Educação Popular e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: as pesquisas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12541

Palavras-chave:

Educação Popular, Assistência Social, Educadores Sociais, Serviço Social.

Resumo

Objetiva-se identificar por meio deste artigo as produções acadêmicas publicadas entre os anos de 2013 e 2022 nos bancos de dissertações e teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) que abordam a influência da Educação Popular nas práticas desenvolvidas pelos educadores sociais atuantes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Metodologicamente, é uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estado da Arte. Os resultados evidenciaram um total de 20 produções, das quais somente duas estão correlacionadas aos Programas de Pós-Graduação de Serviço Social, demonstrando a necessidade de mais estudos sobre essa temática. Ademais, todos os trabalhos analisados consideram os princípios freirianos relevantes para o desenvolvimento da autonomia dos assistidos no serviço. Este artigo poderá fornecer subsídios para novas pesquisas nas áreas das Políticas de Educação e Assistência Social de maneira correlata à Educação Popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Nunes Duarte Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEP), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC) e da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo (RedePECC-MS).

Adenilson Souza Cunha Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutorado (2022) e Doutorado (2017) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Estágio Doutoral na Universidade de Playa Ancha (UPLA), Chile. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2008) e em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (2021). Professor Titular, com dedicação exclusiva, do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos "EJA em Pauta" (GEPEP/UESB/CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos; Estado, Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos, Educação de Jovens e Adultos na América Latina. Estudos Comparados em Educação.

Referências

BARBOSA, Juliana Alves. O trabalho socioeducativo no Sistema único de Assistência Social: reflexões sobre o pensar e o agir dos trabalhadores sociais. 2013. 176 f. Dissertação (mestrado) – Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.

BRASIL. Orientações Técnicas Centro de Referencias de Assistência Social

– CRAS. Brasília: MDS, 2009.

BRASIL. Protocolo de Gestão Integrada de Serviços Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema. Brasília: MDS, 2009.

BRASIL. Conselho Nacional de Assistência Social. Resolução N. 109/2009. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília: Conselho Nacional de Assistência Social, 2009.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Perguntas Frequentes - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Brasília 2017.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2017.

BOZZA, Patricia Rosi. As táticas juvenis: a pedagogia das experiências de lazer na educação não formal. 2020. 287 f. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

BORGES, Daiane Ramos. Tornar-se educador e educadora social: a relação entre as experiências vividas e o cotidiano profissional em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos no município de Caxias do Sul. 2022. 120 f. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2022.

CABRAL, Giovana Donaise. Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoas idosas: um estudo no município de Rebouças- PR. 2018. 127 f. (mestrado em desenvolvimento comunitário) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, PR. Irati, 2018.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1932953/mod_resource/content/1/CELLARD%2C%20Andr%C3%A9_An%C3%A1lise%20documental.pdf. Acesso em: 1 jun. 2024.

CORREA, Bruna. Processos de subjetivação em grupos no SCFV: sentidos atribuídos por idoso/as e jovens a este espaço coletivo. 2021. 77 f. Dissertação (mestrado em psicologia), Florianópolis, 2021.

COSTA, Darliane Maria Holanda. A função pedagógica da equipe de referência dos Cras: práticas que colaboram para a organização e reorganização da cultura na contemporaneidade. 2018. 127 f. Dissertação (mestrado em serviço social, trabalho e questão social), Fortaleza, 2018.

COSTA, Rita de Cassia Fraga da. Artesania: formação cultural, construções identitárias e experiências sensíveis na terceira idade. 2019. 195 f. Dissertação (mestrado em educação), Joinville, 2019.

DIAS, Luciana Silva. Processos de planejamento didático em educação social: significados e estratégias. 2020. 134 f. Dissertação (mestrado em educação), João Pessoa, 2020.

FALEIROS, V. de P. O que é política social. São Paulo: Brasiliense, 2006.

FALEIROS, Vicente de Paula. Reconceituação do Serviço Social no Brasil: uma questão em movimento? Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 84. p. 21-36, 2005.

FERREIRA, N. S. de A. Pesquisas intituladas estado da arte: em foco. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, p. e021014, 2021.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

FREIRE, Ludimila Souza Almeida. A escrita da alma nas narrativas dos adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos- SCFV do bairro curral novo Jequié-Bahia. 2022. 107 f. Dissertação (mestrado em relações étnicas e contemporaneidade), Jequié, 2022.

GADOTTI, Moacir. Educação Popular, Educação Social, Educação Comunitária: Conceitos e Práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n4v2/13.pdf. Acesso em 21 out. 2023.

GOMES, R. Análise e Interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009.

GODOY, J.M.L. de; CARREIRO COELHO, N.P. Livro de leitura para adultos: Movimento de Cultura Popular. Recife: Gráfica Editora do Recife, 1962.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Projeto profissional, espaços ocupacionais e trabalho do assistente social na atualidade. In: CFESS. Atribuições privativas do (a) assistente social em questão. Brasília, 2002.

MENEZES, Mônica Clementino de; Júnior, Adenilson Souza Cunha. O estado da arte das pesquisas sobre mulheres negras na alfabetização de jovens e adultos. ODEERE, v. 8, nº 2, agosto, 2023.

MIRA, Levi Nauter de. As educações na política de assistência social: um olhar para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. 2020. 198 f. Tese (doutorado em educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2020.

NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PETRY, Elton Luis da Silva. Mediações pedagógicas no trabalho de educadores sociais nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em um município da região metropolitana de Porto Alegre. 2017. 132 f. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, 2017.

PESCADOR, Vanessa. Propostas pedagógicas na educação não escolar: interlocuções para além da escola. 2022. 152 f. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2022.

RUBINI, Leila Ribeiro. As práticas do educador social na Política Pública da Assistência Social: Tensionamentos sobre um campo em dispersão. 2015. 125 f. Dissertação (mestrado em psicologia social e institucional) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SCOPEL, Eliete Maria. Processos educativos para a emancipação e a cidadania de pessoas idosas: olhares sobre políticas públicas no município de Vacaria, Rio Grande do Sul. 2021. 216 f. Tese (doutorado em educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2021.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis, SC: UFSC, 2005.

SILVA, Graziele Garbin Moreira da. Paulo Freire e a política de assistência social: diálogo necessário para o trabalho no CRAS. 2020. 162 f. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade Federal da Fronteira do Sul, Chapecó, 2020.

SILVA, Gladys Regina Barros. Formação e atuação dos instrutores de Atenção ao Idoso (UAI) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Uberaba/MG: um estudo a partir de narrativas. 2022. 119 f. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2022.

SILVA, Leslie Amanda da. A formação dos/das profissionais da educação social: possibilidades da educação libertadora. 2022. 144 f. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2022.

SOUZA, Cristiane Gonçalves de. Limites e possibilidades dos processos pedagógicos contribuírem para o protagonismo cidadão no contexto dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS dos Campos Gerais. 2016. 309 f. Tese (doutorado em ciências sociais aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.

SOUZA, Rosana Malato de. O trabalho educativo do (a) pedagogo (a) na assistência social em Melgaço/PA. 2022. 132 f. Dissertação (mestrado em educação e cultura) – Universidade Federal do Pará, Breves, 2022.

SPOSATI. Aldaíza. Modelo brasileiro de proteção social não contributiva: concepções fundantes. In: Concepção e Gestão da Proteção Social Não Contributiva no Brasil, Brasília: MDS, 2009.

Publicado

2024-08-17

Como Citar

DIAS, R. N. D.; CUNHA JUNIOR, A. S. Educação Popular e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: as pesquisas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12541, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12541. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12541. Acesso em: 3 nov. 2024.