Educação Popular e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: as pesquisas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12541

Palavras-chave:

Educação Popular, Assistência Social, Educadores Sociais, Serviço Social.

Resumo

Objetiva-se identificar por meio deste artigo as produções acadêmicas publicadas entre os anos de 2013 e 2022 nos bancos de dissertações e teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) que abordam a influência da Educação Popular nas práticas desenvolvidas pelos educadores sociais atuantes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Metodologicamente, é uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estado da Arte. Os resultados evidenciaram um total de 20 produções, das quais somente duas estão correlacionadas aos Programas de Pós-Graduação de Serviço Social, demonstrando a necessidade de mais estudos sobre essa temática. Ademais, todos os trabalhos analisados consideram os princípios freirianos relevantes para o desenvolvimento da autonomia dos assistidos no serviço. Este artigo poderá fornecer subsídios para novas pesquisas nas áreas das Políticas de Educação e Assistência Social de maneira correlata à Educação Popular.

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Biografia do Autor

Renata Nunes Duarte Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEP), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC) e da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo (RedePECC-MS).

Adenilson Souza Cunha Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutorado (2022) e Doutorado (2017) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Estágio Doutoral na Universidade de Playa Ancha (UPLA), Chile. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2008) e em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (2021). Professor Titular, com dedicação exclusiva, do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos "EJA em Pauta" (GEPEP/UESB/CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos; Estado, Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos, Educação de Jovens e Adultos na América Latina. Estudos Comparados em Educação.

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Publicado

2024-08-17

Como Citar

DIAS, R. N. D.; CUNHA JUNIOR, A. S. Educação Popular e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: as pesquisas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12541, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12541. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12541. Acesso em: 31 ago. 2024.