Instituições educativas de tempo integral: revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14266

Palavras-chave:

Educação Integral, Escola em Tempo Integral, Espaço/Tempo Escolar

Resumo

Objetivou-se mapear produções científicas referentes à escola de tempo integral, buscando aprofundar os estudos nessa temática e encontrar possíveis lacunas. Para realizar a pesquisa, foram utilizadas diversas bases de dados eletrônicas, incluindo SciELO, BDTD, CAPES, Repositório da Universidade Federal da Grande Dourados e Google Acadêmico, com descritores específicos e operadores booleanos para a seleção e análise dos trabalhos. Os resultados mais significativos incluem a identificação de 16 produções acadêmicas relevantes que se relacionam diretamente com o tema, destacando a predominância de pesquisas realizadas por mulheres e uma concentração temporal posterior ao período de incentivo do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), decretado em 2007. As principais conclusões apontam para a existência de uma base sólida para futuras investigações, embora ainda sejam necessárias pesquisas mais aprofundadas para superar os obstáculos, lacunas e ausências históricas identificadas, contribuindo para a compreensão e melhoria das escolas de tempo integral no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Karina Martins Augusto, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em Letras e Pedagogia, especialista em Psicopedagogia e Educação Especial, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa em História da Educação, Memória e Sociedade.

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduação e Mestrado em História. Doutorado e Pós-doutorado em Educação. Professora Associada III, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados, atuando na Graduação e na Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).

Referências

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto; DUTRA, Rosiane Pereira. Educação e história das instituições escolares no Brasil: duas propostas de ampliação da jornada escolar (1992-2012). Hist. educ. anu. [online], v.15, n. 2, p.119-139, 2014.

ALMEIDA, Samanta Nunes de Oliveira. Concepções de educação integral e suas relações com equidade educacional. 2018. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

ARANTES, Rafael Pires. Alunos de escola de tempo integral apresentam melhores resultados escolares?: uma avaliação das escolas do município de Dourados/MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.

BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm. Acesso em: 10 jul. 2024.

CABREIRA, Jamile. O desafio de conceber e implantar o currículo em tempo integral em uma escola pública municipal. Dissertação - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. 2018.

CAMPOS, Joselaine Aparecida. Educação integral em tempo integral: as concepções dos docentes de uma escola municipal de ensino fundamental. 2019. 141 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.

CARDOSO, Cintia Aurora Quaresma; OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de. A História da Educação Integral / em Tempo Integral na Escola Pública Brasileira. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS, Campo Grande, MS, v. 25, n. 50, p. 57-77, jul./dez. 2019.

CASTRO, Adriana de; LOPES, Roseli Esquerdo. A escola de tempo integral: desafios e possibilidades. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 71, p. 259-282, abr./jun. 2011.

DEBASTIANI, Jandira Gonçalves de Azevedo. Escola de período integral: desafios e perspectivas de aprendizagem. 2009. 138 f. (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Catarina, Joaçaba, 2009.

ESQUINSANI, Rosimar Serena. A escola em tempo integral no Brasil: uma revisão em três atos. Educação em Revista, v. 25, p. 1-23, 2024.

FONTANA, Silene. Escola de tempo integral ou escola fora do tempo escolar: o caso de Barretos. 2013. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade de São Paulo PUC-SP, São Paulo, 2013.

GATTI, Bernadete Angelina. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 65-81, jul. 2001.

LONGEN, Andrei Silveira. Google Acadêmico: o que é e como usar a plataforma de literatura acadêmica. Hostinger, 2023. Disponível em: https://www.hostinger.com.br/tutoriais/google-academico#:~:text=O%20Google%20Acad%C3%AAmico%20funciona%20como,autores%20de%20qualquer%20n%C3%ADvel%20acad%C3%AAmico. Acesso em: 10 set. 2024.

LOPES, Dirce Efigênia Brito; COUTO, Regina Célia do. O Funcionamento do Tempo Integral numa unidade de ensino de Montes Claros-MG: desafios e possibilidades. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 8, n. 3, p. 395-413, set./dez. 2019.

MORAES, Vânia Lúcia Ruas Chelotti de. Escola de tempo integral: análise do processo de implementação em Campo Grande. 2015. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2015.

MOTA, Silvia Maria Coelho. Escola de Tempo integral: da concepção à prática. 2008. 292 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.

PORTAL DA SCIELO. Scientific Electronic Library Online. 2024. Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?lng=pt. Acesso em: 10 set. 2024.

PORTAL da BDTD. Conheça a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/about/home. Acesso em: 10 set. 2024.

PORTAL da CAPES. O que é a CAPES? 2024. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/sobre-a-cap. Acesso em: 10 set. 2024.

RIBEIRO, Diovane de César Resende. Educação Integral e suas histórias: com a voz os professores da Rede Pública de Ensino. 2020. 247 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020.

SILVA, Neiva Solange da. Formação de professores e a escola de tempo integral no município de Araçatuba: práticas, desafios e possibilidades. 2016. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2016.

SOUSA FILHO, Agenor Leandro de et al. Importância dos Repositórios Institucionais na Preservação Intelectual: em foco a gestão do conhecimento. In: XXXV Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação Escola de Ciência da informação – Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte – 15 a 22 de julho de 2012.

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes. Tempo integral: tensões entre os tempos da escola e os tempos do corpo. Educação em Revista, v. 34, n. 67, p. 159-175, jan./fev. 2018.

VERRI, Diego dos Santos. Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito. Dissertação - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. 2019.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de Revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.

Publicado

2024-10-18

Como Citar

AUGUSTO, A. K. M.; FURTADO, A. C. Instituições educativas de tempo integral: revisão de literatura: . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e14266, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e14266. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14266. Acesso em: 4 nov. 2024.