A elaboração de objetos de aprendizagem em história da arte no Ceará como proposta de ensino em artes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14267

Palavras-chave:

Ensino de História da Arte, Arte Local, Objetos de Aprendizagem em Artes Visuais

Resumo

Esta investigação trata sobre a produção e aprendizagem com materiais didáticos digitais sobre a História da Arte no Ceará, produzidos através do formato hipertexto. A pesquisa refere-se ao uso do que foi chamado de "Objetos de Aprendizagem sobre a História da Arte no Ceará (OAHAC)”, com alunos do Ensino Médio de uma escola profissionalizante em Fortaleza/CE. Como referências teóricas das discussões sobre História da Arte, dialogamos com os conceitos de Argan; Fagiolo (1994), Barbosa (1984; 1998) e Didi-Huberman (2015). Para a elaboração de Objetos de Aprendizagem em Artes Visuais (OAAV), dialogamos com o estudo de Lima (2019). Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa em Arte. Como achados e conclusões da pesquisa, podemos indicar: existem possibilidades significativas na aprendizagem com OAAVs, e, dentre eles, se destacam a aproximação do aluno com um material didático em forma de hipertexto e as interfaces do material com outras fontes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Alves, Secretaria Estadual de Educação do Ceará – SEDUC-CE

Mestre em Artes pelo Programa de Mestrado Profissional em Artes do Instituto Federal de Educação do Ceará – PPGArtes do IFCE; Licenciado em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação do Ceará – IFCE; Professor efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Ceará – SEDUC-CE.

José Albio Moreira de Sales, Instituto Federal de Educação do Ceará – IFCE

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Pós-Doutor pela Universidade do Porto, Portugal; Bacharel em Arquitetura pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Licenciado em Arte e Educação pela Faculdade Grande Fortaleza (FGF); Integrante do PPGE-UECE e do PPGArtes do IFCE.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo; FAGIOLO, Maurizio. Guia de História da Arte. Trad.: M. F. Gonçalves de Azevedo. Lisboa: Editorial Estampa, 1994.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: conflitos e acertos. São Paulo: Max Limonad, 1984.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/ARTE, 1998.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do Tempo: História da Arte e Anacronismo das Imagens. Belo Horizanote - Ed. UFMG, 2015.

LIMA, José Maximiano Arruda Ximenes de. Ensino de Artes Visuais na modalidade a distância: contribuições dos Objetos de Aprendizagem de Artes Visuais no processo de ensino/aprendizagem. 2013. 184 p. Tese de Doutorado em Artes - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

LIMA, José Maximiano Arruda Ximenes de. Objetos de Aprendizagem de Artes Visuais. Fortaleza: IFCE, 2019.

WILEY, D. A. Learning object design and sequencing theory. Unpublished doctoral dissertation, Brigham Young University. 2000.

Publicado

2024-10-17

Como Citar

ALVES, M. P.; SALES, J. A. M. de. A elaboração de objetos de aprendizagem em história da arte no Ceará como proposta de ensino em artes visuais. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e14267, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e14267. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14267. Acesso em: 21 jan. 2025.