Difusão e democratização de conhecimento em tempos de produtivismo acadêmico-científico
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14260Palavras-chave:
Pesquisa em educação, Pós-graduação, Produtivismo, Produção de conhecimentoResumo
Partindo da pesquisa em educação como objeto de análise, o objetivo deste artigo é debater sobre como o conceito de produtivismo acadêmico nos ajuda a compreender a produção de conhecimento em educação e seu processo de divulgação e de difusão frente às exigências produtivas que dirigem a pós-graduação brasileira. Problematizamos a situação atual desse debate quando a política brasileira de pós-graduação enfatiza a produção da pesquisa como critério de avaliação institucional, homogeneizando métricas que podem contribuir para possíveis fragilidades teórico-metodológicas. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental com aporte teórico pautado na abordagem marxista que articula a condição econômico-político-social da sociedade capitalista à produção de conhecimento em educação. Nesse sentido, afirmamos a necessidade do debate sobre o movimento de pesquisa frente às pressões produtivas e a forma como essa demanda subverte a lógica do conhecimento como bem comum à lógica do mercado, ressignificando a própria ideia da produção de conhecimento.
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