Palco de batalha: formação e intervenção profissional em Educação Física nas décadas 1980 e 1990

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13387

Palavras-chave:

Formação de professores, Intervenção profissional, Educação Física, História

Resumo

Este artigo pretende colocar em revista a história do campo da formação e intervenção professional em Educação Física ao longo das décadas de 1980 e 1990, justificando como as relações de forças, nascidas do embate entre os grupos constitutivos da sociedade civil da área, configuram um palco de batalha, que imprime a contradição entre uma concepção de formação e intervenção orientada à socialização da cultura corporal e outra orientada a sua privatização. O primeiro tópico trata das determinações históricas para a primeira década mencionada, compreendendo como nela a formação de professores é invadida pelo tema da regulamentação da profissão. O segundo tópico trata das determinações históricas para a segunda década mencionada e do coroamento da regulamentação da profissão. As considerações definem, a partir da noção de incerteza, o ponto de chegada do campo estudado para essas décadas e apresentam alguns desdobramentos, observados no novo século.

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Biografia do Autor

Júlio César Apolinário Maia, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás, 2024. Professor no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Itumbiara. Integrante do Corpo e Mente – Grupo de estudos e pesquisas sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física.

Rodrigo Roncato Marques Anes, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás, 2018. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas. Líder do Corpo e Mente – Grupo de estudos e pesquisas sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física.

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

MAIA, J. C. A.; ANES, R. R. M. Palco de batalha: formação e intervenção profissional em Educação Física nas décadas 1980 e 1990. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13387, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13387. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13387. Acesso em: 10 out. 2024.