Práticas inovadoras em educação: cultura pop e possibilidades didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12554

Palavras-chave:

Saberes docentes, Mídias e Educação, Cultura Pop, Educomunicação

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e analisar um conjunto de práticas didáticas realizadas por docentes do ensino superior, a partir do estudo de caso de uma faculdade pública de São Paulo. Os principais conceitos teóricos envolvem saberes docentes (Tardif, 2014), mídias e educação (Orozco-Gómez, 1997) e pedagogias da cultura pop (Maudlin e Sandlin, 2015). Partimos do pressuposto de que docentes utilizam conteúdos da cultura pop com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia teve caráter exploratório e qualitativo, com aplicação de questionário e grupo focal junto a professores de diferentes cursos de uma instituição de ensino superior tecnológico, com objetivo de entender se e/ou como conteúdos de cultura pop são utilizados em sala de aula. Os resultados indicaram diversas possibilidades didáticas, incluindo o uso de jogos como RPG, filmes, séries e músicas. No entanto, também foram apontadas dificuldades ao nível do planejamento e da aceitação de certos conteúdos pelo corpo discente.

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Biografia do Autor

Fernanda Castilho Santana, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Doutora e mestre pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC/Portugal). Pós-doc pela Universidade de São Paulo.

Clarice Greco Alves, Universidade Paulista

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Paulista (UNIP). Doutora e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2024-05-08

Como Citar

SANTANA, F. C.; ALVES, C. G. Práticas inovadoras em educação: cultura pop e possibilidades didáticas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12554, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12554. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12554. Acesso em: 2 jul. 2024.