Lições da monitoria em anatomia vegetal e botânica: desafios na mediação presencial e remota
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13736Palavras-chave:
Biologia Vegetal, Agronomia, Relato de Experiência, Práticas PedagógicasResumo
Este trabalho objetivou relatar e refletir sobre a contribuição da monitoria acadêmica nas disciplinas Anatomia Vegetal e Botânica, para a formação do aluno-monitor no curso de Agronomia, do IFPA – Castanhal, desenvolvidas nas modalidades presencial e remota. Para isso, tomou-se como base as anotações realizadas pelo monitor sobre o planejamento e a execução das atividades, bem como as suas observações e percepções sobre as experiências vivenciadas no transcurso da monitoria, no seu contato com os alunos, com a professora das disciplinas ou ainda no contato aluno-professora. Foram identificadas dificuldades relacionadas ao conteúdo, à infraestrutura e às tecnologias no ensino remoto. No ensino presencial, os desafios também se atrelaram aos conteúdos, além de estrutura, materiais e habilidades suficientemente necessários às aulas práticas. As monitorias possibilitaram uma vivência pedagógica global e diferentes formas de interagir com os estudantes, que impactaram, significativamente, no olhar do monitor em relação ao papel do docente no Ensino Superior, nas modalidades abordadas.
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