Integração curricular da extensão no ensino superior: dinâmica pedagógica curricularizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10784

Palavras-chave:

Currículo, Educação, Extensão, Ensino Superior, Pedagógica

Resumo

O Princípio da Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, expresso na Constituição Federal, é uma diretriz para o funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES). Entretanto, a Extensão ainda precisa avançar administrativa e academicamente nas instituições de educação, seja por dificuldades na conquista de espaço em suas estruturas administrativas ou pelo lugar frágil que encontram nas diversas trajetórias acadêmicas. No contexto desse debate acerca da necessidade de valorização da Extensão nas IES, bem como da necessária conexão das Instituições com a sociedade, foi previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) a obrigatoriedade da integração de ações extensionistas no currículo dos cursos de graduação. Posto isto, este estudo pretende apresentar uma dinâmica pedagógica da curricularização da extensão no ensino superior que possibilite desenvolver a interatividade, a conectividade, a interdependência existente entre todos os fenômenos da cultura, sendo compreendido e apresentado como diálogo permanente com o mundo do trabalho.

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Biografia do Autor

Marisa Daniella Oliveira Garcia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Servidora técnica administrativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Especialização em Gestão da Qualidade pela Faculdade Grande Fortaleza. Atualmente cursa o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN.

Sonia Cristina Ferreira Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN. Professora do Centro Universitário do Rio Grande do Norte – UNI/RN. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Pós Doutora em Ciências da Educação – UMinho/Braga/Portugal.

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

GARCIA, M. D. O.; MAIA, S. C. F. Integração curricular da extensão no ensino superior: dinâmica pedagógica curricularizada. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e10784, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e10784. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10784. Acesso em: 24 jul. 2024.