https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/issue/feedPráticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo2025-02-20T17:41:43-03:00Lia Fialhorev.pemo@uece.brOpen Journal Systems<p>A revista <strong>Práticas Educativas, Memórias e Oralidades</strong> (<strong>Rev.Pemo</strong>) é uma revista interdisciplinar, na área de humanidades, dirigida pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE), vinculada ao grupo de pesquisa de mesmo nome - PEMO, certificado pelo CNPQ e vinculado ao programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).</p> <p>O objetivo <strong>Rev.Pemo </strong>é publicar artigos e produtos pedagógicos originais, nacionais e internacionais, derivados de resultados de pesquisas acadêmicas, que contribuam para o avanço do conhecimento ou para a melhoria da vida em sociedade. </p> <p>Artigos científicos derivados de pesquisas empíricas ou revisões de literatura, bem como produtos pedagógicos (técnicos/tecnológicos) têm ênfase nas ciências humanas, de forma interdisciplinar, considerando o ensino e a aprendizagem, que colaboram com a ampliação do conhecimento que diz respeito à qualificação das práticas educativas e valorização de memórias e oralidades de alunos e professores do ensino básico e superior ou em contexto de educação não-formal. Valoriza a educação e o ensino divulgando conhecimentos na interface de diversas licenciaturas – Pedagogia, História, Letras, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais, Artes Visuais e afins.</p> <p>O público-alvo da Práticas Educativas, Memórias e Oralidades são pesquisadores da área de humanidades, professores do ensino básico e superior, estudantes e demais profissionais interessados nos temas citados.</p> <p>Práticas Educativas, Memórias e Oralidades é publicada em bilíngue, em <em>versão online,</em> e recebe submissões, em <strong>fluxo contínuo</strong>, nos idiomas português, inglês, francês e espanhol. A partir de 2023, prioriza o inglês como segunda língua.</p> <p>Qualis Capes 2017-2020: A3 Educação<br />Prefixo DOI: 10.47149<br />e-ISSN: 2675-519X</p>https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14245Mulher, Ciência e sociedade: a perspectiva semiótica da imagem feminina nos livros didáticos de Ciências2024-10-29T11:22:47-03:00Rayanne Carneiro de Souzarayanne.carneiro.souza04@aluno.ifce.edu.brAlisandra Cavalcante Fernandes de Almeidaalisandra.cavalcante@ifce.edu.brAdéle Cristina Braga Araújoadele.araujo@ifce.edu.br<p>Neste estudo, foi realizado o estado da arte mapeando as produções acadêmicas de 2018 a 2024 sobre a representatividade feminina em livros didáticos de Ciências, usando fontes, como Google Acadêmico, Scientific Electronic Library On-line (SciELO) e <em>Revista Brasileira de Ensino de Física</em>. O objetivo foi avaliar as mudanças ou a estagnação da imagem da mulher em materiais didáticos de Ciências. Ademais, na análise em gravuras de livros dos anos finais do Ensino Fundamental de quatro coleções do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2024, utilizou-se a semiótica peirceana para examiná-las. Optou-se por uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, pois a invisibilidade da mulher em manuais de Ciências ainda é pouco explorada na educação. Os estudos mostram a evolução da imagem feminina em manuais didáticos de Ciências ao longo dos anos. Apesar disso, ainda há representações veladas do papel feminino, refletindo a persistência de uma sociedade patriarcal nas produções educacionais.</p>2025-02-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rayanne Carneiro de Souza, Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida, Adéle Cristina Braga Araújo (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13606Extensão universitária: experiências dos estudantes de Ciências Contábeis2024-12-08T12:00:39-03:00Avena Gomide Porro Ferrariavenaporroferrari@gmail.comEdvalda Araújo Lealedvalda@ufu.brJanaina da Silva Ramosjanainaramos.cont@gmail.com<p>Este estudo tem como objetivo analisar as experiências dos estudantes de Ciências Contábeis membros do Programa de Educação Tutorial (PET) na atuação de ações envolvendo a extensão universitária e a relação com a formação acadêmica e profissional, à luz da Teoria da Aprendizagem Experiencial. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a pesquisa documental e entrevistas narrativas com a participação de nove estudantes que integraram ou integram o PET Ciências Contábeis. Após a coleta, os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo, caracterizando-se a pesquisa qualitativa. Os resultados da pesquisa indicaram que as ações de extensão são importantes e relevantes para a formação acadêmica, profissional, humana e cidadã dos estudantes. A interação com as comunidades e as instituições atendidas permitiram que os alunos desenvolvessem habilidades, conseguissem assimilar melhor o conteúdo teórico, aliando-o à prática, o que contribuiu para o crescimento pessoal e profissional.</p>2025-01-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Avena Gomide Porro Ferrari, Edvalda Araújo Leal, Janaina da Silva Ramos (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13824O passado no presente: a Ditadura Militar no contexto educacional entre os temas sensíveis2024-11-26T18:32:05-03:00Cleusa Teixeira de Sousacleotsou@gmail.comMaria Dailza da Conceição Fagundesmaria.fagundes@ueg.br<p>A Ditadura Militar no Brasil engloba o arcabouço dos temas sensíveis, sobretudo, no contexto educacional em decorrência do apagamento intencional de provas e memórias que remontam aos acontecimentos desse período. Haja vista que grupos conservadores tendem a desqualificar as disciplinas das humanidades com ataques levianos e sem fundamentos científicos e sugerem o revisionismo histórico sem embasamento teórico e/ou epistemológico que estruturem a análise crítico-reflexiva dos fatos, o objetivo deste artigo concentra-se em contribuir com os estudos relativos ao tema, bem como trazer à tona a relevância dos docentes das humanidades em fortalecer a prática educacional em torno dos Direitos Humanos estabelecendo reflexões críticas de temáticas como a Ditadura, evento que parecia ter sido superado pelo tempo, mas que ainda permanece às sombras no presente. Para tanto, estabeleceremos diálogos com Reinhart Koselleck, Maria Lígia Coelho Prado, Rodrigo Patto Sá Motta (2021), Constituição Brasileira de 1988 e Declaração dos Direitos Humanos (1948).</p>2025-03-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cleusa Teixeira de Sousa, Maria Dailza da Conceição Fagundes (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14106Objetos digitais de aprendizagem para o ensino da Química na perspectiva inclusiva: produções científicas (2019-2023)2024-11-10T12:02:08-03:00Sumaya Ferreira Guedessumayaguedes@unemat.brMarcelo Franco Leãomarcelo.leao@ifmt.edu.br<p>As Tecnologias Digitais (TD), quando direcionadas para o ensino, são consideradas como Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA), e podem auxiliar os professores nas aulas, tornando-as mais interativas e atrativas aos estudantes. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo realizar o mapeamento das produções científicas que abordam o desenvolvimento e/ou uso dos objetos digitais de aprendizagem para o ensino inclusivo de Química. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, que utilizou como metodologia de pesquisa a Revisão Sistemática de Literatura (RSL). A busca foi realizada na plataforma de Periódicos Capes com descritores “Objetos digitais de aprendizagem”, nos anos de 2019 até 2023. Foram selecionados 14 artigos, sendo que nove envolviam os ODA com a Química e cinco que envolviam os ODA e a educação especial ou inclusiva. Infelizmente, não foi observado nenhum artigo que relacionasse o uso dos ODA para o ensino de Química na perspectiva inclusiva.</p>2025-02-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Sumaya Ferreira Guedes, Marcelo Franco Leão (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14389O construtivismo crítico e transformador para uma educação em paisagem2024-11-23T15:47:42-03:00Erico Fernando Lopes Pereira-Silvaerico.ps@usp.brJosé Manuel Crespo Castellanosjosemanuelcrespo@edu.ucm.es<p>Este trabalho consiste em um ensaio crítico sobre Educação em Paisagem que propõe a integração entre pedagogias do construtivismo crítico e a educação transformadora nesse campo educacional ainda inovador no Brasil. Discute-se que a aprendizagem em paisagem pode ocorrer de maneira mais ampla, abrangendo distintas faixas etárias, setores, disciplinas, culturas e instituições, assumindo estratégias inclusivas. A aprendizagem baseada na paisagem pode contribuir para a alfabetização científica e ambiental, a valorização do patrimônio cultural e natural, a promoção da sustentabilidade e da resiliência em nossas paisagens. O texto destaca a importância da abordagem participativa e colaborativa na Educação em Paisagem, envolvendo a escola e a comunidade local na construção de soluções sustentáveis para os desafios ambientais e sociais. O texto também proporciona a discussão de concepções de John Dewey e de Paulo Freire e outros teóricos da educação para argumentar que a Educação em Paisagem pode ser uma ferramenta poderosa para a formação de cidadãos críticos e politicamente engajados.</p>2025-03-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Erico Fernando Lopes Pereira-Silva, José Manuel Crespo Castellanos (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12886Narrativas (auto)biográficas e formação de professores: análise das dissertações e teses produzidas no Brasil2024-04-26T10:34:40-03:00Natália Parente de Lima Valentenatalia.parente@ifce.edu.brSolonildo Almeida da Silvasolonildo@ifce.edu.brSandro Silveira Jucásandrojuca@ifce.edu.br<p>Este estudo do tipo revisão de literatura pretende apresentar o estado do conhecimento das pesquisas desenvolvidas nos programas de Pós-Graduação do Brasil em nível <em>stricto sensu</em> sobre narrativas (auto)biográficas e formação de professores. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes no mês de março de 2024. Com os critérios preestabelecidos, foi encontrado um total de 108 trabalhos, entre teses e dissertações, sendo 30 no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e 78 na BDTD. Os resultados indicam a diversidade de trabalhos que buscam compreender o processo de formação docente através da valorização das subjetividades, prática esta atendida nas narrativas enquanto abordagem da pesquisa biográfica. Revela também que ainda há uma carência de estudos voltados principalmente para pesquisas de doutorado que envolvam a temática, evidenciando, portanto, um importante caminho a ser trilhado.</p>2025-01-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Natália Parente de Lima Valente, Solonildo Almeida da Silva, Sandro Silveira Jucá (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13490Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará: conquistas, contradições e desafios2024-07-28T11:10:19-03:00Joana Adelaide Cabral Moreirajoanaadelaide@yahoo.com.brSaulo Roberio Rodrigues Maiaprofsaulomaia@gmail.comLuís Távora Furtado Ribeiroluistavora@uol.com.br<p>Este artigo revela os resultados de uma investigação realizada com profissionais da educação atuantes no Ciclo de Alfabetização das escolas públicas municipais, que tecem, em suas práticas pedagógicas diárias, o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O objetivo geral foi averiguar os influxos (conquistas, contradições e desafios) do PAIC na qualidade social da formação docente e do ensino, nas etapas iniciais da Educação Básica no Sertão Central Cearense. Este estudo teve como base de análise as categorias teóricas formação docente, linguagem, criança e emancipação humana, com suporte na concepção de que o educador é um sujeito sócio-histórico. Como metodologia, recorremos a uma abordagem de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, fundamentada no materialismo histórico e dialético. Entre os resultados deste estudo, destaca-se a percepção de que o PAIC contribui significativamente para a superação do insistente fracasso escolar.</p>2025-03-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Joana Adelaide Cabral Moreira, Saulo Roberio Rodrigues Maia, Luís Távora Furtado Ribeiro (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13659O rio Tauá como instrumento pedagógico2024-11-23T15:44:15-03:00Luiz Eduardo da Silvaprojetostaua56@hotmail.comRegiara Croelhas Modestoregiara.modesto@ifpa.edu.brJeane Cleide Bernardino Nascimentojeane.nascimento@ifpa.edu.brAmy Marinho dos Reisamymarinho2@gmail.comVivian Soares e Silvaviviansoares785@gmail.comZaline do Carmo dos Santos Wanzelerzaline.wanzeler@usp.br<p>Este artigo tem como objetivo geral apresentar propostas pedagógicas elaboradas em conjunto com os professores de uma escola do campo, para atender as peculiaridades do campo, das águas e das florestas, em especial na região amazônica. Os objetivos específicos apresentados são: compreender, através das narrativas, as relações dos moradores mais antigos da comunidade com o rio Tauá, bem como realizar oficina com os professores das disciplinas Geografia, Ciência, Arte e História, para elaborar propostas pedagógicas destinadas aos alunos do 6º ano. Para tanto, o procedimento metodológico fez uso da pesquisa qualitativa, considerando os enlaces da história oral, realizada em uma escola do campo, em Santo Antônio do Tauá (PA), com 8 sujeitos, sendo 3 professoras e 5 moradores mais antigos da comunidade. Os resultados revelam a necessidade de os professores desenvolverem práticas que promovam uma aprendizagem significativa na formação de estudantes críticos e reflexivos, utilizando o rio Tauá como instrumento pedagógico.</p>2025-01-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Luiz Eduardo da Silva, Regiara Croelhas Modesto, Jeane Cleide Bernardino Nascimento, Amy Marinho dos Reis, Vivian Soares e Silva (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14018Conversar e encontrar: escritas cartográficas anticapacitistas em uma escola de Niterói (RJ)2025-02-06T17:40:51-03:00Jussara Silva Cavalcantejussarascavalcante@gmail.comRosimeri de Oliveira Diasrosimeri.dias@uol.com.br<p>Este artigo compõe-se como efeito de uma pesquisa desenvolvida coletivamente com o grupo de pesquisa Oficina de Formação Inventiva de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais e de um fazer diarístico de uma professora de apoio educacional especializado em uma escola de Niterói (RJ). O trabalho coloca em análise o capacitismo e as atitudes de opressão e preconceito sobre as subjetividades chamadas de deficientes, por meio da pesquisa-intervenção como exercício de pensamento que propõe a cartografia. A escrita coloca em discussão os efeitos de uma cultura de normalidade, chamada de capacitismo. Uma postura que hierarquiza os corpos em relação às pessoas em função da corponormatividade, que define os sujeitos com uma visão de incapacidade. Trata-se de uma problematização que afirma o gesto do encontro, da conversa e da escuta como possibilidade para problematizarmos os saberes instituídos.</p>2025-02-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Jussara Silva Cavalcante, Rosimeri de Oliveira Dias (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14285Dilemas epistemológicos e conflitos curriculares nos cursos de licenciatura em Música do IFCE: avaliação centrada em especialistas2024-11-22T18:01:49-03:00João Paulo Ribeiro de Holandajoao.holanda@ifce.edu.brAna Cláudia de Oliveira Lopesana.lopes@ifrr.edu.brMarcos Antonio Martins Limamarcoslimaiag@gmail.comElvis de Azevedo Matoselvis@ufc.br<p>Este artigo teve como objetivo analisar a ementa do componente curricular de Linguagem e Estruturação Musical I (LEM I) nos cursos de licenciatura em Música do Instituto Federal do Ceará (IFCE), na perspectiva de uma avaliação centrada em especialistas, a partir de uma abordagem decolonial da aprendizagem musical. Quanto à metodologia, a pesquisa é de caráter descritivo, constituindo um estudo de caso, com a utilização do método quadripolar e de um tratamento qualiquantitativo dos dados. A análise dos especialistas – dez licenciados em Música de três regiões do país – evidenciou que 60% deles consideraram que o componente curricular LEM I não apresenta contextualização; 70% não o julgam como atual; e 80% avaliam que a ementa não é relevante. A suspeita hipotética de uma Matriz Colonial de Poder presente no currículo de música do IFCE foi confirmada.</p>2025-02-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 João Paulo Ribeiro de Holanda, Ana Cláudia de Oliveira Lopes, Marcos Antonio Martins Lima, Elvis de Azevedo Matos (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12367Materiais de baixo custo para experimentação no ensino de física em São Raimundo Nonato-PI2025-01-02T17:38:59-03:00Flávia Soares Nascimentocasrn.20181lfis0335@aluno.ifpi.edu.brLeia Soares da Silvaleia.silva@ifpi.edu.brJosé Moreira de Sousajosemoreiradesousa@ifpi.edu.brAna Paula Monteiro de Mouraanapaula.moura@ifpi.edu.br<p>A Física, como uma linha filosófica da natureza, formalizada matematicamente e associada ao cotidiano, tem apresentado desinteresse e falta de afinidade por parte dos discentes que cursam a disciplina. Logo, este trabalho de pesquisa tem como meta o processo de ensino-aprendizagem aplicado aos alunos do ensino médio em relação ao ensino de Física a partir da experimentação com materiais de baixo custo para auxiliá-los nesse processo. Objetivando aprimorar o ensino de Física, foi desenvolvida uma pesquisa em uma escola pública do município de São Raimundo Nonato-PI, através de uma ação docente que utilizou materiais de baixo custo para experimentação. Assim, foi possível analisar as habilidades e competências relacionadas à disciplina de Física e diagnosticar a opinião dos alunos. Os resultados apresentam que práticas experimentais são um fator motivacional para os alunos que cursam a disciplina de Física.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Flávia Soares Nascimento, Leia Soares da Silva, José Moreira de Sousa, Ana Paula Monteiro de Moura (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13279Financiamento e matrícula na Educação de Jovens e Adultos em Goiás: evolução ou desmonte?2024-07-02T14:28:55-03:00Lívia Aparecida Oliveira de Moraes Sousaliviamoraes@gmail.comMaria Esperança Fernandes Carneiroesperancacarneiro@outlook.comJenerton Arlan Schützjenerton.schutz@p.ucb.brMarcos de Moraes Sousamarcos.moraes@ifgoiano.edu.br<p>O Brasil tem vivenciado, na história recente, um período de desmonte e negligência das políticas públicas sociais, da ciência e da educação. Neste contexto, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) também pode ter sido impactada. O objetivo deste estudo é avaliar a evolução recente do valor por educando e do número de matrículas da EJA no ensino básico e no ensino técnico integrado em Goiás. A pesquisa, de caráter descritivo, foi realizada por meio de coleta de dados secundários e avaliou as seguintes variáveis relacionadas à EJA: valor anual por educando nominal e ajustado pela inflação; matrículas no ensino básico; matrículas no técnico integrado ao Ensino Médio; e percentual de matrículas de EJA na educação profissional. Os resultados indicam que o valor por educando se manteve próximo da inflação, todavia não implicando necessariamente em aumento no investimento. É sensível a diminuição de matrículas na educação básica e na educação técnica integrada ao Ensino Médio.</p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Lívia Aparecida Oliveira de Moraes Sousa, Maria Esperança Fernandes Carneiro, Jenerton Arlan Schütz, Marcos de Moraes Sousa (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13616Conhecimento das ações de primeiros socorros para professores e funcionários na educação básica2025-01-21T10:21:29-03:00Acaz Petrus Soaresacazpetrus10@hotmail.comFlávia Emília Cavalcante Valença Fernandesflavia.fernandes@upe.brRosana Alves de Melorosana.melo@univasf.edu.brIndinara Aparecida Torresindynaratorres@yahoo.com.br<p>O suporte básico de vida (SBV) é um conjunto de medidas emergenciais para salvar vidas, como RCP, ventilação e uso de desfibrilador. A aplicação do SBV nas escolas permite que os profissionais ajam rapidamente até a chegada de profissionais de saúde em casos de emergências. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo demonstrar a importância da capacitação dos professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros na educação básica. Trata-se de uma Revisão de Literatura do tipo sistemática realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, de modo que foram selecionados oito estudos. Os achados apontaram que o desconhecimento sobre primeiros socorros é prevalente no ambiente escolar. Além disso, observou-se que muitos educadores reconhecem a necessidade do treinamento, mas apresentam déficits em relação ao conhecimento e à autoconfiança para agir em emergências. Conclui-se que a capacitação em primeiros socorros é importante para a promoção de um ambiente escolar mais seguro.</p>2025-03-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Acaz Petrus Soares, Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Rosana Alves de Melo, Indinara Aparecida Torres (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13832Internacionalização do currículo da licenciatura em Química: um olhar sistematizado da revisão de literatura2025-02-06T17:41:05-03:00Suiane Costa Alvessuianealves27@gmail.comMaria Julieta Abbasuiane.alves@prof.ce.gov.br<p>Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que tem por objetivo analisar a internacionalização do currículo da licenciatura em Química. Fundamentada em autores como Abba (2018), Leask (2015, 2021) e Morosini (2018), esta pesquisa foi construída com base nos descritores Internacionalização do Currículo, Internacionalização da Educação Superior, Internacionalização do Ensino Superior e Licenciatura em Química, de modo a identificar, nas principais bases de dados e nos repositórios digitais, os trabalhos relacionados à temática em questão. Nesse sentido, tem como metodologia a revisão sistemática de literatura, apresentando uma abordagem quanti-qualitativa. Com base nos achados da pesquisa, foram encontrados 229 trabalhos, datando do período entre 1973-2022 e, dentre estes, apenas uma pesquisa apresenta-se diretamente ligada aos quatro descritores supracitados e 38 trabalhos encontram-se conectados de forma indireta a pelo menos um descritor, evidenciando que a temática é pouco explorada e a real necessidade de sistematizar e publicizar as informações encontradas.</p>2025-02-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Suiane Costa Alves, Maria Julieta Abba (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14135O ensino semipresencial e os desafios para a emancipação digital na EJA2024-10-26T16:40:50-03:00Patrícia Flávia dos Santos Caupatriciaflaviacau@gmail.com<p>A integração de tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é permeada por desafios, sobretudo relacionados à baixa familiaridade dos estudantes com essas ferramentas. Este artigo apresenta os resultados de um projeto desenvolvido em uma escola pública estadual do Espírito Santo, que utiliza a metodologia semipresencial. Foram promovidas ações pedagógicas, como oficinas de capacitação para docentes e estudantes, além de estratégias práticas de letramento digital. O principal objetivo foi viabilizar o acesso equitativo às tecnologias digitais, reconhecendo-as como instrumentos indispensáveis para o desenvolvimento acadêmico, social e profissional dos estudantes. A análise dos resultados evidencia que, apesar das barreiras iniciais, intervenções pedagógicas planejadas e suporte institucional podem fomentar a inclusão tecnológica e contribuir para a emancipação digital no contexto da EJA.</p>2025-03-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Patrícia Flávia dos Santos Cau (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14576Diálogos sobre a temática de plantas medicinais no IFPA – Conceição do Araguaia 2025-01-08T13:39:11-03:00Laryany Farias Vieira Fontenelelaryanyfarias@gmail.comLouise Ferreira Rosallouise.rosal@ifpa.edu.br<p>A pesquisa analisou o contexto de plantas medicinais no IFPA – Conceição do Araguaia, investigando nos documentos institucionais, nos currículos, nas práticas docentes e na participação discente a abordagem da temática de plantas medicinais no processo formativo. Utilizando uma abordagem qualitativa, seis documentos institucionais foram analisados, incluindo o PPP, PDC, PPCs e Regulamentos Didáticos, por meio de análises documentais e entrevistas semiestruturadas com os docentes e estudantes. A pesquisa compreendeu três etapas: pré-análise, coleta de documentos e análise do conteúdo. As categorias de estudo foram identificadas nas entrevistas semiestruturadas: ementas curriculares, didática pedagógica, aprendizado dos estudantes sobre plantas medicinais e compromisso da instituição sobre a temática. Os resultados indicaram que a temática de plantas medicinais está presente em disciplinas obrigatórias e optativas. No entanto, a instituição precisa promover ações interdisciplinares para fortalecer os processos de ensino-aprendizagem sobre a temática.</p>2025-03-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Laryany Farias Vieira Fontenele, Louise Ferreira Rosal (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13099As marcas da educação na obra O Diário de Vovô Pedro (1912-1986)2024-07-12T15:37:04-03:00Charliton José dos Santos Machadocharlitonlara@yahoo.com.brMaria Lúcia da Silva Nunesmlsnunesml@gmail.comVanusa Nascimento Sabino Nevespbvanusa@gmail.com<p>O objetivo deste estudo foi compreender as marcas da educação presentes na <em>escrita autobiográfica </em>do diário pessoal do ex-prefeito cuiteense Pedro Simões Pimenta, escrito entre os anos de 1912 e 1986. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica, amparada na nova história cultural. Os dados foram obtidos no diário pessoal do autobiografado, publicado sob o título de <em>O Diário de Vovô Pedro. </em>O estudo se concentrou em três perspectivas principais: quem escreve, o que escreve e a relação da escrita com a educação. Evidenciou-se que Pedro Simões Pimenta, nascido em 1896 e falecido em 1989, embora estivesse inserido em um contexto privilegiado para a sua época, experienciou uma alfabetização difícil. Como prefeito de Cuité, na Paraíba, priorizou a educação de seus munícipes, construiu escolas e nomeou professoras. Conclui-se que o diário pessoal, como egodocumento, é uma fonte profícua para a elucidação da trajetória de vida, formação, profissionalização, portando de importância histórica e educacional.</p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Charliton José dos Santos Machado, Maria Lúcia da Silva Nunes, Vanusa Nascimento Sabino Neves (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13601A História Oral e suas representações sociais: entrevista com o professor Gisafran Nazareno Mota Jucá2024-08-24T17:20:48-03:00Regiane Rodrigues Araújoregiane.faced@gmail.comAdalucami Menezes Pereira Gonçalves dalumenezes@gmail.comGisafran Nazareno Mota Jucágisafranjuca@gmail.com<p>Este texto trata-se de um diálogo acerca das representações sociais e conceituais que compõem a História Oral. O objetivo foi aprofundar o debate em torno da História Oral, bem como das questões teórico-metodológicas circundantes a essa metodologia de pesquisa. Sendo assim, entrevistamos o Professor Doutor Gisafran Jucá e adotamos como método a entrevista associada à narrativa autobiográfica, a partir das contribuições de Clandinin e Connelly (2015). O estudo concluiu que a História Oral é uma metodologia de pesquisa transdisciplinar, inovadora, não exclusiva de historiadores, que nos ensina a dar voz e vez àqueles silenciados pela história oficial e pela elite dominante, tendo o cotidiano como um conceito fundamental na História Oral, pois é ele que transforma o ordinário em memória, em experiências extraordinárias e reveladoras.</p>2025-01-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Regiane Rodrigues Araújo, Adalucami Menezes Pereira Gonçalves , Gisafran Nazareno Mota Jucá (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13787Trabalho doméstico na historicidade da educação profissional em saúde: influências no construto da imagem social2025-02-20T17:41:43-03:00Erika dos Reis Gusmão Andradeerika.andrade@ufrn.brSara de Oliveira Silvaoliversarah403@gmail.comSheyla Gomes P. de Almeidasheyla.gomes@ufrn.br<p>Objetivou-se elencar aspectos históricos do desenvolvimento da Educação Profissional (EP)/Educação Profissional em Saúde (EPS) no Brasil, observando contribuições à construção da sua imagem social, especialmente o trabalho doméstico, que atravessa essa construção. Trata-se do estado do conhecimento sobre a EP/EPS no Brasil e a formação da imagem social. A metodologia foi a revisão bibliográfica nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com recorte temporal de 2007 a 2023, e outros autores. Os estudos apontam a realidade de modalidade formativa que acolhe pessoas socialmente desfavorecidas, mantendo a dicotomia entre fazer/pensar e imagem social abrigada na esfera representacional e afetiva. O contexto de desigualdade social é sustentador do dualismo na modalidade educativa, atravessada pela manutenção do gênero feminino associado ao cuidado, determinismo que se enraíza no binarismo de gênero.</p>2025-02-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Erika dos Reis Gusmão Andrade, Sara de Oliveira Silva, Sheyla Gomes P. de Almeida (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14077TDICs na educação: um olhar para além da pandemia de covid-192024-11-18T10:30:15-03:00Cristiano Balbino da Silvacristiano.silva1@prof.ce.gov.brDenilson Cursino de Oliveiradenilson.oliveira@ifce.edu.brMaria de Lourdes da Silva Netalourdes.neta@ifce.edu.br<p>O anseio por uma educação integrada ao mundo digital tem crescido bastante nos últimos anos, e a pandemia de covid-19 forçou o sistema educacional brasileiro a transitar para o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação. Este estudo reporta os dados de uma pesquisa com docentes de duas instituições públicas de ensino, referente ao uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar antes, durante e pós-pandemia de covid-19, com o objetivo de identificar os legados deixados pela vivência da prática docente neste período caótico da humanidade. A pesquisa indicou que, aproximadamente, 61% dos docentes fizeram uso de recursos tecnológicos para mediar o processo de ensino e aprendizagem. No cenário pós-pandemia, 34% utilizam às vezes e apenas 5% afirmaram parar de utilizar. Ao retornarem às aulas presenciais, os docentes notaram mudanças singelas nas infraestruturas das instituições.</p>2024-01-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cristiano Balbino da Silva, Denilson Cursino de Oliveira, Maria de Lourdes da Silva Neta (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14345A efetivação da Base Nacional Comum Curricular nas práticas dos professores da Educação Infantil2024-11-23T15:32:33-03:00Ana Paula do Amaralanapaullaamaral2@gmail.comCláudia Tavares do Amaralclaudia.amaral@ufcat.edu.br<p>A Educação Básica tem vivenciado a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, problematiza-se: como a BNCC está sendo efetivada na prática pedagógica de professores da Educação Infantil? O objetivo é compreender como a BNCC está sendo efetivada na prática pedagógica de professores da Educação Infantil. A pesquisa se organiza a partir de uma revisão sistemática da literatura, realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) usando os descritores: Educação Infantil, Práticas Pedagógicas, BNCC e Políticas Públicas. Oito dissertações e teses foram selecionadas para análise. Observaram-se limitações no documento em relação à formação das crianças, como a organização em competências, a falta da discussão das questões de gênero, a ausência de conteúdos científicos e a valorização das áreas da Linguagem e da Matemática. Portanto, faz-se necessário que as crianças tenham acesso ao conhecimento científico, acreditando-se na sua efetivação a partir da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia <br />Histórico-Crítica.</p>2025-02-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ana Paula do Amaral, Cláudia Tavares do Amaral (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12665O papel socioeducativo do currículo escolar na educação preventiva2024-07-13T09:24:54-03:00Maria Eliana Soaresmarianaile2011@hotmail.com<p>Este artigo versa sobre resultados do projeto Escola: Academia de Vida (março/2017 a janeiro/2018), cujo objetivo foi colaborar com a prevenção ao risco de uso e abuso de drogas em crianças, adolescentes e jovens, estabelecendo atitudes de apoio e orientação a estudantes do Ensino Fundamental II, por meio de atividades interdisciplinares no currículo escolar. Trata-se de um projeto de voluntariado da Associação Papa João XXIII no Brasil e consiste em uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados com a aplicação de questionários, observações diárias e depoimentos em uma escola da rede pública municipal em Castanhal (PA). Para a discussão temática, utilizou-se a técnica da análise do discurso (Bardin, 2016). Os achados indicaram que educar para prevenção envolve muito mais que ensinar conteúdos. Os resultados reforçam o papel social da escola, que é ir além do currículo oficial (Faleiros; Faleiros, 2008), é preparar a vida, é fortalecer contra a marginalidade.</p>2025-01-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Maria Eliana Soares (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13394Significações constituídas por estudantes de educação física sobre as práticas inclusivas/adaptadas2024-12-05T14:16:17-03:00Airton de Lima Oliveiraairtonoliver86@gmail.comEvandro Nogueira de Oliveiraevandro.eno@gmail.comAntônia Batista Marquesantoniabatista@uern.brJúlio Ribeiro Soaresjulioribeiro@uern.br<p>O objetivo deste estudo é discutir as significações constituídas por estudantes do curso de licenciatura em Educação Física de uma instituição particular de ensino superior acerca das práticas inclusivas/adaptadas. A pesquisa foi realizada com sete estudantes e conduzida em três etapas principais: 1) Levantamento, estudo e revisão integrativa da literatura; 2) Pesquisa de campo; a realização de oficinas; e entrevistas semiestruturadas. A análise de dados foi realizada por meio da proposta metodológica dos núcleos de significação. Segundo os entrevistados, é por meio da preparação – nas disciplinas – que os estudantes poderão vivenciar as atividades inclusivas/adaptadas e o professor é o sujeito que exerce papel fundamental para a inclusão na escola, pois é responsável por realizar mediações que constituem a prática pedagógica. Os resultados indicam que a formação inicial é fundamental para preparar os futuros professores a implementar práticas inclusivas, embora os participantes relatem desafios e a necessidade de mais experiências práticas durante sua formação.</p>2025-03-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Airton de Lima Oliveira, Evandro Nogueira de Oliveira, Antônia Batista Marques, Júlio Ribeiro Soares (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13636Narrativa autobiográfica: a vivência docente na EJA prisional em Boa Vista-RR2025-02-10T14:43:06-03:00Joseane Elizabeth Soares Assunçãojesa_bv@hotmail.comAndrea de Lima Siqueiraandrea.siqueira@alunos.uerr.edu.brGilvete de Lima de Lima Gabrielgilvetelima@yahool.com.br<p>O artigo aborda a modalidade Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Professora Crisotelma Francisca de Brito Gomes, dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e nas Cadeias Feminina e Masculina, em Boa Vista/RR. Esse sistema advém de uma cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e Secretaria de Estado da Educação e Desporto. Nosso objetivo é fazer uma reflexão crítica da vivência docente na EJA prisional. A análise dessa experiência nos levou a perceber a importância de formação continuada específica para os professores que atuam no sistema prisional. Utilizamos as metodologias da pesquisa documental e da narrativa autobiográfica, de cunho qualitativo. Percebemos que o recorte do marco legal sobre a Educação do Sistema Prisional no Brasil e em Roraima reforça a importância de se promover o processo educativo neste ambiente a fim de resgatar o direito à educação escolar enquanto política pública.</p>2025-03-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Joseane Elizabeth Soares Assunção, Andrea de Lima Siqueira, Gilvete de Lima de Lima Gabriel (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13892Transformando hábitos: oficina pedagógica no ensino de Química sobre o vício em tabagismo2024-09-21T13:42:52-03:00Khawanny Nathaly Chagas de Sousakhawannyn@gmail.comDieison Prestes da Silveiradieisonprestes@gmail.comEverton Bedinbedin.everton@gmail.com<p>O ensino de Química, atuante no sistema educacional brasileiro, revela uma crescente defasagem, tornando-se evidente a urgência de reformas e atualizações. Diante dessa situação, emergiu a abordagem metodológica de um ensino contextualizado. As oficinas de ensino sugerem que o ensino ocorra de forma situada, apresentando um espaço de aprendizagem dinâmico e interativo, onde os estudantes não absorvam informações passivamente, mas participem ativamente do processo de construção do conhecimento. Este artigo visa a explorar a eficácia de uma abordagem pedagógica que utiliza um tema gerador para discutir as implicações da química da nicotina, tanto em cigarros tradicionais quanto em dispositivos eletrônicos, com intuito de despertar uma reflexão crítica sobre as implicações do tabagismo e capacitar os alunos a se tornarem agentes de mudança na sociedade, disseminando conhecimento e influenciando positivamente aqueles ao seu redor.</p>2025-01-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Khawanny Nathaly Chagas de Sousa, Dieison Prestes da Silveira, Everton Bedin (Autor)https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13145Proposta de produto educacional sobre equilíbrio químico para estudantes cegos 2024-06-30T00:24:02-03:00Letícia Samara da Silvaleticiasamara64@gmail.comSandra de Oliveira Franco Patrocíniosandraquimica3@yahoo.com.br<p>Com o número crescente de estudantes cegos matriculados em turmas regulares da Educação Básica, surge a necessidade de pensarmos em mecanismos que favoreçam a inclusão efetiva desse alunado. Este texto traz uma proposta de Produto Educacional elaborado para estudantes cegos. O material didático discute o conceito de Equilíbrio Químico (EQ), mais especificamente, o efeito da concentração no deslocamento do EQ. O objetivo é oferecer uma experiência de aprendizado inclusiva, acessível e autônoma, superando as barreiras na compreensão de conceitos complexos de Química. A proposta inclui material tátil para uso em sala de aula e fora dela, além de abordagens auditivas com áudioaulas e exercícios disponíveis no aplicativo "Estudaki". Essas estratégias buscam contribuir para a inclusão efetiva desses estudantes no ambiente educacional. Este estudo destaca a importância de abordagens inclusivas na educação científica e oferece contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais acessíveis na área de Química.</p>2025-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Letícia Samara da Silva, Sandra de Oliveira Franco Patrocínio (Autor)