Maria Salete Van Der Poel: formação e atuação na Educação Popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14264

Palavras-chave:

Memórias, Docência, Maria Salete Van Der Poel, Educação Popular

Resumo

Este artigo busca analisar a partir das memórias e registros autobiográficos a trajetória docente de Maria Salete Van Poel na Educação Popular. Utilizamos como aporte teórico-metodológico Pierre Bourdieu (2006) e Paulo Freire (1996; 1997). Metodologicamente, elencamos como fonte os relatos autobiográficos contidos na produção intelectual da professora e entrevistas da mesma concedida a pesquisadores, empregando uma análise histórico-documental. Assim, esse estudo nos permite estabelecer relações entre as fontes e a trajetória da professora, visto que a formação e a atuação docente de Maria Salete no campo da Educação Popular foram tecidas nessa inter-relação entre as dimensões social e profissional e suas inter-relações como o contexto sociocultural. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luziel Augusto da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação pelo PPGE/UFPB. Mestre em Educação pelo PPGE/UFPB.  Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pelo NIPAM/CE/UFPB. Pedagogo com aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos pela UFPB.

Jean Carlo de Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Titular, na área de Sociologia da Educação, no Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. 

Referências

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs.). Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular antes e agora. In: MACHADO, Maria Margarida. Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília: Secad/MEC, UNESCO, 2008.

CELLARD, André. Análise documental. In: POUPART, j., At al. (Orgs). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

CUNHA, Luis Antônio; GOÉS, Moacyr de. O golpe na Educação. 3ª Ed. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 67ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019a.

FREIRE, Paulo. Professora, sim; Tia, não: Cartas a quem ousa ensinar. 37ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019b.

FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. 5ª edição, São Paulo: Cortez, 2001.

GHIRALDELLI, Paulo. História da educação. 2ª ed. rev. São Paulo: Cortez, 2015.

GHON, Maria da Glória. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2002.

LOPES, Luiz Roberto. Redemocratização e Populismo: Da Consolidação ao Golpe Militar. In: LOPES, Luiz Roberto. Uma história do Brasil: República. 2ª edição, São Paulo: Contexto, 2001.

NÓVOA, António. Vidas de professores. 2ª ed. Lisboa: Porto Editora, 2013.

POEL, Maria Salete Van Der; POEL, Cornelis Joannes Van Der. Trajetória de uma militância educacional: do sistema freireano ao letramento sócio-histórico. 1ª edição. São Leopoldo: Oikos; João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2007.

SCOCUGLIA, Afonso Celso. Histórias inéditas da educação popular: do sistema Paulo Freire aos IPMs da ditadura. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB [São Paulo]: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2000.

SILVA, Luziel Augusto. Memórias da Docência: o percurso formativo da professora Maria Salete Van Der Poel na Educação Popular (1960-1970). 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.

Publicado

2024-10-18

Como Citar

SILVA, L. A. da; COSTA, J. C. de C. Maria Salete Van Der Poel: formação e atuação na Educação Popular. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e14264, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e14264. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14264. Acesso em: 25 out. 2024.