Narrativa sobre a criação da Escola Estadual Indígena Presidente Kennedy na Comunidade do Caju-Uiramutã-RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12163

Palavras-chave:

Escola Estadual Indígena Presidente Kennedy, Educação indígena, História Oral

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever os resultados obtidos a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo na Escola Estadual Indígena Presidente Kennedy, situada na Comunidade do Caju-Uiramutã-RR. Realizou-se entrevista semiestruturada com dois membros da comunidade como técnica de coleta de dados, fazendo uso da História Oral. Desse modo, os próprios indígenas narraram e documentaram a sua história. A justificativa é a compreensão do contexto educacional da Comunidade Indígena do Caju, visando obter conhecimento histórico e sociológico sobre o povo Macuxi. As categorias de análises foram: educação indígena e história da educação. Logo, o estudo realizado na escola pesquisada mostra um espaço privilegiado que contribui para a formação da Comunidade do Caju, a partir da experiência dos discentes e dos docentes. Conclui-se que o estudo é relevante no que diz respeito ao reconhecimento e à valorização das escolas indígenas, à autonomia e à construção do conhecimento, além de contribuir para o processo de construção coletiva da comunidade.

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Biografia do Autor

Denize Pereira da Silva, Universidade Federal de Roraima

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo - LEDUCARR pela Universidade Federal de Roraima- UFRR. Professora da Secretária de Educação do Estado de Roraima.

Karla Colares Vasconcelos, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Federal de Roraima, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFRR), Coordenadora Institucional do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI/UFRR e Editora da Revista Ensino em Perspectiva (EnPe).

Sérgio Luiz Lopes, Universidade Federal de Roraima

Professor na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da UFRR e da Universidade Estadual de Roraima (UERR) em colaboração com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Professor do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Roraima. Líder do grupo de pesquisa Formação de professores, práticas pedagógicas e epistemológicas do professor do/no campo (FPEC). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2024-01-29

Como Citar

SILVA, D. P. da; VASCONCELOS, K. C.; LOPES, S. L. Narrativa sobre a criação da Escola Estadual Indígena Presidente Kennedy na Comunidade do Caju-Uiramutã-RR. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12163, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12163. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12163. Acesso em: 7 nov. 2024.