Lições da monitoria em anatomia vegetal e botânica: desafios na mediação presencial e remota

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13736

Palavras-chave:

Biologia Vegetal, Agronomia, Relato de Experiência, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este trabalho objetivou relatar e refletir sobre a contribuição da monitoria acadêmica nas disciplinas Anatomia Vegetal e Botânica, para a formação do aluno-monitor no curso de Agronomia, do IFPA – Castanhal, desenvolvidas nas modalidades presencial e remota. Para isso, tomou-se como base as anotações realizadas pelo monitor sobre o planejamento e a execução das atividades, bem como as suas observações e percepções sobre as experiências vivenciadas no transcurso da monitoria, no seu contato com os alunos, com a professora das disciplinas ou ainda no contato aluno-professora. Foram identificadas dificuldades relacionadas ao conteúdo, à infraestrutura e às tecnologias no ensino remoto. No ensino presencial, os desafios também se atrelaram aos conteúdos, além de estrutura, materiais e habilidades suficientemente necessários às aulas práticas. As monitorias possibilitaram uma vivência pedagógica global e diferentes formas de interagir com os estudantes, que impactaram, significativamente, no olhar do monitor em relação ao papel do docente no Ensino Superior, nas modalidades abordadas.

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Biografia do Autor

Jandson José do Vale Guimarães, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Agrônomo pelo IFPA; Atuou como estagiário na Embrapa Amazônia Oriental; Monitorou as disciplinas de Anatomia Vegetal, Botânica, Fitopatologia I e Fitopatologia II; Atualmente, mestrando em Fitopatologia na ESALQ-USP e membro do Grupo de Estudos em Fitopatologia do IFPA – GEFIFPA.

Louise Ferreira Rosal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP/2002), hoje Universidade Federal Rural da Amazônia; mestrado em Agronomia (Fitotecnia/Biotecnologia/Cultura de Tecidos Vegetais) pela Universidade Federal de Lavras (2004); e doutorado em Agronomia (Fitotecnia/Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (2008). De 2008 a 2009, foi professora colaboradora do curso de agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Desde 2010, é professora do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Castanhal atuando nos Cursos de Agronomia, Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroindústria, Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Rural Sustentável na Amazônia, Mestrado e Doutorado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares. Já coordenou o Curso de Doutorado Interinstitucional/DINTER entre o IFPA-Campus Castanhal e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA e o Programa de Educação Tutorial, PET Agronomia. Atualmente, está como coordenadora do Curso de Agronomia. Tem experiência na área de Horticultura, com ênfase em Produção Vegetal, Cultivo e Manejo de Plantas Medicinais; Etnociências voltadas ao Etnoconhecimento e à Etnobotânica sobre Plantas Medicinais e Produção Orgânica de Hortaliças; e Paisagismo. É membro do Núcleo de Estudos e Educação em Agroecologia na Amazônia (NEA - IFPA Castanhal) e do Grupo de Estudos em Etnociências na Amazônia.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

GUIMARÃES, J. J. do V.; ROSAL, L. F. Lições da monitoria em anatomia vegetal e botânica: desafios na mediação presencial e remota. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13736, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13736. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13736. Acesso em: 21 dez. 2024.