FormAÇÃO de professores com foco no ensino por investigação: relatos de prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13701Palavras-chave:
Ensino por Investigação, Formação de professores, Práticas docentes, Sequência de Ensino Investigativa, Conteúdos CientíficosResumo
Este trabalho objetiva discutir as ações pedagógicas relacionadas à formação de professores, focando na abordagem didática do Ensino por Investigação com base em Carvalho (2013) e Malheiro (2016), a partir de conteúdos como a tensão superficial da água. Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de duas oficinas intituladas FormAÇÃO de professores com foco no Ensino por Investigação. A metodologia é de abordagem qualitativa, com natureza descritiva. As oficinas foram organizadas em três momentos: 1) Reflexão sobre o papel do professor e seus compromissos com o ensino básico; 2) Discussão sobre a abordagem do Ensino por Investigação e estratégias utilizadas na sua aplicação; 3) Atividade prática a partir das etapas de uma Sequência de Ensino Investigativa. Os resultados apresentam a importância da realização de oficinas, assim como o fator de impacto e a receptividade dos participantes, logo as práticas docentes baseadas no Ensino por Investigação são de relevância social e profissional na área.
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