes cegos. O material didático discute o conceito de Equilíbrio Químico (EQ), mais especificamente, o efeito da concentração no deslocamento do EQ. O objetivo é oferecer uma experiência de aprendizado inclusiva, acessível e autônoma, superando as barreiras na compreensão de conceitos complexos de Química. A proposta inclui material tátil para uso em sala de aula e fora dela, além de abordagens auditivas com áudioaulas e exercícios disponíveis no aplicativo "Estudaki". Essas estratégias buscam contribuir para a inclusão efetiva desses estudantes no ambiente educacional. Este estudo destaca a importância de abordagens inclusivas na educação científica e oferece contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais acessíveis na área de Química.</p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Letícia Samara da Silva, Sandra de Oliveira Franco Patrocínio (Autor)