Integração curricular da extensão no ensino superior: dinâmica pedagógica curricularizada
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10784Palavras-chave:
Currículo, Educação, Extensão, Ensino Superior, PedagógicaResumo
O Princípio da Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, expresso na Constituição Federal, é uma diretriz para o funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES). Entretanto, a Extensão ainda precisa avançar administrativa e academicamente nas instituições de educação, seja por dificuldades na conquista de espaço em suas estruturas administrativas ou pelo lugar frágil que encontram nas diversas trajetórias acadêmicas. No contexto desse debate acerca da necessidade de valorização da Extensão nas IES, bem como da necessária conexão das Instituições com a sociedade, foi previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) a obrigatoriedade da integração de ações extensionistas no currículo dos cursos de graduação. Posto isto, este estudo pretende apresentar uma dinâmica pedagógica da curricularização da extensão no ensino superior que possibilite desenvolver a interatividade, a conectividade, a interdependência existente entre todos os fenômenos da cultura, sendo compreendido e apresentado como diálogo permanente com o mundo do trabalho.
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