Percepções dos estudantes do ensino médio sobre a experimentação digital de Química
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13662Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Experimentação, Ensino de Química, Ensino médio.Resumo
Na educação básica, a experimentação química deve ser entendida como uma atividade que permite a articulação entre teoria-fenômeno-representação. Todavia, as dificuldades vivenciadas em aulas práticas pelo professor, principalmente nas escolas públicas, são inúmeras, pois carecem de material, infraestrutura, treinamento, etc. Entretanto, o professor, mesmo sem um laboratório disponível, pode utilizar recursos acessíveis aos estudantes para realizar aulas experimentais, um desses recursos são as Tecnologias Digitais. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de estudantes do ensino médio sobre uma Experimentação Digital de Química (EDQ). A pesquisa de abordagem qualitativa e classificada como descritiva foi realizada em cinco etapas por meio de uma pesquisa participante. Os resultados mostram uma postura favorável dos estudantes em relação à EDQ, que contribuiu para o aprendizado de conceitos químicos. Ademais, observou-se que é possível ter a EDQ como aliada, uma vez que pode servir de complemento às práticas realizadas nos laboratórios.
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