Ensino de cuidados básicos sobre saúde animal em escolas municipais de Imperatriz, Maranhão, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13128

Palavras-chave:

Extensão, Veterinária, Educação, Dermatologia, Nutrição.

Resumo

A população de animais no Brasil em 2022 representou aproximadamente 167 milhões de animais. O objetivo do estudo foi fornecer informações e relatar como os estudantes compreendem os cuidados básicos com pequenos animais, abordando temas como higiene, alimentação, saúde bucal e dermatológica dos pets. A metodologia foi dividida em duas etapas: a primeira consistiu em um estudo bibliográfico e preparação de material didático, enquanto a segunda envolveu palestras e oficinas nas escolas, seguidas pela aplicação de questionários para avaliar o conhecimento dos estudantes antes e depois das atividades educativas (Chaer et al., 2012). Os resultados mostraram um aumento significativo na retenção de conhecimento pelos alunos após as palestras, evidenciando a eficácia das intervenções educativas. O estudo concluiu que a educação em saúde animal é fundamental para promover o bem-estar dos animais e sensibilizar a população desde a infância sobre a importância dos cuidados básicos com os pets.

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Biografia do Autor

Elizabeth Fernandes de Sousa Pereira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduanda em medicina veterinária pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, possui estágios em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais. Foi bolsista de iniciação científica e de extensão. Atualmente monitora da disciplina de organismos aquáticos.

Nancy Cristina Moraes da Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduanda em medicina veterinária pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, possui estágios em clínica médica de pequenos animais e saúde pública. Foi bolsista em projetos de extensão e de iniciação científica.

Matheus Bilio Alves, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduando em medicina veterinária pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, estagiou em clínica médica, cirúrgica e diagnóstico por imagem com pequenos animais. Atualmente bolsista de iniciação científica, monitor de morfofisiologia animal II e voluntário em projeto de extensão.

Matheus Ventorin Conceição, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduando em medicina veterinária pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, foi bolsista de iniciação científica e voluntário em projeto de extensão. Atualmente estagiário em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais em clínicas veterinárias particulares.

Marcos Vinícius da Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduando em medicina veterinária pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Possui estágios em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais em clínicas veterinárias particulares. Foi voluntário em projetos de extensão.

Diego Carvalho Viana, Uemasul

Médico veterinário pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Pedagogo (Centro Paula Souza), mestre em Ciência Animal pela UEMA e Doutor em ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP). É professor de Anatomia animal do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da UEMA.

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Publicado

2024-07-20

Como Citar

PEREIRA, E. F. de S.; SILVA, N. C. M. da; ALVES, M. B.; CONCEIÇÃO, M. V.; SILVA, M. V. da; VIANA, D. C. Ensino de cuidados básicos sobre saúde animal em escolas municipais de Imperatriz, Maranhão, Brasil. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13128, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13128. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13128. Acesso em: 10 out. 2024.