Sobre a Revista

Foco e Escopo

O escopo da revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades  (Rev.Pemo)  é publicar artigos e produtos pedagógicos originais, nacionais e internacionais, derivados de resultados de pesquisas acadêmicas, que contribuam para o avanço do conhecimento ou para a melhoria da vida em sociedade. 

O foco são artigos científicos, derivados de pesquisas empíricas ou revisões de literatura, e produtos pedagógicos (técnicos/tecnológicos) têm ênfase nas ciências humanas, de forma interdisciplinar, considerando o ensino e a aprendizagem, que colaboram com a ampliação do conhecimento que diz respeito à qualificação das práticas educativas e valorização de memórias e oralidades de alunos e professores do ensino básico e superior. Valoriza a educação e o ensino divulgando conhecimentos na interface de diversas licenciaturas – Pedagogia, História, Letras, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais, Artes Visuais e afins.

Recebe submissões, em  fluxo contínuo , nos idiomas português, inglês, francês e espanhol. Publica bilingue, com o inglês como idioma obrigatório.

O público alvo da Rev.Pemo são pesquisadores da área de humanidades, professores do ensino básico e superior, estudantes e demais profissionais e membros da sociedade interessados ​​nos temas citados.

 

Processo e critérios de Avaliação pelos Pares dos Artigos e Arbitragem

Os artigos recebidos serão inicialmente apreciados pelo editor científico , que realiza uma triagem inicial verificando adequação aos padrões, foco e escopo. Os textos que estiverem de acordo com as normas e objetivos da revista Prásticas Educativas, Memórias e Oralidades serão direcionados a pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa, preferencialmente vinculados a programas de Pós-Graduação em Educação, revisores ad hoc.  Na ocasião, os pareceres de outras instituições diferentes dos autor(es) da submissão, deverão declarar a ausência de conflito de interesses e disponibilidade ou não para realizar a avaliação. Em caso de recusa ou conflito de interesse, é acrescentado outro avaliador para o exercício da tarefa de avaliação.

É revelada a identidade dos autores e avaliadores, com o objetivo de tornar a avaliação mais transparente e democrática. Além disso, a revista busca se adequar aos princípios da ciência aberta.

Para o parecer final do artigo será necessária dupla aprovação, logo, em caso de divergência, encaminha-se a submissão a um terceiro avaliador ad hoc  para desempate.  

Após esta fase do processo de avaliação, os autores serão notificados e  receberão todos os  pareceres ad hoc emitidos. Os artigos aprovados sem ressalvas serão enviados diretamente ao editor-chefe , que poderá solicitar ajustes para qualificar o conteúdo da publicação ou encaminhá-lo ao editor adjunto para encaminhando no fluxo ediorial sem observações. Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas serão enviadas aos autores, que decidirão se concordam ou não com o compromisso de dar continuidade ao processo de publicação, de acordo com as sugestões de dois (ou três, no caso de empate) revisores ad hoc. No caso do não atendimento às sugestões ou na ausência de retorno dos autores,  o artigo é reprovado e arquivado, porém, se houver atendimento às recomendações, com as modificações solicitadas introduzidas no texto, ele segue para correção linguística, diagramação, normalização e tradução, com vistas a sua publicação.

os nomes dos avaliadores, bem como dos autores, dos textos aprovados, serão divulgados no momento da publicação do artigo para a comunidade leitora. Dessa forma, os pareceristas concedem acordo prévio na divulgação de dos seus nomes.

Dessa maneiraa, concluída a avaliação, o editor adjunto direcionará o artigo para cada membro da equipe técnica, coordenando o processo de edição final. Dessa forma, o editor adjuntoo supervisiona a verificação de similaridade no Ithenticat, a correção e normalização linguística de acordo com as normas da ABNT, a diagramação, a tradução, a marcação XML, a ativação do Crossmark e o depósito de metadados e publicação DOI.

Todos os arquivos, na versão final, destinam-se à validação dos autores, que poderão solicitar pequenos ajustes. 

O prazo para avaliação das submissões será de até 6 (seis) meses. Caso não tenha sido possível encontrar avaliadores para emitir parecer neste prazo, um membro do comitê editorial assume a responsabilidade de emitir parecer com caráter de urgência.

Os membros do comitê científico e os editores não estão proibidos de publicar na revista, pois se entende que eles próprios são referenciados em sua área de estudo e suas pesquisas constituem contribuições valiosas para a Rev.Pemo. Neste caso específico, a gestão do avaliação é designada a dois membros do conselho editorial, de país diferente do autor, após declaração de inexistência de conflito de interesses e termo de compromisso que garanta a ausência de qualquer intervenção.

Periodicidade

Rev.Pemo , desde 2022, possui fluxo contínuo. Observe que, na medida em que os artigos são aprovados e editados, eles estão sendo publicados, não retendo artigos aprovados.

Protocolo de interoperabilidade

A Revista Rev.Pemo está hospedada na plataforma OJS/PKP e utiliza o protocolo de interoperabilidade Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting - OAI-PMH. 

História do periódico

A Rev.Pemo foi criada em 2019, por meio da articulação entre os integrantes dos grupos de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, que buscam ampliar a rede de relacionamentos e troca de saberes e experiências com outros professores universitários e de educação básica, pós-graduação e alunos de graduação e demais professores interessados ​​na área educacional. A publicação era quadrimestral, com três números anuais.

Com o rápido crescimento do fluxo editorial da Rev.Pemo, sua internacionalização e a recomendação pela Universidade Estadual do Ceará de sua relevância, ela obteve apoio financeiro e precisou de uma grande reestruturação.

Em 2021, a partir do terceiro número, os artigos foram publicados também em linguagens XML. A partir de 2022, começamos a publicar em fluxo contínuo, de forma bilíngue, priorizando o inglês como segunda língua.

A Rev.Pemo recebeu sua primeira avaliação no Qualis Capes, referente ao quadriênio 2017-2020, no estrato A3. 

Promoção

Rev.Pemo é financiado pelo Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, vinculado à Universidade Estadual do Ceará, que oferece difusão gratuita do conhecimento com livre acesso aos leitores, inclusive incentivando a divulgação científica em acesso aberto.

APCs (imposto de processamento de artigos) e imposto de envio 

Rev.Pemo não cobra dos autores nenhum tipo de taxa pela submissão, validação e edição do texto. A revista é responsável por realizar, gratuitamente, a avalidação, a conferência de similaridade não Ithenticat, a coreção de português, a normalização segundo a ABNT, a diagramaç´ão, a marcação XML e a atribuição de DOI. Porém, o custo da tradução (publicação bilíngue iniciada em 2022) é de responsabilidade dos autores.

Política antiplágio, Declaração de ética e conduta adicional

Rev.Pemo procede de acordo com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visa incentivar a identificação de plágios, práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos.

Todos os textos são inspecionados em um programa antiplágio chamado Similarity Check, da Ithenticat: https://www.crossref.org/services/similarity-check/

Atendendo aos aspectos éticos sugerimos que os autores:

  1. Visite o site do COPE http://publicationethics.org , que contém informações para autores e editores sobre ética em pesquisa;
  2. No caso de investigações envolvendo seres humanos, as quais são direcionadas, em documento complementar, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, correspondente aos objetos da investigação ou ao parecer de aprovação do comitê de ética;
  3. Procuramos garantir que os artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações sejam explicitamente referenciados. Ao redigir artigos que contenham revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;
  4. Todos os autores deverão atender aos critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores.

No caso de erratas e retratações, elas serão publicadas de acordo com o  Guia para registro e publicação de Erratas do SciELO, segundo a política de retratos da Rev. Mas disponível em: https://revistas.uece.br/index. php/ revpemo/retratacao.

A revista promove transparência em sua publicação, logomarca e solicita que os autores informem a fonte de financiamento de suas pesquisas (quando disponível) e declarem que não há conflito de interesses na produção e divulgação do estudo. Os artigos devem ser publicados para ampliar o conhecimento na área da Educação e repercutir na qualidade de vida da sociedade e não para priorizar interesses particulares, laboratórios ou empresas.

Os editores, orientadores, avaliadores e equipe técnica comprometem-se, mediante declaração expressa, a manter sigilo das informações contidas nos dados da pesquisa e dos artigos enviados para possível publicação. Além disso, os avaliadores ad hoc são obrigados a declarar ausência de conflito de interesses e compromisso com a confidencialidade das informações tratadas em análise antes de receberem os originais.

********************